Postagens populares

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de maio de 2014

BRAZIL CORRUPÇÃO: MAMOGRAFIA AOS 50... roubando a saúde do povo brasileiro.

MAMOGRAFIA AOS 50:  o cálculo por trás da  MATEMÁTICA OFICIAL
www.google.com.br/images. Mamografia.  Há quinze anos atrás[1999] meu obstetra/ginecologista passou a acompanhar minhas mamas com a mamografia. Eu tinha 35 anos de idade. Aos 38 anos, mesmo depois da mamografia que nada acusou [mamas densas e pequenas ou resultado falso-negativo] eu, Marina da Silva, achei um tumor e comecei minha luta contra um câncer de mama invasivo na mama direita.

Marina da Silva


Em 2004 depois de estudos, pesquisas e preocupações com o aumento das  taxas de incidência do câncer de mama feminino e das altas taxas de mortalidade de mulheres, a doença passou a ser vista como “caso de saúde pública”.
Chegou-se ao "consenso" que o Brasil  deveria atacar a doença na raiz do problema, investindo no que parecia matematicamente lógico: reduzir a mortalidade de mulheres através do rastreamento e diagnóstico precoce do tumor.

www.google.com.br/images.Anos 80/90. A atriz Cássia Kiss ensinando mulheres a fazer o auto-exame como prevenção do câncer de mama. Graças a esta fenomenal atriz, eu achei o tumor num auto-exame mensal das minhas mamas. Obrigada Cássia Kiss.

O auto-exame, principal arma de conscientização de mulheres sobre conhecer seu corpo, quebrando o mito “quem, procura acha”, mostrou-se ineficaz se  feito isoladamente; pela descoberta tardia dos tumores. Ainda hoje a maioria dos tumores são descobertos ao acaso  pela própria mulher e/ou parceiro(a). De parceira e coadjuvante na tragédia “câncer de Mama", a mamografia virou a estrela na luta pela vida; devido a sua capacidade de detectar tumores de até 3 milímetros!
Mamografia anual para todas as mulheres a partir dos 40 anos, exame clínico das mamas e o autoexame mensal seriam medidas mais eficazes no diagnóstico precoce, tratamento, cura, diminuição da mortalidade e aumento das taxas de sobre-vida das mulheres!

www.google.com.br/images. "Eu fico com a pureza da resposta das crianças: é A VIDA  e é bonita..." Salve Gonzaguinha! Eh câncer vá tomá no...FULECO!


Todos estavam de acordo: governos FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL; Ministério da Saúde, INCA, SUS e principalmente a população geral e a feminina em particular! O único fator a subtrair do problema era espacial: clínicas, mamógrafos, médicos, técnicos etc., concentrados na região centro-sul.
Sai o autoexame e entra a mamografia no “alvo da moda”!
Foto Marina da Silva. Outubro Rosa 2013. Mamamóvel do governo de Minas Gerais fazendo o trem certo: tornando acessível a mamografia para as mulheres mineiras.

Então...após constatado o aumento da incidência da doença em mulheres cada vez mais jovens - 25% dos casos; a mamografia aos 40 virou Lei, garantido o direito constitucional "a vida! Subtraída uma parte do problema o foco voltou para acessibilidade ao exame. Mais de 65% das mulheres na faixa etária de risco precisam desesperadamente do SUS, que cumpre o direito a mamografia após 120 dias ou mais de espera. É SUS? Pegue a senha e fila  de espera. Tem plano de saúde? Agende consulta com o mastologista, especialista em mamas! Tem dinheiro? Está esperando o quê?? SAÚDE É A MAIOR RIQUEZA!
www.google.com.br/images

Se o problema é grave...a sociedade civil entra de peito na luta! Campanhas informativas em todas as mídias nos meses dedicados a saúde da mulher (Março) e da luta MUNDIAL contra o câncer (Outubro). Surgem  as ações itinerantes do mamamóvel: a mamografia indo onde a mulher está! (HC, SESMG, por exemplo).
www.google.com.br/images. 25%  dos casos de câncer de mama são em MULHERES JOVENS ABAIXO DOS 40 ANOS!

Somando todos os esforços, governo + sociedade civil + mídia, a luta estava garantida: cura total ou mais qualidade de vida para os casos paliativos! As redes sociais tornaram-se o mais importante fator multiplicador de informações e cada vez mais e mais mulheres estavam atentas as mamas: um produto notável no TWITTER, ORKUT, blogs,  Facebook, Messenger, wat'sApp!
Todos compreenderam que o câncer era a doença do prejuízo, principalmente para a mulher, sua família, seu trabalho.

Fotos Marina da Silva

Cerca de 50% ou mais da PEA – população economicamente ativa é formada por mulher e como o tratamento do câncer tardio é mais dispendioso (ausências, licenças longas) nada mais sensato do que buscar o rastreamento precoce do tumor a partir dos 40 anos.
www.google.com.br/images ALGUNS MINISTROS E MUITO DESCASO E INCOMPETÊNCIA COM A SAÚDE DOS BRASILEIROS: SARAIVA, SERRA, TEMPORÃO, PADILHA...CHEEEEEEGA! 

MAMOGRAFIA AGORA SÓ A PARTIR DOS 50 ANOS???


Mas....em 2014, do meio do nada, da cabeça de  Padilha, Ministro da Saúde, estabeleceu-se nacionalmente "a prioridade" da mamografia para mulheres a partir dos 50 anos. Observe os números do INCA:

2014: estimativa de novos casos 57.120

Números de mortes 13.345 (120 homens e

13.224 mulheres) 23,4%!

IMPORTANTE: o povo brasileiro não sabia, mas um golpe de Estado estava sendo forjado contra a nação: falso impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff em 31-08-2016.

“No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios [ ou estados] avançados...Inca consulta 14.04.14
Foto Marina da Silva. Cris de óculos e Kelly, vítimas do câncer de mama ANTES DOS 40. Kelly teve câncer de mama aos 23 anos. Juntas fundaram o grupo de apoio TOQUE DE AMOR  em BH/MG.

Se 14.280 ou 25% das vitimas do CA de mama são jovens, baixo dos 50 anos. Pergunta-se: subtrair o direito legal à mamografia a partir dos 40 anos não é um retrocesso na busca pelo diagnóstico precoce  e PENA DE MORTE para MENINAS, MULHERES, GIRLS pela doença?
"NÃO VOU ME INDIGNAR PORQUE UM MÉDICO JÁ FEZ ISSO NO Jornal Nacional- Rede Globo! SEGUNDO ELE, CONTRA-RECOMENDAÇÃO É UMA MEDIDA PARA ENXUGAR O ORÇAMENTO! A DEMANDA ESTÁ AUMENTANDO MUITO E O SUS- SISTEMA ÚNICO DE SOFRIMENTO QUE MATA QUALQUER UM DE SUS..TO, ESTÁ SE MATANDO PARA ATENDER AS BRASILEIRAS QUE MAIS E MAIS ESTÃO FICANDO ATENTAS A DESCOBERTA PRECOCE DE TUMORES PARA SALVAR SUAS VIDAS!"

Na nova equação do Ministério da Saúde quem ganha é o governo: menos gastos com consultas, mamografias, exames clínicos, biopsias, internações, quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia, psicoterapia, fisioterapia o que rendera milhões aos cofres públicos para serem roubados, visto ser o Ministério da Saúde o que mais padece da doença corrupção (milhões de dólares desviados a cada ano em operações ilícitas).


ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE:
www.google.com.br/images.
"O Escândalo dos Sanguessugas, também conhecido como máfia das ambulâncias, foi um escândalo de corrupção que estourou em 2006 devido à descoberta de uma quadrilha que tinha como objetivo desviar dinheiro público destinado à compra de ambulâncias. Entre seus principais envolvidos estavam os ex-deputados Ronivon SantiagoCarlos Rodrigues e Cabo Júlio. O caso daria origem, no mesmo ano, ao Escândalo do Dossiê.Em ofício encaminhado em 30 de novembro de 2004, a Controladoria Geral da União (CGU), finalmente em pleno funcionamento1 , alertou o então Ministro da Saúde Humberto Costa sobre a existência de uma "quadrilha operando em âmbito nacional" para desviar dinheiro público destinado à compra de ambulâncias. As fraudes em processos licitatórios haviam sido detectadas em municípios fiscalizados pela Controladoria por meio de sorteios. A Controladoria Geral da União (CGU) apontava "fragilidade" no controle e pedia providências."

"Como o governo deixou estragar 55 mil bolsas de sangue

Descaso, incompetência administrativa e suspeita de um novo esquema de corrupção fizeram com que o Ministério da Saúde não desse uso a 13,7 mil litros de plasma sanguíneo avaliados em US$ 1,6 milhão"

www.google.com.br/images

Nenhum comentário:

Postar um comentário