Postagens populares

Pesquisar este blog

domingo, 14 de janeiro de 2024

BRASIL. CÂNCER, EU E O ANASTROZOL

 EU SOU DE CÂNCER

Marina da Silva

Canceriana

Talvez por isto, estas e outras este signo seja sina

Se eu acreditasse em horóscopo e não na Ciência.

Mas se tem uma coisa que não me cai bem em qualquer frase

Neste momento exato: eu, câncer e o anastrozol

Cuja grafia sempre está errada com S ou Z nas minhas frases e fases.

Não cabem, não caem bem estas três palavras juntas na minha vida.

Lembro do oncologista sentado em minha frente lendo tudo

sobre o medicamento, seu funcionamento no meu corpo, os objetivos e 

claro os sintomas indesejáveis ou efeitos colaterais.

Era preciso assinar um protocolo autorizando o tratamento

E ali naquele momento me portei como uma criança

e dentro da cabeça meus ouvidos estavam protegidos com meus indicadores

e minha boca cantava nanãnãnã e punha a língua para fora.

Nem pedi a Deus para me proteger dos efeitos colaterais

Porque em se tratando de câncer...tem uns trem que só acontece comigo.

Fingir de surda deu certo um mês, nenhum sintoma ruim.

Mas Novembro...

O bicho pegou e o Anastrozol me achou naqueles 1% que sofrerá todos os defeitos colaterais e simultaneamente.

Eu sinto só ondas de calor. Glória!

Eu tive cansaço e dores no corpo, passou com um ano. Benção!

Eu não senti absolutamente nada! Abençoada.

Foi terrível, não aguentei e o oncologista mudou o protocolo. Livramento.

E eu: tudo junto e misturado. Muita fraqueza geral, cansaço nas pernas, dores do cara.mba, ondas de calor, péssimo humor, ideias malucas.

Finquei pé. É só no primeiro ano e se eu trocar o medicamento com certeza é lei de Murphy: se algo pode piorá, piorará!

Aí recebi dica de acupuntura e para minha surpresa melhorou tanto que larguei analgésicos, firmei nas caminhadas e aeróbicos e me aprontei para tirar uma hérnia no abdome.

Cirurgia melou, sessentei e em outubro comemorei um ano dos cinco do tratamento com Anastrozol.

Curti Natal, curti ano Novo de 2024 e...

Dia 11 de janeiro dumeidunada comecei a sentir dores abdome acima e muita rigidez ombros e pescoço e maxilares.

Uai? Que dores são estas? De onde saiu este trem? 

Quatro dias de dores e voltei aos medicamentos para dor e relaxamento muscular.

É o bicho! Claro que só pode ser o Anastrozol, aposto. E é, aquele trem que só aconteci cumigo.

E agora José? Se correr o bicho pega se ficar o bicho come!

Amanhã lá vou eu para a Oncomed marcar acupuntura que deixei meio de lado desde Novembro naquela crença que depois de um ano de Anastrozol  meu corpo daria conta de dores leves e ondas de calor.

Só que voltou o pacote completo de defeitos colaterais...

Força e coragem! Eu para mim mesma.

Um conselho e um aviso: se tiver muitas dores com o Anastrozol inclua sessões de acupuntura antes de largar o medicamento por outro. Se as dores persistirem então fale com seu oncologista.

Aviso: este é o meu caso, minhas reações fisiológicas ao medicamento. Cada um e cada qual tem suas próprias respostas ao medicamento. Vou persistir no medicamento e acupuntura pelo meu plano de saúde. Não sei se pelo SUS é possível fazer acupuntura. Pesquise aí na sua cidade ok?



2 comentários:

  1. Eh tia Marina, como sempre um belo exemplo para nós.... Obrigada por compartilhar conosco suas vivências, com os Defeitos colaterais....

    ResponderExcluir