Postagens populares

Pesquisar este blog

domingo, 2 de julho de 2017

BRAZIL: MULHERES EM TRANSIÇÃO...FASES!

MULHER DE FASES  E MULHER EM TRANSIÇÃO

Marina da Silva


Não é objetivo deste texto dissertar sobre o "ser mulher" desde a criação em Gênesis! E Deus fez a mulher! E como Deus é Perfeito e fez o homem e a mulher, qualquer discussão sobre quem é mais perfeito é de tamanha profundidade que cabe apenas aos maiores teólogos do planeta ou aos maiores tolos! Esclarecido este porém vamos ao ser mulher a partir da transição do feudalismo para o sistema capitalista de produção onde o papel social da mulher assume uma magnitude de transcendental importância para os capitalistas aumentando o potencial de acumulação e concentração de riquezas sobre a expropriação e exploração do trabalho humano de homens, mulheres e crianças! 
Grosso modo a diferenciação entre o feudalismo e capitalismo pode ser colocada tanto pelo local da produção como o destino do que é produzido. No primeiro a unidade de produção é a "casa" e tudo é produzido de forma artesanal e para subsistência, as mercadorias são produzidas para o "valor de uso" e consumidas no feudo; no capitalismo a unidade de produção é a fábrica e tudo que é produzido vai para o mercado, o "valor de troca" ou comercial se sobrepõe ao valor de uso, expande-se em escala mundial (mercado mundial) aumentando a demanda; o trabalho artesanal é suplantado pela manufatura. 
O renascimento da vida nas cidades, a revolução comercial e marítima engendram a manufatura e propiciam a "acumulação de capitais"  que levam ao fim o modo de produção feudal.1
Homens, mulheres e crianças sempre trabalharam desde que desceram das árvores, ocuparam as cavernas, inventaram ferramentas, armas, agricultura, etc., logo, desde que o mundo é mundo! Também não cabe aqui, neste momento, discutir qual o papel histórico-econômico-social destinado às mulheres em eras antes ou depois de Cristo. Esta introdução serve apenas para nortear o assunto proposto no título: Mulheres em transição...fases. Mulher de fases e mulher em transição e tratar a relação homem-mulher no amor e sexo, no patriarcalismo brasileiro, século XX e XXI. Lógico que a "transição" está ligada à evolução do sistema capitalista, às revoluções tecno-científicas, com o uso intensivo da ciência e tecnologia em prol do mercado e afeta homens e mulheres, uma condição pós-moderna, diria David Harvey analisando as consequência do surto tecnológico a partir do final dos anos Sessenta e como este alterou definitivamente o mundo do trabalho, as relações humanas e a percepção de tempo e espaço. O autor identifica esta fase como "acumulação flexível de capitais".2
Votando ao risco do bordado... Você não passa de uma mulher, é mulher! Um sambista, Martinho da Vila, cantava a  preocupação masculina com a chegada maciça das mulheres no mercado de trabalho nos anos Setenta, a partir do "Milagre brasileiro"!3
Lugar de mulher é na cozinha! Linda recatada, do lar! Um prato feitinho pra garfo e colher; Tanto faz se é machista ou feminista; Mulher de cama, mesa e tanquinho; Ninguém é estuprada em casa lavando louças são alguns tipos de violências cometidas contra mulheres naturalmente e banalizadas na mídia, principalmente nas Organizações Globo e suas novelas  e tudo em nome  do machismo brasileiro, isto é, direito de fazer o que bem quer com mulheres: violência, assédio moral, sexual, estupro e assassinatos cruéis inclusos.


 discurso de temer dia da mulher
https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/03/ Michel Temer, político corrupto denunciado na Operação Lava jato, um dos principais mentores do golpe de Estado que destituiu a legítima presidenta Dilma Rousseff, eleita por mais de 54.5 milhões de eleitores.




“Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, do quanto a mulher faz pela casa, pelo lar. Do que faz pelos filhos. E, se a sociedade de alguma maneira vai bem e os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada formação em suas casas e, seguramente, isso quem faz não é o homem, é a mulher […] ela é capaz de indicar os desajustes de preços em supermercados e identificar flutuações econômicas no orçamento doméstico”.4
Esta fala de Michel Temer, político corrupto, usurpador e golpista em pleno século XXI  demonstra o quão tosco é seu conhecimento sobre o próprio país e em nada difere do pensamento geral que se construiu sobre o papel social da mulher no processo civilizatório desde "A origem da família, do Estado e da propriedade privada"5 aos dias atuais! Mas vivemos, homens e mulheres, A loucura do trabalho nos Tempos modernos!"


www.google.com.br/images. Capitalismo flexível. Esta é uma realidade que vem sendo construída por homens e mulheres, juntos e misturados. Cada vez mais, casais que trabalham fora e/ou dentro da casa optam por partilhar uma vida juntos ( casais heteros, homossexuais, transgêneros) apostam  na partilha de tarefa, educação e cuidados da prole para  a convivência salutar da família.


Então...
Nascer mulher é lutar desde o útero - todo pai quer um menino - e persistir lutando contra um sistema de inferiorização e rebaixamento social, econômico, político, moral, cultural, religioso, ético, sexual da mulher, historicamente construídos pela dominância e discurso masculino na construção da sociabilidade e sociedade da propriedade privada e patriarcal!  Um arranjo social do qual os capitalistas farão uso intensificando o discurso machista justificando e forjando a invisibilidade e alienação social das mulheres, a guerra dos sexos (disputa entre gêneros)  com o único objetivo: auferir lucros ou extração de mais-valia absoluta  sobre a exploração do trabalho de homens/mulheres, sendo a mulher duplamente explorada  na casa e na fábrica.  A história da mulher brasileira segue o mesmo padrão histórico de lutas em outras nações ocidentais capitalistas, guardadas as devidas proporções do tempo, espaço e história (somos um país em construção). 

Resultado de imagem para frases machistas humor
www.google.com.br/images, "Piada machista do dia." Empurre o burro. Se o burro que faz piadas estudasse...


Século XX.
Descobrir-se mulher ainda menina entre os 9-14 anos de idade brincando de bonecas, correndo pelo mato, soltando pipas, banhando-se em rios ou fazendo bordados é descobrir-se mulher de fases; aliás, uma fase somente, ou seja, os dias vermelhos na Folhinha (o mesmo que calendário) ligados à menstruação; é nascer num país com fortes resquícios escravagistas, autoritário, machista e que vive às voltas com ditadores desde o fim  da escravidão (1888) e do Império (1889). A educação feminina no século XX incluía aulas de educação artística, balé,  música, Francês, religião, educação para o lar e educação moral e cívica e tudo para manter a "mulher no seu quadrado" e suplicando a Deus para não ficar para "titia" ou virar uma "coroa recalcada". 
As meninas para casar ou boazinhas eram virgens(?) e vigiadas até chegar ao altar; e enquanto os longos noivados se cumpriam o jeito era aprender as prendas do lar: cozinhar (prende-se um homem pelo estômago), lavar, passar, engomar, faxinar, costurar, engraxar sapatos e botas, bordar, fazer tricô, crochê, ponto cruz, montar o enxoval e conter os hormônios próprios e do macho se guardando para não ficar falada porque só "as mais santinhas vão casar". 
Cabia ao homem ter trabalho para sustentar a esposa e a própria prole.
O direito de ser uma mulher de fases vinha ao acaso e do meio do nada com a indiscrição das mulheres casadas ou com as amigas após a lua de mel ou com as meninas más, aquelas que transgrediam o status quo e viviam a própria sexualidade apesar do sacrossanto matrimônio e a sagrada família.
A procura deste segredo equivalia a  busca do Santo Graal6 porque  entender as fases da fertilidade feminina era criar um calendário de possibilidades sexuais na "tabelinha" de jogos, brincadeiras e mesmo sexo; envolvia conhecer o próprio corpo, o ciclo menstrual e todas as mudanças físicas e psíquicas que acompanham o período pré-menstrual ou TPM- tensão pré-menstrual!
Embora fosse senso comum de que são as cegonhas que trazem os bebês ninguém explicava como o bebê foi parar dentro da barriga da mamãe! Muitas meninas acreditavam que se podia engravidar com beijo, abraços, amassos ou mesmo sentando no lugar em que o homem acabou de levantar como vaso sanitário ou poltrona de ônibus e carros.

AS FASES DA MULHER...


De posse do conhecimento das regras (nome dado ao ciclo menstrual) basta acompanhar uns meses marcando na Folhinha para ver a regularidade do ciclo, calcular o período entre as menstruações e criar uma tabelinha. Geralmente a menstruação ocorre de 28 em 28 dias para a maioria das mulheres e o ciclo é cheio de fases precedido pela pior delas, a TPM7.

Resultado de imagem para ciclo menstrual tabelinha
www.google.com.br/images. A tabelinha.



O amor e sexo na Folhinha embora fora de moda no século XXI ainda possui milhões de adeptos impedidos de contrariar a lei de Deus: "Crescei e multiplicai-vos" aplicada com rigor em muitas crenças religiosas que satanizam os contraceptivos como as pílulas, camisinha feminina, camisinha masculina, pílula do dia seguinte e DIU-dispositivo intra-uterino. Aborto, muito praticado em todas as classes, no Brasil, É CRIME!  O que não impede que casais ainda hoje façam o amor da Folhinha e pratiquem sexo nos dias vermelhos do calendário quando o risco de engravidar é zero! Há ainda casais de namorados em que o homem sabichão, força o sexo anal tirando vantagens antes do casamento que pode não acontecer.
Resultado de imagem para é o tchan
www.google.com.br/images. Segura o tchan!


Mas nos anos Noventa os jovens já davam o grito de liberdade: "Beijo na boca é coisa do passado, a moda agora é namorar pelado!"
E na virada do século, novo Millennium, o sexo deu de virada e a mulher de fases tornou-se mulher em transição! E tudo muito ligado ao contexto histórico da entrada mais consistente de mulheres no mercado de trabalho a partir dos anos Setenta, o que tornou-se prática nos anos Noventa e virou regra no século XXI. Uma história cheia de lutas e mortes por direitos: de viver, trabalhar fora de casa, estudar, por direitos sociais  trabalhistas, pela posse do próprio corpo e sexualidade banhada por muita violência doméstica, estupros e assassinatos cruéis que serão assunto de outro texto!
Linda, recatada e do lar, uma ficção forjada no Romantismo, século XIX e que permeia toda a literatura, fotonovelas, radionovelas, cinema e novelas globais,  foi sempre uma eterna luta entre "O feijão e o sonho", e o ronco da barriga fala mais alto e as mulheres foram à luta: YES, SHE CAN! YES WE CAN!


https://pt.linkedin.com/rowan-araujo. Feminização do mercado de trabalho global e a falácia de direitos iguais, isonomia salarial tira a proteção legal da CLT e Constituição Federal 1988 sobre o trabalho de mulheres e crianças! Usa-se mulheres com o falso discurso de "empoderamento" para REBAIXAR O SALÁRIO DE HOMENS E AUMENTAR A EXPLORAÇÃO DE AMBOS!

Chegamos ao novo Millennium, século XXI
 com as mulheres no Brasil e no mundo ocidental ocupando 50% ou mais do mercado de trabalho! O poder do dinheiro liberou as mulheres da dominação econômica masculina e lhes deu posse do próprio corpo e voz! É uma revolução em andamento que alavancou uma contra-revolução conservadora, machista, misógina que incita a violência, estupro e assassinatos de mulheres! Este também um assunto para outra hora! O poder feminino no século XXI realmente vem da liberdade econômica que permite Tati Quebra Barraco: Boladona, Fama de putona, Atoladinha, Abre as pernas mete a língua, Me chama de cachorra, Soca a theca, Mete até gozar informar aos machos Sou feia mas tô na moda!
www.google.com.br/images. Tati, funkeira  é um dos símbolos da libertação do corpo da mulher pelo poder do dinheiro! E vai influenciar gerações do XY e Milineum!  "Eu tô pagando!"

www.google.com.br/images. Retorno às condições de exploração de homens, mulheres e crianças à época do nascimento  e ascensão do capitalismo. Retorno à escravidão! 

Feminização do mercado de trabalho significa extração de mais-valia absoluta: precarização,baixos salários, jornadas longas, abuso nas relações de trabalho, locais insalubres, assédio moral, sexual, agressões, ganhar menos que homens, trabalho escravo, REBAIXAMENTO DO SALÁRIO MASCULINO que é um roubo da renda da família. MENINOS E MENINAS, GAROTOS E GAROTAS, HOMENS E MULHERES, TRABALHADORES E TRABALHADORAS, OS INIMIGOS SÃO: O ESTADO NEOLIBERAL,   O CAPITALISTA SUPER GANANCIOSO E A LÓGICA DE ACUMULAÇÃO CAPITALISTA! MATAR E DESTRUIR MULHERES NÃO É A SOLUÇÃO NEM AQUI NEM NA CHINA! UNI-VOS E RÁPIDO!






Resultado de imagem para reforma trabalhista  AÉCIO VOLTA AO SENADO PARA VOTAR
www.google.com.br. REFORMA TRABALHISTA. Senado brasileiro. Na mesa contra os trabalhadores da direita para esquerda: Romero Jucá, Edson Lobão, Antônio Anastasia (pmdb-psdb) todos envolvidos, citados, denunciados, delatados nos crimes de corrupção e roubo de dinheiro público na OPERAÇÃO LAVA JATO.


AS REFORMAS TRABALHISTAS NO BRASIL, CONDUZIDAS POR SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS CORRUPTOS, CRIMINOSOS INVESTIGADOS, DENUNCIADOS E DELATADOS COM PROVAS SUBSTANCIAIS NADA MAIS É QUE UM ATAQUE FRONTAL CONTRA DIREITOS TRABALHISTAS HISTÓRICOS ADQUIRIDOS COM MUITA LUTA E MORTES DE HOMENS E MULHERES  E SUSTENTADO PELA FALÁCIA TOSCA DE DAR IGUALDADE DE COMPETIÇÃO AOS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS/ESTRANGEIROS NA CONCORRÊNCIA PELO MERCADO MUNDIAL DOMINADO PELA CHINA, O PAÍS MAIS POPULOSO DO PLANETA E DONO DO MAIOR MERCADO DE MÃO-DE-OBRA DO MUNDO (ainda subutilizado)! O QUE ACHACA OS EMPRESÁRIOS SÃO OS TRIBUTOS PAGOS AOS MUNICÍPIOS, ESTADO E À UNIÃO!

Foto Marina da Silva. Belo Horizonte,  Minas Gerais. 30-06-2017: NENHUM DIREITO A MENOS! FORA CORRUPTOS! NÃO ÀS REFORMAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA E LEI DA TERCEIRIZAÇÃO!

A SAÍDA NÃO É RETIRADA DE DIREITOS SOCIAIS TRABALHISTAS, PREVIDENCIÁRIOS NEM A EXTINÇÃO DA CLT, CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88 E FIM DA JUSTIÇA DO TRABALHO. MAS ESTAMOS IMPOTENTES DIANTE DO ALTÍSSIMO GRAU DE CORRUPÇÃO DE TODOS OS PODERES: LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO! 
O QUE NOS RESTA É INFORMAÇÃO DE FONTES CONFIÁVEIS, LUTAR PELA EDUCAÇÃO, NÃO REELEGER CORRUPTOS E OCUPAR AS RUAS COM NOSSO GRITO: BASTA! DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E NOVAMENTE SEMPRE! JUNTOS, HOMENS, MULHERES DE TODAS AS CORES, RAÇAS, CRENÇAS, TIMES DE FUTEBOL E OPÇÃO SEXUAL!





Fontes:

1. MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. "A tecelagem, que os camponeses praticavam até então como atividade acessória para obter as vestimentas necessárias, foi o primeiro trabalho que recebeu um impulso e um amplo desenvolvimento graças à extensão do comércio. A tecelagem foi a primeira e continuou sendo a mais importante manufatura."

2.HARVEY, David. A condição pós moderna.Uma pesquisa sobre as mudanças culturais. 1989. São Paulo:  Editora Loyola. 7ªedição.1998.


3. Sobre o "Milagre Brasileiro". "Milagre econômico brasileiro é a denominação dada à época de crescimento econômico elevado durante o Regime Militar no Brasil, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo". Ver: http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/milagre-economico-brasileiro.htm; http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/milagre-economico/; http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/milagre-economico/


4. https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/03/discurso-de-temer-no-dia-da-mulher-vira-piada-internacional.html


5. SILVA, André Luciano da. "A COMPRESSÃO DE FAMÍLIA MONOGÂMICA EM ENGELS: ANALISANDO O TEXTO A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADAE DO ESTADO.http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos


6.  Sobre o Santo Graal ver http://www.opusdei.org.br/pt-br/article/o-que-e-o-santo-graal-o-que-ele-tem-a-ver-com-o-santo-calice/ "Nos livros de cavalaria da Idade Média, entende-se que é o recipiente ou cálice que Jesus usou para consagrar o vinho, transformando-o no seu sangue, na última ceia, e que depois José de Arimateia utilizou para recolher o sangue e a água resultantes da lavagem do corpo de Jesus. Anos mais tarde, segundo esses livros, José de Arimateia levou-o consigo às ilhas britânicas (ver a pergunta: Quem foi José de Arimatéia?) e aí fundou uma comunidade para custodiar a relíquia, que posteriormente vincular-se-ia aos Templários.."


7. Sobre ciclo menstrual e TPM: https://www.alwaysbrasil.com.br/pt-br/dicas-e-conselhos/sua-fluxo-menstruacao/as-fases-do-seu-ciclo-menstrual;

Nenhum comentário:

Postar um comentário