Postagens populares

Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 6 de abril de 2014

BRAZIL empresa: entre o passado e o futuro: "UMA EMPRESA CHAMADA MINAS."


Mosaico a partir de www.google.com.br/images. Futuro??? AUSENTE.

ENTRE O PASSADO E O FUTURO.
Marina da Silva
Era o título da reportagem sobre a posse do mesmo governo no estado de Minas num desses jornais daqui das Alterosas. Parecia nome de livro ou me lembrou um nome de livro, não sei...Mas a chamada era sugestiva. Então resolvi ver na TV o que poderia significar na mesma administração, o passado e o futuro.
O palácio foi preparado para receber Aécio Neves, o reeleito (2003-2010) que pulou do RollsRoyce e desfilou no mais longo tapete vermelho da história mineira e entre palmeiras imperiais que ao longe davam a impressão de estarem engessadas ou pintadas a cal. E ele imperou solitário entre elas saudado pelos dragões da Inconfidência, curvando-se majestoso no presente, tal qual o fizera seu avô  Tancredo um político, que depois de JK é o nome mais lembrado pelos mineiros. 
No passado, o avô representou a aurora de um futuro sonhado, esperado, chorado e sufocado nos longos anos da ditadura e que foi logrado, abortado por uma diverticulite inoportuna. Chorei-o, como minha avó chorou Getúlio e minha mãe, Juscelino.
Ali no tapete vermelho, ausente estava a antiga euforia dos anos oitenta e o sonho de uma nação que deslancharia rumo ao Primeiro mundo. Acordado o gigante, cada um, ou pelos menos não tão poucos brasileiros teriam o seu quinhão no bolo de riquezas que viriam com certeza. Mas o bolo ficou encruado nas chamas do dragão galopante da inflação que era combatido com um mero apertar de gatilho. Na verdade não havia intenção de fatiar o bolo, só sonho de povo sofrido, oprimido. E não me desmintam os "ricos emergentes"!
www.google.com.br/images. collor[1990-92]...esquece!  Instaurou a nova fase liberal abrindo as portas e pernas do Brazil aos povos amigos. "A cara da riqueza"!

Do Velho oeste Sarney, pulou-se para a Jornada nas estrelas do  liberalismo collorido. O futuro estaria destravado abrindo as portas do Brasil às nações amigas! A salvação era a privatização e o fim do estado paizão, um discurso único uníssono! Não havia a mínima preocupação em atrelar o crescimento da economia com  desenvolvimento social da nação. Quanto mais se tentava igualar o país ao países desenvolvidos, mais e mais parecíamos periferia, submundo. 
www.google.com.br/images. Renan Calheiros substituiu Saney na presidência do senado e Roberto Jefferson não é o santo que denunciou o Mensalão sem os tucanos???


No poder FHC- fernado henrique cardoso cristalizou o parasitismo [dependência  econômica atrelada ao Primeiro Mundo, leia EUA] isto é, veja, sujeição e inferiorização do Brasil, um gigante...eunuco!
Então... voltamos à esperança vermelha que venceu o medo [lula-2003-2010] e em menos de dois anos caiu na apatia; ninguém mais sabia onde estava o futuro. O sonho, muito curto, tornou-se um enorme e angustiante pesadelo coletivo; e na ausência de futuro, ficamos na mesma e do mesmo jeito, lá e cá: presidente e governador, reeleitos.
Mosaico a partir de www.google.com.br/images. "Farinha do mesmo saco"
Alvorada Voraz.
"Apocalipticamente, como num clipe de ação
Um clic seco, um revólver, aponta em meu coração
O caso Sudan, Maluf, Lalau, Barbalho Sarney, Ninguém paga o Jornal,
é a propaganda, pois nesse pais, é o dinheiro quem manda
Juram que não corrompem ninguém, agem assim
Pro seu próprio bem

São tão legais,
foras da lei,
Pensam que sabem de tudo,
O que eu não sei". RPM

Link: http://www.vagalume.com.br/rpm/alvorada-voraz.html#ixzz2xaR9cNsQ

 Lá, em Brasília, discurso chocho, comedido; aqui em Minas, posse imponente e a mesma receita de bolo: choque! 

.
www.google.com.br/images. Juntos e misturados...[2003-2014] fiéis seguidores da cartilha de Mário Covas que aplicou o mesmo golpe, ops, choque de gestão em São Paulo nos anos 90 apropriando  só o discurso da moda: teoria, conceitos, ferramentas da administração ( missão, metas, otimização, gestão, estratégias, avaliação de desempenho, meritocracia, etc) para encobrir alto grau de corrupção!
                 
Quando em 2003, aécio neves reeleito avisou aos mineiros que no seu governo faria um choque de gestão, ninguém teve dúvida de que isso significava – cortes! Nos salários dos funcionários públicos e nos gastos com Saúde, Educação, Segurança, Habitação, Transporte, etc, aquelas coisas que só servem para enfeitar discurso em campanha eleitoral! 
A verdade é que no segundo mandato, áecio e cia radicalizaram geral[choque de 2ª geração] sub -investindo em políticas públicas, especialmente na saúde, segurança pública e educação e super investindo em propagandas e representação/apoio a empresários, investidores, capitalistas que de olho no crescimento global da China e Índia apossaram do que Minas tem de melhor: "setores de extração de minerais metálicos, metalurgia, alimentos, petróleo e álcool [que] representam 70,9% do PIB do estado" que tem baixa diversificação industrial. 
Mosaico a partir de www.google.com.br/images. IRRESPONSABILIDADE AMBIENTAL na corrida por minério de ferro século XXI! 50 anos de destruição em menos de 5 anos de exploração!


O valor de Minas está nas suas montanhas...de negócios da China! A  opção em transformar o estado em uma Empresa amparou-se nas PPP's- parceria público privada um casamento perfeito entre o estado necessário do pseudo-socialismo democrata de aécio e a sustentabilidade de capitalistas (empresários e/ou investidores especuladores) nativos/estrangeiros!
"O que temos aqui é o estado necessário" afirmava aécio diante do tsunami de investimentos no Brasil a partir do PAC-2007; crise mundial financeira 2008 ; a escolha do Brasil para sediar a World Cup 2014 e Olimpíadas 2016! Um oceano de bilhões de dólares dos cofres públicos para serem "aplicados" em obras de infraestrutura e de mobilidade urbana sem a menor FISCALIZAÇÃO! 
Foto Marina da Silva. Revolta do busão. Jun/13

"Aécio responde aos adversários dizendo que o choque de gestão jamais teve um fim em si mesmo". A união perfeita, sem conflitos com o setor privado jamais foi a missão e meta na administração do estado.
"Eu falo sempre que só em não atrapalhar o governo já está fazendo uma grande coisa. A sinergia com o setor privado  - que sabe onde estão os gargalos - foi absolutamente fundamental para que atingíssemos este nível de qualidade na gestão pública". revista Valor econômico/set-2007.

Foto Marina da Silva. MINAS EDUCAÇÃO. 5º ano 6.9 em 10 [perto da mediocridade]; 9º ano 4,6 em 10 [abaixo da mediocridade e beirando ao cretinismo]. DETALHE: TEM O MELHOR ENSINO...do Brazil nas propagandas mineiras.

Choque de gestão  significa austeridade, compromisso fiscal, não gastar nada além do que pode e blá, blá, blá. aécio não foi o primeiro e nem precisa ser adivinho para saber que não será o último a repetir esse modelo se presidente for.
"A capital mineira é hoje, de fato, um grande canteiro de obras pública e privadas. Só do Programa de Aceleração Econômica (PAC), R$500 milhões foram aplicados na cidade" vangloriava-se o prefeito fernando pimentel, um dos colaboradores do governo mineiro, muito afinado com o "estado necessário" e denunciado em 2008 por suspeita de má-versação do dinheiro público juntamente com aécio e márcio lacerda". Cold case*.


www.google.com.br/images. Três nomes importantes no governo de Minas e da capital Belo Horizonte: aécio, pimentel, lacerda. "Apoio amplo ao empreendedor" está a principal bandeira de governo que promove a farra das empreiteiras em MG.



Foto Marina da Silva. MINAS. SAÚDE. Aumentou os casos de Dengue!
www.google.com.br/images. Aumento de casos e óbitos! Mais de 90 mil  casos de dengue em 2012.


"Se Minas é hoje um dos estados que mais crescem, é pelo esforço que fizemos optando por um novo modelo de gestão, pelo enxugamento da máquina e pela introdução, pela primeira vez no Brasil, de instrumentos de avaliação de desempenho com metas para cada uma das áreas."
Minas avançou!
Mosaico a partir de www.google.com.br/images.

 "MINAS AVANÇA SEM DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS"???. Avançou o número de perdas humanas e materiais nas enchentes, o número de desabrigados, a violência, criminalidade, roubos, assaltos, etc!
 Elevou também muitos outros números e os dados não mentem... muito.
Aumentou a violência e criminalidade na capital e interior. Folha de São Paulo 07/10/2003 e 14/05/2004.
www.google.com.br/images. MINAS. Aumentou a VIOLÊNCIA. 11 CRIMES VIOLENTOS POR DIA! Dados oficiais/2013 .

Aumentou a precariedade na saúde,  segurança; aumentou o número de pessoas morando nas ruas viadutos, favelas. Na capital existem mais de meio milhão de pessoas morando em vilas, favelas, aglomerados, nas ruas.
Aumentaram ainda, os buracos e crateras nas estradas; a devastação do cerrado, o trabalho escravo nas carvoarias, aumentou a degradação ambiental na exploração predatória de minério de ferro e outros.
São números que desfilam dia após dia na mídia.


www.google.com.br/images. MINAS. Meio ambiente. Descompromisso e ganância promovem degradação acelerada!

Enquanto uns poucos são "enriquecidos", o estado da desigualdade entre pobres e ricos fica exposto a cada esquina. Dados recentes sobre o IDH (Fundação João Pinheiro) mostram que a taxa dos 10% mais ricos cresceu e a taxa dos 40% mais pobres também.
Reeleito, o mesmo jargão repetido, mas mesmo assim foram criadas nove novas secretarias.   O choque do segundo mandato é de segunda... Anúncio em jornais e televisão, muito barulho e enormes gastos em propagandas por quase nada! De governador para vice...e versa, dois mandatos de anastasia, o professor, governador com pretensões a senador diz que sai mais pobre do que quando entrou no governo de MG.
www.google.com.br/images. aécio deputado federal, anastasia governador, lacerda ex-secretário do desenvolvimento econômico e prefeito de BH por 2 mandatos.

"Não haverá surpresas. Vou manter a mesma equipe e ser rigoroso na manutenção fiscal e moral do governo, além de concluir grandes programas", afirmou anastasia a revista Encontro, 31 de março de 2010.
Foto Marina da Silva. Revolta do busão. Jun/2013
A população mineira vive de choque! 
Primeiro, choque com o estado de Minas, segundo, o choque da ameaça pública de demissão se metas não forem cumpridas. Mas...elevar o Estado de Minas Gerais a Empresa Minas!  Foi demais! 
Mosaico a partir de images google e fotos Marina da Silva.

Se a primeira gestão ainda pedia choque, será que os eleitos [aécio lacerda, anastasia]  não andaram lendo coisas estranhas, tipo, um manual de como arruinar a vida... na política e desadministrar um Estado? 


O que será menos esquisito e desconfortável para Minas Gerais: gestar choques, gerir choques ou chocar-se com a gestão escolhida? 
Transformar o Estado em Empresa, a população em Colaboradores,  mero gado do segundo maior curral eleitoral do país não será chorar uma decepção nas pretensões à presidência da República nas eleições 2014?

www.google.com.br/images.Missão: " Levar os tucanos ao poder!"  E você pensando em governo do povo para o povo? VALE TUDO! Até ajuda do Hulk, ops, huck."Segundo o colunista Ilimar Franco, do jornal “O Globo”, o apresentador Luciano Huck poderia trocar o palco pelo palanque em 2014, ano de eleições estaduais."


Mas qual era mesmo o objetivo dos choques? Ser um dos estados mais ricos do Brasil crescendo com Pib superior ao Pib Nacional, servir de modelo administrativo para o Brasil e o universo partindo da premissa "nem máximo nem mínimo, apenas o necessário para criar "UMA EMPRESA CHAMADA brazil, ops, MINAS"!






*Arquivado.