Postagens populares

Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 15 de março de 2014

BRAZIL: RICOS & POBRES E OUTRAS CONSTATAÇÕES...


RUMOREJANDO

JOSÉ [JUCA] ZOKNER

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I (Quadrinha para ser recitada preferencialmente em casa de família).
Faço direitinho as lições 
Sou um cara bem comportado.
Sei que de todas as profissões
Não quero ser a de deputado.
Constatação II (Quadrinha para ser recitada em qualquer festa e/ou lugar, dependendo do caso).
Para falar comigo a todo instante,
Comprou um celular, a minha amada.
Mas nunca conversamos o bastante
Sempre estou falando com a namorada.
Constatação III (Quadrinha de uma dúvida crucial).
É assaz fundamental
Aquela história do mensalão
Onde, indevidamente, cada qual
Ganha um baita dum quinhão?
Constatação IV (Amém).
Há muitos fatos
Que se deveria acabar:
Um deles é o tão malsinado
Maus-tratos
Dos animais; 
O outro é nunca mais,
De algum jeito,
Daqui pra frente,
Precisar
Em presidente,
Governador,
Prefeito,
Deputado,
Vereador
E senador
Tornar
A votar. 
Constatação V (Do círculo vicioso e pernicioso do excesso ou, matematicamente falando, exemplo, vicioso e pernicioso, de uma dízima periódica).
Excesso de conservadorismo induz ao reacionarismo. Excesso de reacionarismo induz ao fanatismo. Excesso de fanatismo induz ao conservadorismo...
Constatação VI (Lei de Lavoisier)
No Congresso, de certos países, nada se perde, tudo se cria, todos se transformam. *
*Como Rumorejando é uma coluna assaz democrática deixa a cargo de cada um dos nossos prezados leitores o quê, cujo, quanto, como, onde, porque, etc. 
Constatação VII
Em certos países, o descrédito nos políticos anda de maneira tal que corre pela Internet a recomendação ou sugestão para que se vote com sabedoria. No caso, votar em branco ou anular o voto. Lamentável como os políticos vêm agindo para que se chegasse a esse ponto. No entanto, um jovem de dezenove anos, hacker, provou que as urnas eletrônicas podem ser violadas. Vige! Onde vamos parar? Quem souber, em qual lugar, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação VIII 
Mulher que é braba e burra,
Que só fala em dar surra, 
Ela solta, alguma vez, nitridos,
Broncas, brados, gritos roucos,
Berros insanos, meio loucos,
Orneio, ornejo, não poucos,
Zurros, relinchos e rugidos.
Constatação IX
O plano inclinado,
Suave ou acentuado,
Para quem é pessimista
Somente descende;
Para o otimista,
Só ascende
E para o realista,
Incrédulo ou com fé,
Toda ladeira,
Toda pirambeira
Sobe e desce,
Principalmente,
Pra quem não esmorece,
Seja de frente, ou de ré,
Ou de qualquer outra maneira,
Tão-somente...
Constatação X
Não se pode confundir cofiar com confiar, muito embora quem use barba e bigode o que lhe permite usar o verbo cofiar e é do tempo de antanho quando o fio de barba ou o de bigode valia mais que uma assinatura com testemunhas e respectivas firmas reconhecidas em cartório. Tratava-se de pessoa em quem se poderia confiar. A recíproca não é necessariamente verdadeira, mormente nesses infaustos tempos: Quem que, nos dias de hoje, em sã consciência, vai confiar, por exemplo, nas promessas e/ou na retidão de um presidente, governador, deputado, prefeito, senador ou vereador com barba ou sem a dita cuja?
Constatação XI
E não se pode confundir provar com aprovar, até porque nem sempre o que você venha aprovar, você irá, definitivamente, aprovar, como, por exemplo, aprovar, depois de provar, que a tua sogra venha, novamente, passar uns meses na tua casa sob a alegação de que foi muito bem tratada anteriormente pela família. A recíproca, não só do tratamento dela para com você é falsa ou verdadeira, para esses malsinados e arriscados casos. Depende, por exemplo, se a tua mulher vier a aprovar, até por instâncias da mãe dela, que você possa fazer serão com aquela secretária do tipo pedaço de mau caminho.
Constatação XII
O septuagenário, quase octogenário, não ficou chateado quando Pelé afirmou que a seleção de 1970 derrotaria a atual. Ficou chateado por não ter incluído este assim chamado escriba, coincidentemente, septuagenário, quase octogenário, como um dos craques do passado. Imperdoável, rei!
Constatação XIII (De uma dúvida crucial. Vige!).
Auxílio-moradia para juízes e desembargadores? Será que eles precisam? Quem souber a razão da Assembleia Legislativa ter aprovado, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação XIV
Deu na mídia, mais precisamente no Estadão: “Rodovias federais têm 155 mortes e 1.823 feridos durante o carnaval”. Violência cada vez mais crescente. O país, sem dúvida, está entregue ao deus-dará. Vige!
Constatação XV
Também deu na mídia, também mais precisamente no Estadão: “Presidente do PT diz que não aceita 'ultimatos' de líder do PMDB”. Data vênia, como diriam nossos juristas, masRumorejando acha que os desentendimentos entre essa espécie de gente só nos ajuda. Basta ver o que acontece quando eles se aliam... Vige!
Constatação XVI
Comunico a quem interessar possa que Juquitiba, que a Wikipédia informa ser “um município brasileiro do Estado de São Paulo. Possui a maior área de Mata Atlântica preservada da Região Metropolitana de São Paulo e é rico em recursos hídricos. Sua população é de 28.737 habitantes, distribuída em uma área de 521.598 km². O município apresenta grande potencial para o ecoturismo e turismo de aventura”, não foi fundada por este assim chamado escriba, fazendo alguma auto menção a si mesmo e uma homenagem a Curitiba, como a princípio parece ter acontecido com o Ju de Juca e tiba de Curitiba. Ficam assim desfeitas as dúvidas que por acaso se fizeram presentes pelos menos avisados. Obrigado pela atenção.
Constatação XVII
Os padres fazem votos de castidade, ao contrário dos rabinos e dos pastores protestantes. Deu na mídia, mais precisamente no Estadão, artigo do jornalista Nick Squires, que escreve, “segundo Katherine Gallagher, que forneceu as evidências para a comissão da ONU e esta, por sua vez  está finalmente responsabilizando o Vaticano por permitir e perpetuar a violência sexual na Igreja", após décadas varrendo esse tema para debaixo do tapete, e acrescentando que o mundo observará para conferir se o Vaticano acabará com a impunidade dos agressores”.
“A comissão da ONU reclamou que a hierarquia católica, incluindo os "mais altos níveis da Santa Sé", se recusou a cooperar com autoridades judiciais e comissões nacionais de investigação. O organismo afirmou que a Santa Sé deveria iniciar uma série de reformas para atender às obrigações estabelecidas pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, em vigor desde 1990”.
Ativistas acusaram o Vaticano de ser cúmplice de uma escala "em massa" de abusos. Para Keith Porteous Wood, diretor da ONG britânica Sociedade Secular Nacional, o Vaticano "faz tudo o que pode para proteger da Justiça clérigos abusadores e manter seus abusos em segredo". 
Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que uma canetada do atual Papa Francisco, que, em seu primeiro ano na função, encantou um mundaréu de católicos e não católicos, permitindo o casamento dos padres católicos acabaria com o problema. Haveria uma grita dos religiosos conservadores. No entanto, o tempo se encarregaria de corrigir tal fato, associado à descoberta dos prazeres do sexo, constituição de família, encantamento de acompanhar o crescimento dos filhos desde a infância – mormente dessa fase – até a idade adulta e assim por diante. Tenho, humildemente, dito! (Rico abalizadamente opina; pobre diz, tenho, humildemente, dito).
Constatação XVIII
Não se pode confundir rugas com rusgas, muito embora se as rusgas entre um casal, por exemplo, se tornarem muito intensas, arrisca o casal ficar com rugas antes do tempo cronológico. A recíproca deve obedecer ao mesmo esquema. Quem duvidar que faça a prova, ora bolas!
Constatação XIX
Deu na mídia, mais precisamente no Estadão, no dia 8 de março próximo passado quando se comemorou o Dia Internacional da Mulher: “Política para mulheres avança pouco com Dilma”. “Principal programa do governo, que cria abrigos para vítimas de violência, não saiu do papel; projetos 'dormem' no Congresso”. “A chegada da primeira mulher ao cargo mais alto da República obrigou a troca do "presidente" por "presidenta" nas placas oficiais, mas os avanços nas políticas de gênero desde então ainda são tímidos”. Data vênia, como dizem os juristas, mas Rumorejando acha que: Rico é tímido; pobre, é bunda mole. Rico faz projetos dormirem no Congresso; pobre, sofre de insônia por não poder realizar seus projetos. Vige!
Constatação XX (Comunicado a quem interessar possa).
O meu grande amigo Manoel de Andrade estará lançando no dia 19 próximo, às 19,30, nas Livrarias Curitiba – Shopping Estação – Loja 1108, o livro Nos rastros da utopia. Se trata de “fantástica peregrinação de um poeta brasileiro ao longo de 16 países da América, na década de 1970”. Imperdível, como diriam os críticos!
Constatação XXI (Quadrinha para ser recitada antes do início da Copa do Mundo).
Se nós, brasileiros, formos os campeões.
A gente vai deixar de falar em mensalões.
Os governantes não mais receberão a pecha de ladrões
E nunca mais vai ter em nosso país quaisquer senões.
RICOS & POBRES
Constatação I
Rico tem intestino grosso e delgado; pobre, tripa.
Constatação II
Rico vai a baile de gala; pobre tem que dançar conforme a música.
Constatação III
Rico faz uma ordenação; pobre, uma mixórdia.
Constatação IV
Rico faz uma miscelânea*; pobre, faz barafunda.
*Miscelânea = n substantivo feminino 
1. Reunião de textos literários variados e frequentes de autores diversos numa mesma obra (Houaiss).
Constatação V
Rico é intelectual; pobre, é asnal.
Constatação VI
Rico recorre à psicoterapia; pobre vai para o hospício.
Constatação VII
Rico é saudável; pobre não consegue vaga no SUS.
Constatação VIII
Rico é temperamental; pobre, é inseguro.
Constatação IX
Rico é sociável; pobre, é incivilizado.
Constatação X
Rico é portentoso; pobre, é detestável.
Constatação XI
Rico fica na fila do shopping para tomar sorvete; pobre fica na fila do SUS para tomar. Apenas tomar...
Constatação XII
Rico quando morre recebe homenagens póstumas; pobre, nem chega a ser tirado da lista dos viventes por não ter cidadania.

Site: www.rimasprimas.com.br