Postagens populares

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de julho de 2017

BRAZIL.ENEM REDAÇÃO: CORRUPÇÃO E CORROSÃO DO CARÁTER DA POLÍTICA E DOS POLÍTICOS

TEMA REDAÇÃO ENEM-UOL: JANEIRO/2017.
Marina da Silva. Print screen



SOMOS TODOS CORRUPTOS?





"(...) se vos disser que para o homem nenhum bem supera o discorrer sobre a virtude e outras temas (...), e que a vida sem exame não é vida digna de um ser humano acreditareis menos em minhas palavras."1



 Marina da Silva

Esta sim, é uma questão, no mínimo capciosa, mal intencionada e de um mau-caratismo inenarrável para com os jovens que irão se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM em Novembro/2017. Ela traz em si uma tal profundidade e complexidade filosófica que vem desafiando grandes mentes desde que "Deus expulsou Eva e Adão do paraíso" e os deixou face to face para encarar o "Admirável Mundo Novo" e satisfazer suas necessidades com sangue e suor do próprio trabalho! Primeiramente vamos dar uma olhadela rápida no Aurelião, o pai dos burros, como é conhecido o dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda,  no significado de corrupção: 1. Depravação; 2. Suborno; 3.  Alteração; 4. sedução.2  Já no Houaiss  há uma explicação mais substanciosa. Corrupção: 1. deterioração física de algo,  putrefação (ex.  dos alimentos); no sentido figurado é: 2. depravação de hábitos e costumes, etc., devassidão (antônimo de decência); 3. oferta de dinheiro ou vantagem em troca de um benefício geralmente ilegal; suborno.3
Como o Brasil vive banhado em corrupção, desde os tempos de Cabral (o descobridor do Brasil em 1500. Não confundir com Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, preso por crimes gravíssimos de corrupção nas investigações da Operação Lava jato), claro que o assunto que vamos discutir se refere ao processo de formação da sociedade e do povo brasileiro, enfim, do país! O que é impossível de se fazer sem um resgate histórico mais amplo da civilização ocidental a partir da invenção da política ou arte de administrar pelos gregos!
Para tentar responder ou aproximar deste trabalho hercúleo SOMOS TODOS CORRUPTOS? é necessário adotarmos a postura filosófica de Sócrates (366aC - 399aC) e admitir "Sei que nada sei"; desconstruindo o mundo platônico perfeito  (Platão 427aC - 347aC) que jamais se encaixa no real da real vida humana em sociedade; bebendo a sabedoria de Buda (Sidarta Gautama, 563aC - 483aC) para entender e aceitar que o Todo está no Uno e o Uno está no Todo, fugindo da pobreza dualística   de Mani (Manes, Maniqueu - século II dC)4 encarcerado entre o Bem (Deus, Luz) e Mal (Trevas, diabo) e nada mais além; tendo o carinho e cuidado de não reduzir o pensamento de Nicolau Maquiavel (1469dC - 1527dC) à simples afirmação "Os fins justificam os meios" porque os homens  são maus por natureza e só fazem o bem para justificar um mal maior impingido a muitos outros! 
Traduzida pelos republicanos ocidentais ou "direita conservadora" (proteger os exploradores, expropriadores e donos das riquezas produzidas socialmente por todos) na frase "Fazer o Mal para fazer o Bem" ou seja, privilegiar os vícios, males, ganância, individualismo, egoísmo, corrupção ética, moral, religiosa em detrimento das virtudes  do bem, solidariedade, compaixão, amor, caridade, respeito, honestidade, igualdade, partilha, importar-se com todos!"  Numa sociedade a vida de todos os seres humanos importa!
Voltar os olhos, o pensar, o criticar, filosofar, criar, discorrer sobre as virtudes da vida  humana em sociedade é uma preocupação inerente ao ser humano no processo civilizatório, na construção da sociabilidade humana.  O que promove a estabilidade, ordem e progresso de reinos, principados, repúblicas? Uma preocupação milenar que angustiava Agostinho (354dC - 430dC) para quem o Mal é o afastamento de Deus e de suas leis e mandamentos ou Jean-Jacques Rosseau (1712dC - 1778dC) que acredita na bondade humana quanto mais próximo do estágio selvagem e longe das criações humanas ou sociedades civilizadas! No mundo civilizado, a ordem e estabilidade seriam dadas pelo Contrato Social entre os cidadãos e seus representantes legais e tudo dentro do Espírito das leis como professava e afirmava Montesquieu (1689dC - 1755dC). O Legislativo é o representante do povo, o Executivo executa tudo para o bem do povo e o Judiciário faz valer as leis e faz a "justiça" mantendo na linha aqueles que não seguem o que o povo demanda em prol de todos!
O que leva à corrupção e corrosão do corpo social (indivíduos) e do corpo político (administradores/governantes/detentores da riqueza e do poder político-social)? Por que alguns impérios tiveram longa vida e outros não? O que levou à decadência, por exemplo, o império romano? É na obra de Maquiavel que tal preocupação ganha destaque e vai influenciar os governantes  a partir da transição feudal para o Estado moderno e  modo de produção e economia capitalista cujo funcionamento se dá pela "Mão invisível (deus) do mercado" criada pelo economista clássico Adam Smith (1723dC - 1790dC) em "A riqueza das nações".
Muitos se ocuparam em entender "a corrupção", principalmente da vida humana no processo infinito de construção da sociabilidade rumo à civilização, onde estabilidade, permanência, imutabilidade estão fora de cogitação!  Somos seres sociais, formamos laços sociais relacionando uns com os outros e com natureza (meio em que vivemos) para satisfazermos necessidades e nunca nada esteve ou estará a contento de nossas necessidades que, a partir do momento em que são satisfeitas geram novas necessidades cada vez mais complexas e diversas e "Assim caminha a humanidade" no início a passos de tartaruga, depois ao trote de cavalos, máquina a vapor, luz elétrica, Ford T, Ferrari e atualmente na instantaneidade da internet! Claro que são passos civilizatórios diferenciados no tempo, espaço; estágios que hoje, século XXI, nos deixa estupefatos quando sabemos da capacidade humana de produzir alimentos, vacinas, ir a outros planetas, robotizar a produção de mercadorias, mas que se dá sobre a exploração, expropriação,  desumanização e pauperização de bilhões de seres humanos!
Qual é a Cara do Brasil? Pergunta o poeta:O Brasil é o que tem talher de prata ou aquele que só come com a mão? Ou será que o Brasil é o que não come o Brasil gordo na contradição?".5 O pais tem a cara da desigualdade e de um enorme fosso econômico entre os 1% da população que detêm a riqueza e 99% que vive/sobrevive do trabalho!
Feito este pequeno prelúdio, vamos responder a questão ENEM:


 SOMOS TODOS CORRUPTOS?

Resultado de imagem para lixão alimento de gente
www.google.com.br/images. 2012. Rio de Janeiro. Lixão de Itaóca. "A busca por alimentos dura quase uma hora. Como se já não bastasse ter que remexer todo o lixo sob um forte cheiro azedo no ar, há ainda uma disputa com os cavalos, porcos e urubus pelos restos de alimentos.6

SIM, resposta para tudo que é vivo, reinos vegetal e animal! Se estivéssemos falando da condição bio-psico-fisiológica do ser humano. A corrupção começa já a partir do momento em que o gameta masculino funde-se com o gameta feminino e termina num prazo mais ou menos, atualmente, de noventa anos. A média de expectativa de vida em alguns lugares e para alguns seres humanos está próxima aos 78/80 anos!
SIM também para o reino mineral tanto naturalmente, processo que leva milhões de anos (escala geológica) sem a interação/intervenção humana para além da satisfação de necessidades reais, valores de uso. A partir do momento em que se começa a usar este reino para valores de troca, comércio (desenfreado, insustentável) como  por exemplo construção de casas, campos de futebol, vilas olímpicas inúteis (Vila Olímpica RJ e Arena Amazonas) à confecção de joias a "corrupção" mineral pode ser acelerada. Um exemplo é a mineração da serra do Curral em Belo Horizonte, veja imagem. Pouco mais de 50 anos de mineração MBR e cadê as rochas que estavam aqui?
Resultado de imagem para serra do curral mineração
www.google.com.br/images. Vista aérea da Serra do Curral, Belo Horizonte. MG. 


NÃO. A resposta é NÃO se a questão estiver  relacionada aos seres humanos viventes no planeta Terra e ao caráter, virtudes e valores humanos: morais, éticos, religiosos, étnicos, honra, honestidade, e ainda valores culturais, folclóricos, etc. Se os cerca de 7 bilhões de humanos fossem todos corruptos esta questão não teria o menor cabimento e seria tolo pedir uma dissertação sobre tal em um ENEM!
www.google.com.br/images. SOMOS TODOS CORRUPTOS? NÃO. #SOMOSTODOSHUMANOS



A  questão ENEM  "SOMOS TODOS CORRUPTOS"  na verdade faz parte de uma "super hiper mega plus blaster"7 estratégia política dentro do contexto de grave crise de ilegalidade, inconstitucionalidade, altíssimos níveis de corrupção, roubos e crimes contra os cofres públicos da nação  e que pôs em xeque a prática política brasileira de oligarquias (coronéis e barões) que dominam o poder desde a instauração da República em 15 de novembro de 1889 e ficou insustentável na eclosão do maior crime de corrupção de todos os tempos, no momento, os crimes investigados pela Operação Lava jato. 
Somos todos corruptos? é uma aventura tão complexa e profunda de possibilidades que só para destrinchar o verbo "somos" daria uma tese doutoral! Somos: Quem, o que, quando, onde, por que, a que se remete este verbo (ser) de ligação, auxiliar, irregular, anômalo, bipolar, dúbio, instável intransitivo às vezes transitivo indireto, sim, somos ou estamos corruptos? E na questão Somos todos corruptos? por que o "sujeito" da oração foi ocultado, indeterminado, mas claramente se remete a NÓS?  E corruptos? é um mero adjunto adnominal/adverbial ou um "estado" declarado de algo, alguém, todos, tudo?
Masturbações, ops, elucubrações mentais à parte, o que importa realmente não é a profundidade biopsicossocial, histórica-econômica-política-cultural da corrupção inerente à todas as formas de governo no processo civilizatório, na humanização do homem/natureza, especialmente no modo de produção capitalista; nem mesmo se remete ao tema racial da questão, pois para aqueles que estão à frente, endireita, Brasil "preto parado é suspeito, correndo é ladrão"; ser negro é crime (em mais de 50 tons) e a pena é de morte; com direito a bancada da bala nas câmaras municipais, estaduais, federal e senado!

www.google.com.br/images. Estes são alguns dos principais corruptos, criminosos que lesaram/lesam os cofres públicos fraudando licitações e superfaturamento de obras públicas,  achacam empresários cobrando propinas; denunciados, gravados, delatados nos crimes da Operação Lava Jato e... ESTÃO GOVERNANDO O PAÍS! SIM, SOMOS TODOS CORRUPTOS É A RESPOSTA PARA ESTES.8


A questão SOMOS TODOS CORRUPTOS? pede para os estudantes uma redação ENEM simplória que corrobore o atual estado de corrupção e degeneração  do corpo político em todos os poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público Federal) pelo qual passa o Brasil, onde "A lei é para todos", exceto para os donos do poder, políticos tradicionalmente corruptos como por exemplo José Sarney e família; Aécio Neves e família; Renan Calheiros, Sérgio Cabral, José Serra, Moreira Franco, ficando nestes para não alongar o texto! Excetuando a classe detentora das riquezas, os 1% mais ricos, demais classes são passíveis de aplicação da justiça (classes médias de pele clara, amarela); exceto os PPP- pretos, pobres, periferia (inclui negros, mulatos, pardos, mestiços, 50 tons de morenos, favelados, baixa renda e miseráveis) que sequer tem direito ao devido processo legal e a pena de morte é aplicada pelas polícias e/ou milícias oficiais e grupos civis de extermínio.

Resultado de imagem para parar em fila dupla valor da multa
www.google.com.br/images. Parar em fila dupla no trânsito É INFRAÇÃO e a multa é de R$195,23 assim como estacionar no passeio, na faixa de pedestre, na vaga para deficiente. Cobrar milhões em propinas da Odebrecht, ato de muitos políticos corruptos, É CRIME DE CORRUPÇÃO, CRIME LESA-PÁTRIA GRAVÍSSIMO, assim como superfaturamento de valores de obras públicas. Comparar os dois atos é sacanagem da grossa!


Simplificando a magnitude da crise de corrupção atual no Brasil para se chegar a questão ENEM; Somos todos corruptos?  quer apenas desviar a atenção e o foco sobre os verdadeiros ladrões, criminosos, políticos corruptos, achacadores e quiçá, assassinos, jogando cerca de 205 milhões de habitantes no mesmo balaio de crimes e corrupção destes! É vender a ideia e criar paisagens de "Somos todos corruptos" igualando  e tornando válida a corrupção no poder!
"Você que avança sinal vermelho" é tão corrupto quanto os corruptos que estão no governo!; Fala em corrupção e para em fila dupla para pegar filho na escola; Corrupção só dos outros, da sua não!; Só Deus pode julgar pastores corruptos e no outro mundo! As redes sociais são inundadas com teses e palestras Somos todos corruptos diariamente! Interessante no caso dos políticos pastores evangélicos corruptos é que, Deus permitiu que seu Filho amado, Jesus, inocente, fosse julgado e condenado à morte na cruz pelas leis do império romano aqui na Terra, mas vai julgar os políticos corruptos evangélicos no Além?
www.google.com.br/images. Fake news espalhada pelos defensores de Trump.

Somos todos corruptos é uma estratégia política espúria, imoral, ignominiosa, abjeta e fenomenal para a manipulação psicológica das "massas", colocando a população no modo "agente de estado"9, gado eleitoral alienado, manobrável com mentiras e detrações sobre os fatos reais, espalhamento de fofocas, roubando-nos o direito de indignação e cobrança de justiça; desativando nossas forças de ataque contra a corrupção/corruptos/corruptores e nos submetendo à ilegalidade, inconstitucionalidade, imoralidade e ao banditismo que se apossou do Brasil nos três poderes! Afetando  principalmente os indivíduos que adoram respostas prontas, sofrem de anemia intelectual e amortecem a consciência para seguir e obedecer autoridades corrompidas! Não é novidade na História mundial (Hitlerismo) e a mais recente onda de fake news (mentiras na mídia e redes sociais) elegeu para a Casa Branca, um deplorável como Donald Trump!


"Estado de agente. As pessoas não chegam a ver toda a situação mas apenas uma pequena parte dela. Há uma divisão de trabalhos pequenos e especializados e não podemos agir sem algum tipo de comando. Eu chamo isso de estado de agente. Os indivíduos cedem à autoridade e ao fazê-lo tornam-se alienados de suas próprias ações. O indivíduo se define como instrumento de realização dos desejos dos outros. A pessoa tem a escolha. Ela escolhe se tornar agente." Stanley Milgram

Mas há possibilidade de reversão deste estado de agente se a pessoa fizer uso de sua consciência, de seu livre arbítrio. Mas, alerta Milgram, uma vez feita a escolha de estado de agente, praticamente é impossível fazer o indivíduo voltar atrás.


Como somos todos corruptos?

www.google.com.br/images. Coxinhas...afff.


Eis a jogada: todos os dias somos bombardeados por todas as mídias de comunicação, principalmente TV's e na internet, com o culto, louvor e adoração ao discurso de ódio, racismo, homofobia ou discurso politicamente incorreto, adoração da "pós-verdade" que nada mais é que uma inversão de virtudes/vícios, tratando os vícios como desejável (lembre do alto grau de  mentiras e corrupção no Brasil e mundo, Estados Unidos, incluso). É o império do totalitarismo e imposição da intolerância, imoralidade, anti-ético, anti-democrático, contra as liberdades individuais, liberdade de imprensa, imposição da mentira, maledicência, fofocas, detrações, berros, gritos, ataques morais e físicos como normal e salutar tanto na vida privada e especialmente no poder público, administração pública! 

PEGA NA MENTIRA10

"Pega na mentira, pega na mentira
Corta o rabo dela, pisa em cima, bate nela
Pega na mentira"

19-02-2017

Fake News. Folha publica reportagem sobre sites de notícias falsas e por modéstia (?) esquece de se incluir no grupo


"A Folha publicou hoje uma reportagem sobre sites que produzem notícias falsas. Curiosamente, não há nenhuma referência à própria Folha, nem ao Globo, Veja (logo ela, do boimate), Estadão, sem falar nas menores — Época e QuantoÉ.

Por exemplo: Tudo é fake nessa notícia reproduzida aqui [imagem], que a Folha publicou num domingo (dia de maior venda de jornais), no alto da página à esquerda (espaço mais nobre).

A ficha de Dilma é falsa. A informação de que o grupo dela planejava o sequestro de Delfim Netto, idem.

Só posso considerar que a Folha não se incluiu no grupo dos produtores de notícias falsas como uma prova da modéstia do seu diretor de redação Otávio Frias Filho." http://blogdomello.blogspot.com.br/2017/02/fake-news-folha-publica-reportagem.html








Fontes:

1. Biografias - Veja mais em :  https://educacao.uol.com.br/biografias/socrates; Platão; Buda; Maquiavel.  "Pode alguém perguntar: 'Mas não serás capaz, ó Sócrates, de nos deixar e viver calado e quieto?' Não convenceria alguns dentre vós de nada mais dificilmente do que disso. Se vos disser que assim desobedeceria ao deus e, por isso,...Sócrates 



2. HOLANDA, Aurélio Buarque de. Dicionário eletrônico. https://dicionariodoaurelio.com/corrupcao



3. HOUAISS, Antônio et al. Minidicionário da \Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. 2004.





4. https://www.dicio.com.br/maniqueismo/MANIQUEU OU MANI, MANES. MANIQUEISMO: "1. rel dualismo religioso sincretista que se originou na Pérsia e foi amplamente difundido no Império Romano (sIII d.C. e IV d.C.), cuja doutrina consistia basicamente em afirmar a existência de um conflito cósmico entre o reino da luz (o Bem) e o das sombras (o Mal), em localizar a matéria e a carne no reino das sombras, e em afirmar que ao homem se impunha o dever de ajudar à vitória do Bem por meio de práticas ascéticas, esp. evitando a procriação e os alimentos de origem animal. 2. p.ext. qualquer visão do mundo que o divide em poderes opostos e incompatíveis."admitir que os bons sejam sempre bons e os maus sempre maus ..."



5. MATOGROSSO, Ney. a Cara do Brasil.https://www.letras.com.br/ney-matogrosso/a-cara-do-brasil



6. http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/08/28/populacao-do-lixao-de-itaoca-sofre-com-abandono-regiao-sofre-dano-ambiental/População do lixão de Itaóca sofre com abandono; região sofre dano ambiental.Diferentemente dos catadores de Gramacho, 700 trabalhadores de São Gonçalo não foram indenizados



7 "Super hiper mega plus blaster " é uma expressão  usada nas redes sociais e se relaciona com algo surpreendente, fenomenal, inesperado. Tem como emoji a carinha "de boca aberta e queixo caído".



8. OPERAÇÃO LAVA JATO. Sobre o assunto ver: http://lavajato.mpf.mp.br/entenda-o-caso; FOLHA PODER http://arte.folha.uol.com.br/poder/operacao-lava-jato/; fases da OPERAÇÃO LAVA JATO http://arte.folha.uol.com.br/poder/operacao-lava-jato/#capitulo4; ETC.



9. SILVA, Marina da. Sobre o assuntoo ler no blog tema ENEM: POR QUE NÃO HÁ MAIS NOVAS MANIFESTAÇÕES NAS RUAS?



10. CARLOS, Erasmo. Pega na mentira. https://www.vagalume.com.br/erasmo-carlos/pega-na-mentira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário