Postagens populares

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

BRAZIL.BELO HORIZONTE: ADMINISTRAÇÃO 1.99!


FANTÁSTICA BELO HORIZONTE
www.google.com.br/images. Figuras do folclore brasileiro. Cuca, Mula-sem-Cabeça, Caipora, Negrinho do pastoreio e Saci Pererê.

Ricardo Vieira*
Introdução
O autor de FANTÁSTICA BELO HORIZONTE, Ricardo Vieira.



 (...) "Revoltadas com as péssimas condições do transporte público, as Bruxas decidem ajudar os belorizontinos, substituindo os ônibus por suas vassouras. As Fadas, irritadas com a morosidade do sistema Único de Saúde, ocupam os lugares dos médicos e passam a atender os pacientes. Seres lendários, insatisfeitos com a educação, passam lecionar em praças públicas e na Serra do Curral.
Foto Marina da Silva. Passagens caras, longas esperas, pontos de ônibus precários; o serviço de transporte público feito por consórcios, oferece aos belorizontinos um serviço de PÉSSIMA ou NENHUMA QUALIDADE. Veículos velhos e caindo aos pedaços, barulhentos, poluidores e hiper lotados fazem as pessoas sonhar com o transporte de gado! Ponto de busão DUBAI/beozonte!


Assim  a Mãe d"Água dá aulas de Psicologia na Serra do Curral; a Boitatá leciona Gramática e Literatura na Praça da Assembleia; o Caipora dá aulas de Biologia na praça da Liberdade; o Curupira ministra aulas de Geografia na Praça do Papa; a Iara dá aulas de História na Praça Hugo Werneck; o Lobisomem leciona Direito na praça Raul Soares; a Mula-sem-Cabeça ministra aulas de Matemática na Praça da Rodoviária; o saci Pererê ministra aulas de Filosofia na Praça Sete.
www.google.com.br/images. Em 2011 os alunos da rede estadual de ensino ficaram 113 dias sem aulas numa das mais longas greves na Educação porque o governador e secretária de educação recusaram NEGOCIAR AS REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES! No início de 2012 as creches municipais entraram em greve; em maio de 2012 55 universidades federais e escolas técnicas entraram em greve e o GOVERNO DILMA RECUSA-SE NEGOCIAR COM OS TRABALHADORES!


"Nesse contexto, as Bruxas demonstram as péssimas condições do transporte público, as fadas mostram o descaso do Sistema único de Saúde com os pacientes, e os seres lendários refletem sobre a necessidade de se promovere reformas no sistema educaciona"l. 

www.google.com.br/images.Além das péssimas estruturas e condições de trabalho, professores e médicos sofrem violência física e psicológica de alunos, pais, direção/colegas de trabalho e do governo durante as greves! É alto o número de trabalhadores que adoecem nessas profissões!



"As falas dos personagens, embora eles sejam fictícios, constituem reflexões verdadeiras, e contribuem com a formação da consciência crítica dos leitores

(...) É obvio que além do transporte público, da saúde e da educação, há outros setores da sociedade que necessitam de melhorias, contudo, nesse livro, apenas esses três serão tratados".
Mosaico elaborado a partir do www.google.com.br/images. Violência contra professores!Basta!


"A crítica é dirigida aos detentores de mandatos eletivos, indiferentes aos graves problemas sociais, principalmente os que abalam a educação, a saúde e o transporte, aos ocupantes de cargos de administração pública, responsáveis pela gestão dos interesses coletivos  e aos particulares prestadores de serviços à sociedade".
Foto Marina da Silva. Serviço de Limpeza Urbana terceirizado e precário. Várias bocas-de-lobos entupidas de lixo por toda a cidade levarão a catástrofes na estação de chuvas/2012. Há lixo por toda parte e pouquíssimos trabalhadores na varrição. Pesquisa divulgada pelos jornais mineiros denunciam que menos de 10% da população de Belo Horizonte tem acesso a limpeza, varrição e coleta de lixo!


"Bruxa-Rainha:
_ Subalternas, Eu convoquei essa reunião porque tenho um plano espetacular. (...)Como vocês sabem, o transporte público de Belo Horizonte é péssimo. As pessoas ficam muitas horas nos pontos de ônibus e tomam esses veículos lotados. É um castigo depender desses malditos coletivos. É preciso criar um meio de transporte mais rápido para atender esse povo tão sofrido. Aí é que nós entraremos. Nós vamos transportar os belorizontinos em vassouras.
Assembleia:
_ Sensacional!"
Fotos Marina da Silva. "Quem me dera ao menos uma vez"... ser transportada feito gente.


"Fada-Rainha:
_ Queridas amiguinhas, convoquei essa reunião porque tenho um plano a lhes comunicar. Vocês sabem que a saúde nesse país é um caos. Os ricos tem Plano de Saúde, enquanto os pobres dependem dos SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, o SUS. O SUSTO...Digo, o SUS é muito ruim. É difícil marcar consultas médicas. Há muita gente esperando nas filas, onde chegam a morrer. Nesse contexto, eu colocarei fadas nos lugares dos médicos. Vocês sabem curar as pessoas com as suas varinhas de condão. Nós atenderemos o povo, resolveremos os seus problemas com maior eficiência. Vamos dar uma lição aos governantes e aos médicos. 
Assembleia:
_ Sensacional!"

Foto Marina da Silva. Todos os dias dezenas, centenas de pessoas que dependem do SUS vem de várias cidades de Minas Gerais e de outros estados em busca de tratamento na capital Belo Horizonte e ficam jogados ali pela praça Hugo Werneck, mais conhecida como A PRAÇA DAS AMBULÂNCIAS. É dessa forma que Belo Horizonte recebe as pessoas que buscam tratamento da saúde na capital, COMO SE FOSSEM TURISTAS DE AMBULÂNCIA!.





Fonte: Vieira, Ricardo de Paula. Fantástica Belo Horizonte. Belo Horizonte: Literato, 2012.

*Ricardo Vieira é é mineiro de Raul Soares e vive em Belo Horizonte, "formou-se em Filosofia e cursou um período de Teologia" na PUC/MG. O autor é estudante de direito e idiomas(alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Latin).Ricardo estreou na Literatura em 2008 com o livro Humor amargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário