Postagens populares

Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2023

BRASIL. CÂNCER DE MAMA. ANASTROZOL "DEFEITOS COLATERAIS"

 DOIS PEITOS

Marina da Silva

Sim leitorix amiguix, eu estava feliz com peitos e só quem passa o perrengue câncer de mama e perde a mama e ficou sem a mama vai me entender. Em 2002 minha mama direita foi reconstruída na mesma cirurgia, mastectomia radical, mas não ficou aquela Coca-Cola toda e a Coca já não era assim uma Brastemp e, aliás,  as mercadorias agora ganhavam um selo R$1,99 made in China.1  O problema à época foi fazer reconstrução antes da radioterapia o que me deixou defeitos colaterais na pele da nova mama (nenhuma tentativa de reconstrução de mamilo, cirúrgica ou simples tatuagem, logrou sucesso); as cicatrizes deram grandes fibroses que tencionavam meu braço D e limitavam muito minhas atividades e ainda  tinha dor e o risco de linfedema (inchaço no lado onde foi feito o esvaziamento axilar). Juntando tudo, isto me impedia a felicidade e piorou a depressão. Mas a situação de mulheres que não tinham dinheiro para pagar a reconstrução das mamas me fazia aceitar tudo que vinha, até a dor, como lucro. Todo mundo, ao saber do câncer me afirmava que ganhei na loteria e eu nem jogo ssapora, menos ainda loteria de câncer!

A reconstrução obrigatória, gratuita no SUS e planos e seguros de saúde só se tornou lei no final do primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff: Lei nº 12.802 de 2013.

"No último sábado, dia 24 de abril, a Lei da Reconstrução Mamária, que prevê o direito a cirurgia reparadora após a retirada total ou parcial da mama devido ao tratamento de câncer, completou oito anos de vigência. A Lei nº 12.802, de 2013, declara que a paciente tem direito a realizar o procedimento através do Sistema Único de Saúde (SUS) imediatamente após a retirada da mama com câncer, na mesma cirurgia, se houver condições clínicas, ou assim que a paciente apresentar os requisitos necessários. Mas, ao fazer aniversário, a lei também sofreu com o impacto da pandemia da Covid-19. "2

Um golpe de estado através de um falso impeachment perpetrado por grupos conservadores extrema-direita (políticos  e/ou A Elite do atraso, seus lacaios na mídia oficial da direita e militares) derrubaram a presidenta Dilma Rousseff por "pedaladas" fiscaise mudou a História do Brasil que regrediu todas as conquistas sociais, direitos trabalhistas e previdenciários e eteceteras; interrompeu gastos na Saúde, Educação, moradia, saneamento básico e o escambal e tudo ficou pior com a pandemia Covid-194, que interrompeu cirurgias, prejudicou tratamento de câncer e ceifou, oficialmente cerca de 700 mil vidas na pandemia. Cientistas alertam que devido ao fato de estar  no poder, bolsonaro e militares desqualificados  e suas  necropolíticas,  os dados sobre mortes por Covid-19  podem ser piores do que nos foi relatado nos últimos quatro anos e eu espero que "A VERDADE NOS LIBERTARÁ" assim como fazer o L nos libertou desta canalha  no poder. Quer saber desta HISTÓRIA recente no Brasil? Pesquise CPIPANDEMIA- SENADO

"Podem matar as flores, mas não podem impedir a chegada da primavera", discursa Lula, o atual presidente do Brasil, em seus comícios na campanha eleitoral de 2022. A primavera chegou, eu fiz o L e Lula ganhou as eleições e eu ganhei dois peitos!

***

Continuando...

Só queria viajar e curtir a minha primeira viagem pós-pandemia e "gastar" minha felicidade na Bahia. Comprei um maiô azul, fechado, estilo natação - não sei nadar - só para esconder um pouco as cicatrizes do sol, destino Salvador. Tudo organizado por minha filha. Então comecei o tratamento com o Anastrozol/cinco anos em Outubro e em Novembro, mês da viagem, começaram os sintomas ou  como os nomeio: os defeitos colaterais da medicação.

Não fiz mala, não fiz nada

Fadiga, calor, dor

Anastrozol

Estranho a fadiga, além do corpo estranhamente

Estranho

Esta fadiga infernal desacelerando meu modus operandi

Viver acelerada, ocupando todos os segundos do dia como se "não houvesse amanhã".

Prefiro a dor, entendo dor, aceito a dor, tenho alta tolerância a dor.

Fadiga me deprimiu, deprime

E quão deprimente pode ser uma pessoa em pleno Pelourinho

Séculos de História do meu país aos meus pés, olhos, alma

Todo aquele esplendor e riqueza do patrimônio histórico mundial aos meu  alcance

Ofuscando meus olhos, preenchendo todo meu ser

E a fadiga é do Anastrozol

Pesada, importuna, pé-no-saco

Uma cura com fadiga e dor

Um remédio que cura com fadiga e dor? Brincou minha irmã Tituca.

Mas ainda tem o calor diurno, noturno, excessivo

Insuportável

Que me destrói física, psicológica e moralmente 

E me deixa na cama, no sofá, prostrada 

Tenho vontade de chorar e não tenho forças para isto, então durmo.

Num passeio pelos becos, ruas, vielas da belíssima capital baiana

Deparo com placas artesanais com os dizeres:

ACEITO, RECEBO, AGRADEÇO

Ó paí,ó meu pai Ogum!

Sou filha de Ogum

Descobri no quilombo da ilha de Boipeba na Bahia.

Neste quadro anastrozólico surreal, olho a pintura e desolada

Revolta! Quero o beco do "Não aceito esta porra"!

Quero a ladeira do "Chutar o pau da barraca!"

Quero  "O muro das lamentações e choro!"

Quero a terapia: palavrãoterapia!

Ontem fui a uma de roda de samba

"Faz o quadradinho aí" 

Jessica  samba, meninas dançam, eu e minha filha dançamos.

No dia seguinte fadiga e cama, amanhã não sei.

Respeito a dor, odeio a fadiga.

Vem vontade de chorar copiosamente, desconsoladamente enquanto espero a moqueca baiana.

Preciso de um passe, preciso de meus anjos da guarda, preciso de Iemanjá, rainha do mar.

Vou a festa de Iemanjá conhecer um terreiro de Candomblé.

Meu pensamento lacrimoso é interrompido:

"O que você está pensando aí mãe?"

Preciso escrever.

Ontem tomei banho de chuva, tomei cachaça "temperada", tomei cerveja

Hoje tomo vergonha na cara

E escrevo para me curar.

Oxalá, Xangô, meu pai Ogum

Salvador, meu bom Jesus, venha a mim e me salva.

 Salvador, 19-11-2022




Referências

1. As primeiras importações de produtos chineses para o Brasil, voltados para trabalhadores baixa-renda, eram de baixa qualidade (estou sendo boazinha). O Brasil já não produzia nada, desindustrializou-se na era FHC, anos de neoliberalismo selvagem (privataria tucana) e desprezo ao brasileiros vira-latas sem classe alguma e aposentados e servidores públicos principalmente da administração público (Executivo) da Saúde, Educação, Saneamento básico, fiscalização, etc., pelo príncipe tucano FHC. Explode a entrada de produtos made in China, migrantes asiáticos, mafias asiáticas e lojas 1,99 apelidadas pelos brasileiros de lojinha Xilinlingui, o mesmo que porcarias.

2. Sobre a lei da reconstrução de mama ver: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/lei-da-reconstrucao-mamaria-completa-8-anos-e-sofre-com-pandemia/14487/7/

3. Sobre o GOLPE que depôs a presidenta Dilma Rousseff: Depois de 6 anos, ministro do STF admite: Dilma foi vítima de golpe https://www.cut.org.br/noticias/depois-de-seis-anos-ministro-do-stf-admite-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estad-116e; documentário https://www.youtube.com/live/KMzwm5xqxks?feature=share; TEMER ADMITE EM ENTREVISTA QUE FOI GOLPE CONTRA A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF https://youtu.be/41FGRLV0j-o; 13 livros para entender o GOLPE contra Dilma Rousseff https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/5-anos-do-golpe-de-2016/71140/13-livros-para-entender-o-golpe-de-2016-e-o-que-aconteceu-com-o-brasil-nos-ultimos-5-anos  ver documentário Netflix: DEMOCRACIA EM TRANSE https://www.netflix.com/watch/80190535?; entrevista Jessé de Souza sobre o GOLPE https://fb.watch/iDdjwzQDT1/

4. Sobre o tema ver: CPI DA PANDEMIA, no Senado brasileiro e transmitido ao vivo pela Casa:https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441 11- 01 a 11-03-2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário