Postagens populares

Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 18 de junho de 2011

AVENIDA BRAZIL: QUEM MATOU A REDE GLOBO?

GLOBO: A TV QUE SE LIGA NO...C
Marina da silva
                                                      www.google.com.br/images “Globo muda programação para atender a nova classe C. No embalo do crescimento econômico recente do País e das projeções otimistas para os próximos anos, a Rede Globo aprofundou um processo de modificações em sua programação para atender a uma nova clientela: a emergente classe C.” Octávio Florisbal diretor geral da Rede Globo.
Em pleno século XXI, mundo globalizado, neoliberalizado, tecnologias de informação, transporte, robótica, bioengenharia revolucionárias trazendo possibilidades de criatividade impensáveis até o início dos anos noventa do século XX – “O século curto” - a rede Globo, que embora menina é super poderosa quer dar de vez uma guinada 360° para... C (leia-se chulice, isto é, ordinário, grosseiro, ralé)!  
“as classes C, D e E continuam formando 80% do total da população [uns 84 milhões de pessoas] (...) estão muito felizes com a posição que ascenderam, mas não querem mudar. O camarada mora no Tatuapé, mas não quer vir morar nos Jardins. Quer morar lá, quer ser reconhecido pela comunidade dele, ele tem os valores e hábitos dele. Ele não quer se vestir como se veste o pessoal daqui”. O. Florisbal
Mas o que há de errado em optar pela classe C,D,E... ou Z? Provavelmente nada se isso não significasse abrir mão da QUALIDADE - e a Globo até pouco tempo atrás se primava por uma produção de Primeiríssimo Mundo, tipo exportação! Qualquer mero capítulo de novela da Número 1 - outro sinônimo de TV Globo - valia, literalmente, ouro! A Globo globalizava, um “Negócio da China”! Ninguém ousava mudar de canal a não ser aos domingos onde reinava (“do verbo que não reina mais”) Sílvio Santos, ex-dono do Baú da Felicidade e do SBT, TV pioneira na esculhambação geral na telinha com Gugu Liberato e Ratinho.
 “No passado, a classe C seguia muito os padrões das classes A e B. Ela morava na periferia de São Paulo e do Rio e tinha a aspiração de vir para um bairro de classe média, queria ter mais ou menos as mesmas coisas que uma família de classe média”.
www.google.com.br/images UM POUCO DA HISTÓRIA C DA rede globo: CATEGORIA, CARÁTER A+, CLÁSSICA, CUIDADO, CARO, CAPRICHO, CAPITANEAR, CAPACIDADE,  CRIATIVIDADE, CRIAÇÃO, COMANDO, CRESCIMENTO, CLASSE! e a Diretoria atual quer trocar pelo C 1.99: capitular, capcioso, capenga, cinismo, caradurismo, carência, cumplicidade, cardo, careta, carnavalesco, caricato, chulé, chulice, chateação, catinga, crapuloso, cara...mba!
A Globo era José de Alencar, Machado de Assis, Raul Pompéia, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Bernardo Guimarães, Raquel de Queiroz, Ribeiro Couto, Ciro dos Anjos, Nelson Rodrigues, Zuenir Ventura, Roberto Drummond, Maria Dezzone Fernandes, Vinicius de Moraes, Érico Veríssimo, Chico Buarque, Ariano Suassuna, Monteiro Lobato...citando apenas alguns clássicos que a rede exibia ao som de chorinho, samba, bossa nova, MPB, sertanejo, rock’n roll, trilhas nacionais e internacionais  inesquecíveis! Um “Concertos para a juventude”, “Globo de ouro” nos shows musicais, vinhetas de novelas, em todos os programas infantis, educativos, científicos, humorísticos e de esportes! Era Globo e VOCÊ tudo a ver na cidade ou no campo, um Esporte espetacular, Fórmula 1, em filmes nacionais e hollywoodianos, Pequenas empresas Grandes negócios, enfim, o Fantástico show da vida! Prêmio Bola Dentro, Bola Cheia! Um  Bom exemplo! A concorrência veio por baixo e trouxe o baixo nível, a mesmice, a infâmia com pirataria descarada de programas, fato em que se destaca a TV Record.
                                                       www.google.com/images
Todavia...se você não pode com o inimigo, junte-se a ele, diz o ditado e a Globo desceu do salto, desmanchou barraco, rodou a baiana, armou o circo, apelou geral: nudez e cenas picantes despropositadas, fora de hora, beirando à pornografia; erotização da linguagem e palavreado chulo.
www.google.com.br/images. Maria Clara Gueiros é Bibi em Insensato coração e devota fervorosa de nossa senhora das piriquitas bem "tratadas" (tô sendo boazinha). Ícone C da nova Clobo: tem dinheiro para comprar e ter qualquer um e qualquer coisa, é a hipertrofia darwiniana e freudiana de apenas uma das potencialidades humanas: sexo "improdutivo". Nada de confundí-la com Geni (Chico Buarque) ou "Bola de sebo) de Guy de Maupassant. Bibi  vai "na graça" e sequer exige uma mera camisinha, enfim, é uma potencial transmissora de DST's e Aids!

Deu-se na Globo a revolução e o culto a cretinização e idiotização do telespectador. Né brinquedo não! Tô certo ou tô errado? Chegamos ao alucinante século XXI e com ele o império da flexibilidade, velocidade, corrupção e corrosão do caráter da produção televisiva! Quanto de lixo 1.99 o cidadão consegue aturar e pior, optar e pagar por ele? Hoje todo dia é Domingo (i)legal, Vale tudo, Pânico no CQC e a Globo para manter-se Absoluta opta pela programação tosca, rasteira, genérica!

“NOVELAS NOVAS: Em dramaturgia, se você voltar 20 anos, você tinha alguns estereótipos. A novela estava centrada nos Jardins, em São Paulo, ou na zona sul do Rio e tinha um núcleo, aquele núcleo alegre, de classe C, na periferia. Hoje, não. A gente começa a ver essas histórias trafegando mais na periferia. A próxima novela, do Aguinaldo Silva, “Fina Estampa”, vai se passar na periferia. A novela que virá depois, do João Emanoel Carneiro, vai ser centrada na Baixada Fluminense”.

 A guinada Global teve início com o Faustão (1989) e os Cassetas (1992): desrespeito, humor babaca, repetitivo, uma revolução de imbecis, bizarra! Casos de família, Pânico na tv, CQC, Datena e todo o jornalismo e programas apelativos “0.25 centavos”!
www.google.com.br/images.2000.36 milhões de telespectadores toda terça!!300 mil livros vendidos!!!
4,5 milhões de page views/750 mil visitantes/mês,site duas vezes vencedor do Ibest!!!
Fora do ar desde o fiasco de Marcelo Madureira contra Lula no Manhattan connection/out.10. 
Dá pena ver a deterioração da televisão. Nenhuma rede se salvou: aquela que tinha uma inclinação para o barbarismo – entenda-se baixíssima qualidade - o potencializou ao infinito!  Quem consegue esquecer o duelo pornô entre  a banheira do Gugu X a mulher sushi do Faustão? “Meninos eu vi”! Foi o maior Tititi de todos os tempos, coisa igual nem nos BBB’s!
“A gente tem que ir, principalmente nos telejornais locais, ao encontro deles. Eles têm que ver a sua realidade retratada nos telejornais. Eles querem ter uma linguagem mais simples, para entender melhor”.

 O que diz o internauta sobre "os 10 piores programas da tv brasileira": há várias listas Top dez piores e comentários dos internautas.
1º. Domingo Legal (SBT): 235 votos
2º. Domingão do Faustão (GLOBO): 225
3º. Zorra Total (GLOBO): 164
4º. TV Xuxa (GLOBO): 118
5º. A Turma do DIDI (GLOBO): 81
6º. Programa da Hebe (SBT): 67
7º. Superpop (REDETV): 65
8º. Programa Márcia Goldschmidt (BAND): 64
9º. TV Fama (REDETV): 61
10º. Casseta & Planeta (GLOBO): 60

“Zorra total “e todos os humorísticos em geral,não são para rir,são para chorar pelas emissoras que permitem que programas desses níveis vão ao ar…CQC,ainda tem bons momentos.Ótima notícia? O Casseta e Planeta sair do ar,já vai tarde"!

"olha não gostei não apareceu nenhum programa da record emissora clone da globo!!!" 

"Concordo com a colega ai de cima ,, panico na tv é realmente um lixo… uma bosta .. nao mostra nada que presta ..aquele pessoal ridiculo .. que nao tem educaçao nenhuma .. Deus me livre daquilo …. vao se ferrar com esse programinha de merda…"

 A Globo para não perder o ibope quebrou “Laços de família”, fortaleceu os Cassetas em seu planeta, deixou impune a grosseria, a estupidez, a falta de tratamento honrado de Faustão com convidados e demais trabalhadores que dão vida ao programa. É o “Viver a vida”? É do Brasil?  E agora quem poderá nos defender? Chaves? Chapolin colorado? Xuxa? Datena, Ratinho, A turma do Didi?  Luciano Huck, seu caldeirão e pieguice portando-se nos gestos e ações como qualquer político em campanha eleitoral?
                                                                "O salvador da pátria"
O que vem se desenhado na Globo e parece  “vir-a-ser”  regra, não é oferecer aos cidadãos C ou Z o padrão A+ Globo! A classe C é a que mais cresce no Brasil, é o mercado emergente e potencial para o globo.compre!
www.google.com.br/images “Estes 80% das classes C, D e E têm uma vida própria, com características próprias. Nós precisamos atendê-los”.
Eis o novo padrão: sacrificar talentos em programas chulos
www.google.com.br/images “Tapas e Beijos”, escrito pelo Claudio Paiva, é uma situação clara para você atender classe média, classe média baixa. São duas balconistas de uma loja de noivas, que você encontra aqui, na rua São Caetano, ou na avenida Nossa Senhora de Copacabana, uma coisa popular. É uma outra pegada. Por quê? Porque é isso que eles querem.

Tratar o ordinário como The Best talent
www.google.com.br/images. Fernanda Lima em Amor e Sexo e ao fundo, bem ao fundo e apagado o cantor e compositor Leo Jaime. QUEM??

 O que ligava a rede Globo -anos-luz a frente dos rivais- aos seus “seguidores” sempre foi o C de Criatividade, Caro (qualidade), Compromisso (social, ambiental, escambal e tal também), Categoria, CLASSE! Para a Globo a Tv que antenava em VOCÊ com “Passione”, “Uma história de amor”: o cidadão telespectador era O semideus, o astro, o Bem–amado, O rei do gado, Brilhante em Terra Nostra e até em Caminhos das Índias! Tal qual Locomotiva, a Guerra dos sexos trazia, O feijão e o sonho, Feijão Maravilha até em Chocolate com pimenta! Hoje na guerra pela audiência e mega contratos empresariais a Globo é “Mais voCê”,  e o indivíduo perplexo  e impotente se pergunta:
_ Que rei sou eu neste Cordel (des)encantado? Um Anjo mau nesta Selva de pedra em meio a Cobras e largatos numa TV que Morde e assopra a mesma Malhação diária tratando o outro como O clone estúpido do Domingão do Faustão, uma verdadeira Zorra Total que nem a Escolinha do professor Raimundo dá jeito? A classe C tem dinheiro e qualquer desavisado sabe que “a gente não quer só COMIDA”, “Um país se constrói com homens e livros” que querem prazer, "diversão e arte”!
Quem matou a rede Globo?Pane no sistema” a Globo se desconfigurou, um “Pecado Capital” gravíssimo e um tiro no pé num Brasil 7ª potência econômica do planeta! E agora José? O que fazer? Reinstalar o sistema, deletar a chulice e Up-grade geral! É Reset e start!
I'd rather be anything but ordinary, please". Avril Lavigne. Século XXI
 "Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo! Raul Seixas. Século XX