Postagens populares

Pesquisar este blog

sábado, 9 de novembro de 2013

BRAZIL: o jeitinho brasileiro de ser e de governar!

BRAZIL: “TERCEIRIZANDO” O PRIMEIRO MUNDO!
www.google.com.br/images Admirável gado novo! Somos todos brasileiros...

Marina da silva

Quando há umas duas décadas atrás se descobriu que o Primeiro Mundo, leia-se Estados Unidos, estavam estudando o Brasil e o povo brasileiro buscando entender como uma nação tão imensa e complexa conseguia manter o povo unido, sem guerras civis, grandes distúrbios e transtornos sociais, obediente as leis e dóceis – apesar do imenso fosso entre ricos e pobres - pensava-se que o foco e objetivo estava em apreender e compreender o fenômeno da diversidade racial dos estadunidenses, da redução da população branca, da miscigenação e heterogeneidade populacional típica dos brasileiros!
“Nossos japoneses são os Melhores” - slogan de uma multinacional com sede no Brasil sintetizava qual é a cara do país. Os Estados Unidos estavam se transformando num Brazilzão? Questionavam-se nossa aristocracia intelectual. Nessa terra tudo que se planta dá, avisa Caminha à Corte portuguesa. O brasileiro é o povo mais feliz do mundo! Brasileiro é bonzinho! Brasileiro não desiste nunca! Se tudo isso fosse verdade científica comprovada validaria para o mundo o jeitinho brasileiro de ser e de governar!
“Estamos em 2009. Na data em que completa meio século de carreira política, aos 78 anos, o velho coronel comemora sem o menor sinal de euforia. Por certo pesam-lhe na memória as palavras de seu falecido amigo Roberto Campos, tão entreguista que lhe pespegaram o apelido de Bob Fields, ministro do Planejamento de Castelo Branco, primeiro general de plantão do governo militar”

O que seria uma desgraça, um retrocesso humano impensável para o Primeiro Mundo, visto ser o populismo-coronelismo-paternalismo e o alto grau de corrupção práticas políticas e administrativas abjetas que mantem a população em estado eterno de gado, mendicante e no modo vira-lata!
Luxo extremo e pobreza extrema; casa grande e senzala; sobrado e cortiço; mansão e favela. Essa “paisagem” brasileira interessava e muito aos primeiro-mundistas não só no Brasil, mas nas Américas Central e latina, Ásia, África. 
A cara do Brasil:
www.google.com.br/images 
“ O Brasil é o que tem talher de prata
Ou aquele que só come com a mão?
Ou será que o Brasil é o que não come
O Brasil gordo na contradição?
O Brasil que bate tambor de lata
Ou que bate carteira na estação?”Ney Matogrosso.



Mas por quê?
Porque vivemos uma nova fase do capitalismo ou de acumulação flexível, neoliberalismo, globalização. Desde o fim da Gold Age [final da segunda guerra, recuperação da Europa, Japão; surto tecnológico que permitiu a fragmentação e desterritorialização da produção, aumento da competitividade -Tigres asiáticos e Bric’s] as nações mais poderosas do mundo buscam controlar matérias-primas, mão-de-obra barata e/ou escrava, benesses e isenções fiscais de governos como forma de baratear os custos da produção e aumentar a taxa de lucros para além da especulação financeira  apoderando-se do Estado e dos cofres públicos capturando o poder político e roubando a nação via PPP-parceria público privada! Inside Asia, One eye in África, Feet in Américas e no resto do mundo!
Fotos Marina da Silva

Deixando os outros países de lado e pegando The case Brazil: no desenrolar da pesquisa descobriu-se o pote de ouro no fim do arco-íris! Alguns resultados deram teorias instigantes e promissoras, capitalisticamente falando:
·         Os brasileiros tem paixão pelo luxo;
·         A pobreza e miséria de milhões podem gerar bilhões de...dólares;
·         As favelas podem salvar o mundo...capitalista;
· A letargia e a baixa politização do povo brasileiro se dá pelo DESEMPODERAMENTO E DESQUALIFICAÇAO DA CIDADANIA;
·         A classe média clássica e a burguesia fedem e são indesejáveis na atual fase de acumulação flexível;
·         É extremamente fácil criar uma “nova classe média” metafísica totalmente descolada da realidade midiatizando o sentir-se “classe média” com nada;
·         A terceirização [cidadãs(os), mão-de-obra, empresas, serviços públicos, funcionalismo público, do espírito humano, etc e tal também] é um estilo de vida e forma de governo salutar ao capital nomeado por mim Life Style 1.99 or 99P.
Mosaico a partir de images google e fotos Marina da Silva. A Inglaterra e o life style 1.99. Londres e Belo Horizonte.
E o mais chocante: pode-se globalizar o “jeitinho brasileiro” para o Primeiro Mundo! Séculos de processo civilizatório construindo uma sociabilidade mais humana e rica tanto material como espiritual estão a caminho da lata de lixo!

www.google.com.br/images.
2010. “115 milhões de pessoas, ou 23% da população da UE, foram consideradas pobres ou socialmente desfavorecidas. As principais causas foram o desemprego, a idade avançada e os baixos salários, com mais de 8% de todos os trabalhadores da Europa agora pertencendo ao grupo de "trabalhadores pobres"....O crescimento da pobreza e da exclusão social não é simplesmente um resultado da crise econômica, mas sim o resultado de uma política deliberada por parte dos governos europeus e da União Europeia. Apesar dessas estatísticas alarmantes, as autoridades continuam a cortar os gastos sociais, a aumentar a idade da aposentadoria, a eliminar empregos no setor público e a expandir o setor de baixos salários - todas medidas que ampliam e aprofundam a pobreza.”

Adaptabilidade é a principal característica deste povo feliz, amável, flexível, moldável...principalmente pelo uso e abuso excessivo da violência legal [ex. UPP- unidade    pacificadora de pobres ,ops, policial pacificadora] ou legalizada [milícias militares corruptas e de narcotraficantes] aliada a uma justiça morosa PPPP- só pune  pobres, pretos, prostitutas, periferia e conivente com os bandidos de colarinhos brancos [políticos corruptos, vândalos dos cofres públicos] e subsumida a estes.


www.google.com.br/images. Quando uma imagem vale mais que mil palavras! Made in Brasil  direto da nossa social democracia: A PPP é uma prática política do Capitalismo Co-responsável (FHC) que camufla o desvio de dinheiro púvlixo para corporações  instituições filantrópicas, grandes empresas com o discurso do PRIVADO INVESTINDO NO SOCIAL COM DINHEIRO PÚBLICO! Um jogo win-win ou  ganha-ganha, nas palavras de Hillary Cliton!


Se é possível governar o Brasil, um gigante com cerca de 8.5 milhões de Km2 e 200 milhões de habitantes por que não aplicar o mesmo modus operandi nos países do Primeiro Mundo em crise?


"[Ideas, innovations, partnerships and public service are all part of the ethics and values that have become a way of life for Hillary Clinton.]"


O brasileiro tem paixão pelo luxo, já dizia o carnavalesco Joaosinho Trinta e não são somente os cidadãos abonados! Os pobres brasileiros pobres, não-pobres e especialmente a nova classe média Brazil sonham com Nike, Rolex, Hilux, Land Rover, BMW, Audi, Camaro amarelo, Kawasaki e cintroen! O crédito barato, fácil, a perder de vista aditivado com as Bolsas-esmola e o boom de empregos nos setores de construção civil, comércio e serviços alavancados pelo PAC - programa de aceleração do crescimento em 2007; PAC Copa, PAC mobilidade, PAC Olimpíadas e PAC escambal são os fundamentos do crescimento econômico atual! 
[revista sobre luxo]


www.google.com.br/images. "Funk ostentação ou funk paulista: Em vez de ousadias sexuais, os temas são artigos de preços altos: carros, motos, óculos, roupas, bebidas, etc."

Que o lixo gera riqueza todo mundo sabe, mas que a pobreza e miséria de grandes contingentes da população gera riqueza fácil? Só foi possível comprovar através de estudos científicos!

“estudo realizado pelo IFC (Corporação Financeira Internacional) instituto privado ligado ao Banco Mundial e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre como a pobreza mundial é um mercado potencial de capital, ou seja, a pobreza pode gerar muita riqueza Diz o estudo que “as quatro bilhões de pessoas que vivem na pobreza tem um poder de compra de 5 trilhões de dólares”! http://marinasdasilva.blogspot.com.br/2012/12/brazilfmibid-investindo-alto-na-pobreza.html
Fotos Marina da Silva. Alguns trechos de 3 favelas de BH; última imagem www.google.com.br

Tudo para os pobres é mais caro! Concluiu os estudos científicos e facilmente o dinheiro desce pelo ladrão! Explica-se: no Brasil bilhões de dólares são desviados dos programas sociais e obras públicas! Há um parasitismo e promiscuidade histórica entre políticos/empresários, com destaque para empreiteiras, usineiros, banqueiros, ruralistas, etc, que financiam campanhas políticas de todos os candidatos com chances nas eleições para garantir o favorecimento em licitações esquema conhecido como Toma lá Da-cá!

www.google.com.br/images.Favelas do Rio de Janeiro.Brasil



As favelas podem salvar o mundo...capitalista! E não é pela logística, andabilidade, economia de aglomeração, mão-de-obra barata, sustentabilidade verde! No Brasil 65% da nova classe média Brasil mora em favelas, recebem bolsas-esmola e formam um contingente populacional de 12 milhões de brasileiros, oficialmente. As favelas formam um mercado consumidor literalmente cativo!


www.google.com.br/images: "[ A renda anual dos 11,7 milhões de brasileiros que vivem em favelas - população maior do que a do Rio Grande do Sul, o quinto estado mais populoso da federação - é estimada em R$ 63,8 bilhões]." O salário mínimo no Brasil após uma década de comunistas/socialistas no poder é de R$678,00.


Enquanto 65% dos favelados foram etiquetados como “nova classe média Brazil”, a classe média clássica, espremida, estrangulada,  salários congelados, pagando impostos excessivos, bens, serviços alimentos, etc. hiper  inflacionados rebola  e se vira nos trinta  para não  ir morar dentro de  favelas superlotadas!
“E agora José? E agora você?”  O Estado brasileiro esta infestado de parasitas, vírus e  vermes   que  usam a  mídia  para  seus  discursos  falaciosos,  fotoshopados, mais  preocupado  em enriquecer  ilicitamente  abrindo  os  cofres  públicos  a  quem  lhes  financiou campanhas  e os  colocou  estrategicamente nas câmaras, senado, ministérios,  presidência da República! Nossa democracia é ficção e a as eleições uma farsa,  um  mero  apertar  botão numa urna eletrônica altamente suspeita de fraude!  Cidadania no Brasil se resume a isso: confirma político corrupto!
O desempoderamento do povo se dá pela confinação da cidadania ao mero ato de votar a cada dois anos e culmina com o apertar botão  que não  emite nenhum  comprovante para os eleitores sobre  o  destino  real  de  seu  voto! Sem representantes [não existe oposição entre os políticos] o país é facilmente dominado por empresas detentoras do poder econômico! É o império da corrupção!
www.google.com.br/images. Delta pertence ao "suspeito" de corrupção Carlinhos Cachoeira e está no consórcio das obras do Maracanã, Mineirão, duplicação de avenidas em BH...

"Quatro empreiteiras concentram R$ 138 bilhões em obras no país"leia reportagem na íntegra http://oglobo.globo.com/economia/quatro-empreiteiras-concentram-138-bilhoes-em-obras-no-pais-2773130


O que o Primeiro quer do Brasil é...donwloading desse jeitinho sórdido e abominável  de governar e administrar a nação desempoderando a cidadania, matando  processos de crescimento e desenvolvimento humano com sub-investimentos em áreas chaves como saúde,  educação, cultura, segurança, habitação, lazer, etc; extinguindo  a Classe Média Clássica”; arrasando o mundo do trabalho alimentando duas classes de trabalhadores: terceirizados e escravos! Terceirização no Brazil é sinônimo de trabalho precário, mal remunerado, péssimas condições e relações de trabalho, ausência de legislação( existe apenas a súmula 331 para regular tão extensa categoria).
A humanidade dos indivíduos é levada ao consumo mínimo, necessário a sobrevivência, um retorno ao simiesco! O endividamento das famílias é brutal tanto pela especulação alimentar, imobiliária, como pela supervalorização de produtos e fraudes no consumo.

"Os brasileiros gastam pelo menos o dobro que os americanos na compra de um Toyota Corolla ou de um Hyundai ix35. Ou 94% a mais na aquisição de um Audi A3".Abaixo, os 10 carros nacionais 1.0 completos mais caros do Brasil:1) Hyundai HB20S Comfort Style 1.0 – R$ 42.095; 2) VW Fox 1.0 4P – R$ 41.582; 3) VW Gol 1.0 4P – R$ 41.510; 4) Fiat Palio Attractive 1.0 4P – R$ 41.507; 5) VW Voyage 1.0 – R$ 40.235; 6) Chevrolet Prisma LT 1.0 – R$ 39.690; 7) HB20 Comfort Style 1.0 4P – R$ 39.395; 8) Fiat Siena EL 1.0 – R$ 37.881; 9) Chevrolet Onix LT 1.0 – R$ 37.490; 10) Renault Sandero Expression 1.0 4P – R$ 35.680.

 Se podem vender carro 1.0 de cerca de 8 mil dólares  ao preço de carro de luxo para quê produzir carro de luxo??? 
Terceirizar a vida é viabilizar o chulo, sem classe, falseta, genérico reduzindo as necessidades humanas ao básico! A mídia tem forte papel na formação social das mentes no life style 1.99 tanto na TV como no jornal impresso! Atrofiada, a vida humana se confina em desejos e necessidades classe C, na letargia pela replicação constante das paisagens de medo como as forjadas na revolta do busão/Jun.13

Foto Marina da Silva. A mídia nos chamou de "vandalos", mas somos os felizes brasileiros dando um basta na corrupção! Belo Horizonte 16-06-2013


Pior do que ser um povo terceirizado, subdesenvolvido, de Terceiro mundo é a vida de gado de quinta categoria! A recente pressão Obama sobre os republicanos com discursos a La “Lula” mata o American dream, Yes I can, Yes We can  e a subsunção da super poderosa potência capitalista, dona do mundo, ao processo de “abrasileiramento”!
Charles Dharapak/AP
www.google.com.br/images."EUA aprovam elevação do teto da dívida e evitam calote".
Antes do início da votação no Senado, o senador republicano Ted Cruz, considerado uma das maiores lideranças do Tea Party (a ala mais conservadora de seu partido), disse em seu pronunciamento no plenário que o acordo era "terrível" e que o povo norte-americano "não tem voz em Washington".

Se a ascensão de Obama e do life style 1.99 pode ter confundido a elite intelectual pelos ataques de 11 de setembro de 2001, pela crise sub-prime de 2008 [traços ainda difusos nos discursos populistas, paternalistas e de fortalecimento do papel do Estado] a recente eleição do prefeito de New York, o democrata Bill de Blasio deixa claro e evidente a opção C nos EUA em franco desenvolvimento! O próximo ato virá com a promiscuidade, ops, “governança” democrata-republicana!
www.google.com.br/images
"Nova York, com 8,3 milhões de habitantes, é majoritariamente democrata e abriga uma população multiétnica, com 33,3% de brancos, 25,5% de negros, 28,6% de hispânicos e 12,7% de asiáticos.(...) propostas, está aumentar os impostos para os nova-iorquinos ricos para financiar um jardim-de-infância para crianças a partir dos 4 anos, a construção de 200 mil casas populares e a manutenção dos hospitais comunitários.(...) Os críticos de De Blasio acusam-no de "populismo" e de ter feito uma campanha "racista". Ele também é atacado por ! sua "experiência limitada em cargos do Executivo"

GRIFOS MEUS.
FINALIZANDO: este texto não é obra de ficção e qualquer semelhança...NÃO É MERA COINCIDÊNCIA, acredite você ou não!




Nenhum comentário:

Postar um comentário