Postagens populares

Pesquisar este blog

sábado, 11 de julho de 2020

BRAZIL COVID-19: VIDA SEGUE...

É PRECISO SABER VIVER...
Marina da Silva

Viver é uma arte, é perigoso, diz Guimarães Rosa em Grande Sertões, Veredas. E é preciso não só saber viver1, mas aprender a viver com as pedras no meio do caminho, diria  Carlos Drummond de Andrade, o poeta itabirano.


No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.2

E a aprendizagem é a arte de ir vivendo, seguir em frente, as vezes só sobrevivendo, caindo, levantando e tudo porque viver é um absurdo3 atroz. Todos nascemos sabendo que vamos morrer, só não sabemos o quando, onde, por que, como, diz por exemplo a crença espírita. A vida seria um estágio de aprimoramento...Ou não, do ser.
É uma crença reconfortante, mas paro aqui, por que nada sei do Espiritismo, além do meu grande respeito e admiração por Chico Xavier.4
E lidamos com tal fato, vivendo, optando sempre pela vida, do jeito que Deus manda e quer, diz o dito popular.
https://www.cartacapital.com.br/sociedade/atlas-da-violencia-2017-negros-e-jovens-sao-as-maiores-vitimas/  MATA-SE HORRORES NO BRASIL, APRESENTADORES DE TV PEDEM PENA DE MORTE CONTRARIANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. MATAR MULHERES, NEGROS, POBRES, FAVELADOS É O ESPORTE NACIONAL. e MAIS DO QUE NUNCA, MATAR É  APROVADO E DEFENDIDO PELO PRESIDENTE ELEITO, FAMÍLIA MILICIANA E ELEITORES BOLSONARISTAS.5

E a literatura, a música, o teatro, o cinema, enfim, todas as artes nos dizem deste lado efêmero, passageiro da vida.
Nossa forma de lidar com tal fatalidade é não falar da morte para uns ou falar da morte o tempo todo para outros ou não fazer ou falar merda alguma de tal assunto, meu caso.
Pessoalmente sempre achei a morte natural [sem homicídios como causa], um fato da vida do ser humano: as vezes ela vem calma quando a gente está dormindo, as vezes vem antes da hora, as vezes teima em não aparecer para certas pessoas que vão vivendo cem, cento e vinte, cento e vinte cinco anos. Outras vezes ela ocorre ainda no útero, no parto, no "mal dos sete dias", numa topada de pedra no meio do caminho e alguns "morrem de velho", fazendo hora extra na Terra. E a gente vai levando, porque "é a vida, e é bonita, é bonita, é bonita".6 Viver é bom.
Então na Quarentena Coronavírus (Covid-19) e depois no Isolamento social, que no meu caso começou dia 19 de março de 2020, a música, a leitura, a poesia, a dança, os filmes, séries, documentários, programas diversos eram minhas estratégias para me manter mentalmente saudável e funcionaram até a demissão do Mandetta (16-04-2020), ministro da Saúde, em plena pandemia Covid-19 e tudo porque ele estava fazendo corretamente e seguindo orientações científicas de médicos infectologistas, virologistas, do corpo médico geral e da OMS- Organização Mundial de Saúde.

***
Por que um presidente eleito democraticamente e constitucionalmente POR MAIS DE 57 MILHÕES DE ELEITORES para administrar o Brasil fez isto?
Ele é intelectualmente desfavorecido, mas não cretino, idiota. Ele sabia e sabe o que fez, por que fez, e faz seguindo as mesmíssimas  orientações iniciais de países europeus que optaram por não fazer nada, deixar as pessoas se contaminarem e desenvolver a tal IMUNIZAÇÃO DE REBANHO. E ainda insistir no uso da hidróxido de cloroquina. E milhares de vidas se foram pela lógica neoliberal de fazer o mínimo para o povo, destruir todas as estruturas do Estado com políticas voltadas para o povo, principalmente na Educação e Saúde. Uma tragédia anunciada e não interrompida a tempo que ceifou milhares de vidas, causou dor, sofrimento e perdas irreparáveis, criminosas, verdadeiros atentados contra a vida da própria população.

"Coronavírus: inércia política aumenta número de mortes(...)"


Nós brasileiros acompanhamos tudo ao vivo e a cores e foi dando um aperto, ansiedade e aflição  na população: e se o coronavírus chegar ao Brasil?
Chegou, não só ao Brasil, mas em toda as Américas. E seguimos exatamente, aqui, falo dos Estados Unidos, uma potência decadente, e Brasil, um gigante que tentou acordar para o povo brasileiro e para a soberania da nação (2003) e foi nocauteado por um golpe de Estado, capitaneado pelo PSDB e aécio neves, o candidato corrupto investigado na Lava Jato, blindado pelo sérgio moro, derrotado nas eleições democráticas, constitucionais de 2014.7
Um pasmo surreal que virou pesadelo nas eleições presidenciais de 2018, de onde, vindo das trevas e porões da ditadura foi eleito bolsonaro, líder da direita conservadora entreguista e apátrida, aliás, nossos militares no poder tem uma pátria adorada: os Estados Unidos, país escangalhado  por donald trump e financiado por gente da mesma laia, entre eles, steve bannon que, sendo acionista do Facebook, usou dados de cidadãos de várias nações do mundo para favorecer dirigentes corruptos e fraudou as eleições nos Estados Unidos e Brasil, através de sua empresa Cambridge analítica. Fatos vindo a público no documentário O GRANDE HACKER8  documentário Netflix e na recente auditoriado Facebook que deixa claro que Mark Zurkerberg e sua empresa nada fizeram para impedir discursos de ódio, racismo, homofobia, misoginia nas suas redes sociais (Facebook, Instagran, What'sapp); além de ter vendido os dados das pessoas para fins ilícitos da Cambridge Analítica (empresa de steve bannon) que fraudaram as eleições de 2016 nos Estados Unidos e 2018 no Brasil.10
Todas estas informações me foram possíveis acompanhar de perto e confirmar durante a Quarentena e Isolamento social: assisti muitos documentários, filmes, séries, jornais do mundo. Então eu sabia e sei o que eles fizeram na pandemia Covid-19 e por fizeram e fazem e isto me deu uma imensurável sensação de IMPOTÊNCIA.
***
Depois da demissão do segundo ministro da Saúde Nelson Teich (15-05-2020), que era só de fachada, e o desmantelamento da Força tarefa de combate ao Covid-19, a cada estatística diária do avanço e mortes por coronavírus no país foi me desmoronando, destruindo todas as minhas estratégias defensivas contra o adoecimento psicológico. 
Fiquei sem terapeuta e psiquiatra. Só podia pegar receita. Em maio estava um trapo por dentro. Parei com os exercícios físicos, parei de cantar e dançar, tentar aprender costurar. Como me permitir ficar alegre em meio a tantas mortes e dor?  Minha alimentação ficou ruim e sou diabética, a ansiedade foi às alturas, piorou o bruxismo (apertamento de dentes), o sono sumiu, saí das redes sociais, parei de assistir jornais e informes, quis sumir. 
Chorava muito, longe da família; não podendo abraçar e beijar minha filha e irmã e sobrinha, pensava no desespero das amigas do peito,  grupo de mulheres e meninas em tratamento oncológico. Enfim, fui covarde. Eu que venci o câncer de mama invasivo entre 2002-2003, um tratamento super agressivo, amarelei com o Covid-19.
A psicanalista me propôs atendimento online, mas não funcionaria para mim, recusei. Não liguei para meu psiquiatra em nenhum momento, ele devia dar preferência para os casos mais urgentes. Pedi socorro a Deus, a Jesus, a Maria santíssima. A fé nunca falha.
Final de Maio dei um basta em mim mesma! "Reaja Marina, é uma ordem! Você não tem direito de preocupar sua filha, irmãs, família. Chega de choro! Deus está no comando sempre e isto também vai passar."
***
Dia 25 de Maio voltei aos exercícios físicos e me obriguei a assistir um jornal. Quem tem direito de fingir que nada está acontecendo, que a perda destas vidas não importa a ninguém além da família?
Só o satânico bolsonaro, sua família de corruptos como ele e seus militares, milicianos e eleitores zumbis. Eles não são humanos, estão num estágio inferior de humanização, são hipócritas com suas crenças de "pessoa de bem" e eu devo, preciso e consigo viver com isso? SIM. DEVO, PRECISO, CONSIGO!
***
Se algo me ajudou muito durante o tratamento oncológico a lidar com o medo, além da medicação tarja-preta, e de verbalizar meus medos, dores, perdas, sentimentos angustiantes foi a terapia psicológica - os tarjas-pretas e psicanálise. E especialmente a ESCRITATERAPIA. A cura pela escrita dos meus sentimentos, medos, angústia, impotência. E foi à escrita que me voltei, acho que em Junho, e é o que está me ajudando bastante. Como meu blog de câncer de mama está desativado, não escrevo lá desde a morte de meninas muito queridas, resolvi escrever aqui, no blog de geoeconomia, geopolítica e tal.
25 de maio de 2020
Acordei tarde, lá pelas 10H, pois a insônia, angústia e ansiedade levaram meu sono, vesti a roupa de física, calcei tênis e liguei novamente o canal Youtube exercícioemcasa.com.br e fiz a atividade. Voltei a usar anotações e ticar:  rezei, levantei 10H; tomei remédios; tomei café; fiz exercício; tomei água; tomei suco verde; vi Jornal Hoje; tomei banho;  almocei macarrão integral, chupei laranja, comi maçã; vi série tal, jantei macarrão integral; li.
Na segunda semana de Junho já sentia os efeitos benéficos dos exercícios físicos e da disciplina nos meus ânimos. Fiz exames de sangue dia 16 e fiquei uma semana sem olhar resultados, até quase ao final do mês. 
Minha filha ficou me pressionando e eu saindo pela tangente no assunto resultado de exames. Enfim resolvi encarar e a glicose em jejum 137. 
De volta ao presente: bani todas as desculpas para sabotar a alimentação e o pior é que a desculpa é a realidade dos números de mortos e a sabotagem e desprezo pela vida do povo brasileiro pelo bolsonaro e seus generais e todos alinhados com ele que querem o CAOS para dar um golpe. Como eduardo bolsonaro tem o topete de falar em golpe, dia, hora marcados para F* a democracia. Tem o mesmo QI do pai, uma anta.
Mas é preciso aprender a sobreviver a eles sabotando tudo e viver com a dor do povo brasileiro e não virar estatística no campo mortes por Covid-10.
***
Consulta psiquiatra.
Não foi fácil, não é fácil, mas o psiquiatra, após avaliar tudo que lhe contei da tristeza, angústia, ansiedade, insônia, raiva, impotência me disse que estou indo muito bem, para continuar minhas estratégias:
"Você está ótima, você está indo bem apesar de tudo" e me recomendou um remédio para vermes agora que estou comendo muitas folhas.
Saí de lá confiante, pensativa, não achei o remédio de vermes. É só o que está me faltando: lombrigas!
Não levei os exames para ele ver. Quem pediu foi a endocrinologista. Minhas consultas estão todas atrasadas e não surtei por isto. Mas posso estar com anemia, sei lá. Parei com arroz integral, macarrão integral, chocolate amargo que estava devorando de "nervoso" na casa da minha irmã; parei com cervejas, vinho Pérgola. Mas sem uma cachaça...
***
Minha chefe entrou em contato, talvez trabalhar me ajude, só lançamentos de dados e sou obrigada a confessar que meu computador é do século passado, não  tem nem aguenta Excell, não tem som. Peguei o notebook da minha irmã emprestado, só que o cãozinho pinscher Miki brincou com ele, caiu no chão e a tela agora é  escola de samba Mangueira,  tela verde e rosa e minhas vistas não ajudam em nada.
Se eu pudesse ir ao meu posto de trabalho e usar a secretaria...Mas não dá: diabética, leucopênica desde o tratamento do câncer, 57 anos. A verdade é que não dou conta de acompanhar as conversas do teletrabalho no "zazapis" do serviço, muitos termos técnicos, administrativos, linguagem de peritos e sempre tem problemas de conexão, mudança de programa, programa não entra, troca programa, troca  os e-mails, e espera o pessoal da informática consertar e a ansiedade e angústia vai às alturas e passam de 50, 60, 70 mil mortos e bolsonaro ri, despreza; e a cada aumento de mortos  bolsonaro tripudia;  e pela terceira ou enésima vez ele diz que tem Covid-19 FAKE, como a FAKE facada e volta a ser o "véio" asno empurrando a cloroquina que ninguém quer tomar sem prescrição médica.
E meus nervos estão em frangalhos com as previsões, com o caos na Saúde, com a impotência dos brasileiros jogados em macas, morrendo em casa, lutando na justiça por uma vaga no CTI e as mortes que parece estupidificar as pessoas...
***
Não posso, não vou cair agora em Julho. Faço 57 anos dia 21. Como viver este pesadelo? Como viver o governo brasileiro sabotando e na espreita para um golpe fechando o CONGRESSO E STF, e pior, como viver o governador mineiro #romeuzemagenocida   e suspeitas de ilícitos no hospital de campanha que nunca é inaugurado e custou 5 milhões de reais ou 1 milhão de dólares? E os respiradores que custaram baratinho, 50 mil cada um e ninguém sabe onde estão, porque não foram entregues? O que se fez com os testes Covid-19 enviados pelo ministério da Saúde?
Partido Novo? #zemabolsonarista, neoliberal sabota meu estado, Minas Gerais, com atuação pífia e jogando para prefeitos as responsabilidades do Estado. É briga política para tomar o Estado os seus "donos" do PSDB, PMDB. E já temos mais de MIL E QUINHENTOS MORTOS NO ESTADO, o Coronavírus espalhou-se  para cidades do interior que sem vagas com respiradores vem para a capital Belo Horizonte que já está com mais de 90% de ocupação de leitos de UTI e pessoas morrem de outras doenças que precisam de CTI, UTI, respiradores.
E NINGUÉM NOS SOCORRE. Crimes contra a VIDA DO POVO, sim um genocídio cruel nazifascista que na capital começa a chegar nos bairros nobres...

***
A PESTE

Foi então que lembrei de Albert Camus, o absurdista. Sim, um homem que fala claramente do absurdo de viver, principalmente em momentos graves como guerras e pestes. Comprei suas obras, baixei grátis outras e estou lendo A PESTE.  Este é o livro que todos deveriam ler neste momento para aprender que solidariedade, honestidade consigo mesmo, lealdade, RESPEITO com o trabalho pela vida e em defesa da vida é o que nos salva nestes momentos.
Quando li A PESTE nos anos Noventa, século XX, foi impossível tentar "sentir ou tentar imaginar" o que o autor passou e como sobreviveu  as pestes: Primeira e Segunda guerras mundiais e pandemia Influenza.
E lendo agora é O MESMO SENTIMENTO que tenho, que temos; e é com A PESTE que estou me salvando das ações absurdas do governo federal e estadual; que sinto os esforços e problemas enfrentados pelos prefeitos e governadores sabotados em seus Estados; dos comportamentos irracionais da população nesse momento grave manipulado por políticos, presidente, militares, capitalistas como o véio da Havan; donos de rede de TV como sílvio santos e bispo edir macedo e outros; apresentadores de Tv influenciadores como ratinho, datena.
A PESTE está me ensinando muito; viver o absurdo da crise Covid-19, da irracionalidade política totalmente racional e concatenada com o plano neoliberal norte-americano e do governo bolsonarista preocupado em militarizar autoritariamente a nação destruindo todas as estruturas e instituições do estado, entregando nossa soberania para  nos manter colonos dos Estados Unidos, um plano que pode ficar bem AMARELO com o gigante chinês, a super potência asiática capitalista atual.
A verdade da peste Covid-19: mata como as polícias no Brasil os pobres, miseráveis, os PPP- pobres, pretos, periferia ou moradores de favelas e aglomerados e com uma eficiência indiscutível. Em menos de 100, cento e poucos dias ceifou 70 mil vidas, fato conseguido com bastante esforço das polícias, milicianos, narcotraficantes em 365 DIAS.
"O Atlas da Violência 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta segunda-feira 5, revela que homens, jovens, negros e de baixa escolaridade são as principais vítimas de mortes violentas no País. A população negra corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios. Atualmente, de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. De acordo com informações do Atlas, os negros possuem chances 23,5% maiores de serem assassinados em relação a brasileiros de outras raças, já descontado o efeito da idade, escolaridade, do sexo, estado civil e bairro de residência."11


Fonte
1. Trecho da canção "É preciso saber viver" de Roberto Carlos e Erasmo.

2. ANDRADE, Carlos Drummond de. 100 POEMAS. Belo Horizonte: editora UFMG, 2002.


3. CAMUS, Albert. A PESTE. 1947. Filosofia do absurdo.


4. Sobre Chico Xavier ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier

"Francisco Cândido Xavier,[1] mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910  Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.[4][5][6][7] [8][9] Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que publicou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.[1] Chico Xavier alegava ter psicografado mais de 450 livros,[10][11] tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares[12][13] e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história,[14][15] mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.[4][5][12][13][14][1] Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.[4][13] Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo.[13][16]"

5. Sobre a violência no Brasil ver: ATLAS DA VIOLÊNCIA. https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/2/2017;https://www.cartacapital.com.br/sociedade/atlas-da-violencia-2017-negros-e-jovens-sao-as-maiores-vitimas/


6.Trecho da canção de Gonzaguinha  


7. Sobre sérgio moro e os crimes ver: VAZA JATO https://theintercept.com/2020/01/20/linha-do-tempo-vaza-jato/
8. O GRANDE HACKER https://www.netflix.com/watch/80117542?trackId=13752289&tctx=0%2C0%2C4bada6327c3f0389959fb0e4fa8778fdfc502b79%3A15c4177efbc15e914cdd7856fd0d3bac25ea215e%2C4bada6327c3f0389959fb0e4fa8778fdfc502b79%3A15c4177efbc15e914cdd7856fd0d3bac25ea215e%2C%2C

9. Sobre VENDA de dados e vazamentos suspeitos de dados ver: https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-falha-em-proteger-direitos-civis-diz-auditoria-167745/

10. Sobre a atuação de steve bannon e sua empresa Cambridge Analytica ver: documentário O grande hacker https://www.netflix.com/watch/80117542?trackId=13752289&tctx=0%2C0%2C4bada6327c3f0389959fb0e4fa8778fdfc502b79%3A15c4177efbc15e914cdd7856fd0d3bac25ea215e%2C4bada6327c3f0389959fb0e4fa8778fdfc502b79%3A15c4177efbc15e914cdd7856fd0d3bac25ea215e%2C%2Chttps://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/18/opinion/1539892615_110015.htmlhttps://www.cartacapital.com.br/politica/as-pistas-do-metodo-201ccambridge-analytica201d-na-campanha-de-bolsonaro/

11.ATLAS DA VIOLÊNCIA. https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/2/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário