Postagens populares

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

COIFAS- COMO INSTALAR COIFA TRAMONTINA ou SIMILARES...


UTILIDADE PÚBLICA: COMO INSTALAR COIFA TRAMONTINA ou SIMILARES...
SEM SER ROUBADO(A)!


Tudo começou quando comprei na loja FAST SHOP uma coifa de parede. Tive  todas as informações técnicas do produto SÓ QUE esqueceram de me avisar que a instalação do produto era feita por “experts”: R$69,00 a visita técnica (só para ver, dar uma olhadela e medir o espaço para instalação) e R$130,00 a instalação propriamente dita pelo “expert” da Tramontina.

Eis minha coifa “aos pedaços” que, instalada pelo profissional Tramontina me custaria a bagatela de  R$199,00! UIA!
Ligamos para loja e reclamamos deste custo adicional não avisado na hora da compra. E...NADA.
Meu marido foi até a loja conversou com o gerente e...NADA! O máximo que conseguiu é que o caso seria levado às instâncias superiores para apreciação e deliberação. Deliberaram nos dar nomes de outros “experts” não ligados à loja ou a Tramontina pelo preço entre R$180,00 e R$150,00. Por e-mail só nota fiscal eletrônica Nota: 91668 Série: 1
Chave de acesso: 31120243708379006213550010000916681000000015
Data de Emissão: 12-02-2012
Situação: Autorizado o uso da NF-e
Emitente: Fast Shop Comercial S.A. - CD Contagem
CNPJ: 43708379006213
Destinatário: MARINA DA SILVA
CNPJ: xxxxxxxxxxx NeoGrid
Fiquei fula com a loja e mandei um respostÃO para eles tipo assim: olha aqui, eu comprei  geladeira e ela veio montada, comprei fogão veio montado, comprei móveis e a loja mandou montadores, etc e tal e tudo montado...EU NÃO TENHO LINHA DE MONTAGEM EM MINHA CASA E BLÁ, BLÁ, DESABAFEI E POSTEI NO FACEBOOK.
 NO DOMINGO MEU MARIDO RESOLVEU MONTAR A COIFA (depois da pelada no Galo) E EU RESOLVI AJUDÁ-LO COM A PARTE CHATA: LER O MANUAL. Geeeeeeeeeeeeente! BASTA SABER LER E ESCREVER E SEGUIR OS PASSOS ABAIXO:
PASSO 1: LER O MANUAL ATENTAMENTE E OBSERVAR OS ALERTAS DE PERIGO. MEDIR A DISTÂNCIA DA PAREDE COM A TAMPA DO FOGÃO ABERTA PARA VER SE O ESPAÇO ESTÁ ADEQUADO PARA INSTALAÇÃO.

PASSO2: TIRAR CUIDADOSAMENTE TODAS AS PARTES DO PRODUTO E CONFERIR SE VEIO TUDO! ESTES DOIS PASSOS EU FIZ SOZINHA!


PASSO 3: LEVAR TODAS AS PARTES PARA COZINHA. Como não posso carregar peso, o Hércules levou!

PASSO 4:  PREGAR O GABARITO PARA FIXAÇÃO DA COIFA NA PAREDE COM A TAMPA DO FOGÃO ABERTO.

DEPOIS REUNIR TODO O MATERIAL NECESSÁRIO PARA FAZER O SERVIÇO. NÃO ESQUECER A ESCADA. Se não tiver a broca indicada é melhor ir comprar ou pegar emprestada antes de começar!


PASSO 5: FAZER AS MEDIÇÕES E PREGAR O MAPA NA PAREDE, MARCAR OS PONTOS PARA FURAR OBSERVANDO SE VAI DAR PRA COLOCAR TUDO NOS SEUS DEVIDOS BURACOS!


PASSO 6: COLOCAR UMA SACOLINHA DE LIXO DEBAIXO DO LOCAL QUE VAI SER FURADO PARA NÃO DETONAR A COZINHA COM PÓ! MONTAR A FURADEIRA E...FURAR! DOIS FURINHOS BONITINHOS!


PASSO 7: INSTALAR A PARTE PRINCIPAL DA COIFA E MONTAR A PRIMEIRA CHAMINÉ (ou torre) PARAFUSANDO O SUPORTE NA PARTE TRASEIRA!


PASSO 8:  FAZER A MARCAÇÃO DOS DOIS PONTOS PARA PARAFUSAR A OUTRA PARTE DA “CHAMINÉ E FURÁ-LOS. EM SEGUIDA FIXAR A CHAMINÉ!”


PASSO 9: TCHARÃAAAAAAAAAAAAAM! TUDO MONTADO,  COLOQUE OS FILTROS,  DÊ  UMA LIMPEZA BÁSICA NA COIFA E NA COZINHA, TESTE O FUNCIONAMENTO.
GUARDE TODOS OS MATERIAIS NOS SEUS DEVIDOS LUGARES, TIRE O LIXO E É SÓ CORRER PRO ABRAÇO E BEIJO! UHUUUUUUUUUUUUU!

SE FIZER SOZINHO(A) FAÇA A DANCINHA DA VITÓRIA E O DEDO DO MEIO PARA A FAST SHOP OU PARA LOJA ONDE VOCÊ COMPROU O PRODUTO! He, He, He, He!



PASSO10: JÁ QUE VOCÊ ECONOMIZOU UM DINHEIRÃO, QUASE 200 PAUS, SAIA PARA COMEMORAR, FAZER UMAS COMPRINHAS, PEGAR UM TEATRO, CINEMINHA OU O QUE LHE DER NA TELHA! CAIA NA GANDAIA! SAÚDE!
 
www.google.com.br/images ELE E EU...rsrsss



78 comentários:

  1. Muito boa a dica!!Vou fazer agora,e se tudo der certinho daqui a pouco estarei fazendo a dançinha da vitória!! huahauhauha

    ResponderExcluir
  2. Com certeza utilidade pública... Parabéns por nos precaver destes "experts", com todo esse know how adquirido agora vocês podem até prestar consultoria à Fast Shop e ganhar uns cascalhos... rs

    Ótimo tutorial e relato (ri muito, além de tudo, muito divertido), parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Vamos tentar instalar hoje, com a sua ajuda é claro! Rs

    Toma que dê certo...ai que medo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não imagina a felicidade quando descobri seu Blog. Ontem adquiri uma Coifa Tramontina a um custo de R$ 1.000,00 e a FAST me pediu R$ 350,00 para instalação. Fiquei impressionado e ate comentei com eles que isto representava 35% do valor do produto, mais nada os convenceu, e comprei sem a instalação, pois alem de ser uma valor relativamente alto ele é muitissimo desproporcional ao valor do produto. Portanto vc esta de Parabéns por esta iniciativa.

      Excluir
  4. É muito bom saber que é fácil, estava pensando em colocar uma coifa em minha cozinha e uma amiga disse que cobraram 40,00 para instalar pra ela. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. OLA BOM DIA .GOSTEI MTO DA SUA IDEIA SO QUE ME TIRE UMA DUVIDA,VC PRECISOU DE FURAR O TETO OU O FORRO. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Lúcia,
      NÃO É NECESSÁRIO FURAR O TETO OU FORRO. A COIFA TEM FILTRO INTERNO QUE CAPTURA OS RESÍDUOS E É SÓ TROCÁ-LO CONFORME ORIENTAÇÃO DO MANUAL.Abç. Marina

      Excluir
    2. não é verdade, isso é a função "depurador", que é como os depuradores mais comuns... para a coifa ser coifa, você precisa instalar a chaminé e um duto até a rua, para jogar o ar pra fora... depurador apenas "filtra" o ar e joga novamente pra dentro e a coifa joga pra fora... vc compra um produto mais caro e não usa a função. Se não queiser coifa, tem depuradores mais baratos que imitam coifa (chaminé falsa). Abs

      Excluir
    3. Conde você está certo, acabo de comprar uma terei que furar a parede, como fazer o acabamento do buraco pelo lado de fora?
      Agradeço.

      Excluir
  6. ola muito obrigado pela dica marina tomara que eu consiga montar a minha...rsrs mas estou aqui para te pedir umas fotos de sua cozinha se possível pois estou em fase de acabamento da minha e gostei da sua... parece ser bonita se puder me enviar para meu e-mail agradeço. maciel-godinho@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Marina, estou de frente pro computador procurando ajuda pra montar a minha tb, mas minha dúvida é: você instalou a ua como depurador não é mesmo? Será que seu funcionamento não é muito mais eficaz na forma exaustor? Essa é a maior dúvida. Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. Marina, muito legal essa dica, vou tentar instalar também porque pagar 200,00 para assistência da Tramontina não dá...
    Só fiquei com uma duvida que não olhei ainda no equipamento, no gabarito tem dois furos embaixo e três em cima para o suporte esses 2 furos parafusa como por dentro do aparelho?Você consegue perguntar para seu marido e agradeço a ajuda.
    Obrigado Ricardo.(email: rgs_ricardo@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os dois furos é de encaixe da chaminé que é colocado acima do suporte de vidro e o furos dos parafusos é para dentro Sao duas partes da chaminé (torres) que sao acopladas uma na outro. Ok

      Excluir
  9. Onde vc colocou a tomada? Atrás da coifa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jaqueline, A tomadas fica atras da coifa, mas nada impede que vocë faça a ligaçao de lado também, vai depender da sua parte eletrica. se a tomada for muito longe de sua coifa utilize extensáo para fazer a ligaçao de sua coifa ok.

      Excluir
  10. NOSSA , MUITO BOM TEREM CONSEGUIDO ,MEU ESPOSO E EU SOMOS ASSIM ENFIAMOS A CARA.... SO UM DETALHE DA COIFA TEM QUE TER UM ENCANAMENTO PRA SAIR PRA FORA O AR?? OBRIGADA MARINA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa de nada além do que vem na caixa! Há um sistema de filtros interno na coifa! Abç

      Excluir
    2. se vc quiser q funcione como exaustao tem q ter sim. Senao vai funcionar como depurador, q nao é tao eficiente quanto.

      Excluir
  11. Boa Tarde;
    Como vc ja respondeu a uma pergunta acima informando que não necessita de ter um furo no teto ou na parede, gostaria de saber se mesmo assim devo ecostar a chamine no teto da minha cozinha, ou se deixo um espaço entre os dois?

    Desde ja agradeço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vai depender do seu espaço para as torres! A minha não chegou a encostar no teto, mas como há o filtro, penso que não haverá problema! Abraço

      Excluir
  12. Fiquei feliz em saber que não precisa furar o teto pra sair a "fumacinha". Que tonta, mas pensei que era isso. Ufa que alivio, agora posso comprar então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas é claro q precisa, senao vai funcionar como depurador apenas e nao exaustao.

      Excluir
  13. Olá Marina! Comprei uma coifa de parede na loja Cook do Ponteio e estava na net a procura de profisisonais para a instalação. Pela pesquisa, achei por R$ 150 à 120 reais. Achei muito caro!! Até que enfim, encontrei seu blog. Sua dica é muito útil e o tutorial ficou ótimo. Valeu pela iniciativa! Vou mostrar ao meu marido para que nós mesmos façamos a instalação. Obrigada. Barbara (babidanielle@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  14. entrei no seu blog para te agradeçer eu estava prestes a dar meu amado dinheirinho para um instalador de coifas maaaaas eis que surge seu blog e eu tomei coragem e chamei meu marido li o passo a passo e instalamos nossa coifa lindissima obrigada,li ontem e ja instalei hoje rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy,
      Como os serviços ficam cada vez mais caros, o jeito é colocar a mão na massa e fazer o que der sem precisar de técnicos! Abç.

      Excluir
  15. Essa falsa-coifa funciona? Ouvi falar que a coifa que não tem saída do ar para fora não adianta em nada. só é bonita. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco,
      A minha funciona qui é uma beleza! Ela tem um sistema de filtro para capturar a sujeira. É doméstica, limpo semanal e o filtro interno ainda não limpei ou troquei[ acho que meu marido disse que é troca]. É bonita, encaixa bem sem complicações, só seguir manual. Estou satisfeita! Abraço.

      Excluir
  16. Marina......Achei genial a sua ideia de postar o assunto....e fiquei mais surpreso ainda com a quantidade de perguntas que te fizeram........Me animei a comprar e instalar uma na minha casa....... Gostei do detalhe de que a coifa foi instalada depois "da pelada no galo"........kakakakakaka

    ResponderExcluir
  17. Ola como vc fez a instalação dos filtros de carvão vc teve que desmontar o motor interno ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,
      Os filtros são acoplados no motor.Nada de desmontar motor. Veja fig.33, pg17 do manual. Vcs hómis num podem ver um aparelho eletrônico que vão logo desmontando hein?kkkkkkkkk

      Excluir
  18. Ola incrivel estte blog estou pensando em adquirir uma, mas uma dúvida surgiu após ver as imagens esta coifa não prescisaria de uma saida externa ou ela funciona na base de filtros como o suggar. Se puder ajudar te agradeço

    ResponderExcluir
  19. Olá Marco,
    Esta coifa funciona com filtros, não precisa se preocupar com saída de fumaça, gordura. As torres ou chaminés tem uma função mais estética. Importante: se vc usar muito a coifa não esqueça de limpar mensal a primeira tela que capta a gordura. Eu uso easy-off(pasta para desengordurar fogão) com luvas de bocharra; sai rapidamente! eu cozinho pouco, então quando sinto o barulho da coifa enfraquecer tá na hora de limpar a telinha! Abraço Marina

    ResponderExcluir
  20. Marina, vieram 2 filtros na minha, não encontrei o local para encaixa-los, removi a primeira tela que capta a gordura e tive acesso ao motor mas não vi local para encaixar filtro. é tudo parafusado, não vi nada para soltar e encaixar filtro ali. a minha aparentemente é igual a tua porém de 60cm. se puder tirar uma foto de onde encaixar os filtros e me enviar.

    Obrigado. Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,
      Os filtros são acoplados facilmente, um a cada lado do motor. Devem ser verificados de vez em quando, conforme o uso do fogão, para troca se tiver muito acúmulo de gorduras. Os filtros são comprados nas autorizadas e deve-se trocar os dois filtros sempre! Dúvida veja a fig.33, página 17 do manual como instalar os filtros. Abraço. Marina

      Excluir
  21. Marina, posso fixar a chaminé da coifa com fita dupla face?
    Não tenho como fazer os furos, pois quero colocar a chaminé até o teto e os furos ficariam no limete da parede com o teto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claaaaaaaaaaaaaaaro...QUE NÃO! Não é o recomendado pela Tramontina. Todas as peças para fixar as torres vem com a coifa.NÃO TEM PROBLEMA A CHAMINÉ FICAR NO LIMITE DO TETO. O manual na pagina 16, fig.32 dá a dica de deixar a distância de até 2mm abaixo do teto. Não se preocupe que a coifa, se for igual a minha, tem sistema de filtros para reter gorduras e depurar o ar. Não vai sujar seu teto! Abraço. Marina

      Excluir
  22. Mariana me ajuda!!! Amei sei bolg.
    Moro em apartamento não posso furar o teto e nem colocar duto. Será somente o aparelho instalado na parede. Pelas fotos acho que o seu foi assim. Desta maneira vai dar certo????

    ResponderExcluir
  23. Natalia,
    Não precisa furar o teto do apartamento! Vc precisara de furar a parede para instalar a coifa, veja o manual e acompanhe as fotos! A coifa possui tela retentora de gordura, que deve ser limpa sempre que acumular gordura e possui filtros internos que são trocados periodicamente. Não há perigo de engordurar o teto! Vá em frente e good job for you! Abç. Marina

    ResponderExcluir
  24. muito show vewwww valeu pela dica... abraços.

    ResponderExcluir
  25. Você é realmente uma tremenda de uma mesquinha muquirana... se existem pessoas capacitadas a fazer um serviço ou se elas trabalham em empresas que prestam esse tipo de serviço, é porque existe alguma complexidade. se tudo fosse tão fácil como você coloca em seu blog não existiriam profissionais, que de maneira infeliz você chama de "experts" e que recebem o salário de maneira honesta para sustentar suas famílias.
    Sou profissional de serviços, não conheço o serviço da Fast shop, mas por causa de pessoas como você, o ramo de serviços é prostituído. Por isso, médicos, advogados, consultores e até os políticos ganham valores absurdos por seus serviços. Boa sorte, se você continuar com esse pensamento. pegue o manual do seu carro e arrume-o sozinha da próxima vez, ou chame o espertalhão do seu marido...pois ninguém vai te ajudar na rua, ou o guincho vai te cobrar o olho da cara pra tirar você de onde você está e levá-la 10km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UIA! UAI??? Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

      Excluir
    2. OLA. BOM DIA!! VI ALGUNS COMENTARIOS SOBRE INSTALAÇOES DE COIFAS
      FIQUEI CURIOSO COM O MODO DE SE PESSAR QUANDO SETRATA DE UM SERVIÇO FEITO PELOS PROFICIANAIS TREINADO EM FABRICA COM DIREITO A GARATIA E TUDU MAIS TEM UM PREÇO JUSTO PELA SUA QUALIFICAÇAO, POI QUNDO SE ADQUIR UM PRODUTO QUE PRISISA SER LIGADO A ELETRICIDADE FIXADO E INSTALADO SEMPRE E BOM PROCURAR AUGUEM QUALIFICADO PELO FABRICATE . SE NAO VC PODE SE DAR MAU, PERDA DE GARANTIA TOTAL DE PEÇAS E PRODUTOS DOS PRODUTO
      SEPRE PROCURE ORIENTAÇAO DE PROFICIONAIS QUALIFICADOS
      POIS O MAO

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi Marina, tudo bem ??

    Hoje eu e minha esposa começamos a instalar nossa coifa e travamos nos dois furos do gabarito que estão abaixo dos tres do gancho... o gabarito pede dois furos de 08mm com bucha, minha inteligência restrita não consegue descobrir como parafusar alguma coisa nestes buracos!!!! Poderia nos ajudar ?? Por favor ? Vi que teve uma pergunta assim anteriormente, mas não entendi sua resposta... você disse que é para fixar a chaminé, mas como parafusa-los ?? Não vejo no aparelho condições de parafusar alguma coisa nestes buracos... socorro !?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ragnar, você precisa parafusar o suporte na coifa primeiro, nele estão os buracos para você encaixar a primeira parte. É um pedaço de metal, reto com os pontos para encaixar na parede. Faça o mesmo com a segunda torre, parafuse os dois suportes e não se preocupe se a torre ficar muito perto do teto ok? Se não entender, tiro foto da minha pra vc ver! Abraço. Marina

      Excluir
  28. Boa noite! Fiquei estarrecido com algumas coisas relacionadas a instalação da coifa da Tramontina, vou citá-las e gostaria que as pessoas que comentaram algo me esclarecesse:

    - Quanto à indignação pelo preço orçado para a instalação de R$350,00, tbm concordo;

    - Só não entendí porque a sra. pagou R$1.000,00 pela coifa se vai usá-la como exaustor, poderia ter comprado um bem mais barato só com esta função.

    - Seu marido instalou a Coifa (exaustor) e deixou o fio da eletricidade do lado de fora aparecendo?

    Por favor, alguém me explique!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O preço para instalação realmente é caro, para meu orçamento. E foi indicação da Fast shop. Outros instaladores pediram menos, mas optei por "faça vc mesma"!
      Por que paguei tão caro pela coifa Tramontina? Porque além de linda, design moderno, ela tem as duas funções: As coifas Tramontina funcionam como exaustor e/ou depurador. Muito eficientes e silenciosas mantém a cozinha ventilada, limpa, agradável e com um ar sempre fresquinho e renovado." Foi uma opção do decorador que me agradou muiiiiiiiito!

      Quanto ao fio exposto: meu ponto para plugar fica atrás do fogão, mas na parte baixa. Realmente o fio da tomado fica exposto, mas nada gritante ou que prejudique a decoração da cozinha. Não achei necessário quebrar minha parede e puxar a instalação para esconder um fio. Quando a tampa fica aberta ele não aparece, pois uso lindos forrinhos no fogão!
      Espero ter esclarecido suas dúvidas!
      Abç. Marina

      Excluir
    2. KKKKKKKKK ADOREI A RESPOSTA TCHAA!! NA CARA DESE ABUSADO

      Excluir
  29. óla Marina meu nome é Felipe, eu gostaria de saber se para cozinha industrial eu posso usar esse tipo de coifa da tramontina que não precisa quebrar a parede, ou tem que ser aquelas coifas que tem o duto de ar que fura a parede e tal ?

    Obrigado, blog massa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,
      A coifa Tramontina que comprei e instalei na minha cozinha é da linha RESIDENCIAL. Viste o site da tramontina e pesquise sobre o produto para linha industrial ok! Estou satisfeita com meu produto e recomendo, mas só para as especificações da Tramontina:
      "As coifas Tramontina funcionam como exaustor e/ou depurador. Muito eficientes e silenciosas mantém a cozinha ventilada, limpa, agradável e com um ar sempre fresquinho e renovado".

      Excluir
    2. Sou funileiro ha 15 anos, fabrico e instalo coifas, dutos entre outros... Resumindo! Nao venho aqui para criticar sua atitude,ate apoio, nao tenho vinculo com nenhuma eh a partir deR$140,00...pra quem recebe eh pouco, pois temos muitos custos...Porem entrei aqui para responder o Felipe quem vai decidir se tem que furar a parede vai ser a vigilancia sanitaria...minha opiniao opte por coifa e motor industrial,mais duravel ,eficaz,feito sob medida para seu projeto....

      Excluir
  30. Oiii, olha só.. m cobraram 600 a 800,00 para instalar a coifa, achei mtoooo caro (quase o preço d uma). Mas agora vendo q podemos instalar, fiquei mais tranquila. OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  31. Marina, gostei muito do seu blog e esclareceu bastante minhas dúvidas. Vou instalar a minha nesse fim de semana - já está na caixa há mais de 4 meses, é mole? Justamente por não encontrar alguém capacitado para instalar. Qualquer outra dúvida ou dificuldade entro em contato. Abs,

    ResponderExcluir
  32. Olá, Parabens pela iniciativa, que pode ajudar a tantos!!

    Gostaria de adquirir o produto Coifa de Parede Tramontina Vetro 90cm - Inox , porem meu espaço livre de azulejo (atras do fogão) desde o canto até iniciar a esquadria de alumínio da janela é de 85 cm. Minha dúvida é se o vidro que mede os 90 cm fica meio recuado da parede ou não.

    Obrigada!

    Edna P Flório

    ResponderExcluir
  33. NOSSA SEU MARIDÃO É TUDO HEIN, EMPRESTA PARA COLOCAR A MINHA, PAGO BEM....

    ResponderExcluir
  34. Concordo que o valor para instalaçao e muito caro, mas existem profissionais que cobram valores justos, nao somente para colocaçao de coifas, outros serviços tbm, o valor do serviço temos que ter ciencia, que agrega deslocamento, combustivel, tempo, e risco de danificar a peça, isso pesa bastante, exemplo, uma luminaria com cristais , um cristal que se quebre e quase o valor da mao de obra, vc nao ficaria nada feliz, com isso, pense o profissional q tera que desembolsar. X reais, tudo tem seu preço, mas nao explorar, tem que ser analisado.

    ResponderExcluir
  35. Adorei a dica e já botei meu pedreiro pra trabalhar, mas minha coifa é "Frankle" e veio sem o tubo de exaustão(acho que é assim que se diz)
    No manual diz que posso usa-la como exaustor sem o tubo. Sei não o que vc acha, coloco o tubo o não???

    ResponderExcluir
  36. Tou até pensando em muda d profiçáo,c inslar duas por dia e cobra 100 reais ta otimo afinal tem miita gente q nao tem nem ferramenta, oq achao da ideia? eo preço é justo?

    ResponderExcluir
  37. Olá, ameiiii o post e o blog. Por favor, sabe me dizer qual é a distância lateral de segurança indicada no manual? Meu espaço entre os armários é de exatos 70cm, queria saber se posso comprar uma coifa dessa espessura, e então ela ficará encostada lateralmente nos armários ou se terei que comprar a de 60cm. Pode me ajudar?
    Obrigada!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela,
      A minha coifa tem 90 (largura)x50(profundidade) e ficou posicionada 1.8cm quase grudado no armário. SE VC AINDA NÃO COMPROU faça a medida da largura e se for só 70cm aconselho comprar a de 60cm. Leve sua medida e veja as medidas que vem na parte frontal da embalagem. Veja lá minha foto. E good job porque é super simples instalar seguindo os passos ok! abraço

      Excluir
  38. Marina ... E a instalação do restante do duto para levar o ar até lá fora ??? Você colocou depois ???

    ResponderExcluir
  39. Marina,
    Você está enganada, toda coifa para ser utilizada no modo de exaustão tem que colocar o duto para a área externa, ou pelo teto ou pela parede.
    Você está utilizando-a somente como depurador, que seria mais barato se você tivesse comprado um depurador.


    Veja a seguir dados do próprio site da Tramontina:

    Dupla função
    Exaustão e depuração

    Para o máximo de eficiência, a Tramontina Vetro 94805 tem função dupla. Além de operar como depurador e filtrar o ar do ambiente, a coifa pode funcionar no modo de exaustão. Assim, o produto leva para fora da residência tudo o que é captado.

    ResponderExcluir
  40. Essa informação é de um site de coifas:

    1) Qual é a diferença entre depurador e coifa? Qual é mais eficiente?

    O depurador retém somente a gordura no filtro, no entanto a fumaça e o calor aspirados, retornam para o próprio ambiente, fazendo com que o ar fique num ciclo vicioso. A coifa além de possuir um poder de exaustão maior e reter a gordura no filtro, elimina a fumaça e o calor para fora do ambiente, através do duto de saída, renovando o ar da cozinha. Portanto, a coifa é mais eficiente que o depurador.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite,
    comprei minha coifa antes de planejar minha cozinha. acabei comprando a.de parede mas a cozinha que montei exige a de ilha. é possivel instalar a de parede no teto? o unico prpblemà seria que a parte sem acabamento ficaria exposta? é a coifa 90ct blue touch da eletrolux.
    Por favor me ajudem! obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Apenas uma sugestão. Testar o funcionamento do aparelho antes de iniciar os trabalhos!! Caso o extrator (motor) não funcione ou faça barulhos estranhos, deverá ser recolocado na caixa para devolver e trocar por outro que esteja em condições. Os testes finais após instalação deverão ser para detectar eventuais fugas de ar/fumo ou vibrações anormais por eventuais parafusos mal apertados. Parabéns pelo tópico!!

    ResponderExcluir
  43. Se voces tivessem inciado a instalação sem o vidro, seria mais fácil, e só ao final instalariam ele seria instalado.
    Boas dicas !

    ResponderExcluir
  44. Estou muito feliz per ter encontrado esse link, eu estava quase ligando para a autorizada da Tramontina, pois quero estrear minha cozinha nova, reformadinha essa semana, e só falta a coifa. Vou ajudar meu marido instalar e comemorar fazendo um almoço legal com a grana economizada. valeu!

    ResponderExcluir
  45. Instalar uma coisa sem a exaustão para a rua o mesmo que instalar um depurador simples, absorve as impurezas mas não o cheiro, não faz o serviço para o qual foi projetada, o correto é fazer a instalação completa, e ai sim ficar livre de odores e gorduras!!!

    ResponderExcluir
  46. Gente não esqueçam que se a coifa der problema, a empresa Tramontina ou outra qualquer vai querer saber quem fez a instalação. Se não foi feita por autorizadas vc perde a garantia. Cuidado que as vezes o barato sai muito mais caro que os profissional qualificado. Estou falando isso porque já aconteceu comigo com um aquecedor a gás. Boa sorte

    ResponderExcluir
  47. Marina, boa noite;
    Tenho uma coifa da FOGATTI de parede. Ela esta fazendo um baralho anormal. As assistências técnicas do RJ não atendem meu bairro. A que fez a instalação já não pertence mais a rede.
    Um vizinho disse que uma limpeza resolve o problema, pois com o tempo a coifa precisa passar por uma limpeza profunda para remover o óleo que vai acumulando no seu interior.
    Você sabe como fazer essa limpeza, e se procede essa orientação do meu vizinho em relação ao barulho?
    Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  48. Só acrescentando para ela funcionar como uma coifa de verdade teria que instalar o duto na parede ou no teto, o exaustor suga o ar interno e joga para área externa. Vc está usando simplesmente o modo depurador. Então só tenha cuidado com algumas informações errôneas aqui transmitidas, pq pelos comentários tem gente achando que não precisa abrir a passagem para o Duto. E SIM para usar o modo exaustão tem que furar a parede ou teto.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde,

    Adorei as dicas para instalação, em breve vou precisar. Estou querendo comprar esse modelo de coifa mas no tamanho de 60cm. Mas já li vários relatos que faz muito barulho. Pretendo usar na função depurador, sabe informar se mesmo assim faz muito barulho? Perde muito a eficiência somente na função depurador?

    Fico no aguardo.

    Obrigada.

    ResponderExcluir