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domingo, 10 de setembro de 2017

BRAZIL REDAÇÃO ENEM: TEMA BULLYING

 13 RAZÕES PORQUE
www.google.com.br/images. Série Netflix sobre BULLYING nas escolas. tema universal:  Bullying com bullying se paga? Qual o mistério por trás das 13 razões que levaram Hanna Baker a cometer suicídio?

Marina da Silva



13 REASONS WY é o título de uma série Netflix (maio-2017) que aborda o tema bullying e que deu e dá o que falar nas redes sociais. Cometendo spoiler (estragando) e me desculpando...13 REASONS WY  é uma adaptação do livro de Jay Asher: Trirteen reasons wy, um drama evolvendo bullying entre estudantes adolescentes e se inicia com Clay Jensen (Dylan Minnete) recebendo uma caixa de sapatos com 13 fitas cassetes de Hannah Baker (Katherine Langford) a garota por quem Clay curtia uma paixão platônica e que se suicidou, aparentemente, sem nenhuma razão. Não conto mais nada!
Geralmente se associa bullying ao ambiente escolar e às crianças e adolescentes. Mas...
Assunto sério e complexo exige carinho, comprometimento e dedicação cientifico-filosófico e principalmente histórico-geográfica na busca para entender compreender e lidar com "bullying" em quaisquer relações humanas (econômica-política-social-religiosa-cultural-folclórica, etc, etc) sem cair no maniqueísmo bom-mau; bem-mal ou em apropriação chula de Maquiavel que, como outros pensadores clássicos, parte do princípio de que a natureza humana é sempre má.
Feitas as considerações iniciais necessárias voltemos ao tema: bullying deriva da palavra inglesa bully (valentão) e se refere à toda espécie de intimidação, isto é, atitudes e práticas violentas, físicas e/ou psicológicas que indivíduo(s), de qualquer sexo, raça, cor, crença, opção sexual, pratica(m)  rotineira e repetidamente contra outro(s) indivíduo(s) causando sofrimento mental e até auto-aniquilação, ressentimento e vingança.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Columbine. 1999. ESTADOS UNIDOS.
"Eric Harris (à esquerda) e Dylan Klebold (à direita) pegos pelas câmeras de segurança da escola na lanchonete, 11 minutos antes de seus suicídios.(...)mataram 12 alunos e um professor. Eles também feriram outras 21 pessoas, e mais outras três ficaram feridas enquanto tentavam fugir da escola. A dupla cometeu suicídio.(...)O incidente provocou debates sobre leis de controle de armas, gangues do ensino médio, subculturas e bullying."


Chatear, encher o saco, importunar, sacanear humilhar, exposição ao ridículo, ameaças e agressões verbais e/ou físicas, fofocas, detrações, mentiras, maledicências, perjúrio, difamação, prisão (em salas, banheiro, vestiário, etc), cárcere privado, revista (pessoa, materiais na escola, trabalho, casa, etc).

Uma pausa necessária...
Hodiernamente, mentir, sacanear, espalhar boatos deixou de ser vício e tornou-se discurso e prática daqueles que apoiam e se curvam e curtem a balela dos libertarianos1 e seu discurso politicamente incorreto que vai contra todos os pensamentos clássicos sobre formas de governo, estado,  e tudo o que é desejável e salutar como os princípios e valores morais que uma sociedade humana deve ter/cultivar/manter para evitar a corrupção e corrosão do governo, instabilidade social e política, enfim, sua ruína e desaparecimento. O culto e adoração ao ódio, aos vícios contra valores morais, éticos, crenças, cultura, folclore, diz Maquiavel, só é permitido para aqueles que querem controlar e dominar a riqueza, o mesmo que poder e só no momento da fundação ou instauração de um "novo poder", por exemplo, o atual culto do "charme da burguesia e o neoliberalismo em suas formas que vão do anarco-capitalismo ao libertarismo ou libertarianismo passando pelo híbrido capitalismo-comunista sanguinário! 
O exemplo mais atual de ódio e mentiras aconteceu na campanha eleitoral dos Estados Unidos 2016, quando, o partido republicano tradicional (ricos antigos), vendo o risco eminente da perpetuação dos democratas por mais dois mandatos com Hillary Clinton e exposição do que realmente é a República norte americana, permitiram a candidatura do bilionário "deplorável" (termo usado por Hillary) e o "marketing politiqueiro Trump"2 de baixíssimo nível; isto considerando os Estados Unidos, um país de primeiro mundo e a mais importante potência econômica e bélica do planeta, exemplo para muitos países, Brasil incluso! 
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www.google.com.br/images. Racista, misógino, xenofóbico, islamofóbico, homofóbico, grosso, estúpido, burro, deplorável, tosco, bizarro, são alguns dos adjetivos  usados para classificar Donald Trump e sua trupe/tropa. Os republicanos  se garantiram no poder e o planeta ri do atual presidente americano. Até os venezuelanos, ameaçados de invasão para entregar o país à América,  morrem de rir das palhaçadas de Trump. 



Voltando...
Na Língua Portuguesa a palavra que mais se aproxima do conceito simples de bullying é bulir: verbo transitivo direto, transitivo indireto 1(prep. com) mover (-se), agitar (-se) de leve; 2 (prep. em) pôr as mãos; tocar 3 (prep. com) fig aborrecer, incomodar, bulimento.3
No significado amplo podemos lançar mão de: discriminação, intolerância, assédio, crime de ódio.
No Brasil a palavra bullying tem história recente, principalmente após os ataques às escolas norte americanas, que se tornaram um fenômeno de preocupação pública e de intervenção do Estado, no final dos anos Noventa, século XX. A maioria da população brasileira não sabe de onde veio e o que significa a palavra. Muitos a associam com discriminação e intolerância e humilhação; grande parte da população "estudada", culta, diplomada, concorda com a banalização e naturalização do bullying e até reconhece que sofreu e/ou praticou bullying, sem saber que estava fazendo isto, e o restringe apenas ao ambiente escolar e à uma fase da vida: infância e adolescência.
http://hojeemdia.com.br/horizontes/alunos-são-vítimas-frequentes-do-bullying-mas-debate-é-incipiente-nas-escolas-. A VIDA E O VIVER A VIDA NÃO COMEÇA NA ESCOLA!


Colocar apelidos,  puxar cabelos, bater, destruir material escolar e vestuário de colegas, dar encontrões; empurrar de escadas, jogar dentro da piscina, dar boladas e chutes nos exercícios de educação física; espetar, chuchar (lápis, canetas, réguas, estojos, etc), unhar, beliscar, morder, cortar cabelos ou colocar cola ou substâncias nojentas nas pessoas e seus pertences; assustar com insetos e outros bichos (reais ou brinquedos), encurralar, encarcerar, atirar bolinhas e outros objetos; roubar materiais e celulares; escravizar, o mesmo que obrigar colegas a carregar material e fazer atividades escolares; cobrar pedágio para recreio, entrar e sair da escola; afanar a merenda, tomar o dinheiro; ameaçar em espalhar mentiras, fofocas para toda a escola e família. E ainda: levantar saias das meninas, tocar seios e nádegas, abaixar calças e até estuprar (ambos os sexos); usar soco inglês nas brigas, canivetes e facas e mesmo revólveres. É uma perseguição contínua e implacável que pode começar no ensino básico e perpetuar até a faculdade!


Bullying...dentro da escola. 07-12-2010. Belo Horizonte, Minas Gerais.


"Terça-feira, dia 7 de dezembro de 2010, ao passar pelo corredor do Instituto Metodista Izabela Hendrix, centro universitário tradicional de Belo Horizonte, o professor Kassio Vinicius Castro Gomes, 39 anos, casado e com dois filhos, foi covardemente surpreendido com duas facadas, uma no peito e outra no tórax, por um de seus alunos de Educação Física, sem haver condição de defesa. O autor do crime, Amilton Loyola, fugiu em seguida."
https://buritieduca.wordpress.com/tag/aluno-mata-professor-em-bh- 2010.


Bullying fora da escola....30 DE AGOSTO DE 2017.

 "Mulher estava dormindo e foi acordada pelos movimentos do homem, que estava se masturbando e ejaculou em seu pescoço. Passageiros se revoltaram e queriam bater no agressor, que foi detido pela polícia.https://www.brasil247.com/

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Foto Marina da Silva. Esta é a forma "animal" que cidadãos e cidadãs em Belo Horizonte suportam várias vezes ao dia usando o transporte público; concedido às empresas terceirizadas, contratos suspeitos de malversação do Erário e contratos longos que incentivam o descumprimento das normas e fiscalização da precariedade do serviço prestado, em BH, pela BHTRANS. Bulinar meninas, mulheres...ordem do dia! O mesmo vale para o metrô de BH.


30 DE AGOSTO DE 2017. "Justiça solta homem que ejaculou em passageira de ônibus.Juiz José Eugenio do Amaral Souza Neto entendeu que não houve estupro, nem violência ou grave ameaça contra a vítima"http://www.em.com.br



Brasil, continuando... 
A maioria das pessoas considera tais atitudes "normais", testes de aprendizagem para "viver a vida", ensinamentos salutares que crianças, pré-adolescentes e adolescentes devem passar; um rito de iniciação para viver em sociedade ci-vi-li-za-da! Quem não enfrentou ou agiu em algum momento "bulindo" com os outros que atire a primeira pedra!
E lá vai a primeira pedra filosofal (pedra mesmo, esqueça Harry Potter) para iniciar a discussão: bullying não acontece somente  no ambiente escolar e nem é exclusividade de crianças e adolescentes nestes ambientes. O bullying pode ocorrer em qualquer momento da vida do indivíduo: nas famílias, nas escolas, nas igrejas, nos clubes diversos, no TRABALHO, condomínios classe média alta ou baixa-renda; nas comunidades, ruas, bairros, cidades,  estados, países; nos eventos esportivo como futebol, Copa do Mundo, Olimpíadas; em festas, shows e...escolas!  
Os Estados Unidos faz bullying planetário: invadindo e destruindo economias no mundo; invadindo e tomando riquezas como no caso do petróleo do povo árabe, ora apoiando  grupos extremistas ora o governo estabelecido como aconteceu no Afeganistão, Paquistão, Iraque; ora atuando e derrubando economias de parceiros das Américas Central e do Sul e recentemente, fazendo bullying contra imigrantes muçulmanos e latinos; principalmente mexicanos, na campanha eleitoral 2016 de Trump,  o deplóravel libertário e extremamente bilionário. Até hoje pergunta-se aos governos Bushes: Onde estão as armas químicas?

Imagem relacionada
http://nehandaradio.com/2017/01/07/donald-trump-actually-started-planning-build-wall/  Um muro para barrar os mexicanos?

"Quando México envia pessoas para cá, ele não está enviando o que tem de melhor. Estão enviado pessoas cheias de problemas que os trazem junto para cá. Eles estão trazendo drogas. Eles estão trazendo crimes. Eles são estupradores. E alguns, eu admito, são boas pessoas." Donald Trump em discurso durante campanha eleitoral.



A complexidade do bullying acaba por ser esvaziada quando associada e restrita somente ao ambiente escolar e às crianças e adolescentes, sem nexo fora deste encarceramento. Então fica extremamente fácil fazer a defesa do bulluying lançando mão do "discurso politicamente incorreto libertariano" que prega que vale tudo. E realmente vale tudo: você pode fazer e falar o que quiser e der na telha, se você, o assediador, perseguidor, agressor, estuprador, assassino, for rico, milionário e bilionário e dominar o poder político! Para demais mortais, o bullying é crime! E, antes de chegarmos à legislação, voltemos ao significado.
www.google.com.br



Observe que na Língua Inglesa bullying tem um significado complexo para abarcar um "fenômeno social" que, na mídia brasileira, restrito apenas ao ambiente escolar, é banalizado e naturalizado, perdoável, elevando os assediadores (crianças e adolescentes e adultos) de agressores à vítimas de perseguição! Bullying não tem idade, qualquer um pode se tornar um "bulinador"!


OPORTUNISTA, LOUCO OU ANTI-CRISTO?

www,google.com.br/images. Se o Legislativo, Executivo e principalmente o Judiciário não estivessem imersos em crimes de corrupção denunciados pela lava jato, este ser execrável, anti-cristo, estaria preso ou internado em hospício.



Jair Bolsonaro, deputado federal racista, homofóbico, misógino, contrário aos direitos humanos para pobres, pretos, favelados é tão deplorável quanto Donald Trump. A diferença entre eles é que Trump é super bilionário e Bolsonaro é reles político que se beneficia da impunidade e imunidade parlamentar, de um Congresso composto por mais de 60% de criminosos, corruptos, bandidos (dados da Transparência Internacional). É acusado de caixa-2 na campanha que o elegeu.

***

Segunda "pedrada filosofal" para quebrar e estilhaçar a defesa do indefensável  bullying é lançar mão do amparo legal e constitucional sobre a vida em sociedade, a organização do Estado, administração e sistemas judiciais de resolução de conflitos em todas as esferas das relações humanas. A Constituição brasileira [CF/1988], conhecida como a constituição cidadã, tem nos seus fundamentos basilares a dignidade da pessoa humana, um dos pequenos passos rumo à civilização, dentro de uma nação racista, escravagista, intolerante, "abençoada por Deus" e com "o povo mais feliz do mundo"!


www.google.com.br/images. Ataques nas redes sociais, o cyberbullying.

A banalização de violências contra pessoas de qualquer idade, grupos vulneráveis (negros, mestiços, miseráveis, pobres,  crianças, idosos, mulheres, gays, etc), demonstra apenas o quão arraigado está no imaginário popular os resquícios cruéis dos colonizadores europeus e séculos de escravidão, patriarcalismo e cultura machista, ou melhor, crimes em nome do machismo! Ferir, humilhar, denegrir, ataques de ódio, intolerância, discriminação ganharam uma força sem precedentes com o advento da internet e das redes sociais como: orkut, twitter, Facebook, What's Up (citando alguns exemplos), potencializando o bullying cibernético ou cyberbullying, mas permitindo a visibilidade do agressor e a possibilidade de punição dentro das leis. 

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www.google.com.br/images.

Se você não conhece a Lei Máxima de seu país, CF/88, a Constituição Federal de 1988, está passando da hora de descobri-la e cumpri-la e zelar por ela; mesmo que - desde 2015 - estejamos vivendo um golpe de Estado e  graves vícios no Legislativo, Executivo e Judiciário; todos imiscuídos em crimes de corrupção e desvios do dinheiro público, investigados na quase paralítica Operação Lava jato, da Polícia Federal. Eis o principal trecho e fundamentos basilares da nossa CF/1988:


"Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."4 grifos meus


LEGISLAÇÃO DE COMBATE AO BULLYING.(idem)



Em 2015 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff a " LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015. Institui o programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)."
www.google.com.br/images. Presidenta Dilma Rousseff.: feia, gorda, sapatão, assaltante, guerrilheira, burra, grossa, mulher. A mídia e detratores políticos e Coxinhas  fizeram bullying com a presidenta eleita, impunemente, desde sua indicação para ser candidata à presidência pelo PT em 2010.


Dilma, eleita por dois mandatos consecutivos[2010-214 e 2014-2018],além de bullying diário na mídia global e redes sociais, teve o mandato usurpado em 31-08-2015, por políticos criminosos envolvidos no maior crime de corrupção de todos os tempos, investigados na Lava jato. Impeachment por pedaladas fiscais? Bullying? NÃO, GOLPE DE ESTADO!

PAUSA PARA RESPIRAR E...
***

Terceira pedrada filosófica, um enorme calhau: para desmistificar o bullying é preciso abandonar os achismos e o que nos diz a mídia brasileira e suas respostas prontas!
Para entender o bullying no Brasil é -condição necessária- estudar os aspectos históricos complexos de como ele acontece aqui no nosso país sem compará-lo, como faz a mídia, com o fenômeno vivido pelos habitantes dos Estados Unidos e outros países, porque cada um e cada qual  tem características próprias.
Para o Brasil é necessário compreender qual o papel histórico da nação dentro das Revoluções comercial e marítima que culmina com o "Descobrimento em 1500" pelos colonizadores portugueses, século XVI e com a escravidão dos negros africanos a partir de 1560 até 1888. O Brasil com sua imensidão territorial, suas inumeráveis riquezas vegetais, animais e principalmente minerais [pau-brasil, cana-de-açúcar, café, borracha, ouro, prata, diamantes, pedras preciosas, ferro, alumínio, petróleo e gás natural, citando algumas riquezas] foi, é, e será sempre espaço vital tanto para a "acumulação primitiva de capitais"5 para o nascente sistema capitalista como para seu desenvolvimento, ascensão, expansão e domínio do planeta nos séculos seguintes e atual!
 O navio negreiro

"Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje...cúmulo de maldade
Nem são livres pra...morrer...
Prende-os a mesma corrente
_Férrea, lúgubre serpente _
Nas rocas da escravidão.
E assim roubados à morte,
Dança lúgubre coorte
Ao som do açoite...Irrisão!..."6 Castro Alves


http://www.vitruvius.com.br. Pintura de Jean Baptiste Debret.


O modo como os colonizadores impõem sua cultura, crenças e forma de governo sobre os nativos e estrangeiros que para aqui vieram de livre e espontânea vontade, desterrados e/ou escravizados como os negros, imprimirá no coração e mente da jovem nação, o mito de subdesenvolvimento, submundo, país  inferior e de quinta categoria. Os negros africanos, desterrados, negociados como mercadoria, sempre foram tratados como bichos, inumanos, sem alma; um produto para ser consumido à exaustão, sodomizados cruelmente por brancos, mestiços e/ou outros negros senhores, como a mestiça Chica da Silva, "a Chica que manda"[1732-1796], que virou tema de livros, filmes e novelas.7


www.google.com.br/images.


"Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de "menino diabo.( ...) um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do  doce de côco ( eu tinha apenas seis anos.
(...)Prudêncio, um moleque de casa, era o meu  cavalo de todos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão e o fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, e ele obedecia _ algumas vezes gemendo, _ mas obedecia sem dizer uma palavra, ou, quando muito, um _ "ai, nhonhô!" _ ao que eu retorquia: _ Cala a boca, besta"!  (...) meu pai tinha-me em grande admiração; e se as vezes me repreendia, a vista de gente, fazia-o por simples formalidade; em particular dava-me beijos. Memórias póstumas de Brás Cubas 8



Sub-humano, povo  de caráter inferior, miscigenado, desvalorizado, uma nação de macacos e vira-latas, racista, descaradamente escravocrata, intolerante, desumana com negros, pobres, favelados, trabalhadores baixa-renda, nordestinos, hipócrita, eis o povo brasileiro, para a nata da elite abastada, ricos falidos, classe média mestiça de pele clara; cujos políticos tratam a coisa pública como patrimônio particular e cumprem seu papel geopolítico de prostração às potências estrangeiras, principalmente aos Estados Unidos, também conhecido como República Goldman Sachs!9
Uma nação de macacos! Eis a imagem petrificada no imaginário geral pelo folclore, costumes, propaganda e que influencia e imprime o caráter, psicologicamente forjado de que negros não são gente, não prestam para nada e "se não caga na entrada na saída é certeiro; e negro parado é suspeito e correndo é ladrão". Viva o povo brasileiro, preto, mestiço, miscigenado, usado e abusado pelas elites econômicas nacionais e/ou estrangeiras.
https://som13.com.br/."Leandro Roque de Oliveira (São Paulo, 17 de agosto de 1985), mais conhecido pelo seu nome artístico EMICIDA é um rapper, repórter e produtor musical brasileiro. É considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil nos últimos anos."

"O Brasil não tem educação para falar de racismo. Existe uma estrutura racista que independe da sua e da minha atitude. Uma pessoa não gostar de preto, tudo bem, o problema é dela. A treta é quando o policial, o juiz e o médico tem um esteriótipo  de pessoa com pele escura que pode prejudicar essa pessoa." EMICIDA


É o magistral Machado de Assis, um dos maiores autores da literatura clássica brasileira que nos expõe, com ironia e sarcasmo, o caráter da formação do povo brasileiro e porque achamos tão normal, natural, ingênuo até, cometer bullying:

"Outrossim, afeiçoei-me à contemplação da injustiça humana, inclinei-me a atenuá-la, a explicá-la, a classificá-la por partes, (...)O que importa é a expressão geral do meio doméstico, e essa aí fica indicada, _ vulgaridade de caracteres, amor das aparências rutilantes, do arruído, frouxidão da vontade, domínio do capricho, e o mais. Dessa terra e desse estrume é que nasceu esta flor."(Brás Cubas, idem)

RICOS X POBRES: SÉCULO XXI.


https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/08/. "O tenente-coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, de 46 anos, defende que um PM não se comporte em um bairro rico da mesma maneira que o faz em uma comunidade pobre, já que isto ‘poderia assustar’ o indivíduo rico."
24-08-2017. “É uma outra realidade. São pessoas diferentes que transitam por lá. A forma dele abordar tem que ser diferente. Se o policial for abordar uma pessoa na periferia da mesma forma que ele for abordar uma pessoa aqui nos Jardins [região nobre de São Paulo], ele vai ter dificuldade. Ele não vai ser respeitado”, afirmou em entrevista ao portal UOL."
***

 Se você não conhece a História de seu próprio país... corre um grande risco de escrever uma redação ENEM eivada de equívocos (estou sendo boazinha).
É da nossa História, da formação da nação e do povo brasileiro  [brancos, amarelos, vermelhos, pardos,   morenos em cinquenta tons de miscigenação e negros] que nos vem a naturalidade incutida pelos dominadores, donos das riquezas, as elites escravocratas e seus herdeiros; que se dão o direito de achar que humilhar, tratar o próximo como lixo, inferior, sub-humano e que a eles podemos tudo, inclusive matar, o que é totalmente aceitável!

" _ A que diabo de povinho você se refere? Para você, todo mundo é povinho, com exceção dos quatro ou cinco gatos pingados que você julga estarem a sua altura. Que povinho? Todos? Porque são todos,, realmente todos os brasileiros, a que você se refere com esse desprezo. Eu não quero dizer que seus benditos privilégios devam ser tomados, fiquem com eles, mas veja que para isso não é necessário escravizar o povo, mantê-lo na miséria, na ignorância e na doença. Não está vendo que não pode haver um pais decente, um país forte, como você diz, cujo povo seja de escravos, miseráveis,, doentes e famintos?" 10(Viva...p.555)

No século XX, a propaganda assumirá um papel primordial em forjar e expandir o mito do viralatismo do Brasil, ganhando força total com a televisão e suas novelas e shows de humor, fazendo o povo brasileiro humilde, pobre, vira-lata, rir de si mesmo. As organizações Globo terão papel relevante neste quesito enquadramento da população, estratificando e mantendo cada um no seu quadrado tanto nas novelas como em programas como Chico City ou Casseta & planeta.11

www.google.com.br/images. SOMOS TODOS BRASILEIROS! Boa leitura!

"Não temos armas que vençam a opressão e jamais teremos, embora devamos lutar sempre que a nossa sobrevivência e a nossa honra tenha de ser defendida. Mas a nossa arma há de ser a cabeça, a cabeça de cada um e de todos, que não pode ser dominada e tem de se afirmar-se. Nosso objetivo não é a igualdade, é mais a justiça, a liberdade, o orgulho, a dignidade, a boa convivência.(...) O povo não sabe de si, não tem consciência e tudo o que faz não é visto e só lhe ensinam desprezo por si mesmo, por sua fala, por sua aparência, pelo que come, pelo que veste, pelo que é." VIVA O POVO BRASILEIRO! SALVE JOÃO UBALDO!






Fontes:

1. LIBERTARIANISMO, NEOLIBERALISMO, LIBERALISMO ECONÔMICO. SUGIRO UM RETORNO AOS CLÁSSICOS PARA ENTENDER A BASE DO LIVRE MERCADO, CONCORRÊNCIA, COMPETIÇÃO, PROTECIONISMO, DESREGULAMENTAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO DO MERCADO. ECONOMISTAS, TEÓRICOS E PENSADORES E CRÍTICOS QUE SE DEBRUÇARAM SOBRE O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E SEU FUNDAMENTO BASILAR: LAISSEZ-FAIRE, LAISSEZ-PASSÉ:  ADAM SMITH, DAVID RICARDO, STUART MILL, JEAN-BAPTISTE SAY, KARL MARX, F. ENGELS, MILTON FRIEDMAN, FREDERICK HAYEC, KEYNES. É UM BOM COMEÇO PARA ATERRIZAR A PARTIR DO FINAL DA DÉCADA DE SESSENTA, SÉCULO XX, COM UM BOM APORTE PARA ENFRENTAR O CAPITALISMO FLEXÍVEL, COMO O DENOMINA DAVID HARVEY E O RETORNO AO NEOLIBERALISMO E LIBERTARIANISMO.

2. Get me Roger Stone. Netflix, 2017. Roger se auto-proclama o "Maquiavel" de todos os homens...que foram presidentes republicanos dos Estados Unidos e a peça fundamental no espalhamento do ódio e mentiras contra a candidata democrata Hillary Clinton levando assim Donald Trump à Casa Branca.


3. HOWAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa.


4. Conheça a CF/88. Visite o site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm;  
LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015.Lei de combate à intimidação sistemática (bullying). LEIA ABAIXO A LEI NA ÍNTEGRA.


5. MARX. Karl. Acumulação primitiva de capitais.

6. 
ALVES, Castro. Os escravos. Coletânea.

7.Sobre Chica da Silva.Ver https://www.ebiografia.com/chica_da_silva/;
https://www.youtube.com/watch?v=326IhxmCmCk filme Xica da Silva; https://pt.wikipedia.org/wiki/Xica_da_Silva_(filme).Xica da Silva "é um filme brasileiro, dirigido por Carlos Diegues, baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos em 1976, com Zezé Motta e Walmor Chagas nos papéis principais."

8.  ASSIS, Machado. Memórias póstumas de Brás Cubas. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1970.

9. República Goldman Sachs e capitalismo financeiro (especulação). Sobre o tema assistir filme A big short e documentário Capitalism: a love story de Michel Moore. 2017

10.UBALDO. João. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: editora Objetiva, 2011.

11. SOBRE CHICO CITY E CASSETA E PLANETA VER: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/humor/chico-city.


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LEI ANTI-BULLYING
LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015.




Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o  Fica instituído o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional.
§ 1o  No contexto e para os fins desta Lei, considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
§ 2o  O Programa instituído no caput poderá fundamentar as ações do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, bem como de outros órgãos, aos quais a matéria diz respeito.
Art. 2o  Caracteriza-se a intimidação sistemática (bullying) quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e, ainda:
I - ataques físicos;
II - insultos pessoais;
III - comentários sistemáticos e apelidos pejorativos;
IV - ameaças por quaisquer meios;
V - grafites depreciativos;
VI - expressões preconceituosas;
VII - isolamento social consciente e premeditado;
VIII - pilhérias.
Parágrafo único.  Há intimidação sistemática na rede mundial de computadores (cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.
Art. 3o  A intimidação sistemática (bullying) pode ser classificada, conforme as ações praticadas, como:
I - verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;
II - moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;
III - sexual: assediar, induzir e/ou abusar;
IV - social: ignorar, isolar e excluir;
V - psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;
VI - físico: socar, chutar, bater;
VII - material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;
VIII - virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.
Art. 4o  Constituem objetivos do Programa referido no caput do art. 1o:
I - prevenir e combater a prática da intimidação sistemática (bullying) em toda a sociedade;
II - capacitar docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
III - implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação;
IV - instituir práticas de conduta e orientação de pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores;
V - dar assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores;
VI - integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade, como forma de identificação e conscientização do problema e forma de preveni-lo e combatê-lo;
VII - promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito a terceiros, nos marcos de uma cultura de paz e tolerância mútua;
VIII - evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil;
IX - promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de intimidação sistemática (bullying), ou constrangimento físico e psicológico, cometidas por alunos, professores e outros profissionais integrantes de escola e de comunidade escolar.
Art. 5o  É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).
Art. 6o  Serão produzidos e publicados relatórios bimestrais das ocorrências de intimidação sistemática (bullying) nos Estados e Municípios para planejamento das ações.
Art. 7o  Os entes federados poderão firmar convênios e estabelecer parcerias para a implementação e a correta execução dos objetivos e diretrizes do Programa instituído por esta Lei.
Art. 8o  Esta Lei entra em vigor após decorridos 90 (noventa) dias da data de sua publicação oficial.
Brasília,  6  de novembro de 2015; 194o da Independência e 127o da República.

DILMA ROUSSEFF
Luiz Cláudio Costa
Nilma Lino Gomes

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

BRAZIL CORRUPÇÃO: A CEGUEIRA MORAL DOS INTITULADOS "POLITICAMENTE INCORRETOS"

CRÔNICA DE UM CEGO
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www.google.com.br/images. José Saramargo sobre a pior cegueira: cegueira moral!

Sérgio Antunes de Freitas

Como sabem os meus amigos, por conta de um descolamento de coroide e retina, perdi a visão de um olho.
E, como é filho de mesmo pai e mesma mãe, o outro parece seguir caminho igual. Tomara que perca o rumo!
O fato assemelha-se a uma passagem bíblica: “Das trevas viestes; às trevas, voltarás.”
Mas ainda não é a escuridão inevitável e definitiva, aquela rigorosa após a vida.
Também o sonho no sono continua e deve continuar sendo um filme com formas e cores, ao contrário dos deficientes visuais de nascença, talvez, que não tiveram a oportunidade de gravar essas informações no cérebro.
Sem falar nos sonhos em vigília! Que continuem!
Por outro lado, já começo a confirmar o ditado popular: “os cegos podem ver na escuridão”.
Os mais velhos, já com a vista cansada, conseguem enxergar melhor e ver a vaidade nas palavras de uma pessoa discursando, aparentemente, com as melhores intenções do mundo.
O invisual consegue ver através dessa vaidade e saber suas prováveis razões, como a insegurança, devido a sofrimentos passados, ou a deficiência na educação paterna e materna, ou a carência de atenção e de afetividade.
Muitos de nós adoramos a música “Wonderful Word”, pois, além  de todas as suas boas qualidades sonoras, traz uma essência de verdade, resumida em seu próprio título.
Além de todos os exemplos demonstrados na canção, ainda há infinitos outros que poderiam fazer parte de sua letra: o olhar da mãe amamentando; a pele lisa, limpa e suave do braço feminino; o abraço da criança em seus avós; ou o abraço dos avós em seus netos; o beijo delicado em cabelos brancos; o sorriso de um reencontro desejado e inesperado.
Reconheço, portanto, ter sido o receptor de uma dádiva, a de ver coisas lindas ao longo de décadas. Também vi coisas tristes e sempre desnecessárias de terem acontecido.
Com a vista cansada ou morta, as pessoas conseguem ver a ganância de outras, destruidoras da natureza, a troco de troco. Sim, porque as perdas dessa aniquilação, em rápida, porém certeira análise ecológica, têm um valor infinitamente maior que a falsa, volátil e egoísta riqueza que geram.
Esses devastadores levam a cegueira ao futuro, já que impedem as próximas gerações de verem as perfeições proporcionadas pelo ambiente natural do planeta.
Mas há outro aspecto extremamente decepcionante nessa história toda. A maioria das pessoas, transeuntes do tempo, não vê esse universo maravilhoso, por seus olhos estarem nublados pela avidez, pela ignorância, pela hipocrisia, pela maldade.
Pessoa amiga, olhe sempre com desvelo por quem e para quem você ama. Lembre-se, um dia, poderá lhe faltar a luz.
Ou, muito pior, lhe faltar o ser que você ama.

Sérgio Antunes de Freitas
Agosto de 2017

sábado, 26 de agosto de 2017

BRASIL FEMININO: O QUE AS MULHERES QUEREM?

LUGAR DE MULHER É

Marina da Silva

...no paraíso! Este foi o plano divino, conta a Bíblia. O paraíso era completo, VIP,  super hiper mega blaster perfeito para Adão e Eva ao singelo preço de não chegar perto, tocar, mexer na macieira, árvore cujo fruto é a deliciosa maçã, dona de todos os segredos e sabedoria! E a vida ia muito bem em eterno prazer e gozo até o casal ferrar com tudo! Verdade seja dita: havia nesse paraíso um ofídio, mistura de Sucuri, Cascavel e Jararaca, enfim, uma cobra decaída apostando contra Deus e usando de sutilezas e gentileza celeste, armando para Adão e Eva  a arapuca da desobediência.
A Adão o ofídio jogou o lero-lero de  fruta dos deuses, melhor que Ambrosia, mamão papaia com mel! Enquanto Adão pesava os prós e contras de cair na tentação da gula, a falsiane, isto é, serpente, convenceu Eva com um só argumento: "coma boba, emagrece!" Afff que ninguém merece!
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http://imagemsemanal.blogspot.com.br/2009/10/"Lucas Cranach the Elder (1472-1553) Pintor e gravador alemão ligado aos temas religiosos. Tornou-se conhecido pelos retratos de príncipes e das principais figuras do protestantismo. Foi amigo de Matinho Lutero, de quem recebeu a exclusividade para impressão da bíblia. Adan and Eve (1526)Courtauld Institute of Art Gallery. Foi pintada no estilo classico bíblico. O jardim foi descrito incluindo animais e entre eles a serpente na árvore".


Eva comeu, Adão comeu também, livre escolha, ambos escolheram dizer sim para a desobediência, ops, maçã da sabedoria! Desobedeceram.
Deus não teve opção: Dura lex sede lex!1 Adeus paraíso! "Bora" ganhar o pão, abrigo e eteceteras com o suor e sangue do trabalho e povoar o mundo.
E como Deus é Pai e não padrasto, para contrabalançar a perda do Welfare state2 ou estado de Bem-estar social paradisíaco, liberou para ambos os prazeres do amor e sexo. Mas coube à mulher a TPM (tensão pré-menstrual), dores do parto e no final a menopausa. Terríveis ondas de calor e frio, perda da libido, secura ou agreste vaginal, penetração dolorida, ressecamento de pele, cabelos e unhas!
Mas claro que isso tudo para a mulher equivale a 50% da culpa pela desobediência. O homem também levou seus 50% de justiça divina: carregar o carma da masculinidade  machista de manter eternamente erguido, ereto, rígido o Bráulio, o orgulho de ser macho, também conhecido como pau, piroca, caralho, estrovenga!
E ambos "sobraram geral" com a tarefa de dominar um planeta nas unhas, dentes e tapas, pelados, nus e com as mãos no bolso!
Cada um e cada qual poderia ter ido para um lado ou qualquer parte daquele mundo, mundo vasto mundo, mas o nome dele era Adão e não Raimundo; e mesmo fosse não seria a solução.4
"Não tenho carro, não tenho teto e se ficar comigo é porque gosta"5, uma cantada fuleira irresistível e acompanhada do lepo-lepo e ambos treparam na árvore mais próxima que não funcionou muito bem como casa, pois não tinha teto, chão, paredes, pinico, nada. Como casa foi uma verdadeira desgraça!
A caverna foi a salvação! Além de bom teto, abrigo, piscina, havia fartura de alimentos, provisão divina de um rio subterrâneo facilitando a reprodução segura da espécie! Enquanto os machos iam à caça, pesca, coleta de alimentos e faziam guerras para proteger o grupo ou expandir as terras, as fêmeas limpavam a caverna, cozinhavam, coziam roupas e calçados, enfeites, armas e reproduziam! E nos intervalos, Eva e Adão descobriam as mil e uma utilidades da descoberta do fogo, domesticação de animais, invenção da agricultura, instrumentos de trabalho e de guerra!
A população local cresceu, triplicou e no empurra-empurra, irmão desconhece irmão e no racha uma turma #partiuAbel, outra #partiuCaim e muitas simplesmente #partiram. Adão e Eva continuaram procriando porque naquela época ainda não havia sido inventada a televisão!
Lá se vão milênios: era do gelo, pedra,  bronze,  ferro,  aço, ouro, inventando a siderurgia, metalurgia, ourivesaria, pirâmides, castelos, cidades, escova de dentes; e homens mulheres e  trabalhando juntos e misturados, reproduzindo-se, povoando cinco continentes e criando História com suas tecnologias e técnicas, ciências, crenças e filosofias!
Se  Adão e Eva foram expulsos do paraíso por dividir e comer uma maçã, seus descendentes  farão merda maior ao inventar A família,  a Propriedade privada e o Estado.6
O filho é meu, os instrumentos de trabalho e armas são meus, meus animais, minhas plantas, minha família, minha tribo, meu clã,  minha casa minha vida; disputavam as tribos e clãs entre si e então...fez-se a Política! Criaram o Estado, um mal necessário para justificar que a riqueza produzida socialmente por todos pertence a Um (monarquia), a uns poucos (oligarquia) e em tempos de revoltas, rebeliões, guerrilhas, turbulências fingir que a riqueza pertence a todos (democracia)! Barbaridade tchê! Cinco continentes e muita água de mares, rios, oceanos...Ocupar o planeta? Uma verdadeira Odisseia! Os homens são de Marte e as mulheres?  É pra lá que eu vou!7
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www.google.com.br/images.

Claro que era muitíssimo melhor quando as mulheres pertenciam  a todos os homens, dizia Jean Jacques Rosseau, saudoso dos tempos do "bom selvagem", aonde homens e mulheres misturados seguiam os ditames naturais da natureza hormonal de cada um e cada qual. Mas a família, a propriedade privada,  o estado, o patriarcalismo, judaísmo, islamismo, budismo, cristianismo, bramanismo, xamanismo, capitalismo, socialismo, comunismo  e um monte de "ismos", principalmente os religiosos, sacralizaram o casamento, o corpo feminino, interditando o gozo às mulheres fora do matrimônio, confinando as mulheres [principalmente as ricas, lindas, recatadas] ao lar doce lar! Valha-nos Deus de tanta mentira e hipocrisia  farisaica em sacrossanto nome...Tudo em nome do deus...dinheiro!
Assim como os homens, as mulheres sempre trabalharam! Só um abestado(a) acredita nas "mentiras que os homens contam"! Está na Bíblia e textos sagrados, está nos documentos históricos, está na História da humanidade! Chegamos ao século XX e às Grandes Guerras Mundiais e milhões de seres humanos mortos. Os soldados vão para as guerras e quem ocupa seus lugares nas fábricas e demais postos de trabalho? Mulheres! Quem terá papel primordial na reconstrução das cidades, por exemplo, Berlim, Londres nos pós-guerras? Mulheres foram a principal mão-de-obra nas duas grandes guerras mundiais, recrutadas para as fábricas e/ou lutar no front e  na reconstrução de cidades! E cuidando da casa, criação e educação dos filhos, lavando, passando, cozinhando multifacetadas e multi-exploradas!


Mosaico a partir de www.google.com.br/images. SIM! NÓS PODEMOS!  Respondem as mulheres no planeta quando o "ESTADO OU CAPITAL" demandam!





Se você acha que lugar de mulher é em casa, "esquetando o umbigo no fogão e esfriando no tanque de lavar roupas como pregam odiadores, misóginos, intolerantes, machistas...volte às aulas com professor,  mestre e doutor Google! Você está, pelo menos, um século desinformado!

"Contudo, a participação das mulheres nas guerras é lembrada por conta de sua presença maciça nos esforços de guerra, trabalhando em fábricas de armamentos e munição, e em posições que tradicionalmente seriam ocupadas pelos homens. A participação feminina teve grande importância nas duas grandes guerras mundiais – tanto por sua proporção quanto pela condição que a mulher vinha ganhando socialmente."8


E no Brasil a história da mulher é a mesma; sempre trabalhando ao lado dos homens quer indígenas ou negras africanas escravizadas, mestiças, mulatas, morenas, brancas! Brasileiras foram às guerras e perrengues da vida, Paraíba masculina mulher macho sim sinhô "Maria Quitéria foi a primeira mulher a servir oficialmente ao exército brasileiro na Guerra do Paraguai (1864-1870)" ídem

Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi a primeira brasileira a integrar uma unidade militar no País
http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2012/04/maria-quiteria



"Diz-se que o soldado Medeiros, que em 1822 juntou-se às tropas que combatiam os portugueses no movimento de Independência do Brasil, era muito hábil com as armas, disciplinado e audacioso. Se por essas características qualquer combatente já mereceria destaque, um detalhe o fazia ainda mais singular. O soldado Medeiros era na verdade uma mulher: Maria Quitéria de Jesus Medeiros, a primeira brasileira a integrar uma unidade militar no País" ibdem



  http://henriquemppfeb.blogspot.com.br/2011/04/enfermeiras-febianas-mulheres_01.html Enfermeiras do General Hospital Headquarter Building - Nápoles.                                 Da esquerda para direita: Mair, Soares, Edith, Carlota, Roselys e Isabel.





De onde vem a lenda, em pleno século XXI, de que lugar de mulher é em casa, linda, recatada e do lar? Mulher de cama, mesa e tanquinho, um prato feitinho para garfo e colher?
De Nárnia? Claro...que não! Vem de resquícios conservacionistas do velho patriarcalismo medieval; da moral e ética judaico-cristã, ortodoxos inclusos; vem dos "reformadores" da igreja católica apostólica romana capitaneada por John wycliff, Martinho Lutero e Calvino, citando grandes teólogos católicos que alavancaram a "Reforma" no último quartel do século XVI. Enraizado na literatura desde o Renascimento científico e no Século das Luzes, às mulheres foram negados os direitos de cidadania ou quaisquer outros!
Artur Shopenhauer9 (1788-1860), filósofo alemão, pensador idealista, conhecido pelo profundo pessimismo e sarcasmo, pela obra "O livre arbítrio" e pela sua concepção, entre outras, do feminino: "Mulheres são seres de cabelos compridos e ideias curtas".  Para o autor, "O caráter é invariável e, a ação dos motivos,  fatal(...)  porém antes de agir, devem eles passar através da inteligência, que é o medium dos motivos." Interessante é notar que mais à frente, ainda discorrendo sobre o caráter, Shopenhauer afirma que "o caráter é hereditário, mas somente pelo lado paterno, porque da mãe se herda, pelo contrário, a inteligência." Paradoxal! Grifo meu
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www.google.com.br/images. Michele Temer, desfilando na mídia como primeira dama, enquanto o marido, Michel Temer, político corrupto, investigado e denunciado na operação Lava jato, protegido por Sérgio Moro,  tramava o golpe de estado que destituiu a presidenta Dilma Rousseff, eleita por mais de 54 milhões de votos!


Nos séculos XVIII e XIX, depois de duas revoluções tecnológicas que colocaram fim ao modelo de produção feudal e todos seus valores e pilares (rei, nobreza e clero e servidão), o "Romantismo" terá papel fundamental em "santificar e endeusar" a mulher.  Os românticos substituíram a mulher de carne e osso, trabalhadora, mãe, dona do lar, descarnando-a e a idealizando numa mulher invisível e impossível: sempre linda, bela, jovem, recatada e distante da vida real! Sem odores, suores, mênstruos!

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www.google.com.br/images. 


As feias que me perdoem, mas a beleza é fundamental para romances e poesias que não tem lugar para o ronco da barriga, pobreza, miséria, doenças; para trabalho feminino mal remunerado e fatigante; para as necessidades básicas de sobreviver a cada dia e reproduzir a espécie!
Inferiorizar as mulheres, torná-las seres de segunda classe teve função primordial desde a ascensão e expansão da produção capitalista e na exploração cruel atual do capitalismo flexível e globalizado onde a força de trabalho feminina não só se igualou a força de trabalho masculina como em vários países a superou. Mas tudo isto é tema para outro dia! 





Fontes:
1. Dura lex sede lex, expressão latina que significa "A lei é dura, mas é a lei".

2. Welfare state Ver file:///C:/Users/Amanda/Downloads/welfare-state.pdf. "O conceito de Welfare State ou Estado de Bem Estar Social é baseado em uma ideia de que o homem possui direitos indissociáveis a sua existência enquanto cidadão, estes direitos são direitos sociais. De acordo com esta concepção, todo o indivíduo tem o direito, desde seu nascimento, a um conjunto de bens e serviços que devem lhe devem ser oferecidos e garantidos de forma direta através do ESTADO, ou indiretamente, desde que o Estado exerça seu papel de regulamentar isso dentro da própria sociedade civil."

3. Sobraram, gíria popular adolescente que significa "levar a pior", penalizados.

4. ANDRADE, Carlos Drummond. 100 poemas. Poema de sete faces. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

5. Axé, música Lepo-lepo de Psirico.

6. ENGELS, Friederich. A Origem da família,  da propriedade privada e do Estado. https://professordiegodelpasso.files.wordpress.com/2016/05/engels-a-origem-da-familia-da-propriedade-privada.pdf

7. Comédia brasileira. Os Homens São de Marte E É Pra Lá Que Eu Vou Filme Completo ...
https://www.youtube.com/watch?v=N0ko-ikmv6s

8. Sobre o importante papel desempenhado por mulheres nas duas grandes guerras mundiais do SéculoXX ver http://pre.univesp.br/as-mulheres-na-guerra#.WZxjgD6GOM8
6. SHOPENHAUER, Artur. O livre arbítrio. São Paulo: editora Novo horizonte S/A.
http://www.fcc.org.br/bdmulheres/index.php?area=home

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

BRAZIL ENEM REDAÇÃO: COM ARGUMENTOS EDUCATIVOS.

Tema redação ENEM uol. Agosto/2017.


"BRASILEIROS TEM PÉSSIMA EDUCAÇÃO ARGUMENTATIVA."

http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.ideb= Indice de Desenvolvimento da Educação Básica. Avalia o Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental. "O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos, a aprovação escolar e o aprendizado em português e matemática." Uma leitura rápida dos dados e chegaremos à mediocridade nas escolas públicas e/ou privadas, provavelmente até 2021. Mas com o corte dos gastos públicos por 20 anos e o banditismo nos Três poderes pagando bilhões para garantir coronéis dos principais grupos até as eleições de 2018, suspeito que não atingiremos esta meta neste milênio.


Marina da Silva

"Bora lá" dissertar sobre o tema: Brasileiros(as) tem péssima educação argumentativa, segundo o matemático e professor de Lógica Walter Carnielli, Universidade de Campinas, SP.
Mas antes um conselho: jamais inicie uma redação  ou use os termos "politicamente incorreto e patrulha moral", e isto porque é senso comum, que tais expressões se remetem à apatia/anemia intelectual (estou sendo boazinha), achismo, baixíssima formação intelectual, educacional (formal), crítica, filosófica, histórica, etc; além de diletantismo, oportunismo, desonestidade, mau-caratismo. É típico de pessoas que não sabem nada de coisa alguma, especialmente da História/Geografia mundial e do próprio país em particular, gente ignorantona seletivamente escolhidas para validar discursos dominantes. Politicamente incorreto na política significa conservadorismo, o mesmo que intolerância, aversão ao outro, mesmo na própria classe, pregadores de ódio e "mentiras para eleitores para ganhar votos", detrações, fofocas, maledicências e uso distorcido de obras de pensadores e filósofos clássicos  para justificar sua burrice inenarrável! Tais tipos usam redes sociais, principalmente Twitter e Instagran, Facebook para desancar desafetos. O mais recente "bate-boca" ocorreu entre Olavo, o filósofo guru de Jair Bolsonaro (odiador, deputado federal deplorável, homofóbico, racista, misógino e com pretensões à presidência da República em 2018) e Reinaldo Azevedo (jornalista) e olha o nível do "debate":
Mosaico a partir de www.google.com.br/images. Eis a nata da elite aristocrática intelectual brasileira!


VOLTANDO AO TEMA ENEM..."Brasileiros tem péssima educação argumentativa".

Em primeiro lugar um argumento irrefutável, sem truques silogísticos: realmente os brasileiros(as) tem péssima educação geral e em Português e Matemática em particular (vide quadro Ideb) e logo, não são bons em argumentar, criticar, dissertar sobre nada ou coisa alguma sem cair na polarização bem/mal; norte/sul; Nós/Eles; ricos/pobres, Olavo/ Reinaldo; formando patrulha moral e/ou patrulha imoral, amoral!

Uma paradinha para entender significados de patrulha e moral: 

Patrulha. sf 1 ronda ou reconhecimento da posição do inimigo; patrulhamento; 2 grupo encarregado dessa função. 3 fig B cobrança de posições morais ou ideológicas; patrulhamento; 4 p.ext. B grupo político que faz essa cobrança.
Moral: sf conjunto de regras de conduta desejáveis num grupo social (m. burguesa); 2 ensinamento que se tira de uma obra, fábula, etc (entendeu a m. da história?). s.m estado de espírito; ânimo, determinação (desânimo). adj.2g relativo à moral [antônimo] imoral.1

Este aspecto bipolar da formação do caráter do povo brasileiro, lógico, deve ser apreendido, compreendido em fontes históricas fidedignas e com premissas racionais, logicamente, abordando a formação do povo brasileiro e do "Estado" sem deduções, induções, achismos, mas com as lentes cientifico-filosóficas do importante papel histórico-econômico-político-religioso-social desde o "descobrimento em 1500" aos dias atuais, século XXI!2
www.google.com.br/images. Navegadores, aventureiros, padres jesuítas, nobreza chegam ao "novo mundo" em 21 de Abril de 1500 numa terra desabitada por mais de 6 milhões de indígenas de várias etnias!





Colônia portuguesa de exploração  [1500-1822] a Ilha de Vera Cruz na verdade era um imenso continente de riquezas e recebeu novos nomes: Terra de Santa Cruz e após muitas "Entradas e Bandeiras" do Oiapoque ao Chui3 e de Leste para Oeste virou Brasil, império de Portugal até 1889, marco da deposição do imperador Dom Pedro II e instauração da República Federativa do Brasil. A bipolaridade brasileira vai estar sempre ligada aos polos econômico-político-religioso-racial: nativos e estrangeiros, crenças indígenas, africanas e cristianismo, índio e cara-pálida (brancos); negros e brancos,  casa grande e senzala, senhor e escravos, patrão e empregados, rico e pobres, Fla e Flu. Na política temos colônia ou independência; no império conservadores, realistas/liberais, republicanos.
O polo detentor das riquezas, escravos inclusos, ditará a ordem das coisas e do dia por séculos e séculos, amém! Quer entender sobre a formação econômica, política, social, a importância disto na formação do povo e estado brasileiro, qual o papel do cristianismo, crenças indígenas e africanas sobre a nação? Beba os clássicos da literatura, artes, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e demais ciências e principais nomes reconhecidos dentro e fora do país. Pesquise mestre Google. Viva o povo brasileiro4 de João Ubaldo é uma boa dica!

"A orquestra dos negros também era outra agora. Não eram mais tamborins, eram os ilus, arrumados com seus bilros de madeira como uma guarda armada; não eram mais os ganzás, eram os amelês, ornados de contas e fitas; a cabaça se chamava aguê; o chocalho adjá, e o som da buzina agora era o da flauta afofiê; e  o tambor rum e o grande tambor batacotô, de fama guerreira, e mais todos os instrumentos que lembraram, de suas terras ou de seus mais velhos para construí-los aqui, pois que eram de muitas e muitas nações antes separadas e agora tendo de juntar os corpos, as línguas e as crenças."(UBALDO: 2011, p.140)

https://plus.google.com/communities Folclore nacional e cultura brasileira."MACUMBA
É uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões - e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores. Na árvore genealógica das religiões africanas, macumba é uma forma variante do candomblé que existe só no Rio de Janeiro. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século 20, igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática dessas religiões. "

Sem desafinar o samba e atravessar o enredo, retornemos à História da formação econômica-política-social-cultural-folclórica, etc, que além da polarização ricos X pobres, forjou intencionalmente no imaginário do povo brasileiro o "viralatismo", o complexo "gentinha vira-lata", povo de segunda classe, dentro e fora do país, cujas raízes estão profundamente arraigadas na tragédia da escravização de africanos, a terrível mácula na História do Brasil. Os indígenas que aqui estavam não tinham  argumento educativo senão trocar suas riquezas por espelhinhos e bugigangas  frente aos trabucos e outras armas do colonizador; mas sabe-se que eram dóceis, gostavam de missas e de carne branca, especialmente de franceses e holandeses:

"O holandês Sinique concordou em comer um pedacinho do holandês Aquimã depois de resistir uns dias esbravejando dentro do cercadinho, sacudindo os mourões de tal maneira que o caboco Capiroba foi obrigado, bem a contragosto porque tinha fumado erva de cabeça e queria ficar quieto espiando as arvores, a quebrar um dedo de cada mão dele." (ídem, p.47)

https://it.wikipedia.org/Como era gostoso o meu francês. 1971. Filme de Nelson Pereira dos Santos com Ana Maria Magalhães e Arduíno Colassanti.




Os negros africanos foram trazidos ao Brasil sob o fetiche mercadoria. Sem alma, desumanizados, inumanizados, inferiorizados, desclassificados, seres sem nenhuma categoria5 para serem vendidos, explorados, sodomizados e cruelmente caçados e assassinados pelos proprietários, o Senhor dos escravos e toda sua família e qualquer entidade superior; o que não deixou alternativas aos negros senão as revoltas, fugas, assassinatos dos algozes! Enfim, 
sem o menor argumento! Salve Zumbi dos Palmares! Salve Chico Rei!
  
Navio negreiro


"Era um sonho dantesco...O tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
 Horrendos a dançar..."6



https://www.geledes.org.br/lista-navios-negreiros-cinismo-comerciantes-seres-humanos-oceano-atlantico/Foto de um navio negreiro em 1882, feita por Marc Ferrez.



Colônia de exploração, o Brasil veio se construindo como importante e essencial "espaço vital" geoestratégico e geopolítico tanto para a "Acumulação primitiva de capitais"7. e sustentação do nascente capitalismo no século XVI como para seu desenvolvimento e instauração definitiva  e apogeu sobre o modo de produção feudal nos séculos que se seguiram. 


                                                        Índios
"Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo ouro que entreguei 
A quem conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha" Renato Russo.


Bipolar, vira-lata, o Brasil latifundiário, escravocrata, agro-exportador de commodities primárias vegetais, minerais e animais chega ao século XX como uma republiqueta de bananas, povoada por um bando de "macacos", governados por "antas", isto é, políticos/famílias corruptas, nossa herança patrimonialista portuguesa. E ainda miscigenado, mestiço, pardo, amarelo, branco, vermelho, crioulo, negro em cinquenta tons de preto; um gigante bobalhão deitado em berço esplêndido de riquezas. Um país sem futuro para além do eterno colonialismo estrangeiro, desprezando os nativos e ovacionando e incensando filhos de outros solos (leia-se brancos do Primeiro Mundo) mesmo sendo amado e idolatrado por seu povo!
"Por que a gente é assim? Brasil, qual é o teu negócio, o nome do teu sócio, confia em mim.(...) grande Pátria desimportante em nenhum momento eu vou te trair. Brasil, mostra a tua cara..."Salve Cazuza!
"O Brasil é a chave do futuro", teria dito Richard Nixon à uma equipe liderada por ninguém menos que Henry Kissinger, expert em geoestratégias e geopolíticas de opressão americana sobre o planeta, principalmente sobre a América Latina e sobre o gigante bobalhão, Brasil. E Matias Spektor8 conclui, após estudos de arquivos diplomáticos Brasil/Estados Unidos que  norte-americanos tinham intenções de parceria, contrariando evidências reais de que o futuro do Brasil foi, é e continua sendo - após o golpe de estado contra a presidenta reeleita Dilma Rousseff em 31-08-2016 [tramado no Legislativo por um Senado e Câmara Federal atolados em crimes de corrupção] - mera colônia de exploração na partilha mundial do poder.
"Seria um erro interpretar o projeto de Kissinger para o Brasil como uma tentativa de transformar o país em marionete subordinada dos Estados Unidos". Conclusão de Spektor.
Vilipendiado, desprezado por nativos e estrangeiros, o povo brasileiro, conserva seu vira-latismo alimentado e aditivado pela mídia (Organizações Globo, Bandeirantes, SBT, Record, Rede TV) e classe média Coxinha e permanece no seu quadrado sonhando em ser feliz na favela onde nasceu seguindo os preceitos e valores morais e ética cristã entranhada na alma pelos jesuítas e deformada e monetizada pelos neo-cristãos, principalmente, os neo-pentecostais que numa tacada enterraram Jesus Cristo, pai, mãe, apóstolos, santos, santas, anjos, etc e transformou a Santa Ceia numa reunião de negócios com seus Ceo's e colaboradores; a ralé obreira, tarefeira...NÃO INCLUSA!
Mosaico a partir de www.google.com.br/images. Distribuição da riqueza por regiões, classes sociais, políticos, pastores evangélicos, etc. 


Cidadania de segunda classe dada pelo voto e carteira assinada, o povo brasileiro não tem boa educação formal e ainda querem exigir dele educação argumentativa? 

Discussão é "quebra-barraco; retórica é bate-boca, sustentação oral é falação improdutiva e isto para a nossa elite intelectual ou aristocracia intelectual que desfila na mídia e redes sociais todos os dias!
O povo brasileiro recebe no berço  a educação moral, ética: quais os valores morais e virtudes cultivar e o que são vícios,  sempre através de ditados! É de menino que se torce o pepino; Deus é Deus e o diabo é anjo decaído; Se não é seu...é roubado;  Se achou, devolve; Deus ajuda quem cedo madruga; Certo é certo e errado é errado e muitos outros mandamentos salutares para a vida em sociedade; principalmente, não mexa "com governo, nem polícia, nem censura. É tudo gente fina meu advogado jura"! Canto  Raul Seixas.
www.google.com.br/images. Sete anos é o tempo MÁXIMO  que adultos a partir de 25 anos tem de escolaridade? Baixíssimo.


Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2007/2015.

"No entanto, quando o assunto é analisado mais a fundo, nos deparamos com a seguinte realidade, conforme dados de 2011 fornecidos pelo Instituto Paulo Montenegro: - 27% dos brasileiros são analfabetos funcionais (sabem ler, mas não compreendem o sentido daquilo que lêem)
- 4% dos estudantes do ensino superior são considerados analfabetos funcionais. No Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) da OCDE, o Brasil ocupa as posições 63.ª, 59.ª e 66.ª em ciências, leitura e matemática respectivamente."
Todos os candidatos em todas as eleições municipais, estaduais, presidência da república tem na plataforma política a EDUCAÇÃO como o principal objetivo de sua administração (seguido pela saúde e segurança pública). O Brasil é um dos países que  tem obrigação constitucional com Educação e Saúde e são estes dois setores de onde mais se rouba as verbas públicas.


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Argumentos educativos para entender a moral do "politicamente incorreto e pós-verdade", o mesmo que culto e adoração e propagação do ódio, mentiras, deturpação histórica-política-econômica-social que prega vícios e intolerância e mentiras como forma de ganhar votos e vencer disputas eleitorais e outras.




https://pt.slideshare.net/victormartins771/renascimento-cultural-25820519. Uma aula sobre o Renascimento? Visite o site.





O que é bom para a paz e harmonia social? Os vícios ou as virtudes?
Maquiavel, pensador, filósofo, historiador, "diplomata" florentino é considerado o "pai da política moderna", mas tem seus escritos usados de forma deturpada e à revelia por aproveitadores que sequer conhecem sua obra (literária, política, histórica) e se prendem a uma única frase do manual O príncipe, escrito no século XVI e dedicado ao príncipe  da cidade-estado de Florença, Lorenzo Di Medici. Os fins justificam os meios. Todos sabem "os meios politicamente incorretos e pós-verdades" a usar segundo Maquiavel, mas jamais se perguntam quais são OS FINS?  Maquiavel defende a república como a melhor forma de governo e a liberdade a principal virtude. A república se divide em dois "humores": aqueles que querem o Poder, governar (detentores das riquezas) e aqueles que querem a Liberdade (para fazer seus negócios).
Para o povo é prescrito sempre as virtudes e um bom governante se não as tem deve fingir que as tem. O que importa a Maquiavel é a durabilidade do poder, a estabilidade no tempo evitando a corrosão e corrupção do corpo político e social.
Os vícios (mentiras, subornos, exigir propina, assassinatos, roubos, guerras) são "os meios" que justificam o fim: poder e dominação; mas somente no momento da "instauração" ou "fundação" ou "expansão" de principados e repúblicas: "(...) um príncipe que queira se manter deve saber como agir errado, e fazer uso disso ou não, de acordo com a necessidade. (...) é necessário que ele seja prudente o bastante para evitar a censura desses vícios que o fariam perder seu estado; e também evitando, se possível, aqueles que não o deixariam perdê-lo, mas, não podendo, é cabível ele ignorá-los sem hesitação."9 
Os vícios são nocivos para a paz e harmonia social. Os costumes, folclore, cultura, crenças, virtudes devem ser preservados e cultivados para o povo. Ética e valores morais como honestidade, lealdade, fraternidade, amor, caridade, solidariedade, verdade e demais virtudes são valores de estabilidade e devem ser incentivados na sociedade. Para Maquiavel a Política não se dá no campo da Moral e Ética.
Os vícios corroem e corrompem a estabilidade social: mentiras, fofocas, detrações devem ser rechaçadas! É nos Discursos sobre a Última Década de Tito Lívio que Maquiavel discorre sobre as repúblicas e defende um "fórum" ou tribunal oficial para resolver os conflitos dentro da sociedade. Nada de fazer "justiça com as próprias mãos"; "olho por olho dente por dente"! É o estado quem controla e aplica a justiça; principalmente num mais com mais de 50 tons de miscigenação,  com predominância do povo "moreno", afrodescendente que espera sempre em Deus, na justiça divina do que na justiça dos homens!


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MAS POR QUE SE PESQUISA A FALTA DE ARGUMENTOS EDUCACIONAIS  E A COLOCA COMO TEMA NUMA PROVA DE ENEM?

Resposta: burrice! Preguiça! Mau-caratismo!

Burrice: somente uma pessoa ignorante da História do Brasil e História da Educação no Brasil consegue propor um tema estúpido como este!


Preguiça: baixo conhecimento e intelecto atrofiado, aliado à burrice.

Mau-caratismo: o país vive grave crise institucional! O Legislativo quebrou o contrato social e descaradamente corrupto mostra para quem realmente trabalha, apesar de ter representatividade legal, eleitoral para representar o povo brasileiro e não roubá-lo. Estamos sendo governados por políticos corruptos, ladrões e até "suspeitos" de assassinos e ligações com narcotráfico, lavagem de dinheiro, paraísos fiscais e etc;  INVESTIGADOS, DENUNCIADOS COM PROVAS SUBSTANCIAIS pelas descobertas dos crimes de corrupção da Operação Lava jato. O banditismo e corrupção impera nos três poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário), Ministério público e Polícias. 
Resultado de imagem para SERGIO MORO E POLÍTICOS CORRUPTOS
www.google.com.br/images. A "justiça" personificada no juiz Sérgio Moro, perseguidor de petistas, Lula, Dilma representa apenas a gravidade e promiscuidade da Polícia Federal e seu uso político para blindar corruptos. Na foto com Sergio Moro os caciques PMDB Aécio Neves, Geraldo Alkimin, Meireles e PMDB, Michel Temer investigados e blindados por Sérgio Moro nas investigações Lava jato, cuja missão dada ao juizo foi a de destruir o PT e facilitar o golpe de estado. Moro representa o altíssimo grau de corrupção e corrosão do judiciário brasileiro em todas as instâncias e graus!

Como somos bombardeados diariamente: a culpa é do povo que não sabe votar e elege e reelege políticos. Por que não debitar mais esta conta da crise de corrupção e roubos sobre o povo? O povo é burro, analfabeto e não sabe votar e pior, não tem argumentos educacionais para contrapor-se aos corruptos que dominaram o país no golpe nem aos "empregados" da mídia Globo, afiliadas e congêneres que mentem descaradamente à população. ENTÃO... A CULPA É DO POVO! Como diria o corrupto e  criminoso Eike Batista: simples assim!









Fontes:
1. HOUAISS, Antônio et all. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

2. Sobre a História e Geografia do Brasil alguns nomes indispensáveis: Capistrano de Abreu, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Laura de Melo souza, José Murilo de Carvalho, Caio Prado Jr., Florestan Fernandes, Oliveira Viana, Antonio Christofoletti, Milton Santos, Raymundo Faoro, Celso Furtado.

3.Oiapoque à Chui antigos pontos extremos do Brasil Norte - Sul. Expressão popular.

4. UBALDO, João. Viva o povo Brasileiro.Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Romance.

5. Sobre o tema ver http://oficina-de-filosofia.blogspot.com.br/2015/05/ "bula Dum Diversas, onde o Papa Nicolau V expressamente reconhece o direito dos reis da Espanha e Portugal, de conquistar quaisquer “pagãos” e mantê-los sob “servidão perpétua”

6. ALVES, Castro. Os escravos. Coletânea de poesias publicadas 12 anos após a morte do autor. Sobre o tráfico negreiro ver https://www.geledes.org.br/lista-navios-negreiros-cinismo-comerciantes-seres-humanos-oceano-atlantico/

7. MARX, Karl.A origem do capital. A acumulação primitiva.  São Paulo:  Global Editora e distribuidora, 1978.

8. SPEKTOR, Matias. Kissinger e o Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 2009. Ebook

9. MAQUIAVEL, Nicolau. O principe. Cap. XV. Ebook