Postagens populares

Pesquisar este blog

domingo, 26 de junho de 2011

POBREZA DÁ CÂNCER?

POBREZA DÁ CÂNCER?

Marina da Silva




Pobreza dá câncer? Hâ?? Esta foi a reação que tive ao ler o título de um “post” [não dá para chamar de artigo, informativo] de Gilberto Dimenstein-Folha.com.20/06/11. Três parágrafos, uma dúzia de linhas, para um título tão “profundo”, inquietante, preocupante, e pior, filosófico, político, econômico, social, cultural e o escambal, numa era em que se tem a impressão de que câncer virou epidemia!

                               

www.google.com.br/images. Lula, José de Alencar e Dilma Roussef. Dilma e Alencar, como qualquer brasileiro ou pessoa anônima no planeta, lutaram bravamente contra o câncer. A diferença a destacar é a qualidade do tratamento dado a quem pode pagar e o tratamento desesperador para quem depende visceralmente do SUS, mais conhecido como Sistema Único de Sofrimento. Câncer não escolhe ricos, pobres, enfim, é uma doença muito comunista e F* com qualquer cidadão!




“Um relatório produzido pela Sociedade Americana do Câncer, recém-divulgado, informa que 60 mil mortes precoces apenas nos Estados Unidos seriam evitadas todos os anos se os mais pobres tivessem as mesmas possibilidades de acesso à saúde e informação que os mais ricos.”

Esta “leitura” do relatório deu a Dimenstein o título do post e escancanra para nós, que temos os norte-americanos como “modelo”, que existe pobreza nos Estados Unidos! Mas será que tal e qual a miséria, “pobreza é pobreza em qualquer canto”?  E “Quem foi que disse que miséria é só aqui”?

                                                       
www.google.com.br/imagens. Dados denunciam que pobres e miseráveis ultrapassam a 44 milhões de cidadãos nos Estados Unidos.

“Segundo esse relatório, 1 milhão de mortes foram evitadas de 1990 a 2007 pela redução de algum tipo de câncer. A maior queda ocorreu no câncer de pulmão --o que revela o esforço contra o tabagismo”.

Embora superficial e rápido [estou sendo boazinha, o jornalista é da poderosa Folha de São Paulo] e mesmo que Gilberto só fale da redução de câncer de pulmão como “esforço contra tabagismo”, o fato é que, inferindo a partir do post inteiro, percebe-se que há uma relação fundamental, uma conditio sine qua non entre INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO = DESCOBERTA PRECOCE DO TUMOR = DIMINUIÇÃO DA MORTALIDADE = AUMENTO DE SOBREVIDA COM QUALIDADE DE VIDA [entenda-se longe do miserê e pobreza].

A IGNORÂNCIA TEM UM CUSTO: “mulheres mais educadas fazem exames mais cedo” e homens se submetem mais a exames de próstata”.

Então...a pobreza dá câncer, pois aos pobres são “ofertados” os piores serviços de saúde, alimentação, moradia, segurança, transporte, saneamento básico, etc, etc e tal também e EDUCAÇÃO! E como manter o povo fisiologicamente vivendo na miséria e pobreza é uma geoestratégia mundial porque é muiiiiiiiiiiito lucrativo...dá-lhes câncer! Estudo comprova que pobreza gera riqueza: “Diz o estudo que “as quatro bilhões de pessoas que vivem na pobreza tem um poder de compra de 5 trilhões de dólares”! Pasmem! Os quatro bilhões de pobres que correspondem a 72% da população mundial é um mercado subestimado, “significativo e mal alimentado”! Quatro bilhões de pessoas, vivendo abaixo da linha da pobreza, isto é, tendo de sobreviver com 1,5 a 4 dólares por dia, podem enriquecer ainda mais os poucos ricos do mundo!”*

É óbio...que Dimenstein pisa feio na bola e acha o ponto G do câncer na unilateralidade [eu muiiito boa] da INFORMAÇÃO!

www.google.com.br/images "O líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), confirmou nesta sexta-feira (25) a indicação de Tiririca (SP) para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara.Após ser eleito com votação recorde de 1,3 milhão de votos, Tiririca teve que passar por um teste de alfabetização aplicado pela Justiça Eleitoral. "Ele é um palhaço de grande experiência, com certeza vai contribuir com projetos e com suas propostas na área cultural", completou o líder do PR.."Folha.com





“Quando se analisa, porém, os segmentos com menos educação, a queda da mortalidade foi muito menor. Não é um problema apenas de dinheiro, mas também de informação.” QUE CÂNCER...SEIRA! ”Daí se vê o custo da ignorância”: achar que pode se tratar um assunto seríssimo – há décadas que o câncer virou problema de saúde pública - com síntese e linguagem simplórias! Se aceitarmos o entendimento de Dimentein que “não é um problema apenas de dinheiro, mas também de informação” e sabendo que o Brasil tem uns 17 milhões de brasileiros vivendo na miséria e uns 40 milhões vivendo na linha entre a miséria/pobreza, podemos facilmente concluir que o culpado pelo câncer (uma doença complexa e multifatorial) não é a pobreza e sim o pobre sem educação! Cada indivíduo é o responsável pela própria educação - propala a mídia- e educação vem do berço! Diz o senso comum.


                                                             www.google.com.br/images

 O pobre não faz o “dever de casa”: usar o que o Estado brasileiro lhe oferece nas 5 regiões e nos 5560 municípios que compõem a Nação ou seja, isto é, veja: excelentes escolas nos diversos níveis [da creche à universidade], instalções e estruturas de primeiro mundo, informatizadas, com acervo rico nas bibliotecas-padrão BN (Biblioteca Nacional), profissionais preparados, atualizados, satisfeitos com o salário exorbitante, com assistência à saúde integral e turmas com 2 professores solidários (um dá aula outro lhe dá cobertura), 20 alunos dispostos, bem alimentados, enfim, de classe...C (calibre 22, 38, 44, Uzzi, semi-Uzzi, metralhadora, granada, AR-15)!












                       www.google.com.br/imagesEDUCAÇÃO NO BRASIL VIROU CASO DE POLÍCIA!  'não Mate Aula, Mate o Professor' Segundo Ferrari e Araújo (2005) esta mensagem, bastante atual, estava estampada na camiseta de um adolescente, numa feira livre de artesanato em Belo Horizonte-BH, no ano de 2002.
                                     
www.google.com.br/images. Veja no youtube o depoimento de Amanda
"Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública. Depoimento Resumindo o quadro da Educação no Brasil."




QUAL É A PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO ?
                                            
http://www.google.com.br/%20O jornal mais lido no país! Life style 1.99 ao preço de 0,25 centavos!

1º. Super Notícia – MG: 295.701 exemplares de circulação média diária
www.google.com.br/  Na foto os trabalhadores que fazem o pânico e lixo na TV. Destaque para Bola que chegou a tirar uma cópia das partes "pudendas", da sua cara vá lá na foto e veja a cara do pânico!

1º. Programa de maior audiência em todas as idades! Lidera a baixaria e o nível C ou 1.99, a opção C que a Globo anda querendo copiar!

VAMOS PARANDO AQUI, SENÃO O BLOG VAI ENTRAR PARA O TOP 10 DA BAIXARIA! RSRSRSRS.

E SE VC GOSTOU VÁ no   http://www.aatrocha.blospot.com/ E VOTE NESTE BLOG NO TOP 10, CATEGORIA SAÚDE.








Um comentário:

  1. Muito bom: já consigo comentar! Pois é: muita coisa para revoltar a gente e nem sabemos por onde começar a consertar, porque deixamos passar tempo demais e a coisa escangalhar demais. Agora, 'coisa' parece uma entidade sobrenatural que paira sobre nossas cabeças e os poucos que têm acesso à informação e espaço na mídia fazem o dever de casa errado. Que fazer? Só chorar ou há saída? Sei não... Como diz um amigo meu, 'a gente nem está mais aí e não percebe...' Bjs, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir