Postagens populares

Pesquisar este blog

domingo, 18 de setembro de 2016

BRAZIL: PAMPULHA PATRIMÔNIO MUNDIAL DE...MERDA!

BELO HORIZONTE: PAMPULHA PATRIMÔNIO DE MERDA!


Mosaico a partir de www.google.com.br/images. Eis o patrimônio vendido para a Humanidade!


"O Conjunto Moderno da Pampulha, candidato ao título “Patrimônio da Humanidade” possui valor universal excepcional em função de grande significado para as gerações presentes e futuras da humanidade. É um marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e da história brasileira e das Américas."

Marina da Silva

É claro que se você me conhece sabe que amo Belo Horizonte; amor à primeira vista  e que me fez sonhar  e me preparar muito, durante cinco anos, para trocar minha amada cidade natal Curvelo pela capital do estado de Minas Gerais, uma cidade que encantou até papa! Se não me conhece, pronto, falei! Eu amo Beagá radicalmente, mas não tão radicalmente que suporte imposturas, hipocrisia, corrupção, falsificação e desadministração, características que viraram regra geral na administração pública geral,  nos três poderes, estados, municípios, no país, Minas Gerais e Belo Horizonte inclusos.
Dois belos horizontes encantaram meu coração adolescente nos anos Oitenta: os "prediãos"(edifícios) e a serra do Curral! Caí de amores por Beozonte! Vim, vi, amei e me mudei para Belô! 
"Bater pernas" pela cidade, "andar" de busão eram e são meus passeios preferidos! Três décadas morando em Berizonti e meu amor pela cidade não mudou, mas a administração e preocupação com as estruturas urbanas, serviços públicos essenciais, com a população foram entrando em modo corrosão do caráter:  queda da participação popular nas decisões das questões públicas (marca dos anos noventa), especialmente onde gastar o dinheiro público em prol dos belo horizontinos e a cidadania foram deixadas de lado, desfocadas e rebaixadas em BH. A partir de meados dos anos 2000 Beozonte foi entrando no modo "empresa"[terceirizada, de quinta categoria], "banco"[de massa falida], desadministrada! Todas as ações da prefeitura e câmara de vereadores passaram a seguir a lógica do Estado, uma governança PSDB voltada para o estado mínimo, estado necessário aos empresários e fazendo tudo para e pelo Empreendedor proporcionando-lhe imensas vantagens comparativas, isenções fiscais e outras benesses!


"O Estado que temos aqui é o necessário" disse Aécio Neves na passagem para o segundo mandato e novo Choque de Gestão.Nov/2007.
Fotos Marina da Silva


As obras públicas que já eram usadas para desviar recursos públicos e garantir o voto do cidadão virou moeda de propinas e roubos deslavados do Erário com os PAC's- programas de aceleração do crescimento do governo federal [mais de 500 bilhões de reais 2007 até 2010 para obras de infraestrutura] e um campeonato de corrupção entre empreiteiras assolou o país, os estados, as capitais, os 5570 municípios. Belo Horizonte é um dos principais troféus da Liga do cimento: Odebrechet, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Camargo Correia! 

PAC 2007: "Mais que outras capitais, tanto do Sudeste - como São Paulo e Rio de Janeiro - quanto do Sul, Belo Horizonte tem se beneficiado da eferverscência econômica do país". Avaliava eufórico o prefeito Fernando Pimentel(PT), atual governador do estado. A partir de 2007: Descoberta do pré-sal; explosão da "Nova classe Média Cde; PAC Copa Mundial e PAC Olimpíadas, além da descoberta de mega campos de gás natural na bacia do rio São Francisco: a riqueza explodia em Minas e no país!

"Apenas em um poço, a Orteng, uma empresa privada que vem procurando gás na região há mais de dois anos em parceria com o governo mineiro, diz ter encontrado algo entre 175 bilhões e 195 bilhões de metros cúbicos de gás natural, o que permitiria uma extração diária de cerca de 6 milhões de metros cúbicos pelos próximos 25 anos. Na prática isso significa que, se as previsões da companhia estiverem certas, apenas de um poço será possível extrair 20% do que o Brasil importa da Bolívia todos os dias para abastecer indústrias, usinas térmicas de energia, lares e carros país afora.Além de Morada Nova de Minas, já foram encontrados indicativos de concentrações volumosas de gás em outras duas cidades do Norte do Estado – Brazilândia de Minas e Corinto. A expectativa do governo de Minas Gerais é de que os investimentos apenas em prospecção passem dos R$ 1,2 bilhão nos próximos anos."1

A economia no país ia de vento em polpa e Minas Gerais,  entra no giro business:  gás natural, novas descobertas de jazidas de minério de ferro, modernização de infraestruturas de transportes, aeroporto, rodovias, construção da Cidade administrativa em Confins e (re)construção do  Mineirão que quase bate a casa de 1(hum) bilhão de reais, etc. Mas havia algo de podre no ar: aumento estratosférico da corrupção e desvios e roubos dos cofres públicos em obras superfaturadas, inacabadas e meia-boca! Virou Lei politiqueira inaugurar obras inacabadas, mal executadas; roubar, falsificar, mentir para a população é ordem do dia: a farsa do BRT com obras inconclusas e ônibus velhos cobrando passagens de busão de primeiro mundo; viadutos que caem e empresas não assumem nem pagam por isto; desperdício de dinheiro público em ampliação, destruição e reconstrução das Avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos, descompromisso social, ambiental, etc. O excesso de viadutos  em duas avenidas acabam resolvendo problemas de "moradia de rua" e cracolândia (só a Antônio Carlos possui sete viadutos que ligam o lado A ao lado B da avenida)! 
"Há algo de podre no reino das Minas Gerais", alerta de um cidadão em BH.  Aécio, Anastasia, Márcio Lacerda, gerentes do estado necessário desde 2003. Uma enxurrada de dinheiro  e muito pouco ou quase nada feito para a população. 13 anos não seriam suficientes para COLOCAR O PATRIMÔNIO DA PAMPULHA no padrão fifa para se candidatar a patrimônio mundial na UNESCO?


A expansão do metrô é balela e as verbas do Metrô Minas ninguém dá notícias; o Serviço de Limpeza Urbana  foi terceirizado [Via solo, KTM, Consita] e a cidade vive suja, parques e praças descuidados, canteiros centrais desleixados; a área central mijada, cagada e inundada de lixo e dezenas de pessoas em "situação de rua". Há ainda o descaso com os pacientes que vem em busca de tratamento médico em Belo Horizonte e são jogados na "praça das ambulâncias"; o descaso com o comboio do trabalhador na rede de abastecimento ABC; nos restaurantes populares; a ausência de banheiros públicos, etc e tal também!


Mosaico a partir de www.google.com.br/images. QUANTOS CRIMES FORAM COMETIDOS NA MERA REFORMA DO MINEIRÃO, REFORMA  DE R$776 MILHÕES DE REAIS, QUASE O PREÇO DA MEGA CIDADE ADMINISTRATIVA DE 1 BILHÃO DE REAIS. E claro que a obra foi entregue incompleta, inacabada!

Poderia enumerar os milhares de perrengues pelos quais vem passando os moradores de Belo Horizonte, mais de 2.500 milhões de cidadãos e cidadãs (Saúde, transporte, Educação, Segurança pública inexistente, habitação, saneamento básico, dengue, Zica, enchentes, pobreza...), mas o objetivo deste texto é falar mesmo da hipocrisia, cara-de-pau e mau-caratismo de Márcio Lacerda, atual prefeito, seus colaboradores no Executivo, leia-se secretários municipais e staff; e Câmara Municipal de BH que, além de graves denúncias de corrupção, cobrança de propina, prostituição dentro da câmara, malversação do dinheiro público, ousaram pedir um título de Patrimônio Histórico Mundial para a Pampulha e conseguiram só Deus sabe como!
Vamos então ao Patrimônio Pampulha! Mas antes...
Foto Marina da Silva. Avenida Antônio Carlos, próximo à PPL- Pedreira Prado Lopes,  mais conhecida como favela da Pedreira. Beagá padece com o Serviço de Limpeza Urbana desde a terceirização deste serviço essencial para a população para empresas  que prestam um serviço meia-boca de quinta categoria. A mata que se vê da avenida mostra o descaso com varrição, capina, poda, etc e tal. Mas o que será que se esconde atrás deste mato?



Belo Horizonte surgiu numa prancheta, planejada e toda funcional, modernamente falando das intenções, para ser  a nova  capital e integrar o 4º maior estado brasileiro, Minas Gerais, substituindo São João Del Rey. Foi inaugurada, inacabada, característica, que ao que consta, é a cara dos políticos mineiros que comem quietos, devagar e em silêncio, o patrimônio público da população mineira! Inaugurada  em 12 de Dezembro de 1897, completará em 2016  cento e dezenove anos. Quer saber tudo sobre Belo Horizonte: visite o site da prefeitura, o IBGE-cidades ou este blog http://curraldelrei.blogspot.com.br/. De nada!


  Imagem a partir http://cidades.ibge.gov.br/

E vamos a venda do patrimônio cultural e arquitetônico da Pampulha:
Sobre a candidatura
"O título “Patrimônio da Humanidade” é conferido pela UNESCO e a candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha, já aceita, será votada em junho de 2016. Fazer parte da lista do patrimônio mundial, que hoje possui 1007 sítios em 161 países que aderiram à Convenção do Patrimônio Mundial, garante divulgação e prestígio, mas principalmente reforça a nossa identidade cultural e possibilita diversos acordos de cooperação entre todos os países participantes para promoção da preservação do patrimônio e da diversidade cultural."


Histórico
"Quando prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck idealizou um lago para a prática de esportes náuticos na região da Pampulha. O arquiteto Oscar Niemeyer concebeu as ideias do projeto arquitetônico que compreende o Iate Tênis Clube, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco de Assis. No Conjunto Moderno da Pampulha encontram-se expressões artísticas de Cândido Portinari, Alfredo Ceschiatti, Augusto Zamoyski, Paulo Werneck e José Alves Pedrosa e do paisagista Roberto Burle Marx. Desde a concepção, o Conjunto Moderno da Pampulha é ícone da arquitetura moderna no Brasil. É um dos principais espaços públicos da capital mineira dedicados ao lazer, cultura e turismo.É conformado por cinco edifícios articulados em torno do espelho d´água de um lago urbano artificial – a Lagoa da Pampulha. São eles: a Igreja São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, e a residência de Juscelino Kubitschek (atual Casa Kubitschek), construída em 1943. "2 Grifo meu
Resultado de imagem para Pampulha vira  patrimonio
www.google.com.br/images. A noite a visão é magnífica, mas de dia e de olhos bem abertos...


18-07-2016 Comemoração e 3 anos para entrar no "padrão fifa"! A Pampulha vira Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. Até a ONU aprovou o título e acredito só pelas fotos!
Fui bater pernas na Pampulha para conferir o título! A Pampulha é mesmo linda de todos os ângulos fotografados. O problema é que o meu olhar e a câmera do meu celular, velhinho, capturaram umas imagens que só podem ser problema meu, mas vá lá, confira o patrimônio histórico cultural da Humanidade que só na especulação do título inflacionou os preços da região, não bastasse a Copa Mundial de Futebol da Fifa que gastou quase 1 bilhão de reais numa "reforma" com uso intensivo de concreto superfaturado, claro!

Como está o patrimônio da Pampulha?
21-07-2016. Fui comemorar...meu aniversário, 53 anos, quase três décadas morando em Belô na Pampulha e aproveitei para conferir o título dado pela Unesco e...

Igrejinha de São Francisco

Todo turista e qualquer cidadão que mora ou dá uma passada em Belô quer conhecer a Pampulha. Além do "patrimônio arquitetônico de Niemeyer temos a lagoa da Pampulha que é linda; as residências são belas e ricas; há muito verde, fica perto do Aeroporto da Pampulha, UFMG, Mineirão, Mineirinho, shopping, zoológico, parque Guanabara - o restaurante agora cobra para o cidadão passar para o lado do parque. Antes você brincava no parque e ia comer no restaurante, agora há cobrança de pedágio!
Tem a toca da Raposa (time do Cruzeiro), o clube Labareda (time do Galo) o parque ecológico. Na Pampulha se reza, come-se, toma-se água de côco, caldo- de-cana chope gelado; assiste-se shows, exposições de artes; tem show pirotécnico, carnaval,  tem gente que faz passeio, corre, anda de bicicleta, carros, motos. Tem piquenique, pescaria, homenagens a Iemanjá, namoro, sexo, amizade; caçada aos jacarés e outros monstros  e tem as capivaras, um enorme rebanho(?) de capivaras!
MAS...
O patrimônio anda meio escangalhado! A igreja São Francisco está em pleno débâcle: pintura, jardins, a torre. De perto parecem ter dois mil anos. Veja as fotos. Lixo, bicho, lagoa poluída, jardins pedindo um copo d'água pelamordedeus! Tudo aqui está maravilhosamente lindo para aqueles que enxergam e nada veem e batem dezenas de fotos. As ruínas do coliseu em Roma estão mais preservadas que a Igreja de São Francisco, um santinho que vivia na pobreza e sua igrejinha atualmente está uma miséria!
Foto Marina da Silva. Lagoa ou esgoto a céu aberto?

21-07-2016. A Lagoa da Pampulha é altamente poluída, recebe esgotos de BH e Contagem. Sobrevive só Deus sabe como. O que está atrás da "ilha" e  debaixo do espelho do espelho d'água jamais permitiria a ousadia de pleitear um título mundial da Unesco. É um esgoto a céu aberto onde se descarta tudo, inclusive corpos, vivos e mortos!

CASA DO BAILE


21-07-2016. A casa do Baile por dentro está bem cuidada, mas pelo lado de fora...Lembra do dito popular "por fora bela viola e por dentro pão bolorento"? A casa do Baile é exatamente o oposto. A água está viscosa, há cracas e lixo e plantas alienígenas crescendo pelas paredes do canal. Os jardins estão no mesmo nível da Igrejinha São Francisco, de dar dó! A pintura e peças de madeira necessitam cuidados, o mesmo carece o piso. Sobra cara-de-pau e desadministração do patrimônio da Pampulha, cuja titularização da Unesco serviu para inflar os preços! Este patrimônio é lindo por si só e com um pouco de cuidados...Burle Marx deve estar "pê" da vida lá dos jardins do céu!

POIS É... administrar a cidade com honestidade e competência em prol de todos, população inclusa; cuidar, capinar, podar, jardinar,  aguar, recuperar, varrer,  proteger, limpar, tirar o lixo, receber bem os cidadãos daqui e de acolá ESTÃO FORA DO DICIONÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE BEAGÁ HÁ UNS BONS ANOS, coincidentemente com a atual gestão Lacerda, prefeito por dois mandatos e ex-secretário estadual do desenvolvimento econômico do governo Aécio/Anastasia, trio que partilha o estado necessário. Por estado necessário ou estado mínimo, bandeira dos tucanos-PSDB, compartilhada por vários partidos defensores do neoliberalismo, é a prática nas Alterosas desde os anos Noventa, no governo de Eduardo Azeredo, pai do Mensalão PSDB. Sua principal  política ficou conhecida como a lei Robin Hood às avessas, ou seja, roubar e tirar dos pobres e população em geral[ tudo que pagamos em impostos e são muitos] e entregar para os ricos via PPP-parceria público privada, benefícios e isenções fiscais para empresários, doações de terrenos, facilitações de tudo que é nocivo para a população e outras falcatruas ainda encobertas nos crimes da Lava Jato ligados à empreiteiras, que se apoderaram dos políticos, partidos e das obras públicas no país, Minas Gerais e Beagá inclusas.
Os governos estadual e municipal desde então tratam o estado e principalmente a capital Belo Horizonte com o mínimo: de atenção com a população, com o dinheiro pago dos que nos é imposto e demais patrimônios.
O século que começou mal, século XXI, explosão da corrupção no Legislativo, Executivo, Judiciário, vai de mal a pior: golpe parlamentar contra a presidenta eleita; corruptos tomam posse do país e das eleições de 2016 e 2018. A disputa em Belo Horizonte está totalmente corrompida, e não sou eu quem faz a acusação, são os candidatos a prefeito de Beagá!  Então nos sentamos, assistimos e nos calamos com a desonra e desonestidade, a corrupção, a imoralidade, ao vivo, para debater qual o melhor entre piores de Belô, ops, entre estes corruptos para administrar Belo Horizonte? 
“Aqui nesta sala temos apropriação indébita, corrupção. Sou muito diferente de todo mundo”. Kalil, candidato a prefeitura


"Capivaras e IPTU esquentam debate entre candidatos à PBH"


http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/09/17/interna_politica,804950/capivaras-e-iptu-esquentam-debate.shtml

"Rodrigues afirmou que Kalil deve R$ 100 mil de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) à prefeitura e perguntou como ele faria para resolver essa pendência. Kalil assumiu que deve e partiu para o ataque. “Aqui nesta sala temos apropriação indébita, corrupção. Sou muito diferente de todo mundo”, rebateu. Kalil tem reforçado a imagem de gestor eficiente e dito que não vai fazer obras, mas pôr para funcionar as que já existem. Kalil deu sequência ao debate, com pergunta para ao atual vice-prefeito, Délio Malheiros. Questionou se o PSDB sabe ou não fazer um bom trabalho, já que, embora tenho sido base do prefeito Marcio Lacerda, os tucanos acabaram de desembarcar do governo municipal. Délio ignorou a pergunta e atacou Kalil." grifo meu.


Eu não aceito isso! Eu não concordo nem pactuo com eles! Vereadores ou prefeitos desonestos, mau pagadores e corruptos? Se não houver um candidato honesto, nas mais de 36 legendas, NÃO VOTE! JUSTIFIQUE GRATUITAMENTE ATÉ 60 DIAS APÓS A ELEIÇÃO! VOTE BRANCO, VOTE NULO, NÃO SAIA DE CASA PARA VOTAR EM CORRUPTOS! VAMOS LIMPAR BEAGÁ DESTA ESCÓRIA!  





Fonte:
http://economia.ig.com.br/gas-natural-faz-esperanca-resurgir-no-sertao-mineiro/n1597390757230.html12-09-2016
2.http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/roteiros/conjunto-moderno-da-pampulha. 12-09-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário