Postagens populares

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

BRAZIL: CÂNCER E LINFEDEMA. CONHECER PARA EVITAR UM MAL MAIOR!

CÂNCER E LINFEDEMA
O medo é seu maior inimigo...nem fale! rsrsrs. Livro disponível na Amazon.com.br

Marina da Silva

Um tratamento de câncer pode deixar sequelas, como o linfedema ou inchaço do membro no lado esvaziado, e que, não tratado com o devido respeito, atenção e disciplina pode criar situações incapacitantes, limitantes e mesmo perrengues psicológicos. Aqui vou tratar dos riscos do linfedema dos membros superiores, inferiores nos tratamentos de câncer de mama, segunda causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil, baseando-me em estudos científicos e na minha vivência com o risco do linfedema no meu dia-a-dia como mulher trabalhadora, mãe, dona de casa, "linda, recatada e do lar". He, he, he
www.google.com.br/images. A maioria dos tumores são descobertos ao acaso pela mulher e/ou companheiro(a). A SBM- Sociedade Brasileira de Mastologia preconiza o Exame Clínico das mamas feito por profissional, mastologista ou agente treinado pelo SUS; mamografia a partir dos 40 anos ou indicação do médico(a) e o auto-exame mensal das mamas como parte da prevenção e rastreamento precoce de tumores.


Em novembro de 2001, ao auto-exame mensal das mamas que eu fazia desde os vinte e poucos anos [seguindo os conselhos de Cássia Kiss, atriz da Globo, que abriu os olhos das mulheres para a prevenção e diagnóstico precoce nos anos Oitenta, século passado, despindo-se e ensinando o auto-exame das mamas às mulheres brasileiras] descobri um caroço na mama direita.
Entre fevereiro de 2002 a abril de 2003 iniciei um longo tratamento, um caminho espinhoso para a cura! 
Tinha 38 anos de idade e os médicos se espantavam com minha juventude, afinal, câncer de mama era considerada um doença de "velhos(as)! Era! Os dados estatísticos do INCA, SBM, IBCC e outros apontavam para um crescimento significativo da doença em mulheres cada vez mais jovens e abaixo dos 40 anos. Minha primeira mamografia foi aos 35 anos, uma rotina que já estava sendo adotada no país nos anos Noventa.
CARCINOMA INVASIVO NA MAMA DIREITA eis o meu diagnóstico.
TRATAMENTO CIRÚRGICO: MASTECTOMIA RADICAL + ESVAZIAMENTO AXILAR + RECONSTRUÇÃO DA MAMA VIA TRANSPOSIÇÃO DE MÚSCULO-TRAM.
Depois veio a QUIMIOTERAPIA (6 vermelhinhas); radioterapia (28 sessões) e HORMONOTERAPIA.
Foto Marina da Silva 2012. Em pé: Érica, eu e Kellynha. Sentadas: Denise e no colo Aninha. Meninas que tiveram câncer abaixo dos 40, 30 anos, 23 anos de idade. Eu era a mais velha, tia Marina [em 2012] comemorando 10 anos de cura! Hoje todas estão curadas e a novinha Kelly virou mamãe!

***
ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO...

Fui encaminhada a vários médicos para saber o que seria feito com minha pessoa: conheci o cirurgião da reconstrução que me explicou e aconselhou a fazer a reconstrução imediata por ser "casada e jovem";  conheci o psiquiatra/psicanalista e o esnobei, claaaaro que eu Mulher Maravilha ia "tirar de letra" o perrengue; e a fisioterapeuta para reabilitação e volta ao trabalho.

***
ESVAZIAMENTO AXILAR E LINFEDEMA
Mosaico a partir www.google.com.br/images. Drenagem linfática e enfaixamento realizada por fisioterapeutas. Eu continuei até 2015 com sessões semanais. Então houve mudanças no meu trabalho que me impediram de continuar com a fisioterapia. Hoje sigo todos os exercícios e recomendações em casa, religiosamente!


Embora tenha feito pouco caso do psiquiatra/psicanalista de cara, eu segui disciplinadamente tudo que me falou e ensinou a fisioterapeuta e mantive sessões semanais por muitos anos. E tudo pelo medão do braço inchar! Eu trabalho na área de saúde, trabalhei com pacientes oncológicos nos anos 1980 e conhecia o linfedema e o quanto as pessoas se sentiam constrangidas com o membro (braço, mão ou perna e escotro- câncer masculino nos testículos) inchados.
O esvaziamento axilar ou retirada dos linfonodos é coisa SERÍSSIMA, uma condição permanente; o inchaço pode se desenvolver em qualquer período pós-tratamento, é crônico e seguir o ACONSELHAMENTO, EXERCÍCIOS FISIOTERÁPICOS, AUTO-DRENAGEM LINFÁTICA E APRENDER ENFAIXAR E USAR LUVAS OU MEIAS COMPRESSIVAS é fundamental para conviver com esta condição que coloca a pessoa como PNE- Portadora de Necessidades Especiais.
Foto Marina da Silva. Eu toda aparatada para qualquer atividade no lar. A faixa na barriga é devido a vasta cicatriz no abdome que repuxa e limitava meus movimentos. Hoje não uso mais a faixa e reduzi ao máximo atividades como cozinhar e passar roupas e passar pano no chão.

***
LINFEDEMA: O QUE É?
www.google.com.br/images. Sistema linfático. Igualzinho no homem e mulher!






SISTEMA LINFÁTICO OU REDE LINFÁTICA

"O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores."1


LINFEDEMA RELACIONADO AO CÂNCER

Mosaico a partir de www.google.com.br/images. Câncer e linfedema.


"O linfedema envolve a retenção de grandes quantidades de líquido rico em proteínas que provocam um inchaço crônica, geralmente nos membros, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, tais como o tronco, da mama, cabeça e pescoço ou área genital.
Linfedema é uma condição que pode ser controlada, mas não curada. Pode manifestar-se como linfedema primário como resultado de uma predisposição genética ou outras doenças ou de forma secundário, geralmente resultado do tratamento oncológico, onde os nódulos linfáticos do corpo são removidos por cirurgia ou danificados pela radioterapia, levando a uma disfunção linfática.
Estima-se que existam 450 milhões de pessoas com distúrbios linfáticos, ou seja, 15% da população mundial. No Brasil, a incidência e distribuição do linfedema são pouco conhecidas.
O linfedema é a morbidade mais prevalente após as linfonodectomias ( retirada ganglionar) axilares, inguinais e ínguino-ilíacas para o tratamento do câncer Entretanto, é um problema pouco reconhecido pelos profissionais da área de saúde.
Apesar das repercussões negativas na qualidade de vida do paciente com consequências físicas, sociais e emocionais, sua epidemiologia e impacto nos serviços de saúde, o linfedema é uma entidade ainda pouco estudada"2 grifos meus

É POSSÍVEL A PESSOA VIVER COM O RISCO DO INCHAÇO SENDO CONSCIENTE, CUIDADOSA, DISCIPLINADA.
É OBRIGAÇÃO DA EQUIPE MÉDICA QUE FEZ O ESVAZIAMENTO DA REDE LINFÁTICA AVISAR AO PACIENTE DOS RISCOS DE DESENVOLVER O LINFEDEMA E ENCAMINHÁ-LO  PARA A FISIOTERAPIA.
NÃO BRINQUE COM O PERIGO! SIGA AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS, FAÇA A FISIOTERAPIA, APRENDA TODOS OS EXERCÍCIOS PARA REPETI-LOS DIARIAMENTE, USE SEU "APARATO"(LUVAS E FAIXAS COMPRESSIVAS) E BOOOOOOOOORA VIVER A VIDA!

Fotos Marina da Silva. Trabalhar aumenta a auto-estima e independência!
Eu trabalhando em casa e usando meu aparato anti-linfedema e obedecendo meus limites. Como estabelecer os limites? Geralmente a dor ao realizar uma atividade avisa quando parar. Hoje só faço 1H e uma atividade de cada vez! E ainda trabalho fora! O verão é a pior estação para minha pessoa e os cuidados são redobrados com exercícios  e uso da luva e sutiã especial no trabalho!

Foto Marina da Silva. Trabalho na área da saúde e readaptada  mexo com materiais perfuro-cortantes, contaminados e desenvolvi meu jeitinho e atenção redobrada para evitar acidentes.




******
DESEJO A TODOS UM SUPER HIPER MEGA PLUS BLASTER FELIZ NATAL, MUITAS BENÇÃOS DE DEUS E LUZ DE CURA! FÉ EM DEUS E BOOOOORA PARA CURA! BOAS ENTRADAS EM 2018! Abraço. Marina

Fontes
1. Rede linfática ver:https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-linfatico/
2. Sobre linfedema ver: http://www.oncofisio.com.br/o-que-e-linfedema

2 comentários:

  1. O Dr. James é um verdadeiro médico fitoterapeuta que me curou do HIV, que contatei em fevereiro do ano passado, fiquei tão preocupado com o vírus dentro de mim, quando fui ao hospital e tive resultado positivo, tomei remédios diferentes e ainda injetáveis Eu não estava curado, até que encontrei alguém que cortou um testemunho sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do doutor James, eu pensei que era uma mentira, mas eu despertei o interesse e contatei o Dr. James em seu e-mail, (drjamesherbalmix @ gmail.com) E contei a ele meu problema e ele me fez algumas perguntas e eu respondi então ele disse que eu não deveria me preocupar se ele iria me ajudar e curar meu HIV. Fiquei tão feliz.2 dias depois ele me mandou o cura através do serviço de correio da DHL, comecei a usar o remédio de manhã e à noite como ele me receitou por 3 semanas, enquanto fazia meu check-up mensal, fui testado HIV negativo. Fiquei muito feliz e feliz por estar livre do HIV. estou compartilhando este testemunho porque sei como era difícil para mim dormir e pensar todos os dias. Por ser HIV positivo, quase morri, mas esse grande homem, o Dr. James, restaurou minha saúde. Eu sei que ainda existem pessoas por aqui com HIV positivo ou qualquer tipo de doença como doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia, doença de Dupuytren, diabetes , Doença cardíaca, doença de Creutzfeldt – Jakob, Angiopatia Amiloide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Fluoroquinolona ToxicidadeSíndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgresS esclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Alzheimer, Carcinoma copstical Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Dementia.Lupus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose Múltipla, Hipertensão, Câncer Colo_Retal, Doença de Lyme, Câncer de Sangue, Câncer Cerebral, Câncer De Mama, Câncer De Pulmão, Câncer De Rim, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório Hepático, Diabetes, Fibróide, Entre em contato com o Dr. James no e-mail dele e tenha suas doenças curadas.drjamesherbalmix@gmail.com WhatsApp +2348152855846.

    ResponderExcluir
  2. You are healing so many people from sadness.

    ResponderExcluir