Postagens populares

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

CÂNCER: ESVAZIAMENTO AXILAR, LINFOEDEMA, PNE E CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

ESVAZIAMENTO AXILAR LINFOEDEMA, PNE E CARTEIRA DE HABILITAÇÃO


Marina da Silva

Para você que está cheio(a) de dúvidas sobre dirigir ou tirar carteira nacional de habilitação- CNH após o esvaziamento axilar...escrevi este texto!
Nem todos os pacientes vítimas do câncer de mama precisam esvaziar a axila, isto é, submeter-se à linfadenectomia, o mesmo que a retirada de linfonodos ou gânglios linfáticos. Somente os pacientes com metástases na axila é que passarão por etapa do tratamento. Primeiro vamos saber que "trem é esse uai"?
www.google.com.br/images: Sistema linfático.

"Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea. É constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos. Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes dutos principais: o duto torácico (recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do tórax) e o duto linfático (recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braço direito e de parte do tórax), que desembocam em veias próximas ao coração. Linfa: líquido que circula pelos vasos linfáticos. Sua composição é semelhante à do sangue, mas não possui hemácias, apesar de conter glóbulos brancos dos quais 99% são linfócitos.  No sangue os linfócitos representam cerca de 50% do total de glóbulos brancos."1


O que classifica a pessoa vitima do câncer de mama e/ou outros como Portadora de Necessidades Especias-PNE não é a retirada total da mama (mastectomia radical) e SIM, O ESVAZIAMENTO AXILAR! Isto porque  com a rede linfática do lado operado comprometida, o risco do inchaço ou edema, infecções podem levar ao linfoedema, uma condição permanente e que pode acontecer em qualquer momento da vida e pode se tornar crônico e um incômodo (peso, dores, danos psicológicos) para sempre!
www.google.com.br/images. Linfoedema relacionado ao câncer  e  retirada dos linfonodos (de mama, ovários, útero, próstata, escroto, etc).


Vamos ao meu caso...
Entre 2002-2003 fiz o tratamento de câncer de mama: diagnóstico de carcinoma invasivo mama D e metástase axilar. Um pacote VIP:  zilhões de exames, biópsias, mastectomia radical+esvaziamento axilar+reconstrução da mama via TRAM- transposição de músculo + quimioterapia+radioterapia e seis anos de hormonoterapia com o Tamoxifeno.
Foto Marina da Silva.

 A tentativa de fazer o bico do peito com levantamento de retalho não deu certo devido a radiação na área operada. A radioterapia deu fibroses nas cicatrizes, principalmente na área próxima ao braço causando uma retração do tecido e encurtamento do movimento, limitando os movimentos, causando dores, inchaços e...revolta! rsrsrs A fisioterapia me salvou! E o psiquiatra-psicanalista também!kkkkk O esvaziamento axilar me tornou, dentro da Legislação, uma pessoa PNE- Portadora de Necessidades Especiais.
Lá pelas tantas do tratamento e ainda terminando a quimioterapia, resolvi, do meio do nada, entrar para a auto-escola e tirar minha CNH-Especial. Achei uma auto-escola no bairro, me matriculei, fiz aquele curso chato obrigatório que ninguém fica dentro da sala de aula (assina a folha de presença e vaza). Antes compareci ao DETRAN e fui encaminhada para a perícia médica na JARI2. Levei o laudo do meu mastologista confirmando  o câncer de mama e o esvaziamento axilar e tudo com o Código Internacional de Doenças-CID; paguei todas as taxas e fiz a consulta com os peritos, que no meu caso envolveu dirigir num simulador para medir a força dos braços e prescrever o tipo de carro que posso dirigir + um adaptador bolinha, encomendado ali mesmo no DETRAN, para ser colocado no volante de um carro com direção hidráulica. Esta foi minha pauta enviada para a auto-escola.
Fiz umas "TROCENTAS" aulas de direção em um carro de direção MECÂNICA e olha que todos na auto-escola tinham ciência do câncer de mama e eles estavam com minha pauta do DETRAN. Sentia muitas dores no braço e na mama e quando chegava em casa: analgésico forte, pomadas analgésicas, gelo, massageadores, auto-drenagem linfática. Repetia todos os exercícios que fazia na fisioterapia todos os dias em casa. Morria de medo do braço ficar inchado!

***
Dia do exame no Detran

Fui com o motorista da auto-escola e naquele carrinho "dusinfernú". Chegando minha vez o policial civil me mandou para o carro me preparar. Eram dois policiais; um sentou ao meu lado e o outro com a prancheta bem no meio do assento traseiro me intimidando pelos espelhos retrovisores interno e externo.
"A senhora está pronta? Está tranquila? Pode começar..." Liguei o carro e...
"Pode desligar e parar tudo"! Gritou o policial lá de trás.
Na hora pensei: "que "cagada" eu fiz meu Deus?"
"A senhora não pode dirigir este tipo de carro! Tem que ser um com direção hidráulica"!
"Uai? Ninguém me avisou esse trem nem aqui nem na auto-escola"! Respondi.
Menti.
Como eu havia feito todos os exames na JARI e todos os testes e consultas com peritos para PNE, claro que eles me falaram tudo isto. Já a auto-escola tinha minha pauta...
"Eu até tenho carro com direção hidráulica...novíssimo!" Lembrei. Afff poderia ter feito as aulas e a prova nele. O problema é que em perrengues graves a gente pira o cabeção, fica surdo, mudo, cego e desmemoriado!:(
Eu já havia desistido de tudo quando o professor chegou até mim e me apresentou uma solução: ele conseguira um carro com direção hidráulica emprestado com um amigo de outra auto-escola e conversado com os policiais. Se quisesse poderia fazer o exame naquela hora. Topei.
"Carro é tudo igual" -pensei- então fui lá e mexi no carro, liguei, troquei as marchas e apenas a marcha-ré era diferente. Em poucos minutos...Está dominada!
Sai para o exame dirigindo com o coração na garganta e batendo como louco e aflita com a conversação do policial de trás que era quem dava as ordens: "avance, vire ali, faça controle de embreagem. Por que a senhora fez assim, por que fez assado. Tem que esperar meus comandos...". Já no finalzinho da prova veio  a BALIZA, que é o estacionamento entre barreiras. Errei na primeira porque não consegui abraçar o banco do passageiro enquanto olhava para trás. Quando estava me matando para fazer certinho na segunda tentativa ele soltou um "ela não vai conseguir com este braço; ela nunca vai conseguir...
Surtei geral! Gente, um trem subiu na minha cabeça e explodi! Arranquei a peruca e joguei lá trás bem no colo do policial. Pegos no susto eles perguntaram: "O que foi senhora?" E eu: NADA! Esta peruca está me esquentando!"
Então arranquei o carro, não obedeci mais nenhum comando e me dirigi para a JARI deixando os homens pasmos não sei se com meu comportamento ou minha careca ou os dois! rsrsrs
Já desci do carro chorando e só parei uns dois dias depois de tanto ódio que fiquei dos policiais! Fiquei dirigindo sem habilitação mesmo! Em 2004, já estabilizada com o tratamento psiquiátrico e psicanalítico fiz mais umas dez aulas e na segunda ou terceira tentativa tirei minha CNH-Especial. Chorei até mais não e a foto ficou com aquela cara de merda!

***
SE VOCÊ FICOU NA CONDIÇÃO PNE ACONSELHO:

* NÃO FAÇA O QUE EU FIZ!

*Se já dirige e quer só mudar a CNH para carteira especial: dirija-se ao Detran de sua cidade, consulte a documentação necessária, leve o laudo médico recente que comprove a situação PNE, pague as taxas, agende a perícia. Pode ser que exijam exame de rua ou não;

*Se resolveu aprender a dirigir ou sabe dirigir e não tem carteira: NÃO ENTRE EM AUTO-ESCOLA antes de ir ao DETRAN e fazer a perícia médica para PNE. Pegue o laudo recente do(a)  médico(a) (mastologista, oncologista, cirurgião) que está lhe acompanhando. Dirija-se ao DETRAN, pegue as informações, pague as taxas, agende a perícia e só depois contrate uma auto-escola que receberá sua pauta com todas as prescrições médicas periciadas.

* Na auto-escola informe que é PNE e não pode treinar em carros com direção mecânica e sim, só hidráulica. Se for indicado um "adaptador bolinha" para o volante, providencie um. O Detran me deu os contatos para comprar o meu adaptador.

* NÃO DIRIJA sem luvas ou faixas compressoras carros com direção mecânica por longos períodos. Multa é alta e tira pontos na carteira.
Foto Marina da Silva. Eu toda aparatada para fazer serviços domésticos. Limite: 1H.


IMPORTANTE: o risco do linfoedema é para sempre! Eu sou uma mulher muito ativa e me tornei super ativa desde o câncer em 2002! No início abusei muito e paguei caro com muitas sessões de fisioterapias e dores, desconforto e medicamentos desnecessários. Aliás, até seguir meus limites e conselhos da fisioterapeuta, Drª. Hilda Iturriaga Jimenez, ganhei o apelido de "burrita"!
EM MINHA DEFESA ALEGO: metástases psicológicas (ideias malucas que tomam nossa cabeça) e insanidade temporária pelo medão de morrer (não morri...NEM DE MEDO!). rsrsrs
Também não havia redes sociais, tudo isto estava nascendo no início deste século: Orkut, Twitter, Blogs, Facebook, Istagran, What'sAp (zazapis). NÃO TINHA NINGUÉM QUE ESTIVESSE NA MESMA SITUAÇÃO QUE EU PARA CONVERSAR, DESABAFAR, TROCAR IDEIAS, SOLIDARIZAR, ETC E TAL TAMBÉM!

FINALMENTE: ainda tem dúvidas? Mande-as para o blog! Pergunte aqui uai! Abraço carinhoso. Marina. DEZESSEIS ANOS DE CURA! OBRIGADA JESUS!

Foto Marina da Silva. Eu e o auto-enfaixamento após a auto-drenagem linfática. É só repetir todos os exercícios da fisioterapia.


















Fontes
1.http://www.afh.bio.br/imune/linfa1.asp

3 comentários:

  1. Olá!!
    Gostaria de saber se vc dirige carro manual ou automático.

    ResponderExcluir
  2. Marina que história de vitória, Parabéns !! Eu também estou neste processo, só que estou com dificuldades com umas audo detalhado que me considere PNE para participar de vagas e concursos. Vc pode me ajudar dizendo como consta no seu laudo os cids? Meu email segue abaixo se puder me ajudar me encaminhando cópia do laudo para eu apresentar modelo para meus médicos

    ResponderExcluir
  3. Fui renovar a minha habilitação e o médico não colocou nem uma observação na carteira e olha que levei dois laudos médicos. me diz como foi a sua habilitação o que tem escrito ?

    ResponderExcluir