Postagens populares

Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BRAZIL: RUMOREJANDO COM JUCA ZOKNER!




PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I
Um dos fatos que este assim chamado escriba não consegue entender é porque, à noite, uma porção de motoristas trafega com a luz alta e não adianta pedir que baixe a luz que eles não tomam qualquer atitude para isso. Vige!
Constatação II (Do meu grande amigo Sérgio Antunes de Freitas, sem haver pedido a devida licença a ele para transcrever, tanto que o véinho aqui gostou).
Haikai da terceira idade
Não tema a velhice, 
Mas a fila disparou,
O tempo me disse.
Constatação III
Deu na mídia, mais precisamente no Estadão, no dia 28 de dezembro, próximo passado: “FORTALEZA - A capital cearense é pela terceira vez terceira seguida campeã em aprovação no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para 2014, Fortaleza aprovou 71 candidatos contra 37 da cidade sede do ITA, São José dos Campos (SP). O feito está sendo comemorado pelos colégios particulares, que mais aprovaram em Fortaleza”. Dúvidas cruciais de Rumorejando: Será que o Ministério da Educação está procurando estudar a razão de tal sucesso? Será que foram acionados educadores, sociólogos, professores, didatas, autores de livros de ensino para se inteirarem a razão de tal desempenho? Data vênia, como diriam nossos juristas, mas valeria a pena quebrar o ciclo do atual ensino no país e incorporar as pessoas de qualquer nível social para que tenham a mesma oportunidade de poderem cursar escolas e faculdades de alto nível, como foi noticiado no Estadão do que acontece em Fortaleza. Tá na hora de abolir de uma vez por todas o “deixar como está para ver como é que fica”. Rumorejando tinha tantas esperanças nos governos de FHC, Lula e Dilma. Os anteriores, idem, idem. Quanta ingenuidade! Vige!
Constatação IV
Disse a mulher para o marido: “Estou pensando em voltar a fazer psicanálise. Acho que vai me fazer bem”.
Disse o marido para a mulher: “Ótimo. Também acho que te fará bem. Assim você poderá desfazer a tua maneira de ser e voltar como você era antes de ter feito a psicanálise a primeira vez”. 
Constatação V (De uma dúvida crucial, mas tão crucial que chega a ser óbvia).
Saiu barato para o Anderson Silva, no UFC 168 que ele só quebrou a perna e não morreu? Quando será que vão acabar com tais espetáculos? Também as touradas? Rinhas de galo? Box? E tantos outros? Cambada de filhos daquilo!
Constatação VI
E já que estamos no embalo, quando o fim do “extremamente culto” BBB Brasil?
Constatação VII
E como lucubrava o obcecado com a sua – dele – eterna ideia fixa naquilo: “Pelo número de preservativos que o governo distribuiu no carnaval infere-se que nós brasileiros só temos bons pensamentos. Pena que a distribuição só seja feita no carnaval. Afinal, o carnaval só tem 4 dias e o ano tem 365 e 366 quando é bissexto”.
Constatação VIII (De uma dúvida crucial de um frustrado folião, coincidentemente também folgazão).
Quem “descarnavalizou” o curitibano? Foi atavismo? Genética? Quem souber a resposta, por favor, comentários no blog, a fim de que possamos informar a quem de direito. Obrigado.
Constatação IX
Um olhar satânico
Ela lhe lançou
Quando ele chegou
De madrugada
E foi tão tirânico
Tão frio,
Tão gelado
Qual uma fio
De uma espada
Que ele se arrepiou
Ficou assustado,
Amedrontado,
Apavorado.
Até em pânico
Entrou.
Coitado!
Coitada!
Constatação X
Aquele relacionamento
Não poderia dar pé
Ela, a todo o momento, 
Chamava-o de pangaré
E mesmo em pensamento
Ela xingava o pobre José
E ele era só lamento:
“Ela vai me dar um pontapé,
Pois só depois do casamento
Que ela me fazia um cafuné”.
Constatação XI
Não se pode confundir soga, que quer dizer corda grossa, com sogra, muito embora a última, segundo a maioria dos genros e noras, também seja grossa. A recíproca para estes casos controversos de que se existe parentesco entre sogra e genro/nora, não é necessariamente verdadeira. Depende, segundo os retro mencionados nora/genro, se a sogra estiver, eventualmente, bem amarrada com uma soga e, evidentemente, amordaçada para não molestar, não incomodar, não perturbar as pobres gentes.
Constatação XII (Certa colaboração do grande Amigo e mentor Renato Emilio Coimbra, lamentavelmente já falecido).
PIADA ANTIGA VIROU MODA: Um sujeito foi alertado que sua mulher o estava traindo. Aí, resolveu segui-la e viu quando ela entrou em um carro particular. Conseguiu seguir o carro até um motel e também até o quarto em que ambos entraram. Ficou olhando pelo buraco da fechadura, viu quando os dois se abraçaram, se beijaram e tiraram as roupas. A mulher pendurou as calcinhas no trinco da porta. E ele não pode provar que ambos transaram.
A maioria dos indiciados nas CPI’s  pendurou a cueca no trinco da porta...
Constatação XIII (Colaboração do Amigo Vitório Sorotiuk)
Um estagiário no INSS furtou 2 milhões. Conclusão: O desvio de dinheiro público no Brasil é tamanho que abocanhar 2 milhões é coisa de estagiário.
Constatação XIV (De uma quadrinha para ser recitada somente para os amigos solidários e confiáveis, do peito, portanto, desde que estejam dispostos a escutar).
Cheguei meio tarde em casa
Com a roupa toda amarfanhada
“Pra quem você andou arrastando a asa?”
Me inquiriu* a mulher eternamente desconfiada.
*Inquiriu-me, para os puristas do nosso rico vernáculo, ainda que soe de maneira pedante.
Constatação XV (De conselhos úteis).
Se você estiver com a mão um pouco molhada, não pegue o fósforo pela cabeça se for acender o fogão, a vela, ou o que quer que seja. Feche a caixa e abra pelo outro lado, a fim de pegá-lo pela “poupança”. Como dizia um grande sábio: “Cabeça molhada – me refiro a fósforo – não acende nada”. De idem, quer dizer, de nada!
Constatação XVI
Não se pode confundir salário com salafrário, muito embora o que tem de deputadosalafrário, acrescentando ao seu polpudo salário, receitas, digamos, extraordinariamente indevidas não tá em gibi, livro de comportamento, enciclopédia, dicionário algum. A recíproca não é necessariamente verdadeira. Tem muito salafrário que independe de política e desalário, pois dá o golpe do baú, golpe que vende o que não é seu e assim por diante...
Constatação XVII (Sem falar dos altos salários e sem citar o nepotismo).
Sugestão para o próximo plebiscito: Você acha que os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – poderiam ser reduzidos para dois, sem os deputados e senadores e, consequentemente, sem perda para os conceitos efetivos de Democracia, Nação, Pátria, Liberdade, Igualdade, Felicidade da população brasileira?
Constatação XVIII
E já que estamos falando no assunto, não valeria a pena questionar, de uma vez por todas, se voto obrigatório é democrático?
Constatação XIX
Em certos países, os plebiscitos dão a impressão, pelas perguntas feitas, que são semelhantes àquela: “De quem você gosta mais: do teu pai ou da tua mãe?”
Constatação XX (De conselhos úteis, rimados. De nada)
Quem te previne
É teu amigo,
E é quem sabe:
Se a performance é magra
Você tá a perigo
Portanto
Não bobeie,
Não se amofine,
Não titubeie,
Tome um viagra
E acabe,
Com o pranto,
Com o desencanto.
Constatação XXI
Mandar uma missiva
Para mulher altiva,
Metida a viva,
A diva
Só por ser lasciva
Não é uma atitude passiva
Uma recidiva?
Constatação XXII
Quando o obcecado convencido leu, certa vez, na mídia, que o Rio de Janeiro quer proibir cartões postais com mulheres seminuas, ou, como querem alguns, em trajes sumários, proclamou do alto de sua presumível sapiência: “E se homem puder, estou às ordens para que possam desfrutar e se embevecer com a beleza do meu corpanzil”.
Constatação XXIII
Após um minucioso exame físico e de laboratório, disse o genro médico para a sogra hipocondríaca, que não parava de desfilar o seu rosário de doenças: “Lamento informá-la, mas a senhora está muito bem de saúde”*.
*Até hoje, não ficou esclarecido se as palavras do genro foram um ato falho, daquelas de que Freud explica, ou se ele contrariou a “hipocondriacadez” da sogra. Se alguém tiver a informação, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação XXIV
Em certos países, a mentira tem perna curta; em outros, curtíssima. Os mentirosos, língua comprida e compridíssima...
Constatação XXV (De uma dúvida crucial).
Será que depois do mensalão virá um ‘semanão’ ou até um diazão? Quem souber a resposta, por favor, comentários no blog. Obrigadão.
Constatação XXVI
Não se pode confundir encenando com encerrando, muito embora as CPI’s da vida vivamencenando que estão encerrando, com isenção, determinados inquéritos, mas, na verdade, há muita troca entre situação e oposição, do tipo “eu não casso fulano e você não cassa beltrano e depois cantaremos o epinício* do dever cumprido”. A recíproca é verdadeira quando num filme, por exemplo, à medida que a película vai se encenando, próximo do fim, os espectadores vão se levantando porque, inteligentemente, inferem que ela estáencerrando. No entanto, isso não impede que se ouçam gritos dos que estão sentados atrás do tipo: “Senta, jacu!”**.
*Epinício = “Hino triunfal”.
**Por favor, não confundir jacu com Juca. Obrigado.
Constatação XXVII (De uma dúvida crucial, diante de tanta embromação, empulhação, enganação).
De que adianta homenagear as mulheres no dia 8 de março de todo o ano se, por exemplo, nem 1% das cidades brasileiras dá atenção total à saúde delas? (Atenção leitores é um por cento mesmo).
RICOS & POBRES
Constatação I
Rico usufrui do galpão; pobre moureja no paiol.
Constatação II
Rico é elogiado como bom caráter; pobre, leva a pecha de mau.
Constatação III
Rico mora em castelo na companhia de avantesmas: pobre, em choupana, no mato, onde aparece mula sem cabeça, saci-pererê, urutau e outros menos votados.
Constatação IV
Rico apalpa; pobre, passa a mão.
Constatação V
Rico convoca; pobre, chama.
Constatação VI
Rico atende; pobre, obedece.
Constatação VII
Rico susta, protela, procrastina, interrompe; pobre, é empata f.
Constatação VIII
Rico gosta das coisas mais fáceis; pobre, é preguiçoso.
Constatação IX
Rico vive em grei*; pobre faz parte de quadrilha.
*Grei = “Sociedade”.
Constatação X
Rico come dobradinha; pobre, bucho*
*Me refiro só por via oral.

Site: www.rimasprimas.com.br