Postagens populares

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rimas Primas de Juca (José Zokner) http://rimasprimas.blogspot.com.br/


quarta-feira, 6 de junho de 2012

RUMOREJANDO



PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.


Constatação I
Rico é pragmático; pobre, vira-casaca.
Constatação II
Deu no Estadão: “Veja as dez músicas preferidas de Barack Obama”. Taí uma notícia de transcendental importância para o futuro da Humanidade.
Constatação III
Rico freqüenta escuta psicoclínica; pobre é trancafiado no asilo.
Constatação IV
Deu na mídia, mais precisamente na coluna da repórter de política do Estadão, Julia Duailibi: “Dono do quarto maior tempo de TV no horário eleitoral gratuito, o PP passou a ser cortejado por petistas e tucanos. O líder do partido no Estado, deputado Paulo Maluf, foi procurado há cerca de um mês tanto pelo pré-candidato do PSDB, José Serra, quanto pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que esteve na casa de Maluf, no Jardim Europa, com outros dois petistas”. Vige!
Em tempo, uma dúvida crucial: O Maluf não está sendo procurado pela Interpol e pela polícia dos Estados Unidos? Quem souber, por favor, comentários no blog. Obrigado.

Constatação V (De um pseudo-soneto)

                 Coitado! De mim...

Depois que ela cometeu para comigo um dislate*
E se negou a fazer um reparo, desculpas, um quinau**
Eu achei aquela atitude uma grosseria, um disparate
Pois ela me havia chamado de tongo, caipira, de capiau.

Tudo começou porque, naquela vez, não quis levá-la ao motel
Eu estava com baixa libido o que os pobres chamam de tesão
É que me havia chegado uma fatura para pagar da Copel***
E a conta havia chegado próximo de 500 mil, quase meio milhão.

Evidente que telefonei para a Empresa para reclamar sobre o tema
E eles ponderaram que não era culpa deles, era engano do sistema
E que eles fariam a correção, mas que eu deveria efetuar o pagamento.

Por não ter disponibilidade da quantia, tive que recorrer ao cheque especial,
Cujos juros que os banqueiros cobram é simplesmente um acinte, é imoral.
Fui me queixar com o bispo, por falta de outra opção. Ele apenas disse: “Lamento!”.

*Dislate =  substantivo masculino
dito ou afirmação tola; asneira, bobagem, despautério (Houaiss).
**Quinau =  substantivo masculino
1 correção de erro; corretivo, emenda, lição
2 Derivação: por metonímia.
a marca da correção em texto escrito
3 Derivação: sentido figurado. Regionalismo: Portugal (dialetismo).
capacidade de ponderação; juízo, tento (Houaiss).
*** Copel = Companhia Paranaense de Energia Elétrica, no Paraná.
Constatação VI
Deu na mídia, mais precisamente no Estadão: “Brasil tem 4ª maior população carcerária do mundo e déficit de 200 mil vagas”. Vige!!!
Constatação VII
Ainda no Estadão: “Bandido é preso após assaltar bar pela 2ª vez na zona norte da capital paulista”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando, depois de ler Agatha Christie e outros autores do gênero, acha que não se deve voltar ao local do crime...
Constatação VIII
Entreouvido em algumas prisões nesse nosso Brasil afora, após se inteirarem da notícia: ‘Grupo exagera na dinamite e destrói banco em Monte Alegre do Sul, na região de Campinas sem levar nada’. “Ah, essa falta de profissionalismo!”.
Constatação IX
Deu na mídia: “Os norte-americanos estão temerosos de investir em seu próprio país. A sucessão de escândalos envolvendo algumas das mais conhecidas empresas de capital aberto dos EUA afugentaram os investidores”. Viva “nóis”, quer dizer, eles...
Constatação X
Veja,
Meu irmão,
O busílis
Da questão,
É que a bílis
Não mais agüenta
Tanta ingestão
De cerveja.
Constatação XI
Deu na mídia: “O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o alemão Klaus Toepfer, afirmou, no Rio de Janeiro, que os danos ambientais ‘não são um prognóstico ou um pesadelo; são um fato’, ao reconhecer que, há dez anos, durante a Rio 92, os países firmaram uma série de compromissos de preservação, mas não pensaram em garantir sua aplicação. ‘Esquecemos de fazer um plano de implementação’, declarou”. Dúvida crucial: Será que se houvesse um plano de implementação, ele teria sido levado a efeito ?
Constatação XII 
A incontinência urinária é a substituição da função do flexibilizador da urina pela Lei da Gravidade. Apenas isso...
Constatação XIII
Ela, a gostosa,
Me disse num sussurro,
Toda melosa:
“Você é um burro”.
Constatação XIV
Rico sofre de mialgia*; pobre, de dor muscular **.
*De jogar golfe.
** De repetir, em pé, a mesma operação 8 horas por dia.
Constatação XV
Rico ganha um apaixonado ósculo; pobre, um reles beijo.
Constatação XVI
Quando o inveterado trocadilhista foi informado que o jogador curitibano Alex havia sido contratado pelo Parma da Itália, disse: “Então, ‘parma’ para ele”. (Perdoem o trocadilhista, prezados leitores).
Constatação XVII
Rico é sensível; pobre, manteiga derretida.
Constatação XVIII
Rico é emotivo; pobre, maria-mole.
Constatação XIX
Segundo Pércio de Moraes, gaúcho da equipe do jornal “Tchê”, o hábito do chimarrão, para ser apreciado devidamente, requer a obediência a certos princípios, a certos rituais para preservar a sua autenticidade. Daí, o antológico “Os Dez mandamentos do Chimarrão”, do qual, este assim chamado escriba, como tantos outros, segue tanto quanto a fé religiosa os crentes. Dos Dez Mandamentos, extraio os abaixo, que o então presidente da República, FHC, sem dúvida, deve desconhecer pela demonstração, naquele pequeno sorvo que deu no dia que recebeu, no Palácio do Planalto, após o penta, o gaúcho Felipe Scollari e seus “familiares”. Afinal, S. Excia. é paulista e o chimarrão é um costume mais tradicional no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. (Em Mato Grosso, devido ao calor, costumam-se, como os paraguaios, tomar o tereré, que, ao invés de água quente é com água fria ou gelada). Vamos, pois, aos mandamentos que recomendo a quem de direito e que tratam do assunto:
IV – Não deixes um mate pela metade”.
“Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Com o cachimbo da paz cada um dá uma tragada e passa-o adiante. Já o chimarrão, não. Tu deves tomar toda a água servida, até ouvir o ronco da cuia vazia (o grifo é de Rumorejando). A propósito, leia logo o mandamento seguinte”.
V – Não te envergonhes do ronco no fim do mate”.
“Se, ao acabar o mate, sem querer fizeres a bomba ‘roncar’, não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar um mal-educado. Este negócio de chupar sem fazer barulho vale para a Coca-Cola com canudinho, que tu podes até tomar com o dedinho levantado”.
Constatação XX
O banqueiro
Usa a persuasão
Até a sedução
Pra tomar
Dum pobretão,
Infeliz
Como eu
O meu
Suado
Dinheiro.
Ele diz
Que ganhou
No trabalho,
Sofrido,
Duro,
No árduo malho,
Cobrando
Um juro
Escorchado,
Sem sentido,
Deixando
Este 'luminar'
Alucinado,
Compungido,
Com o peito
Sofrido
E que nunca levou
Jeito
De malandrim.
Coitado...
De mim!
Constatação XXI
Deu na mídia: “Atraso escolar no País ainda é grande. Embora o número de alunos que concluem o ensino fundamental e o médio no País está aumentando a cada ano. Todavia uma parcela significativa dos estudantes ainda está atrasada em relação à série ideal. Isso pode ser percebido a partir de dados Censo Escolar de 2011 divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura”. O MEC esqueceu-se de acrescentar na divulgação dos seu dados o: Viva “nóis”.
Constatação XXII (Com conselho útil).
Não se pode confundir coalhada com chacoalhada, até porque para obter umacoalhada faz-se mister, é imprescindível, é condição "sine qua non" deixar o leite, ao qual, eventualmente se adiciona um coalho, em repouso. Portanto, nada dechacoalhada, viu?!
Constatação XXIII (Via pseudo-haicai).
Assim como eu, o meu almanaque
Do Biotônico Fontoura, já faz
Parte dum museu, dum bricabraque.
Constatação XXIV
Rico assiste o desfile da vida; pobre, a vida passar.
Constatação XXV
Eu nunca sei, quando o político prega uma mentira se é para me convencer, ou para se convencer, ou ambos.
Constatação XXVI
E como ponderava o obcecado, evidentemente super ultra convencido: “Eu sigo rigorosamente os Dez Mandamentos. Apenas um, me é difícil, para não dizer impossível, seguir”.
Constatação XXVII
Não se pode confundir trabalha com tralha, muito embora quem trabalha, ganhando um salário mínimo só consegue juntar tralha e olhe lá...
Constatação XXVIII
Quando tudo
Entre eu e a Jurema
Tão bem marchava
E eu me achava
O maior sortudo
Do mundo,
Eis que,
De repente,
Me acontece:
O meu peito arfante
Até me assustava
De tanta dor.
Pobretão,
Me vi carente,
Com um dilema
Profundo
E pior,
Sem solução
Sem que eu soubesse
O porquê,
Ela perfumada,
Trajada,
Calçada
Na linha Dior,
Após um amor
Duradouro,
Um anelo,
Pôs uma aldrava
Claro, de ouro
No seu pétreo coração
E ainda me chamou,
Me vituperou
De pé-de-chinelo.

QUER MAIS? http://rimasprimas.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Alô, hello, relouuuuuuuuuuuu INTERPOL, o ".acana" do Paulo Maluf está aqui no BRAZIL e sendo disputado nos tapas pelos políticos brasileiros! Ele é pop, pp enfim um baita de um fdp!
    Parabéns Juca!

    ResponderExcluir