Postagens populares

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

RUMOREJANDO O BRASIL COM JOSÉ ZOKNER, O JUCA"

RUMOREJANDO

Minha foto
http://rimasprimas.blogspot.com.br/
PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I (Quadrinha para ser recitada não só nessa época como em todas as outras também).
As eleições estão chegando
E junto às enganações
Promessas vão-se escutando 
Acompanhadas de empulhações.
Constatação II (Sextilha. Nada a ver com as do mestre Paulo Roxo Barja que também escreve literatura de cordel).
Ele foi acusado de apostasia
Só por que o chefe religioso
Caviloso, ardiloso, capcioso,
Estava mal-humorado
E com uma baita de uma azia.
Coitado!
Constatação III
Deu na mídia, mais precisamente no site da Globo: “A atriz Bruna Marquezine decidiu quebrar o silêncio e falou sobre o término do relacionamento com Neymar. Em entrevista ao 'Fantástico', a global revelou que, apesar do namoro ter chegado ao fim, a amizade entre ela e o jogador continua”. Taí uma notícia de transcendental importância para o futuro da Humanidade. Vige!
Constatação IV
Ele tinha duas amantes. Eram uns mulherões. No entanto, a soma dos QI´s delas devia ser menor do que 40. Por razões de ética, ele ficava escutando o monólogo, depois de... A vontade era de sair correndo, de picar a mula, como se diz por aí. A conversa para boi dormir era de intensidade tal que ele não aguentou e, alegando desculpas mentirosas, mas verossímeis, abandonou tanto uma como outra. Daí voltou para os braços da provecta esposa e viveram felizes pelo tempo que ainda lhes restavam. Felizmente foi um tempo largo. Descoitados...
Constatação V
Volta e meia se lê nos jornais ou se escuta no noticiário do jornal que um cidadão apresentou queixa de que o galo do vizinho começa a cantar muito cedo não o deixando dormir com o seu canto. Nestes tempos modernos que é proibido ter cabras, vacas, cavalos e outros animais por causa, respectivamente, dos balidos, mugidos, relinchos e outras vozes de outros animais, quadrupedes ou bípedes. Entretanto, os decibéis do som de carros e casas parece que não há grandes preocupações. E pior de tudo: Já foi dada a partida para a corrida dos cargos eleitorais. ‘Tamo’ todos fod, digo, ferrados. Vige!
Constatação VI
Rumorejando tem, entre seus vários amigos, um grande, chamado Leão Rubin. Ele é torcedor do Coritiba e me diz que se a coisa continuar como está, o seu time virá fazer companhia ao meu Paraná, na Segundona. Contestei ao amigo Rubin que isso poderá não acontecer, tendo em vista que o Paraná está correndo o risco de cair para a terceirona. Coitado! Tanto ele, como também eu...
Constatação VII
Puxa! Depois de tanto chute que a nossa presidente tem dado nas entrevistas, será que se ela não fosse nossa presidente, ela não seria convocada para a seleção do Dunga?
Constatação VIII (Por que futebol é uma caixinha de surpresa?)
A matemática nos ensina que se A = B e B = C, logo A = C. No futebol se o time A ganha do time B e se o time B ganha do time C, pela lógica matemática o time A deveria ganhar do time C. Mas isso não necessariamente se verifica. Pode perder ou empatar, como, às vezes, efetivamente acontece o que, em certos setores, será uma caixinha de surpresa. Elementar, minha boa gente...
Constatação IX
O prezado leitor pode não acreditar, mas quando o meu Paraná ganhou do Bragantino, evidentemente de 1 X 0 e também de gol de zagueiro, foi a rara segunda vitória subsequente a anterior. Vige!
Constatação X
Slogan:* Rumorejando, uma coluna não parcialmente imparcial.
* Serve também para os três Poderes de certos governos de certos países...
Constatação XI (De uma dúvida assaz crucial). 
Rolou muito afeto
Muito carinho também.
Mulher ou homem objeto,
Ninguém fez de ninguém.

Jura também rolou
Naquela cama rangente.
Amor, claro, não sobrou,
Daquele, incandescente.

Restou, aí, a nostalgia,
Daquela doce lembrança.
Será que no dia-a-dia
Há tal bem-aventurança?

Constatação XII
Quando o obcecado,
Se achando inspirado,
Falou,
Numa linguagem rebuscada,
Pra a assim chamada
Irredutível,
Que a invencibilidade,
A inflexibilidade,
A intransigência,
Que sua resistência,
Sua impassibilidade 
Era um desperdício.
Ela contestou:
“É possível,
Meu caro conquistador,
Comedor
De araque,
Mas ninguém 
Até hoje achou
Que a tua necedade*
Infere, também,
De você hospedado,
Com destaque,
Pra ser esfriado,
Asilado
Num hospício?”
Coitado!
*Necedade = “1. ignorância crassa**, estupidez, inépcia. 2. Disparate, dislate, tolice”. (Aurelião).
**Crasso = “1. Espesso, denso, grosso. 2. Grosseiro. (Aurelião).
Constatação XIII
“Sonho fresquinho”, que o carro apregoa com muitos decibéis acima do permitido pela Lei do Silêncio, é aquele que te fez acordar, enquanto você estava efetivamente sonhando que estava numa ótima com a gatona?
Constatação XIV 
Big Brother Brasil: “Fulano (a) e Beltrano (a) estão no paredão”. Taí mais uma notícia de transcendental importância para o futuro da Humanidade.
Constatação XV
Tinha tanta raiva do marido
Que, durante o velório,
Quando ele finou,
Com todo mundo compungido,
Naquela geral consternação,
Naquele inundável chorar
E ele esticado,
(Evidentemente, sem estar
Fazendo alongamento),
No caixão
Ela achou,
Ao dar uma olhadela,
Naquele momento,
Que ele havia morrido
Como um ato conspiratório
Só para desaforar
Contra ela.
Coitado!
Constatação XVI (De razões e proporções matemáticas lamentáveis).
Espártaco estava para Roma antiga, antes da Era Cristã, ao comandar a reação contra os chamados espetáculos de gladiadores escravos, assim como Zumbi, que liderou Palmares, estava contra a também execrável escravatura no Brasil. E, pasmem caros leitores, até hoje existem fatos similares, da Roma antiga, como as lutas de box, vale-tudo, etc. em que morrem ou ficam aleijados contendores e o trabalho escravo que tem sido detectado por este Brasil afora. Até quando, cambada de fdp?
Constatação XVII
Deu na mídia: “Segundo o relatório "Educação para Todos – Professores e Educação de Qualidade", lançado em abril de 2006 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, mostrou que o Brasil é, na América Latina, um dos países com menor grau de formação de seus professores. A Argentina, por exemplo, tem 67% dos seus professores do primário com ensino superior. No Chile, são 92%. O Brasil vai precisar de mais 396 mil professores até 2015”. Com o salário que é pago aos professores eles se veem obrigados a trabalhar em vários períodos para melhorar a renda familiar, o que não sobra tempo para fazer cursos. De acordo com fontes fidedignas, não constou no relatório: Viva “nóis”...
Constatação XVIII
A vizinha,
Assaz conspícua, *
Que mora sozinha,
Não por um momento,
Da janela,
Perspícua, **
Do seu – dela – 
Apartamento
Desfila despida
E, por ser intangível,
Inflexível,
Encurta a minha vida.
* Conspícua = “Notável; eminente, ilustre”.
** Perspícua = “Que se pode ver nitidamente”.
Constatação XIX (Mercosulense, ainda que o Mercosul, mesmo com novas adesões, ande claudicante e ameaçado).
Não se pode confundir aislado, que em linguagem castelhana, em geral, e na dos nossos “hermanos” argentinos, em particular, quer dizer ilhado, com asilado, muito embora se alguém ficar sozinho aislado, durante muito tempo, sem ver mulher ou não tomar, de vez em quando, uma cerveja, só ou com os amigos, corre o risco de, quando resgatado, ter de ficarasilado, dependendo do significado, quer dizer, ir para um asilo com esquema de atendimento com psicólogo, psicanalista e outros que tais. A recíproca não é necessariamente verdadeira. Pode-se, se for o caso, pedir asilo – outro significado –, sem que se seja atendido, num país, como ocorre e sempre ocorreu por esse mundo afora. 
Constatação XX
E já que se falou no assunto, o que tem de brasileiro, digamos, asilado, no Exterior, em busca de emprego não tá escrito em nenhum órgão estatístico do governo, ministério, ou assemelhado.
Constatação XXI
Para manter
O músculo do riso,
Chamado
Risolio de Santorini,
Sem esmorecer,
Sem fenecer
Não é preciso
Ingerir
Algum martini,
Ou qualquer
Fermentado;
Ver a vizinha,
Aquela gatinha,
Senhora mulher,
De monoquíni,
Nua ou de biquíni,
Cavado,
Aliás, todo esgarçado,
Pelo namorado
Aquele infeliz
Que vive a fungar 
Por estar
Eternamente
Resfriado
Atrapalhado
Com o seu nariz;
Também, 
Ver alguém,
Numa andança,
Escorregando 
Numa bananinha
E, eventualmente,
Se estatelando
No chão
E fechando
A carranca,
Fingindo
Que tá tudo bem,
Mas esfregando a mão
Na poupança
E olhando
Pra todo lado
Se foi notado;
Após conferir
Que o jerico
Não ficou machucado,
Basta rir à-toa,
Como rico,
Como uma pessoa
Numa boa.
Sorrir
Espontaneamente, 
Sem ser obrigado,
Tão-somente.
E temos conversado!
Constatação XXII
Não se pode confundir versão com aversão, muito embora a versão dada por um deputado ou senador de que o aumento do salário dos deputados evitaria que eles viessem a ser corruptos cria uma aversão em simples pobres mortais que não se encontram, como muitos deputados creem, acima do bem e do mal... A recíproca não é verdadeira, pois existem pessoas que apresentam a versão, defendendo seus próprios interesses, que se tem que ter aversão por mulher, sob a alegação, por exemplo, que mulher dá câncer. Vige!
Constatação XXIII (Elucubrações não necessariamente de um obcecado).
Não se pode confundir atributos, no sentido que o Aurelião dá como “Aquilo que é próprio de um ser” com tributos, no sentido de “imposto, contribuição”, muito embora uma gata comatributos, digamos, fisicamente felinos (não confundir com fesceninos [obsceno, licencioso]), acrescidos de ser meiga, gentil, bondosa, etc., principalmente etc., não deveria, enquanto assim o fosse, pagar tributos a quem quer que seja, tanto federal, estadual e municipal. A recíproca não é verdadeira, ainda que haja isenção de tributos para quem deveria pagá-los e não paga, tanto respaldado em leis auto beneficentes, àquelas de moto-próprio, legislação em causa própria, como por falta de costume, hábito, inércia, etc.
Constatação XXIV (Teoria da Relatividade para principiantes neófitos, no jardim de infância, pré-primário, etc.).
A vitória do nosso time é sempre merecida; dos outros, descabida. 
Constatação XXV
Ela relampejou 
Quando adentrou
No salão
Com linda fantasia.
Alguém invejou.
Disse um palavrão
E que ela merecia
Um bofetão.

Site: www.rimasprimas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário