Postagens populares

Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

BRAZIL: QUEM ESTRAGOU O LEITE DAS CRIANCINHAS???

O BATISMO DO LEITE.


Foto: Reprodução de TV


Leite é adulterado com produto cancerígeno no Rio Grande do Sul

Cem milhões de litros de leite foram misturados com ureia e formol.

Além do RS, o leite adulterado era vendido também no PR e em SP.G1.com/Edição do dia 08/05/2013




Marina da Silva
Não se assuste! Não é assunto de religião e batismo aqui não é o rito religioso de aceitação da fé cristã. O batismo do qual falo é o mesmo que falsificação, adulteração de mercadorias.



O leite sempre foi batizado e muitos acreditavam religiosamente, que somente com água. Batizar um produto é, além de abusar da fé do consumidor, uma fraude para conseguir lucros cada vez maiores.



Assim como o batismo cristão é um ritual histórico instituído por João Batista, o profeta que batizou Jesus nas águas do rio Jordão, o batismo como falsificação, adulteração de produtos pode ser rastreado em tempos remotos, especialmente ligados ao surgimento, ascensão e estabelecimento definitivo do modo de produção capitalista.



O batismo não ocorre somente em tempo de vacas magras, mas principalmente com o aumento da competição e não se prende somente ao leite, mas ao “pão, vinho e a hóstia sagrada”.



Chevalier, químico francês, citado por Marx em O Capital (1998:289), relata processos de adulteração de mercadorias: “Para o açúcar, há l6 métodos de falsificação; para o azeite de oliva, 9; para a manteiga, 10; para o sal, 12; para o leite, 19; para o pão, 20; para aguardente, 23; para a farinha, 24; para o chocolate, 28; para o vinho, 30; para o café, 32 etc. Nem mesmo o bom Deus escapa dos falsificadores”.



O recente batismo do leite descoberto pela polícia federal na Operação Ouro Branco (outubro/2007), em cooperativas do estado de Minas Gerais, maior produtor de leite do Brasil; e que deixou graves suspeitas sobre toda a linha de produção láctea no país, é apenas mais um processo de falsificação entre milhares de outros que sofrem os laticínios. Soda cáustica, água oxigenada são apenas substâncias da fórmula de fazer dinheiro fácil ainda no balde batismal, desrespeitando e abusando da boa fé e principalmente da impotência do consumidor.



Tudo o que é verdadeiro pode e é falsificado: alimentos, bebidas, produtos de limpeza, de beleza, remédios, drogas, roupas, calçados, jóias, CD’s, DVD’s, livros, brinquedos, os selos de inspeção e fiscalização dos órgãos do governo, carteira de motorista, diplomas do prezinho ao doutorado, informação.



Adulteração, falsificação, contrabando, pirataria, saem das fábricas e povoam os lares e as relações humanas numa prostituição inimaginável no século XXI. Pode-se resistir a uma ou outra falseta, mas não a avalanche que tomou conta do mundo atual, onde a produção de mercadorias cada vez mais se vale de ações ilegais, corruptas, fraudulentas, formas precárias e desumanas de trabalho e muito do trabalho escravo de adultos, jovens, crianças.



Rascunho este texto com caneta e caderno made in China, uso roupas suspeitas de trabalho escravo em confecções de São Paulo e enquanto digito o computador me alerta que meu software pode ser pirata. Mais grave, no entanto, foi ver na TV o deputado federal mais votado na última eleição, do alto plenário, defender com extremo fervor e santidade o contrabando e a pirataria, visando tornar constitucional a ilegalidade, a imoralidade. Esse tal Paulo Maluf, procurado pela Interpol!



A ênfase dada ao vale tudo na contemporaneidade, a fúria na busca das melhores vantagens comparativas (matérias-primas, mão-de-obra barata, isenção fiscal e outras benesses), a destruição impiedosa da concorrência na luta pelos mercados, mudam não somente o significado e a forma de produção de mercadorias como afetam as relações sociais de trabalho, a vida do trabalhador (caráter, personalidade) e da sociedade em geral invertendo os valores éticos, morais.



"Atualizado: 09/05/2013 17:25 | Por estadao.com.br/Leite: governo do RS retira outras marcas do mercado. Por precaução, medida atingiu também as marcas Hollmann, Goolac e Só Milk"

Investigação identificou quatro marcas com lotes impróprios para o consumo
Foto: FOTO: Arte / O GLOBO
"Investigação identificou quatro marcas com lotes impróprios para o consumo FOTO: Arte / O GLOBO". Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/mais-tres-marcas-de-leite-tem-venda-suspensa-no-rs-8340788#ixzz2SqKY7ojG
"A secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul suspendeu a comercialização de mais três marcas de leite: Hollmann, Goolac e SóMilk. Os produtos são envasados pela VRS Indústria de Laticínios, a mesma fabricante da Latvida. O Ministério Público do Estado (MP-RS) já havia proibido a venda das marcas Líder, Latvida, Mu-mu e Italac. devido à investigação sobre adulteração de leite por parte de transportadores. A suspensão é uma medida preventiva, segundo as autoridades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário