Postagens populares

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

BRAZIL. CÂNCER E O TAL ANASTROZOL

 ANASTROZOL

Marina da Silva

Pois então...

Em agosto de de 2022, depois de uma longa temporada de exames e foram muiiiiiiiiiitos mesmo, veio a cirurgia dupla nas mamas e uns quinze dias depois descobri que tinha peitos! Meodeusducéu! Confesso que no último exame de nome complicado, que nem vou preocupar em nomear, para marcação de linfonodos, cheguei uma hora mais cedo ao hospital Orizonti e estava um bagaço. Quando eu já comemorava o fim da fase exames, descobriu-se que faltava um. Fui preparada para o exame e a técnica me ofereceu um quarto para aguardar e com um cobertor e cama.

"Oi? É isto mesmo? Posso aguardar num quarto com cama, travesseiro ?"  Fiquei desarmada. Esperava uma cadeira e matar o tempo no YouTube, estou viciada. Deitei, apaguei as luzes, cobri meu corpo e... Chorei. Fiquei desarmada com aquela recepção. Nariz entupiu, levantei, sentei e de repente lá estou eu conversando com meu peito D e me despedindo dele, agradecendo o leite que amamentou minha filha e tal. Aí olhei para a mama direita e pedi perdão por não ter me despedido dela lá em 2002. 

Que viagem! Não bebi nem fumei nada, nem fumo, mas "bebo sim e vou vivendo". As palavras saíram e eu nem estava chorando. Jesus, Maria, Joseph! Eu conversando com peito que vai embora, peito que já  se foi, bateu um cansaço e dormi. E ronquei. Acordei com a moça me chamando para o exame. Parecia que tinha dormido um século! Veio a cirurgia, recuperação, retirada de drenos, pontos, findou o mês obrigatório de dormir de barriga para cima e de sutiã especial e veio  a primavera e eu dançando com meus peitos, usando sutiãs, pensando em comprar um maiô azul e me preparando para as férias. Voltei ao trabalho e chegou outubro e consulta com Dr. Leandro, o oncologista, para saber as fases seguintes: radioterapia ou quimioterapia?

Lá estão meus  médicos, Dr. Gabriel de Almeida Jr. que me salvou duas vezes e Dr. Leandro. E conversam aqui, ali e acolá e...NÃO TEM QUIMIOTERAPIA, NÃO TEM RADIOTERAPIA? Deus é pai  num é padrasto! Está sou eu estou 20 anos mais velha e menopausada desde 2002. Moleza, é só pegar minha bolsa e sair vazada do Orizonti. Eu rindo por dentro, mas...

"Vamos fazer a próxima fase com o Anastrozol por cinco anos". Decidiu Dr. Leandro e o mastologista concordou. Por fora minha carinha mentirosa feliz, mas por dentro fui derretendo de decepção. Anastrozol. Sei tudo sobre os defeitos colaterais. PUTAQUIPARIU! "Melhor esquecer tudo que sei e voltar a mentir para mim: "não vou sentir nada". Sem muita convicção.

"A próxima consulta é para pegar o medicamento na Oncomed, Barro Preto."

"Sim." E tchau. E fiz questão de esquecer tudo até a  dita consulta.

Fui à consulta SÓ PARA PEGAR O MEDICAMENTO, certo? Eu pensei que seria assim: "vou lá, ele me dá a receita ou os remédios e vazo do hospital." Nãaaaao...foi assim! Sentei no lindo consultório, veio o doutor Lindo, ops, Dr. Leandro, o xodó de muitas pacientes pelo carinho dele com suas pacientes e imprimiu alguma coisa enquanto conversava comigo. Então me deu uma cópia e pediu para assinar. No título eu vi do que se tratava e fui logo para a segunda página autorizar o tratamento: dou ciência que li, entendi e concordei. E claro que eu não ia ler coisíssima nenhuma e fui dobrando e...Dr. Leandro me pegou no pulo, explicou tintin por tintin, todos os defeitos colaterais esperados e tarará e tururú e pirirí e pororó. E eu na minha cabeça:

"Não tô ouvindo nada, tanânânânã."

A seenhora entendeu, está entendendo, tem alguma dúvida?"

E eu só balançando a cabeça para cima e para baixo, para um lado e para o outro e pedindo a Deus "me tira daqui." Gendedeus! Demorou demais da conta a leitura, mas acabou. Na despedida voltei-me para ele e perguntei:

"É necessário mesmo? Eu tenho 58 anos, fiz 6 anos de bloqueio de estrogênio, e na minha cabeça, para homem só faltou nascer um pinto". Ele foi categórico e com aquela cara que dá a gente certeza que se não tomar vai dar merda. Então tá, vazei sem olhar para lado algum e passei direto do lugar onde pega o Anastrosol. Afff,  tem que pegar o remédio. Voltei de ré, entrei na casinha que fica ao lado pela outra rua  do hospital, e vamú qui vamú. vida segue, fé, foco e fodasse!

E lá veio a enfermeira me explicando tudinho de novo e eu balançando a cabeça quase careca de tanto cabelo que caiu! Mas tinha ainda as proibições do ministério das Proibições.

Isto é proibido, aquilo também, aqueleloutro nem pensar e lá vem a lista de alimentos, chás, cura da graviola, soja, babosa, esta última é por minha conta, tomei esta merda em 2003. 

"E nada de álcool e tralalá e pororó nem cerveja, nem vinho, sei sim senhora....". Fui eu brincando com ela. Sei disso tudo, tive câncer na outra mama há vinte anos atrás."

"Cerveja pode."

"Não ouvi isto. Ou ouvi Isto? Acho que ouvi? Estou delirando? Pergunto? Melhor não." Só na minha cabeça. Pouco importa porque eu bebo de qualquer jeito, tenho 58 anos caramba,, agora quase 60 anos, bebo pouco, mas bebo e os dois médicos sabem, todos meus médicos sabem porque eu sou um Google aberto, um Facebook devassado, um Twitter e Instagram arregaçado, enfim capitalismo de vigilância século XXI.

E lá se foi outubro e chegou novembro e eu avisei para o Anastrozol, não vou sentir nada", "ouviu corpitcho, não vou sentir nadica de nada!" E funcionou até não funcionar mais.

Primeiro começou um cansaço. Normal, vou entrar de férias e a primeira coisa que me acontece é cansaço e estourar os beiços. E o cansaço foi piorando quanto mais próximo às minhas férias. Normal, estresse pós-cirurgia. Depois notei um frio nos pés e uma quentura pior que a primeira menopausa de noite e de dia. Suor em bicas e pés e mãos frios. Aí culpei o Anastrozol. Outra menopausa? E as unhas ficaram fodidas, a pele ultra seca e coçando e deu um trem esquisito nos dedos das mãos e pés, dormência.

Um dia lá tô eu indo a pé como sempre para o trabalho e uma dorzinha começou nos ombros, joelhos, pescoço, coluna e fui ficando com o corpo retesado, duro, e o bruxismo piorou  da noite para o dia também. Os dias passando e notei que estava apertando muito os dentes durante o dia e a placa a noite. Veio até dor de dente. "Afff Anastrozol eu capeta!"

Então veio uma semana treva em novembro, primeira semana! Dor nas juntas e junta tudo acima e só sei que me deu um trem doido e não conseguia ficar parada; o bicho pegou e pedi para sair  e andei nas ruas como doida. !Que trem é esse meu Pai?" Tomei um paracetamol e a partir daí juntou dor. E olha que eu conheço dor: dor de dente, canal; dor de rins, pedrada; dor de parto induzido a Ocitocina; dor de curetagem sem anestesia porque estava com hemorragia louca e ia entrar em choque se não fizesse a curetagem no ambulatório do HCL. Então eu sei o que é dor e aquilo era uma putador! Cheguei a tomar miorelaxante muscular e codeína e andar grogue que nem zumbi. "Se ficar pior...estou F* e mal paga!" pensei comigo

Falei para a equipe navegantes do Orizonti que me acompanhava desde o primeiro exame (Deus lhes pague) e me pediram para ir para a urgência no Orizonti. Fui e...xapralá. 

Entrei um dia antes das férias e depois tive que voltar um dia antes para pagar de tão confusa e drogada estava e fui para Salvador numa fadiga e dor anastrozolítica dusinfernú.

"Entrei no grupo Menina de peito no Facebook e desabafei.

"Eu sinto isso" Eu aquilo" Eu as unhas do pé e dores nas juntas" "Dor nos joelho", calorão, dor nos pés, unhas quebradiças". " Eu falei para meu Onco e ele mudou o medicamento." 

Eu fui ficando feliz com o "aguenta firme, vai ficando melhor com o tempo" até que uma falou: Eu tomo Anastrozol e NÃO SINTO NADA!TNCDC.

Passei perrengue em Salvador, a fadiga roubou meus passeios, mas TOMEI UM MARAVILHOSO BANHO DE TEMPESTADE no Pelourinho, fui a praia nos três últimos dias. E a rotina virou dor e fadiga, fadiga e dor no carro Abre-alas e demais sintomas acompanhando o enredo em demais alas. Crendóspai todopoderoso criadorducéu e daterra! Viajei para minha terrinha no Natal e fiquei prostrada e olha que nem entrei na piscina e bebi pouquíssimo. He, he, he.

Aí uma das minhas sobrinhas me deu muitos conselhos sobre fazer ginástica, ir para academia, começar aos pouquinhos. Em homenagem a ela, no dia 26 de dezembro comecei a jornada exercícios físicos e juntei com a acupuntura, mas aí já merece nova temporada com outros episódios.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário