Postagens populares

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

BRAZIL:Rico diz uma ou outra inverdade; pobre, sempre mente.



RUMOREJANDO

 Minha foto

José [Juca} Zokner

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.


Constatação I

Rico diz uma ou outra inverdade; pobre, sempre mente.

Constatação II (Coisas que precisam ser inventadas)

Sapato que possa ser regulado em, pelo menos, três tamanhos tanto no comprimento como na largura.

Constatação III (De um pseudo-soneto, em um ineditismo municipal, estadual, federal e mundial, a invenção de estrofes livres, em dobro, por causa da alta da inflação, puxada pelo tomate, na base das estrofes em oito, oito, seis, seis, ao invés do consagrado quatro, quatro, três, três, inclusive no título).



Tragédia infeliz.

Em busca de final feliz.



Ela meu tratou tão mal

Que eu me considerei,

Ou melhor, eu constatei

No meu estado geral

Como se tivesse feito

Numa bariátrica operação

Um vulcão extinto no peito

No meu cataplético coração.



Depois de determinado tempo,

Quando sobreveio o oblívio*

Senti um put, digo, um baita alívio,

Pois eu era um mero passatempo

Para aquela, digamos, patricinha

Que me usava como lhe convinha,

Sem levar em conta meu sentimento

Por um instante, ou por um momento.



Me pus em campo a procura de alguém

Que tivesse apenas e não mais que virtudes

Que fosse carinho e um poço de ternura

Que tratasse bem animais em suas atitudes,

Afagando cachorros, gatos e a mim também

Sem que no sábado me negasse alvará de soltura.



Essa minha insignificante ínfima reivindicação

É para que joguasse um truco com o parceiro amigo,

Acompanhado de uma eventual inocente cervejinha

Porque truco com água mineral não dá combinação.

E quando eu voltasse para casa, ela me desse abrigo

Nos seus braços sem queixas e sem falar abobrinha.

*Oblívio = Substantivo masculino. Esquecimento, olvido (Houaiss).

Constatação IV

Rico tem pequeníssimos laivos de neurastenia; pobre tem frequentíssimos ataques de esquizofrenia.

Constatação V

Rico janta a luz de vela; pobre, também.

Constatação VI

Deu na mídia, mais precisamente no site da Globo: “Ronaldo Fenômeno e a namorada fizeram compras em Londres, na Inglaterra. Nesta terça-feira, 7, o ex-jogador de futebol e a DJ Paula Morais foram a uma famosa loja de calçados na capital inglesa, onde permaneceram por mais de uma hora e meia, segundo a agência "Grosby Group". Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando também acha essa notícia de transcendental importância para o futuro da Humanidade. VIGE!

Constatação VII

Deu na mídia, também no site da Globo: “Pastor suspeito de estuprar seis fiéis dizia que vítimas estavam 'possuídas'. Ao ser preso, Marcos Pereira afirmou não saber quais eram as acusações. Religioso comanda a Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias no Rio”. Conforme Rumorejando já se pronunciou em blog anterior, “A pedofília é ecumênica”. Agora, Rumorejando está se inteirando que o estupro também é uma das maneiras de uso terapêutico, a fim de exorcizar o demônio quando a pessoa está ‘possuída’. VIGE!

Constatação VIII

Deu na mídia. Também no site da Globo: “Depois de 16 horas em salão, Valesca Popozuda exibe seu novo visual. Na madrugada desta quinta-feira, 9, funkeira usou uma rede social para mostrar o passo a passo de sua transformação”. Não só uma notícia de transcendental importância, como também de interesse para a cultura geral de uma nação carente de eventos desse jaez. VIGE!

Constatação IX

Rico usa jeans; pobre, brim coringa.

Constatação X

E como ponderava o obcecado: “Desde que não tenha mulher envolvida, porque ninguém é de ferro, eu sigo rigorosamente as escrituras, mandamentos e outras santas recomendações religiosas”.

Constatação XI (Para, eventualmente, ser declamada em festa de fim de ano escolar, àquela que a gente só curte quando nossos filhos ou netos participam. Caso contrário, essas comemorações são dose de elefante, rinoceronte e/ou outros mamíferos e quadrúpedes de grande porte).

O rinoceronte,

Aquele brutamonte,

Que metia

O nariz

Onde não lhe competia

Por um triz,

Quase ficou a ver

Navios

Sem o nasal

E dizer,

Com muita propriedade:

“Quase que dispenso

A necessidade

De atavios

E de usar lenço

Rendado

Ou de papel jornal”.

Coitado!

Constatação XII

Libertino é todo o cara que é flagrado...

Constatação XIII

A grande manchete,

Que deu no jornal

Argentino

– Facciosamente,

Diga-se de passagem –,

Foi que o goleiro,

“Um cretino,

Todo fiteiro,

Jogou de meia soquete,

De calcinha

De seda e de tergal,

Com florzinha

E babado,

Embaixo do calção,

Ao invés de sunga”.

Evidentemente,

Passou

A ser chamado,

Em linguagem

De baixo calão,

Pela torcida

Adversária,

Contrária,

Ensandecida,

Diuturnamente

Reprimida,

– Que eternamente

Xinga, apupa, resmunga –,

De gabola,

De cabotino,

Principalmente

Quando pegou,

Agarrou,

Defendeu com firmeza,

E com muita destreza

A bola

Num penal,

Aliás, muito mal

Chutado.

Coitado!*

* Não ficou devidamente esclarecido se o “coitado”, acima referido, destinou-se ao goleiro ou ao atacante que chutou mal o pênalti. Se alguém, que assistiu esse disputado jogo, tiver essa transcendental informação, por favor, repassar para Rumorejando, aos cuidados do blog. Obrigado!

Constatação XIV

Rico tem pantofobia (medo de tudo; temor mórbido de um mal desconhecido; panfobia, panofobia. [Houaiss]); pobre, não tem mais o que temer.

Constatação XV (De conselhos úteis, mui respeitosos, diga-se de passagem, aos vice-campeões dos campeonatos regionais por este Brasil afora e alhures. De nada!).

Tem certo tipo de pessoa

Que se julga numa redoma

Principalmente

Quando o assunto

É futebol.

Mas a empáfia se escoa

E de toda àquela tororoma*

Fica restando tão somente

Um pessoal super bestunto**

Que só ganha em fazer farol.

* Corrente fluvial forte e ruidosa.

** Cabeça de curto alcance, ou estúpida.

Constatação XVI

E como lucubrava o septuagenário: “A necessidade de ser excitado para atingir determinados nobres objetivos é diretamente proporcional aos de idade avançada (rico é idoso; pobre é velho) e inversamente proporcional aos jovens. Estes se excitam até com o ar que respiram; com o vento, nem falar...”

Constatação XVII

E já que falamos em septuagenário, há a história daquele um, quase octogenário, que contava, pela centésima oitava vez para os circunstantes na Boca Maldita, em Curitiba: “Pois é, quando eu pedi ela em casamento, ela me disse que não e eu interpretei, como a vida me ensinou, como talvez; mais tarde, eu repeti o meu pedido e ela disse talvez e eu, naquela mesma linha de raciocínio, interpretei como sim. Mas, nada ocorreu. Bem mais tarde eu tornei a fazer meu pedido apaixonado e, finalmente, ela disse sim. No entanto, esse “sim” não levou a nada porque fiquei esperando indefinidamente sem que ela se decidisse de vez. Mais sorte teve o personagem do livro O Amor Nos Tempos Do Cólera, de autoria de Gabriel García Marquez, Florentino Ariza, que esperou 51 anos, nove meses e quatro dias para ficar com a mulher que amava, Fermina Daza”. Coitado!*

*Não sabemos se é “coitado” ou “coitados”, ou nenhum dos dois. Como as estações de televisão costumam fazer com os seus – deles – espectadores, aguardamos o pronunciamento dos nossos prezados leitores a respeito. Obrigado!

Constatação XVIII

Rico reside; pobre mora.

Constatação XIX

Rico compra automóveis; pobre, financia, na melhor das hipóteses, uma bicicleta.

Constatação XX

O noivo, excitado,

Teve um tremelique

E ficou

Meio desmaiado.

Aí, viu-se obrigado

A cheirar sais.

Não é que deu nele

Um chilique,

Daquele,

Bem na noite dos esponsais?!

Coitado!

Constatação XXI

E outro nubente

Teve um faniquito.

Não é que ele

Foi picado

Por um mosquito,

Bem naquele

Delicado

Lugar fremente,

Na hora antecedente

Do assim chamado

Bem-bom.

Que papelão!

Coitado!

Constatação XXII

Se o meu Paraná

Não mudar

Já, já

A sua maneira

‘Acanhadona’

De jogar

Parecendo

Como sendo

De brincadeira

Vai continuar

Na segundona.

(Acanhadona?)

Constatação XXIII

Não se pode confundir aparente com ‘a parente’, muito embora, foneticamente, fique soando igual e que algumas pessoas achem que sogra não é a parente como ela costuma reivindicar. Alguns genros e noras chegam até a considerar de modo aparente que ela efetivamente é. Principalmente quando ela é bem abonada... VIGE!

Constatação XXIV (De um pseudo-soneto).



Desejo profundo.



Ela me chamou de velho rabugento

De gagá, de caduco, de caquético,

Só porque eu, nem por um momento,

Quis assistir o jogo do seu Atlético.



Assistir partida de qualquer time fraco

Não faço a mínima ou máxima questão.

Já basta o meu Paraná que é um saco

Que só perde e eu sofro até a exaustão.



“Um jogo contra o Coritiba, você torce para quem?

– E você sabe que eles são um dos nossos rivais –

Para nós ou para eles, ou talvez para ninguém?”



“Não perco o meu tempo quanto a outros times.

Só quero que o meu caro Paraná não perca jamais.

Aí, volta meu apetite e, para emagrecer, os regimes.

Constatação XXV (De uma quadrinha dedicada às convictas).

Indubitavelmente,

Às vezes eu sinto

Que até chegar aos finalmente

É estar num labirinto.

Constatação XXVI (Deu na mídia).

Além da Mulher Mangaba também estão chegando por aí as seguintes: Mulher Saputá, Mulher Pupunha, Mulher Jambolão e Mulher Pau de Jacú. VIGE!



DÚVIDAS CRUCIAIS VIA PSEUDO-HAICAIS.

Dúvida I

É muito padecimento

Uma negativa quando

Se pede um aumento?

Dúvida II

É muito sofrimento

Uma outra negativa quando

Se tenta um adiantamento?

Dúvida III

E é muito tormento

Ver o meu Paraná,

De vitórias, lazeirento?

Dúvida IV

É muito deslumbramento

Achar que é possível se virar só

Na base de autofinanciamento?

Dúvida V

É ser muito cara de pau

Andar na base do vento a favor

Na temperatura de menos 1 grau?

Dúvida VI

É muito adorno

Flagrar o cônjuge e não

Ficar com dor-de-corno?

Dúvida VII

Ser assexuado

É sinal que o cara

Anda sempre desarmado?

Dúvida VIII

Em Pamplona, na corrida de touros,

Será que os chifrados consideraram

Que receberam, da vitória, os louros?

Dúvida IX

É falta de benevolência

Não dar um amasso nela

Quando ela está com carência?

Dúvida X

Será que o estrume

Tem o cheiro que tem

Por não ingestão de perfume?

Dúvida XI

Ser cordato

Em tudo que acontece

É estar bancando o pato?

Dúvida XII

Toda essa sangria

Nos cofres da nação

Deixa o país com anemia?

Dúvida XIII

A Seleção do Brasil,

Até o presente momento

A ninguém seduziu?

Dúvida XIV

O povão irá descer à terra

Se o Brasil na Copa

Pelo jeito se ferra?



E-mail: josezokner@rimasprimas.com.br

Site: www.rimasprimas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário