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terça-feira, 4 de março de 2014

BRAZIL: MULHER PERFEITA

 ROBER, A ROBÔ

www.google.com.br/images

Sérgio Antunes de Freitas



Já meio contrariado pela demora no atendimento em uma loja de artigos
de robótica, o sujeito perguntou com rudeza: - A senhorita pode me
atender?

Um vendedor se aproximou e esclareceu: - Não, amigo! Ela é a Rober,
uma robô feminino, e está desligada.

- Puxa vida! É perfeita, confunde mesmo!

- Sim, ela é o melhor e mais novo produto da mais alta tecnologia. É o
que se tem de mais parecido com uma mulher de verdade, fisicamente e
também no comportamento.

- Impressionante! Só agora notei esse "led" vermelho no pescoço, como
se estivesse implantado na pele. Mas parece também uma gargantilha.
Para que serve?

- Bem, primeiro, eu devo explicar o funcionamento completo desta
maravilha. Ela trabalha em dois modos: bruto e normal.

- Como assim?

- Bem, no modo bruto, ela possui uma força descomunal. Pode demolir
pisos e paredes, conserta defeitos em instalações hidráulicas,
elétricas, de prédios, de automóveis, assim como faz muitos outros
trabalhos pesados. É uma condição perigosa, pois ela pode levantar um
carro de duas toneladas e arremessa-lo a dez metros de distância. Por
isso, tão logo termine o serviço, seu modo deve ser mudado para a
posição normal imediatamente, usando-se o controle remoto.

- E o "led"?
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- Calma! Primeiro, vamos a mais informações. A Rober pode cuidar de
sua casa, como uma arrumadeira e faxineira permanente. Qualquer
sujeira é detectada pelos seus sensores e imediatamente limpa. Também
é configurada para reconhecer a organização dos objetos da residência,
do escritório, da clínica, e mantê-los da mesma forma, até que receba
a informação de uma alteração desejada ou de um novo objeto incluído
na área determinada. Mas se uma camisa está suja no chão, por exemplo,
ela percebe, pela detecção do suor, e leva para lavar e passar no
horário programado, para que se tenha economia de energia elétrica e
produtos de limpeza.

- Inacreditável! E ela fala?

- Muito pouco! Se não lhe fizerem perguntas, ela apenas cumprimenta
oupergunta com carinho. Bom-dia, Amor! Durma bem, Querido! Quer uma
bebida para relaxar? Que tal um pouquinho de amor?

- Você não vai me dizer que ela...
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- Sim, a Rober é uma amante incomparável. Várias modelos de raras
belezas serviram como padrões para a sua linha de produção, com cópia
fiel de suas alturas, proporções, cor e textura da pele. Ela realiza
todos os sonhos dos homens, aliás, o que não é muito difícil. Realizar
os sonhos das mulheres é bem mais complexo, não é?

- Ééééé! E ela... faz tudo?

- Sim, e até simula com perfeição!
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- Então, ela é de verdade!

- E também é uma cozinheira incrível.

- Mas o que ela cozinha?

- Qualquer coisa que o dono queira. Desde um ovo frito, até os pratos
mais sofisticados. E se algum que você queira não estiver em seu rol
de habilidades, você pode baixar o arquivo na Internet e copiar para a
sua memória.

- Mas e aquele "led" que você não me explicou ainda?

- Bem! Ele é uma luz de alerta.
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- Alerta do quê?

- Então, é assim, quando o "led" acender, você deve correr. Mas correr
muito mesmo, pois ela entrou no modo bruto, não vai permitir a mudança
para o modo normal e está com TPM.


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Sérgio Antunes de Freitas

2 de março de 2013

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

BRAZIL: POLÍTICOS PARA QUEM PRECISA DE POLÍTICOS?

¿Por qué a los jóvenes no le gustan los políticos?

  http://blogs.elpais.com/vientos-de-brasil/

Por: * | 25 de febrero de 2014
Viñeta politica (2)
Aún nadie ha hecho un sondeo para saber lo que los jóvenes piensan de los políticos. Podría haber sorpresas porque en una gran mayoría, son apolíticos ya que no confían en los partidos. Los consideran anticuados, lo que no significa que aborrezcan de la democracia. Mal distinguen ya entre izquierdas y derechas. Son pragmáticos y pospolíticos. No hacen excesiva diferencia entre  progresistas y conservadores. Para ellos son todos iguales  o casi. Y sobretodo, no les tirenen  miedo.
Joseph M.Colomer, profesor de Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) en su artículo de Opinión en este diario La larga agonía de los partidos políticos, se pregunta si son hoy indispensables para la democracia o podrían ser substituidos por otras instituciones formadas, por ejemplo, por expertos.
Quizás sea esa la sensación que advierten los jóvenes que se alejan cada vez más de los partidos tradicionales y que pueden parecer conservadores a los ojos de la vieja izquierda porque sus heroes son otros. Más que a Che Guevara, los jóvenes exaltan hoy, por ejemplo, a los ídolos del mundo de internet. Siguiendo las huellas de estos jóvenes creativos que empiezan de la nada, también ellos quieren triunfar, ganar dinero, poder viajar, sentirse libres de ataduras. Son anti y al mismo tiempo no saben bien con quién estar. Les es más claro lo que no quieren, lo que rechazan, que lo que buscan.
Si en el pasado el ideal del joven, por imposición de la sociedad, era poder heredar el puesto seguro del padre en un banco o en una empresa, hoy prefieren crear ellos su propio negocio, empezar de cero, guiados por su instinto y su creatividad.
Cada vez es más difícil “politizar” a los jóvenes porque para ellos la política clásica hace tiempo que ha dejado de interesarles. Se balancean entre la indiferencia y el rechazo al sistema,
A los jóvenes les gusta cambiar las cosas, son dinámicos, mientras que a la política la ven estática.
Viñeta sobre la politica
Quieren mudarlo todo, a veces con demasiada prisa, porque ellos mismos, a causa de la adolescencia
que hoy se prolonga hasta acaba cerca de los 26 años según los psicólogos, están también cambiando biológicamente.
Por eso les gusta la velocidad. Les encantan las motos, los coches de carrera, los aviones. Son los hijos del movimiento, de lo instantáneo. No acaso, los creadores de internet cambian continuamente de aplicativos. Se entusiasmaron con el Twitter, después con el Facebook, ahora con el WatsApp, mañana se cansarán e inventarán otro modo de comunicar. Ya lo están haciendo.
Ellos se conectan mejor con la antigua filosofía de los sabios griegos que decían “todo se mueve, nada está parado”. La inmovilidad no está en los genes del joven. Ellos aceptan cada vez menos a los líderes, a los capos, a los jefes. Son más bandos que partidos; más manada que ejércitos.
La política, en cualquiera de los regímenes, intenta conquistarse a los jóvenes olvidando que ellos son sordos a los halagos de los que les dan órdenes y consignas. Los jóvenes de hoy, los del planeta de internet, los que se nutren de la pantalla líquida y colocan sus mensajes en la nube, nos parecen llegados de otra galaxia. Están a caballo entre la modernidad en la que nacen y el DNA conservador recibido de los padres.Ambos  suelen vivir en planos diferentes.
Quizás siempre fue así, pero antes no aparecía tan evidente como hoy. Los jóvenes fueron siempre la vanguardia en los movimientos que abrían caminos nuevos, pero mientras en el pasado actuaban a las órdenes de las instituciones políticas, sindicales, religiosas o militares, hoy van por propio. Son líderes de sí mismos. Lo fueron ya en el mayo francés del 68 y lo son hoy en las nuevas primaveras revolucionarias.
Nos pueden hasta parecer nihilistas y exclamamos “! es que no saben lo que quieren!”. Lo saben y no lo saben, o mejor, lo saben a su modo, que ya no es el nuestro, el de los que creemos saberlo todo.Ellos tienen los ojos puestos en un futuro que quizás no sepan definir ni entender, pero saben que es eso lo que quieren aunque parezcan moverse dentro de la niebla.

Lo que quizás nunca hayamos entendido de los jóvenes, de los de hoy y de los de ayer, es que son siempre los más fuertes aún cuando nosotros intentemos castrar sus impulsos, porque es la edad en la que se creen inmortales.
Me lo decía ya hace tiempo mi amigo psiquiatra italiano, Carlo Brutti. Según él la fuerza del joven es que no piensa que puede morir. Quizás por ello pierdan la vida en accidentes más que los adultos, porque no se protegen, son arriesgados, no calculan el peligro, incluso les gusta, porque están convencidos que ellos, porque son jóvenes, son eternos.
De ahí la dificultad para los poderes constituidos de querer encuadrar o conquistar a los jóvenes con el miedo. No sirve porque no conocen ese virus. Son inmunes a las amenazas y a la violencia institucional. Se crecen con ella.
Los políticos que pretendan ganarse a los jóvenes con los instrumentos de la violencia contra ellos, acabarán decepcionados, porque ellos no conocen el miedo. Pueden hasta amedrentarlos por un momento, pero enseguida surgirán con nueva fuerza.
Lo estamos viendo en todas las revueltas que vive hoy el Planeta. Los jóvenes están siempre en primera fila. Son los primeros a morir y los primeros en renacer. En este mismo continente lo estamos observando, por ejemplo, en Venezuela donde son los jóvenes los que, fundamentalmente, están haciendo tambalearse un régimen que ya no les dice nada. Como ha escrito días atrás en este mismo diario Moisés Naim en su artículo, ¿Qué está hoy en juego en Venezuela?, si en dicho país amaneciera un nuevo día de bienestar y libertad para todos, América Latina “deberá agradecérselo a los jóvenes que no han tenido miedo de enfrentar a un gobierno que ha hecho lo imposible para que le tengan miedo”.
Es que a los jóvenes no se les detiene, ni menos se les conquista con el miedo. Y lo más complejo es que tampoco se les conquista con los halagos fáciles o engañosos. E ellos les gustan los líderes radicales, los que llevan la marca de la autenticidad, algo que los políticos y los adultos solemos olvidar con demasiada frecuencia.
(Publicado en la Edición de América)
Viñeta politica (3)
(Versión en portugués)
Ainda ninguém fez uma sondagem para saber o que os jovens pensam da política. Poderia ter surpresas porque em uma grande maioria, são apolíticos já que não confiam nos partidos. Consideram-nos antiquados, o que não significa que odeiem a democracia. Mal distinguem a esquerda da direita. São pragmáticos e pós-políticos. Não fazem excessiva diferença entre progressistas e conservadores. Para eles são todos iguais ou quase. E sobretudo, não têm medo deles.

Josep M. Colomer, professor do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), no artigo “A longa agonia dos partidos políticos”, na seção de Opinião neste diário, se pergunta se hoje eles são indispensáveis para a democracia ou poderiam ser substituídos por outras instituições formadas, por exemplo, por especialistas.

Talvez essa seja a impressão que chama a atenção dos jovens que se afastam cada vez mais dos partidos tradicionais e que podem parecer conservadores aos olhos da velha esquerda porque seus heróis são outros. Mais que a Che Guevara, os jovens exaltam hoje, por exemplo, os ídolos do mundo da Internet. Seguindo as pegadas desses jovens criativos que começam do nada, também eles querem triunfar, ganhar dinheiro, poder viajar, sentirem-se livres de amarras. São anti e ao mesmo tempo não sabem bem com quem ficar. É mais claro para eles o que não querem, o que rejeitam, do que o que procuram.

Se no passado o ideal do jovem, por imposição da sociedade, era poder herdar o posto seguro do pai em um banco ou uma empresa, hoje preferem criar eles mesmos o próprio negócio, começar do zero, guiados por seu instinto e criatividade.

É cada vez mais difícil “politizar” os jovens porque a política clássica há muito tempo deixou de interessá-los. Se oscilam entre a indiferença e a rejeição ao sistema, os jovens gostam de mudar as coisas, são dinâmicos, ao mesmo tempo em que veem a política como estática. Querem mudar tudo, às vezes com pressa excessiva porque eles mesmos, em razão da adolescência que hoje se prolonga até acabar por volta dos 26 anos, segundo os psicólogos, estão também mudando biologicamente.

Por isso gostam da velocidade. As motos, os carros de corrida, os aviões os encantam. São os filhos do movimento, do instantâneo. Não é por acaso que os criadores da Internet mudam continuamente de aplicativos. Entusiasmaram-se com o Twitter, depois, com o Facebook, agora com o WhatsApp, amanhã se cansarão e inventarão outro modo de se comunicarem. Já estão fazendo isso. Eles se conectam melhor com a antiga filosofia dos sábios gregos que diziam “tudo se move, nada está parado”. A imobilidade não está nos genes dos jovens. Eles aceitam cada vez menos os líderes, os chefões, os chefes. São mais bandos que partidos; mais manada que Exércitos.

A política, em qualquer dos regimes, tenta conquistar os jovens esquecendo que eles são surdos à bajulação dos que lhes dão ordens e slogans.

Os jovens de hoje, os do planeta da Internet, os que se nutrem da tela líquida e colocam suas mensagens na nuvem, nos parecem chegados de outra galáxia. Estão a cavalo entre a modernidade na qual nascem, e o DNA conservador recebido dos pais. Ambos sonham viver em planos diferentes.

Talvez sempre tenha sido assim, mas antes não parecia tão evidente como hoje. Os jovens sempre foram a vanguarda nos movimentos que abriam caminhos novos, mas enquanto no passado atuavam sob as ordens das instituições políticas, sindicais, religiosas ou militares, hoje vão por conta própria. São líderes de si mesmos. Já o foram no maio francês de 1968 e o são hoje nas novas primaveras revolucionárias. Podem até nos parecer niilistas, e exclamamos: “É que não sabem o que querem!”. Sabem e não sabem, ou melhor, sabem à sua maneira, que já não é a nossa, a dos que acreditam saber tudo. Eles têm os olhos colocados em um futuro que talvez não saibam definir nem entender, mas sabem que é esse o que querem, embora pareçam movem-se dentro do nevoeiro.

O que talvez nunca tenhamos entendido nos jovens, nos de hoje e nos de ontem, é que são sempre os mais fortes, mesmo quando nós tentamos castrar seus impulsos, porque é a idade em que se acreditam imortais.

Isso me dizia já há algum tempo meu amigo psiquiatra italiano, Carlo Brutti. Segundo ele, a força do jovem é que não pensa que pode morrer. Talvez por isso percam mais a vida em acidentes do que os adultos, porque não se protegem, se arriscam, não calculam o perigo, até mesmo gostam dele porque estão convencidos de que, por serem jovens, são eternos.

Daí a dificuldade para os poderes constituídos de querer enquadrar ou conquistar os jovens com o medo. Não adianta, porque não conhecem esse vírus. São imunes às ameaças e à violência institucional. Crescem com ela.

Os políticos que pretendam conquistar os jovens com os instrumentos da violência contra eles acabarão decepcionados porque eles não conhecem o medo. Podem até ser amedrontados por um momento, mas depois surgirão com nova força.

É o que estamos vendo em todas as revoltas que vive hoje o planeta. Os jovens estão sempre na primeira fila. São os primeiros a morrer e os primeiros a renascer.

Neste mesmo continente estamos observando isso, por exemplo, na Venezuela, onde são os jovens os que, fundamentalmente, estão fazendo cambalear um regime que já não lhes diz nada. Como escreveu dias atrás neste mesmo diário Moisés Naim no artigo “O que está em jogo hoje na Venezuela?”, se em tal país amanhecer um novo dia de bem-estar e liberdade para todos, a América Latina “deverá agradecer aos jovens que não tiveram medo de enfrentar um governo que fez o impossível para que tivessem medo”.

É que os jovens não são impedidos e menos ainda conquistados com o medo. E o mais complexo é que nem mesmo são conquistados com os agrados fáceis ou enganadores. E eles gostam dos líderes radicais, os que têm a marca da autenticidade, algo que os políticos e os adultos costumamos esquecer com muita frequência

Juan Arias


es periodista y escritor traducido en diez idiomas. Fue corresponsal de EL PAIS 18 años en Italia y en el Vaticano, director de BABELIA y Ombudsman del diario. Recibió en Italia el premio a la Cultura del Gobierno. En España fue condecorado con la Cruz al Mérito Civil por el rey Juan Carlos por el conjunto de su obra. Desde hace 12 años informa desde Brasil para este diario donde colabora tambien en la sección de Opinión.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

BRAZIL: ROLEZINHO, ARRASTÃO, REVOLTA...do busão!

ROLEZINHO, ARRASTÃO, REVOLTA...do busão!




footing
www.google.com/images. Footing nas primeiras décadas do século XX. Famílias, rapazes e moças dando um passeio, um giro pela cidade. Na minha terra, Curvelo, MG, o point do footing era a praça Benedito Valadares, após as missas e cultos.
MARINA DA SILVA

Rolé, rolê, rolezinho é o mesmo que dar um giro, umas voltas, caminhar, passear. Conhecido como o footing das classes abastadas e classe média, é histórico e tradicional dar um rolé em praças, jardins, parques, zoo, centros comerciais, etc. Conta-se que a gíria surgiu com os cariocas nos “Anos de ferro”. Feito a pé, individual, acompanhado ou em grupo o passeio, sair para espairecer, desopilar, flertar, ver vitrines, fazer piqueniques, etc, está na literatura mundial: Balzac, Vitor Hugo, Tóstoi, Zola, Poe, José de Alencar, Machado de Assis...
www.google.com.br/images. Dar um rolé em qualquer lugar do Brazil nunca foi problema até o fenômeno C: A NOVA CLASSE MÉDIA BRAZIL que surgiu, juntamente com o boom na economia (destaque para construção civil, comércio e serviços) no primeiro mandato de LULA!
A diferença do rolé de séculos anteriores e o atual da era globalizada high tech é o convite virtual, o grande número de “curtidores” e “seguidores” virtuais teenager (aborrescentes, ops, adolescentes) que compartilham ideias numa “Grande Família” virtual que a partir de uma convocação sai do facebook e vem para o mundo real ampliando o “giro”, antes feito em points de azaração e hoje penetrando o giro...business com muiiita ostentação!

www.google.com.br/images. Para entender a nova classe média Brazil nada como uma boa leitura:"Um defeito de cor" 
Os "rolezinhos" de que estamos falando -é de "rolezinhos" que todos estão falando, não?- esses não são infiltrados ou orquestrados por ninguém, garanto. Por quê? Ora, porque os participantes são alienados demais até para servir de massa de manobra.” Bárbara Gancia.

Essa afirmação bárbara reflete o que vem ocorrendo no país, o ressentimento da classe média clássica obrigada a compartilhar seu rolé em lugares antes proibidos a gentalha! Voltando... 
www.google.com.br/images."Nos anos 90, os cariocas conheceram uma nova modalidade de assalto: o arrastão na praia. Grupos de jovens aproveitam as areias lotadas para atacar os banhistas, levando bolsas, cadeiras e objetos durante o corre-corre."

Arrastão é totalmente o oposto de rolezinho! “É o esforço violento para arrastar, diz o Aurélio; rede de pesca, de arrastar pelo fundo; grupo de assaltantes ou desordeiros que agem em conjunto contra pessoas, estabelecimentos comerciais, etc.” Os arrastões são atos criminosos de roubo, intimidação e violência que chegou ao paroxismo nas invasões de shoppings famosos pouco se importando com câmeras e seguranças. Também histórico, é retratado na literatura com forte caráter de denúncia de desigualdade econômico-social: Os miseráveis, Germinal e Capitães de areia. No Brasil a lição pode ser “estudada”, especialmente nos anos 90/2000!



Embora governo/mídia queiram colocar no mesmo saco rolezinho, arrastão e revolta por sua principal característica, “movimento de massas”, a revolta é “Ato ou efeito de revoltar(se); manifestação (armada ou não) contra a autoridade estabelecida; revolução, indignação ou repulsa.” Revoltado(s) é aquele “Que se revoltou ou rebelou; Diz-se de pessoa inconformada, que se sente alvo de injustiça, etc”. Injustiça, indignação, opressão, exploração, expropriação, supressão de direitos, da liberdade civil, abuso das polícias e milicías, corrupção no governo, impunidade são alguns dos detonadores das revoltas. 


 www.google.com.br/images. "Brazil mostra a sua cara quero ver quem paga pra gente ficar assim.Brazil qual é o teu negócio, o nome do teu sócio, confia em mim". Salve Cazuza!

Embora diferentes, rolezinho, arrastão podem descambar numa revolta, revolução. É o que vem ocorrendo, por exemplo, no Brazil, país totalmente atolado em roubalheira e corrupção e colonização política por agentes detentores do poder econômico.
Revoltosos durante a ditadura militar (1964-84), guerrilheiros, terroristas, comunistas (era a alcunha dada a quem lutava contra as bestas fardadas), hodiernamente ocupam os mais altos cargos na governança Brazil: a título de exemplo, FHC, Lula, Dilma! 
Foto Marina da Silva. BH/MG. Jun/13. Revolta do busão.

Desmandos, alianças espúrias, subornos, toma-lá-dá-cá, negociatas e distribuição de cargos públicos de alto escalão, democracia fictícia e representatividade falseta, colonização e parasitismo das forças políticas do povo brasileiro em prol dos “donos do poder” garantindo interesses privados contra os interesses da nação elevou o IDP- índice de desconfiança nos políticos a uma indignação e revolta nunca vistas nas terras brasilis!
Os empresários que contribuem (...) passam a ter deptados, senadores e até governos inteiros a seu serviço.”Paulo Moreira Leite in A outra história do Mensalão.
O aumento das passagens de ônibus em 2013 foi a gota d”água, o estopim da bomba que explodiu nas “Revoltas do busão” em junho de 2013! Estamos “sentados num paiol de pólvora” que ameaça não somente a realização da Copa das Copas, mas a estabilidade do corpo social e o status quo político.
O gigante acordou depois de 513 anos de um longo sono de escravismo, autoritarismo, desigualdade e disparidade econômico-social “estatizando” a miséria e pobreza através de bolsas-esmola pouco se importando com os enclaves, guetos, apartheid econômico-social-político-cultural-racial e o escambal!
Foto Marina da Silva. Revolta do busão. Jun/13. BH/MG
Mas o que tem o rolezinho com isso tudo? Por que criminalizá-lo?
A resposta é o MEDO! Medo das massas revoltosas, revolução, mudanças no poder e status de dominação! E a CERTEZA de não conseguir manipular a massa através da mídia, do pão e circo,futebol, novelas; através da apropriação dos movimentos por sindicatos, associações, congregações religiosas e, principalmente, partidos políticos!
A nossa indignação é uma mosca sem asas, não ultrapassa a janela da nossa casa”, indignação indigna, indigna nação”: esse sentimento de impotência dos cidadãos e cidadãs na transição democrática e era Collor digtransformou-se com o surgimento das redes sociais e a “possibilidade” do povo dispensar os políticos! 
Foto Marina da Silva. Revolta do busão. Jun/13 BH/M.G
O escândalo dos bilhões de dólares investidos em estádios de futebol e nas obras de infra-estrutura e mobilidade urbana que caminham a passos lentíssimos atolados em corrupção e roubalheira do dinheiro público em obras meia-boca colocou a população no MODO ATAQUE!
A transparência dos assaltos aos cofres públicos, o sub-investimento em áreas essenciais(saúde, educação, segurança, transporte salários, arroz, feijão e blá), a resposta violenta e descoordenada dos governos às manifestações que se iniciaram pacíficas, a classificação da indignação e sentimento de injustiça como ação de vândalos, criminosos, terroristas, levou o povo às ruas “a maior arquibancada do Brasil”! 
Foto Marina da Silva. BH.MG. Jun/13. Revolta do busão
O rolezinho em shoppings é um desafio adolescente, o arrastão uma oportunidade para criminosos, a revolta...revolução!
Para entender só o rolezinho- desvinculado de arrastão e revolta- é preciso dar um rolé nos primeiros anos do século XXI e conhecer o Brasil que deslanchou com as políticas severas de estabilização impostas pelo FMI a partir do governo FHC e solidificou-se como potência econômica, geoestratégica e geopolítica mundial mantendo um enorme fosso entre ricos e pobres e estrangulando a classe média!
O crescimento econômico alavancado pela dispersão geográfica da produção (dentro e fora do país); a importação de produtos asiáticos; a expansão da terceirização e quarteirização, o boom na construção civil, comércio e serviços, a grande inserção da mão-de-obra feminina e de jovens no mercado de trabalho formal e informal, a mudança na renda das famílias aditivadas pela “distribuição de bolsas-esmola” criou a “Nova classe média Brasil” locus vivendi da grande faixa jovem da população, moradores da periferia e favelas das grandes metrópoles e megalópoles brasileiras.
 http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandocanzian/2014/01/1398643-o-role-do-brasil.shtml
O importante é conservar a mensagem desses números. Os rolezinhos nos shoppings e os protestos de junho.2013 têm muito a ver com isso. E o mau humor dos mais ricos, apartados dessa realidade até há pouco. A pirâmide na arte lembra (e informa os desavisados) como ainda somos pobres.”

Com dinheiro na mão e o gosto refinado, a Nova classe média Brazil” quer lojas chiques, produtos de grifes famosas. Esse potencial de consumo da classe C comprova cientificamente a premissa maior de Joãosinho Trinta: pobre gosta é de luxo! E acrescento: com muita ostentação.
 
www.google.com.br/images. Uma estória de classe..."a MÉDIA faz a diferença"
Todos, cerca de 200 milhões de brasileiros, somos iguais, mas uns são mais iguais que os outros. Se é para engrossar o bloco contra corruptos e assaltos ao tesouro nacional, marchamos todos iguais, mas se a periferia e moradores de favelas resolvem dar um rolé nos shoppings de grife...porta na cara! É vandalismo?
Qual a mensagem clara e objetiva que se percebe quando a mídia e os shoppings famosos batem a porta na cara dos moradores de favela e periferias?
Curta e grossa: é cada um no seu QUADRADO! 

 
www.google.com.br/images

PONHAM-SE NOS SEUS LUGARES, isto é, veja, vá comprar nos shoppings de camelôs, na Vinte e cinco de Março; nas zilhões de feiras-shop ou nos Shop Favela! Quer dar rolé? Metrô, campo de futebol, baile funk! E como para bom entendedor meia palavra basta: xô!
 
www.google.com.br/images. "A cara da riqueza", personagem do programa Zorra Total, rede Globo.