Postagens populares

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

BRASIL. "DE NOTÍCIA E NÃO NOTÍCIA SE FAZ A CRÔNICA"

 

CRÔNICA DO MEIDUNADA

Marina da Silva

Parafraseando Carlos Drummond de Andrade: “De notícia e não notícia se faz a crônica.” 

Foi assim...

Duas gatas travavam um diálogo de família, mãe e filha, duas felinas.

“Agora vou sempre te acompanhar mãezinha". A Gatinha miou um miau sério.

Dona Gata inicialmente gostou da ideia, mas passado algum tempo, talvez uns dez nano segundos ficou encasquetada com o “sempre” e o “agora” e como toda felina mãe se fingiu de besta e colocou-se em modo alerta.

“Aí tem coisa.” Mimiou consigo mesma. “Que trem é esse?” Que novidade é esta?”

Se tivesse sido um daqueles: MÃEEEE! Ela já teria pulado para cima, pelos eriçados, garras Wolverine afiadas e pronta para pular para cima e lapear o inimigo. É o MÃE pedido de socorro.

Se o mãe fosse o mãezinha muito meloso, adocicado ela já miava: “quanto você precisa? Pix de quanto?”

Para o mãeeeeê? Dona Gata respondia da cozinha: “Aquieta o facho. Está quase pronto, sossega o faro.”

Dona Gata ficou mimiando daqui para ali, de lá para cá, para cima, para baixo e para os lados, olhos enigmáticos, desconfiada e olhando a Gatinha de esguelha, oblíqua e dissimulada quiném Capitu.

“Será o Gato namorido?” Mandou um zazapis.

“Olá sogrinha, tudo bem aí, sua filha está aqui...”

Foi só para dar uma conferida, desencargo de consciência.

“Vamos mamãe!” Segunda-feira.

“Entra mãezinha!”  Terça-feira. Abrindo a porta do carro.

“Mãe tô te esperando aqui embaixo!” Quarta-feira. Um zazapis recheado de corações.

 Quinta-feira. “Hoje almoçamos juntas. ” Muito alegre.

“Mãezinha, quer um cafuné?” Domingo.

 “Esta gatinha está estranhíssima. É ruim dela me aplicar um “Tomé” e ficar de graça.” A Mama-Gata mimiava consigo mesma tentando adivinhar o segredo escondido. E dona Gata ficou só de butuca, pronta para o bote, encarando, disfarçando, fingindo de égua.

Na segunda-feira dona Gata saiu logo com esta:

“Você está esperando gatinhos. Alguma novidade na área? ”

“Não.” Muita segura.

Será que está doente? Dona Gata no modo Dr. Google.

Terça-feira: “Mamãe quer que te leve para fazer compras no Sacolão?”

Dona Gata esbugalhou os olhos interrogativamente e imperativa.

“Deixa para sexta-feira então mamãe.”

“Mas sexta? Não é  o sextô com a gatarada da sua turma?”

Domingo.

O celular vibra. É o genro gatinho.

“Alô meu genro bom dia...”

“Sou eu mãezinha. Para avisar que meu celular descarregou.”

“Você está bem?”

“Ótema. Estou ligando para avisar que talvez não dê para almoçarmos juntas. O Gatinho está doente, febre de 37.5°.”

“Beleza! Quero dizer, fica aí e cuide dele” E choveu conselhos miados. “Fica para o próximo domingo então.” Celular no viva-voz.

O Gatinho deve ter se curado neste minuto e dado belos saltos de alegria.

“Valeu sogrinha!”

Mais uma semana se passa.

Segunda-feira. Nada.

“Esta semana ela não me escapa!” Entra em cena Mama-gata CSI, Law & Order, Sherlock Holmes e Agatha Christie. De terça-feira não passa. Mas houve mudança no horário de trabalho.

"É muito coraçãozinho no zazapis para uma gatinha manhosa e filha única." Dona Gata mimiando decidida.

Quarta-feira.

"Vamos mamãe, te levo." Um dengo só.

“Não. Quero ir sozinha, caminhando para esticar o esqueleto." Dona Gata Gatosa sex...agenária.

“Uai, vamos passar um tempo juntas?" Miou convidando.

"Um alienígena abduziu minha gatinha. Vamos fazer assim: quando eu precisar e quiser eu lhe aviso está bem?”

“Mas eu posso te levar todos os dias.”

"Vá estudar!"

“Estou estudando.”

“Vá para a academia.”

“Estou indo cedinho.”

“Vá tocar e cantar músicas.”

 “Você não quer ficar comigo sua gatinha. Eu quero ser uma filha EXEMPLAR!”

“OI!!!????   What  the #*@FUCK  is this?”

 Dona Gata arqueou o corpo como fazem todas as felinas, armou as garras, pelos eriçados e se não estivem na rua teria se grudado no teto.

“EXEMPLAR? FILHA EXEMPLAR? De onde você tirou isto Gatinha? Do fiofó?”

Dona Gata ficou deveras preocupada.

“Não mamãe, eu só quero a partir de agora ser uma filha exemplar.”

“Que merda você anda vendo no Tik Tok, Instagram, Telegram, Kwaai?” As nove vidas voltando no corpo dela. Mães tem duas vidas de reserva depois que redes sociais surgiram, especialmente gatas-solo e gatas-divorciadas. As redes sociais estão lotadas de bad influencers de seitas disfarçados de coach. Para dar merda é um piscar de olho.

“Eu não quero nem preciso de filha exemplar. Você é uma filha excepcional e eu te amoooooooooooooo do jeitinho que você é. Você está na gaterapia?”

“E a sua gatanálise mamãe?” As duas gargalhando entre miados.

“Volta nesta sexta-feira.”

Já sei de onde você tirou esta gatolice de filha exemplar. Lembra da Lillo & Stitch? COMPORTAMENTO EXEMPLAR. kkkkkkkk

 

 

 

Um comentário: