Postagens populares

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Rimas Primas de Juca (José Zokner)


RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.

Constatação I (“Poeminha” triste)
Ele se reformou
Na patente
De subtenente
E foi trabalhar,
Com desvelo,
Como “Aspone”,
Dum deputado
Que foi cassado.
Ela se transformou,
Com silicone,
Tanto na dianteira
Como na traseira
E foi labutar
Como modelo,
Ganhando
Reles mesada,
Penando
Tripla jornada.
Coitado!
Coitada!

Constatação II
Deu na mídia, mais precisamente no Estadão: “Grampos da Polícia Federal indicam que o apartamento funcional em que mora o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) em Brasília serviu de ponto de encontro da cúpula da máfia dos caça-níqueis em Goiás e no Distrito Federal”. Vige!

Constatação III (Teoria da Relatividade para principiantes).
É muito melhor ter a disposição uma coelhinha da Playboy do que receber o coelhinho da Páscoa. Já, baseado no meu guru Millôr Fernandes, que “É muito melhor ser rico e ter saúde do que pobre e doente”, “o ideal”, segundo o sábio obcecado, “seria ter os dois a disposição da nossa humilde pessoa” (O “nossa”, provavelmente é plural majestático...).

Constatação IV
Disse o perdulário para o sovina: “Você que é um cara de sorte. Casou com uma mulher bonita, trabalhadeira, amorosa. Parabéns”. -“Obrigado. Mas eu não casei com ela por isso. Eu casei por que ela come pouco”.

Constatação V
Este assim chamado escriba chegou à simples conclusão que para o meu Paraná ascender ele precisa ter jogadores que driblem, façam assistência perfeita e saibam chutar ao gol. Além de uma excelente fechada defesa no qual, evidentemente se inclui o goleiro que nunca tenha ouvido falar em algo com respeito a frango e/ou outros galináceos. Algo mais ou menos, aproximadamente, assim como o Barcelona, do Messi & companhia, costuma fazer. Elementar...



Constatação VII
A vizinha da frente surra o piano
O adolescente do lado surra a bateria
Isso acontece durante todo o ano,
Toda semana e várias vezes do dia.



Constatação IX
E como explicava poética e didaticamente para os seus amigos e colegas o obcecado:
“Quando a mina
Com aquele ar de menina
Vem se queixar
Que alguém se pôs a falar
Com ela de modo pouco delicado,
Eu, que sou um eterno apaixonado,
Digo para ela: Querida! Eu te consolo!
Venha aqui e sente no meu colo”.



Constatação XI
E como contava para os seus amigos e colegas o obcecado, que nada tem a ver com o mencionado acima: “Quando ela me disse que viria ao meu apartamento apenas para um rápido ‘oi’, inclusive de calça comprida, a fim de que eu não me alvorotasse para os lados dela, eu matutei para mim mesmo: Felizmente nada que não deixe de ser removível, que possa ser movida ou abaixada. E isso me fez lembrar a última frase dita por Galileu Galileo, após negar a sua teoria heliocentrista de que era a Terra que girava em torno do sol e, assim escapar da condenação de morrer na fogueira pela execrável Inquisição. Sua última frase foi: ‘Eppur si Muove’ que significa ‘ainda se move’. Vige”

Constatação XII
-“Você com as tuas indefectíveis e intermináveis cantadas pretende me vencer pelo cansaço?”
-“Absolutamente. Não pretendo te vencer pelo cansaço. Apenas pretendo te convencer para que você venha de livre e espontânea vontade”.
-“Ah bom, quer dizer, ah ruim, quer dizer...”

Constatação XIII (De um pseudo-soneto).

Biografia de mim

Não sou um sujeito idólatra
Não creio em feiticeiros ou bruxos,
Mas numa erva-mate sou chimarrólatra,
Que considero um dos meus poucos luxos.

Os outros são os meus cachorros
Gente muito fina e educada.
Eles não cometem desaforos
De me acordar na madrugada.

No mais sou um cara pacato,
De boa índole, assaz cordato,
Caseiro e bem comportado.

Alguém que age diferente
Acha que eu vivo descontente
E, ao me ver, deve pensar: “Coitado!”



Constatação XV (De um terceiro pseudo-soneto. Vige!)

Sabedoria indígena!

Recomendou o cacique Apache
Para seu filho seu sucessor:
“Meu filho, nunca se agache
Sequer para apanhar uma flor”.

“Você nunca pode saber
Quem é que está atrás
Alguém pode mal te fazer
Atenção nisso meu rapaz”.

O filho sempre obediente
Que sempre fora previdente
Seguiu a recomendação do pai

Ficou sempre, bem ereto,
Encostado na parede, discreto
E sem precisar emitir ai ai ai!

Constatação XVI (Idade Feliz, Terceira Idade, Idade vetusta, Idade provecta, M. de idade...)
Chegou
Aos 75
Todo
Embagaçado.
Lutou
Com denodo,
Com fervor
E afinco,
Embriagado
De amor,
Proporcionando,
Em cooperação,
A elas
Uma profusão
De prazeres,
Pois vive
Cuidando,
Inclusive,
Dos seus deveres
Absolutamente
Sem mazelas
Tão somente!

Constatação XVII
Altamiro Carrilho
É o filho
Que eu nunca tive
E nunca terei.
Por isso, eu penarei,
Chorarei
Diga doutor, se eu errei
Pensando assim?
Todo esse mundaréu
De gente vive.
E eu junto, no céu,
Sobreviverei.
Dos outros ritmos,
Não é falar mal.
Tampouco de algoritmos,
Mas, para mim,
O chorinho
Tem gosto de carinho
Como não há outro igual.

Constatação XVIII (De uma dúvida crucial. Para o Millôr [in memoriam]).
O pacto
Da mediocridade
Entre políticos,
Nada míticos,
Mesmo sendo adversários,
Para aumento
Dos próprios salários,
Sem nenhum acanhamento,
Continua intacto,
Para a tua
Perplexidade
Com tamanha
“Falcatrua”,
Com tal barganha,
Seja na Espanha,
Na Alemanha,
Na Grã Bretanha,
Aqui,
Ali,
Lá,
Acolá,
E em nossa sociedade ?

Constatação XIX
Desincentivado,
Desestimulado,
Nada expedito,
A gente
Se sente
Para votar
Numa eleição
Onde já

Para vislumbrar
Muita apelação.
Tenho dito!

Constatação XX (De conselhos úteis).
Se você pretende ter um dinheirinho em casa, uma importância reles de R$1,340 milhões, por exemplo, ou em torno disso, procure fazê-lo em notas de R$100,00, já que o volume será bem menor, consequentemente, mais fácil de contar, guardar, carregar, não impressionar, não chamar tanto a atenção, etc. De nada!


Constatação XXII (Ainda vale para os dias de hoje. Lamentavelmente).
Certa vez, o governo brasileiro deitou falação iracunda contra o Sr. Jean Ziegler, então funcionário da ONU, que cometeu o desatino de declarar que a desigualdade no Brasil é uma das maiores do mundo. Pelo jeito, cá na terra, há alimentação adequada para todos, pleno emprego, todos são alfabetizados, Educação e Saúde em profusão, Saneamento Básico, enfim todas as necessidades básicas estão plenamente atendidas. Data venia, como diria nossos juristas, o governo brasileiro somente esqueceu de dizer: viva “nóis”.
http://rimasprimas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário