Postagens populares

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

BRAZIL. CÂNCER DE MAMA...MUDANÇA DE HÁBITO.

 CÂNCER DE MAMA: O ANASTROSOL E EU.

Marina da Silva

Queridix amiguis, antes de começar a prosear com você sobre o "assunto" câncer e Anastrosol...

Não entre nesta bobagem de "linguagem neutra, não sei o quê de gênero" e outras merdas que só nos desinforma e desumaniza. Somos todos seres humanos e eu acredito, filhis de Deus. O apresentador Ratinho de forma execrável como a sua própria pessoa e programa jogou esta baboseira na TV1 como se o novo governo da Frente Ampla (vários partidos pela democracia) agora fosse obrigar  220 milhões de habitantes falar TODIS, AMIGUIS, POVIS.  Quem é mais velho ou não (TV Globo vive reprisando coisas velhas) lembrará que o Mussum do programa Trapalhões,  é o pai da linguagem "neutra" Cacildis! Mussum forevis2

www.google.com.br/images. Só assistia porque adorava o Mussum, a alma e comédia do programa Os Trapalhões.

Vortemos à vaca fria ou seja as lapadas que andei e ando levando do Anastrosol. Hoje abri a 6ª caixa deste medicamento (28 mini comprimidos X 5 caixas= 140dias) uns cinco meses mais ou menos. A terapia começou em Outubro, apanhei feio até Dezembro/2022. Dor, fadiga, cansaço infinito, ondas de calor, pés e mão gelados, insônia pelas ondas de calor, ansiedade, apertamento de dentes e o escambal. Este estado me abalou muito: era só cama e sofá-cama, entrei em parafuso por não conseguir faxinar, lavar 1 banheiro minúsculo e eu fui parar no psiquiatra que detectou volta da depressão e putaquipariu! Ajuste na medicação, abraços, ouviu meu chororô e como ele disse que eu sou forte e nada me derruba, acreditei. Meu psiquiatra me conhece mais que eu mesma, ponto final. Depressão? Eu encaro ela, dou uma voadora nela, eu sou a tal! Sai do consultório convencida da minha força e tomei posse disto. Voltei ao trabalho após férias e criei um plano para sair da depressão. Parei de me preocupar com serviços domésticos, banheiro lavado todos os dias, fazer comida eteceteras. Não nã conseguir escrever um trem qualquer para o blog estava me matando. Mas...xapralá! Né brinquedo não!Lá em Dezembro resolvi obedecer D1, a primeira Denise que conheci do grupo de mulheres Menina de peito (Facebook) e se tornou uma amiga especial na minha vida: vem para a acupuntura na Oncomed, ajuda com a dor. E é isto, tem uns trem que se a gente não vai por amor, curiosidade...vai pela dor, quando o bicho pega.  Mas o que eu sabia de acupuntura?

www.google.com.br/images O professor aloprado, filme de 1996, uma comédia deliciosa de Eddie Murphy e esta é uma das cenas mais hilárias do professor Sherman Klump para perder quilos mortais.  O ator faz seis papeis nesta comédia, vale a pena assistir.


Acupuntura para mim era agulha, furada de agulha, era esta cena da comédia O professor Aloprado. Nunca dei valor à acupuntura por mera estultícia, nunca procurei saber sobre acupuntura mesmo tendo contato direto com pessoas que fazem uso desta medicina milenar que é usada até os dias de hoje e segue firme. Minto, lembrei que conheci nos anos Oitenta, século XX, um médico oncologista e acupunturista que tinha uma clínica de dor e atendia pacientes, inclusive oncológicos. Não sei porque este assunto está guardado no mais profundo do meu cérebro e suspeito que, Freud explica,  medo da palavra câncer lá nos idos dos anos 1980. Pois bem, tracei um plano estratégico para encara o Anastrosol com todos os conselhos e dicas que me deram mulheres do grupo Menina de peito, médicos, enfermeiros dos hospitais Orizonti e Oncomedi e resolvi obedecer Denise: caminhadas ou qualquer exercício físico aeróbico, acupuntura, meditação, exercícios respiratórios, alongamentos. Vencer a depressão com fadiga não está sendo fácil; meditação eu começo bem e vem fadiga e ronco por horas; caminhadas estou fazendo e melhorando cada dia mais. Dores nas juntas e no corpo todo, ansiedade, bruxismo, fome por doces, bruxismo ou apertamento dos dentes, tensão muscular generalizada e localizada também no pescoço e costas.
http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2005/espaco56jun/0dicas.htm Sou eu ali brilhando os pontos de dor. 21 de Dezembro comecei o tratamento com a medicina chinesa acupuntura.
 
Agora, acredite se quiser na minha palavra: a acupuntura ajuda e umas sementinhas que Dra. Andrea coloca nos pontos chaves na minha orelha também. Estou fazendo uma sessão semanal  e além que quebrar a cara com as agulhas (não há dor), o tratamento funciona. Que bom seria se este tratamento estivesse disponível para todos no SUS (não sei se o SUS fornece este tipo de terapia em algum lugar do Brasil, especialmente depois do Golpe contra a presidenta eleita, Dilma Rousseff em 31-10-2016) eu faço pelo plano de saúde.
Esta semana de carnaval 2023 notei que a ansiedade diminuiu ou sumiu, as dores diminuíram (levei um susto outro dia quando reparei que nem tudo estava doendo ao mesmo tempo); o bruxismo durante o dia diminuiu, não usei mais analgésicos (codeína) e miorrelaxantes em Fevereiro. Quinta-feira pós carnaval voltei para a consulta com meu psiquiatra e de cara vi que ele me olhou com aprovação. Ao final da consulta diminuiu pela metade a dose que foi aumentada e espaçou meu retorno. É pouco ou quer mais? Eu quero mais! Ainda esta semana não tive que lutar para não me jogar no sofá, a fadiga ainda me pega à tarde, mas encontra resistência; não me atiro no sofá de graça não! ô luta! A cama te chama, o sofá te chama, o chão te chama e você pega uma trouxa de roupas para passar ou tira um pó, ou lava o banheiro caindo aos pedaços de sono.

https://saocamilo-sp.br/noticias/docente_de_medicina_aborda_o_tema_acupuntura_benefcios_sade_da_pessoa_idosa_ao_blog_60_sade. Esta sou eu nas sessões fazendo exercícios respiratórios e repetindo mentalmente mantras que aprendi na fisioterapia.

Entonces...faço aqui  mea culpa por tratar a acupuntura de forma tão displicente e dar valor aos profissionais só agora porque precisei e esta medicina chinesa está me ajudando muito. Vinte anos atrás eu quebrava meus preconceitos contra psiquiatra, o médico de doidos e profissionais da psicologia e psicanálise que eu repetia as tolices que ouvia na mídia; achava que era modismo, esnobismo e hoje nos perrengues mais difíceis são estes profissionais que me ajudam levantar, sair do poço e seguir adiante. O mesmo vale para as agulhas da acupuntura e as sementinhas na orelha também. Obrigada Dra. Andrea.

Foto Marina da Silva. Acupuntura vem me ajudando com a depressão também. Esta foto é do dia 25-02-2023. Nem me lembrava como é bom um carinho assim com minha pessoa.

Acordei cedo, fiz faxina básica (tirar lixo e lavar uns trem na pia) e vazei para o salão: pintei raízes brancas dos cabelos, fiz pedicuro e manicure e saí de lá me sentindo muiiiiiiiiiiiiito bem! A dor, fadiga e escambal sumiram? Não, vão sumir, estou fazendo há 5 meses o tratamento com Anastrosol, NÃO DESISTI DO MEDICAMENTO e estou voltando para aumentar hábitos mais saudáveis. A escritaterapia tem me ajudado muito e estou voltando a escrever sobre assuntos que mais gosto neste blog. Quero me mostrar linda, recatada e no bar só tomar sucos (a glicose piorou, colesterol está aquele trem cabuloso, não peguei resultado da densitometria óssea, deixei para março quando farei mamografia nas mamas novas). Voltei a costurar, ops, tentar fazer peças com ajuda do You tube, estou viciada no You Tube (mídia verdadeira, jornalistas de peso e honestos com o que acreditam sobre assuntos políticos, econômicos, notícias importantes do Brasil e do mundo) e séries.
Finalmente...

Siga conselhos e não seja burra como eu. Em qualquer perrengue da vida faça a pergunta: Consigo sozinha? Consigo enfrentar só com a fé em Deus? Consigo com ajuda de Deus, família, amigos? Se a resposta for "não estou conseguindo", não espere ir ao fundo do poço nem me copie: use ajuda de profissionais habilitados, peça indicação de  médiquis ou sua oncologistis ou amiguis. Todes e toddixs podem nos ajudar a ter qualidade de vida! Se tiver plano e este fornecer o serviço de acupuntura, use-o! Já diz o ditado: quem num escuta conselho (meu caso), escuta ô coitadis! Ai ai ai ai. kkkkkkk
Bjis e pandiquejis.
 
P.s.: Muitas pessoas quando ouviram minha saga anastrosolítiquis me disseram algo que me fez mal: paga uma faxineira; deixa de pão-duragem e paga alguém pra te ajudar. É camaradis, companheris é foda você nascer com DNA Elza Soares,  Carolina Maria de Jesus,  Clarice Lispector, Cora Coralina, Adélia Prado, Denise D1, Maria Cristina, Marina xará carioca e muitas outras mulheres fenomenais e receber acolhimento  regina duarte, susana vieira, cássia kiss, damares alves...
Relevei? Não, só deletei.


Referências no "causo"

1. Sobre um excelente esclarecimento da "linguagem neutra e a escrotice do Carlos Massa, o ratinho que elegeu o filho político no Paraná, assista o evangélico Aquias Santarem do canal Critica Brasil, é imperdível e este crente é ótimo. https://www.youtube.com/live/bDmAamgdIps?feature=share

2.https://www.amazon.com.br/Mussum-For%C3%A9vis-Juliano-Barreto/dp/8544100252 "Cacildis! Tudo o que você sempre quis saber sobre o Mussum, mas não podia perguntar ao Didi. Antonio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, é um dos mais amados humoristas brasileiros. Mas você sabia que ele também era sambista? E que era torcedor fanático da Mangueira? E que serviu a Aeronáutica?Mussum é cultuado inclusive por quem não teve a oportunidade de vê-lo junto a Didi, Dedé e Zacarias no saudoso programa “Os Trapalhões”. Mussum forévis, a primeira biografia deste ídolo e artista multifacetado traz detalhes não só sobre sua carreira na TV, mas como músico em conjuntos como “Os 7 Modernos” e “Os originais do samba”. Este último inclusive costumava se apresentar como banda de apoio de artistas do porte de Elis Regina, Jorge Ben, Jair Rodrigues, Martinho da Vila e Baden Powell. O mé, a relação com Renato Aragão e os outros Trapalhões, e muito mais nessa biografia “imperdívis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário