Postagens populares

Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de junho de 2023

BRASIL. DE GENTE E DE GIRASSÓIS

 CAMPOS DE GIRASSÓIS

Sérgio Antunes de Freitas

A normalidade é cheia de esquisitices, dizia um amigo!
Para estabelecer um contraditório, outro amigo questionava: - O que é normalidade? O que é esquisitice?
Para essa discussão, uma plantação de girassóis é imagem decisória.
De longe, por conta da forte estética de suas inflorescências, todos parecem iguais.
Porém, procurando bem, como diz a música, todo girassol tem alguma característica individual. Uns tem uma ou mais pétalas, a mais ou a menos; uma cor mais clara ou mais escura; um caule mais grosso ou mais fino.
Podem ser mais eretos ou mais curvos, ter mais ou menos folhas! Ao contrário da maioria voltada para o sol, alguns ficam voltados para o chão.
Devido às condições climáticas, podem surgir ramificações laterais, terminando em inflorescências, mas isso é indesejável para a produção de óleo ou sementes.
É o mercado sempre interferindo nos padrões dos costumes, da moda, da natureza, da vida, de acordo com os seus interesses comerciais.
Há também os distúrbios de formação, criando diferenças em todos os conjuntos, perceptíveis ou não logo após o nascimento dos brotos.
Não é difícil comparar as crianças com os girassóis.
Todos os pais esperam que seus filhos nasçam dentro dos padrões da chamada normalidade, o que é a probabilidade maior.
A formação dos bebês não é produção industrial com controle de qualidade, por isso, o imponderável acontece com frequência.
Nascem crianças com defeitos físicos, obrigando ao uso de órteses e próteses, a fim de poderem exercer as atividades mais comuns. Nascem crianças com limitações mentais, necessitando de cuidados permanentes por toda a vida!
Nascem crianças com síndromes, que permitem uma vida chamada normal, mas que sofrem com a falta da compreensão humana.
E quando os casos caem na sombra dos tabus da sexualidade, os preconceitos querem cantar de galo, abespinhando a diversidade.
Existem meninas nascidas com hormônios masculinos, meninos nascidos com hormônios femininos, causando dissonâncias entre comportamentos e aparências. Há nascimentos de hermafroditas e outras diferenças sexuais, físicas ou mentais.
Às vezes, demandam intervenções médicas, mas sempre demandam acolhimento e respeito.
É entristecedor conhecer histórias de crianças diferentes, afastadas ou marginalizadas do convívio social ou familiar por conta disso.
Acima das leis, nossa sociedade precisa aprender que todos os girassóis, absolutamente todas as crianças, mesmo após crescerem, têm direito a um lugar ao sol.
Sérgio Antunes de Freitas
Junho de 2023

3 comentários: