BOCA DO INFERNO
Marina da Silva
“(...) o bem-estar de nossas classes dominantes – dominantes para dentro, dominados de fora _ é a maldição de nossas multidões, condenadas a uma vida de bestas de carga”. E. Galeano.
www.google.com.br/images. "Brasil mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil qual é o seu negócio, o nome do teu sócio, confia em mim. Grande pátria desimportante, em nenhum instante eu vou te trair. NÃO VOU TE TRAIR. Salve Simone!
Era assim conhecido o poeta barroco, nascido na Bahia em 1636, Gregório de Mattos e Guerra. Não tinha papas na língua nem meios termos nem condescendência com a miséria humana da sociedade de sua época.
Sua pena ferina não poupava ninguém: padres, governantes, negros, brancos, ricos, pobres, escravos, senhores, homens e mulheres que chafurdavam na lama da corrupção, promiscuidade, roubos, falcatruas, licenciosidade, ignomínia.
Sua boca zombava e denunciava de forma crua e escancarada toda a safadeza e torpeza da vida social, econômica, política e eclesial da Bahia de seu tempo.
Engenhosa, ácida, cortante, sua língua desferindo golpes precisos ia desvelando iniqüidades, roubalheiras, rasgando o véu hipócrita que acobertava a podridão de políticos, clérigos, freiras, mulatos, prostitutas. Gregório não poupa ninguém!
E é exatamente um Boca do inferno que não se verga, não se vende, não se põe de quatro nem se ajoelha aos poderosos donos do Brasil, caciques e coronéis da política que fazem não só de Brasília, mas do país inteiro um imenso puteiro, um antro de ladrões, larápios, carniceiros, que necessitamos com urgência urgentíssima. Contra esta canalha, Guerra!
www.google.com.br/images. "Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão". Salve Bezerra da Silva
Nunca Gregório foi tão preciso e tão atual para desancar e destronar estes políticos corruptos, essa gentalha infame, salafrários, velhacos, empoleirados luxuosamente, desviando verbas de obras públicas, fraudando eleições, licitações, recebendo e pagando propinas, cedendo favores espúrios para aliviar dívidas de empreiteiros, cervejeiros, usineiros, banqueiros e muitos outros biltres como eles; condenando milhões de cidadãos brasileiros, a mais vil e desumana miséria, a uma pobreza extrema e vergonhosa que desmoraliza, enfraquece o espírito, desanima!
www.google.com.br/images. Para os estrangeiros somos o país das mulatas, prostitutas, das novelas, futebol, de gente preguiçosa, da maladrangem que marcha por Deus e o diabo, gays e maconhados e não se importa com tamanha corrupção! EU VEJO UM POVO MASSACRADO, ENGANADO, QUE TIRA OURO DO LIXO, QUE ACREDITA QUE DEUS É BRASILEIRO E QUE A ESQUERDA, ENFIM, JÁ QUE ESTÁ NO PODER, FARÁ UM PAÍS PARA TODOS, UM PAÍS DA SOCIAL DEMOCRACIA DESDE FHC, PASSANDO POR LULA E CHEGANDO A DILMA! "O BRASILEIRO NÃO DESISTE NUNCA!"
Do mais profundo inferno gritaria o poeta: indignidade, corrupção, roubo, promiscuidade não são sinônimos de falta de decoro, parlamentar! São abomináveis crimes contra a nação e seu povo e como tais devem ser punidos rigorosamente em nome da justiça, da ordem, do Estado, da honra.
Ladrão é ladrão, corrupto é corrupto, velhaco é velhaco e todos devem ser destituídos do poder e postos a ponta-pé para fora do parlamento brasileiro, do judiciário, da administração do país sem direito a volta por qualquer tipo de manipulações, manobras e maracutaias.
Qual representatividade que nada! Diria Gregório de Mattos. Eleição é uma farsa, a democracia uma enganação! Políticos imbecis, cretinos, cafajestes, tratam os cidadãos como asnos, gado sem nenhum valor além do fato de referendar, pelo voto, seres ignóbeis, vermes abjetos e sua política de bandalheira, roubalheira e sacanagem.
www.google.vom.br/images. Os brasileiros tem voz e vão às ruas...MAS A MÍDIA ALIADA DOS CORRUPTOS MINIMIZA E DESQUALIFICA A NOSSA INDIGNAÇÃO!
Gregório de Mattos e Guerra não só não se calaria como destilaria todo um arsenal de verdades nas fuças destes nojentos indignos e desprezíveis que mancham um povo e sua nação.
Não perdoaria as festas, manifestações de apreço e desagravo compactuando com o indigno, não os toleraria desfilando na mídia com suas esposas, amantes, partidários, aliados, comparsas, sorrindo e debochando dos cidadãos, vilipendiando e fazendo pouco de um povo e de um país rico, imenso e que vive um momento memorável, uma enorme potencialidade de crescimento econômico e social a deslanchar neste século XXI que apenas começa a florescer.
www.google.com.br/images. paulo maluf, corrupto procurado pela Interpol, se esconde em Brasília, antro de corrupção e a sede do SISTEMA, defendendo seus iguais e apoiando a pirataria E CORRUPÇÃO global!
Desgraçados, hipócritas, idiotas! Bradaria Gregório. Não passam de políticos 1,99, de quinta categoria, uns celenterados incapazes de entender este momento, entender o seu tempo, as possibilidades reais de desenvolvimento do Brasil, por estarem imersos em querelas mesquinhas por migalhas de um ilusório poder, brigas partidárias, manipulações de banqueiros, cegos para qualquer coisa para além de seu cercado, da ração diária, das fezes que dia após dia defecam. Não sabem governar suas latrinas e se arvoram a mandar no Brasil inteiro!
www.google.com.br/images. QUE PAÍS É ESTE? "Pero hoy el paísestá mudo ante la corrupción en curso. Las únicas causas capaces de sacar a la calle hasta dos millones de personas ahora son los homosexuales, los seguidores de las iglesias evangélicas en la fiesta de Jesús y los que piden la liberalización de la marihuana." RUAN ARIAS.
E QUEM DISSE QUE NÃO MARCHAMOS CONTRA OS CORRUPTOS? Tiranizados pela ideologia de "ESQUERDA" que não apenas blinda políticos corruptos em alianças espúrias, o povo indignado é rechaçado pelos militantes fundamentalistas que fazem chacota e desprezam as marchas contra corrupção, ainda em fase germinal, como movimentos de carnaval dos feriados! Quem deveria estar nas ruas, não são apenas os jovens, mas todos nós que acreditamos na esquerda socialista/comunista e carregamos bandeiras dos vários partidos que se diziam de esquerda e traíram o povo ao chegarem ao poder! QUEM IMPEDE A LIMPEZA E JUSTIFICA CORRUPTOS NO PODER SOMOS TODOS NÓS QUE LUTAMOS CONTRA OS MILITARES E NOS DEIXAMOS TIRANIZAR POR UM SONHO QUE SE FINDOU: CHEGA DE TIRANIA IDEOLÓGICA!
"Quem me ofende, humilhando, pisando, pensando
Que eu vou aturar
To me guardando pra quando o carnaval chegar
E quem me vê apanhando da vida duvida que eu vá revidar
To me guardando pra quando o carnaval chegar"
********************************************************************************************************************
O E-MAIL QUE RECEBI
SAIU NO JORNAL ESPANHOL - EL PAÍS.
Frase triste do dia!
“Que país é este que junta milhões numa marcha gay,
outros milhões numa marcha evangélica,
muitas centenas numa marcha a favor da maconha,
mas que não se mobiliza contra a corrupção?”
(07/08/2011 Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol El País)
O ARTIGO NA ÍNTEGRA EM ESPANHOL:
El hecho de que en solo seis meses de gobierno la presidenta Dilma Rousseff haya visto dimitir a dos de sus principales ministros, heredados del gobierno de su antecesor, Lula da Silva (el de la Casa Civil o Presidencia, Antonio Palocci, una especie de primer ministro, y el de Transportes, Alfredo Nascimento) caídos bajo los escombros de la corrupción política, ha hecho preguntarse a los sociólogos por qué en este país, donde la impunidad a los políticos corruptos ha llegado a hacer extensiva la idea de que “todos son unos ladrones” y que “nadie va a la cárcel”, no exista el fenómeno, hoy en voga en todo el mundo, del movimiento de los indignados.
¿Es que los brasileños no saben reaccionar frente a la hipocresía y falta de ética de muchos de los que les gobiernan? ¿Es que no les importa que los políticos que les representan, en el Gobierno, en el Congreso, en los estados o en los municipios, sean descarados saboteadores del dinero público? Se preguntan no pocos analistas y blogueros políticos.
Ni siquiera los jóvenes, trabajadores o estudiantes han presentado hasta ahora la más mínima reacción ante la corrupción de los que les gobiernan. Curiosamente, la más irritada ante el atraco a las arcas públicas por parte de los políticos, parece ser la primera presidenta mujer, la exguerrillera Dilma Rousseff, que ha demostrado públicamente su disgusto por el “descontrol” en curso en áreas de su gobierno. La mandataria ya ha echado de su gobierno -y se dice que no ha acabado aún la purga- a dos ministros claves, con el agravante de que eran heredados de su sucesor, el popular Lula da Silva, que le había pedido que los mantuviera en su gobierno.
Hoy la prensa alude a que Dilma ha empezado a deshacerse de una cierta “herencia maldita” de hábitos de corrupción del pasado. ¿Y la gente de la calle por qué no le hace eco, resucitando aquí tambiénel movimiento de los indignados? ¿Por qué no se movilizan las redes sociales? Brasil, después de la dictadura militar, se echó a la calle con motivo de la marcha “Directas ya”, para pedir la vuelta a las urnas, símbolo de la democracia. También lo hizo para obligar al expresidente Collor a dejar su cargo ante las acusaciones de corrupción que pesaban sobre él. Pero hoy el paísestá mudo ante la corrupción en curso. Las únicas causas capaces de sacar a la calle hasta dos millones de personas ahora son los homosexuales, los seguidores de las iglesias evangélicas en la fiesta de Jesús y los que piden la liberalización de la marihuana.
¿Será que los jóvenes no tienen motivos para exigir un Brasil no solo cada día más rico (o por lo menos menos pobre), más desarrollado, con mayor fuerza internacional, sino también menos corrupto en sus esferas políticas, más justo, menos desigual, donde un concejal no gane hasta diez veces más que un maestro y un diputado cien veces más, o donde un ciudadano común, después de 30 años de trabajo, se jubile con 650 reales (400 euros), mientras un funcionario público con hasta 30.000 reales (13.000 euros).
Brasil será pronto la sexta mayor potencia económica del mundo, pero de momento sigue a la cola en materia de desigualdad social y defensa de los derechos humanos. Todavía se trata de un país donde no se permite a la mujer de abortar, el paro de las personas de color alcanza un 20% -contra el 6% de los blancos- y la policía es una de las más violentas del mundo.
Hay quién achaca la apatía de los jóvenes al hecho de que una propaganda exitosa les ha convencido de que Brasil es hoy envidiado por medio mundo (y lo es en otros aspectos). O que la salida de la pobreza de 30 millones de personas les ha hecho creer que todo va bien, sin entender que un ciudadano de clase media europea equivale aún hoy a un rico de aquí.
Otros achacan el hecho a que los brasileños son gente pacífica, poco dada a las protestas, a quienes les gusta vivir felices con lo que tienen y que trabajan para vivir, en vez de vivir para trabajar. Todo esto es también cierto, pero no explica aún por qué, en un mundo globalizado, donde se conoce al instante todo lo que ocurre en el planeta, empezando por los movimientos de protesta de millones de jóvenes que piden democracia o le acusan de estar degenerada, los brasileños no luchen para que el país, además de ser más rico, también sea más justo, menos corrupto, más igualitario y menos violento a todos los niveles. Así es el Brasil que los honestos sueñan dejar para sus hijos, un país donde la gente todavía no ha perdido el gusto de disfrutar de lo poco o mucho que tiene y que sería aún mejor si surgiera un movimiento de indignados, capaz de limpiarlo de las escorias de corrupción que golpean a todas las esferas del poder.
Muito bem escrito, e eu acho que cabe a todos nós brasileiros e brasileiras lutarmos por uma moralidade política; já nao é de hoje essa imagem do brasil, na republica oligarquica já se mostrava essa falta de respeito e descompromisso dos nossos representantes para com a nossa sociedade. Não adianta nada mesmo aceitar e esperar que uma futura geração mude a situação do cenario politico brasileiro, porque cada vez mais esses ladroes corruptos -que vem de gerações politicas nascidas no primeiro reinado- vao se afronhando e agarrando nossas terras, nosso dinheiro, nossa esperança e metendo no bolso. NAO A CORRUPÇÃO, JÁ CHEGA!
ResponderExcluirEsse é um convite para dizer basta de corrupção, dizia-se são 300 picaretas com anel de doutor. Não fazem nada para mudar e sim continuar distribuindo bolsas esmolas e a corrupção continua proliferando. Já não sei em que mais acreditar. Acreditei no PT, mas me provou que de esquerda nunca teve nada, pois os maiores corruptos estão naquele Partido, vide, José Dirceu, Palocci, João Paulo, mensaleiros. "Que país é este? O judiciário totalmente comprometido. O legislativo se vende por emendas e ajuda a prejudicar mais ainda o povo e o executivo comandado pela Dilmentein, gastou cerca de 1,5 bilhão de reais para aprovar o orçamento congelando os salários dos servidores publicos e barrando o aumento dos aposentados. Brasil 6ª economica do mundo, mas a miséria aqui é tão grande quanto serra leoa. O dinheiro vai todo para "meus amigos". So para lembrar a Ideli comprou os deputados da CMO mas ainda não pagou, e acho que não vai pagar....
ResponderExcluir