Postagens populares

Pesquisar este blog

sábado, 26 de agosto de 2017

BRASIL FEMININO: O QUE AS MULHERES QUEREM?

LUGAR DE MULHER É

Marina da Silva

...no paraíso! Este foi o plano divino, conta a Bíblia. O paraíso era completo, VIP,  super hiper mega blaster perfeito para Adão e Eva ao singelo preço de não chegar perto, tocar, mexer na macieira, árvore cujo fruto é a deliciosa maçã, dona de todos os segredos e sabedoria! E a vida ia muito bem em eterno prazer e gozo até o casal ferrar com tudo! Verdade seja dita: havia nesse paraíso um ofídio, mistura de Sucuri, Cascavel e Jararaca, enfim, uma cobra decaída apostando contra Deus e usando de sutilezas e gentileza celeste, armando para Adão e Eva  a arapuca da desobediência.
A Adão o ofídio jogou o lero-lero de  fruta dos deuses, melhor que Ambrosia, mamão papaia com mel! Enquanto Adão pesava os prós e contras de cair na tentação da gula, a falsiane, isto é, serpente, convenceu Eva com um só argumento: "coma boba, emagrece!" Afff que ninguém merece!
Resultado de imagem para adão e eva quadros clássicos
http://imagemsemanal.blogspot.com.br/2009/10/"Lucas Cranach the Elder (1472-1553) Pintor e gravador alemão ligado aos temas religiosos. Tornou-se conhecido pelos retratos de príncipes e das principais figuras do protestantismo. Foi amigo de Matinho Lutero, de quem recebeu a exclusividade para impressão da bíblia. Adan and Eve (1526)Courtauld Institute of Art Gallery. Foi pintada no estilo classico bíblico. O jardim foi descrito incluindo animais e entre eles a serpente na árvore".


Eva comeu, Adão comeu também, livre escolha, ambos escolheram dizer sim para a desobediência, ops, maçã da sabedoria! Desobedeceram.
Deus não teve opção: Dura lex sede lex!1 Adeus paraíso! "Bora" ganhar o pão, abrigo e eteceteras com o suor e sangue do trabalho e povoar o mundo.
E como Deus é Pai e não padrasto, para contrabalançar a perda do Welfare state2 ou estado de Bem-estar social paradisíaco, liberou para ambos os prazeres do amor e sexo. Mas coube à mulher a TPM (tensão pré-menstrual), dores do parto e no final a menopausa. Terríveis ondas de calor e frio, perda da libido, secura ou agreste vaginal, penetração dolorida, ressecamento de pele, cabelos e unhas!
Mas claro que isso tudo para a mulher equivale a 50% da culpa pela desobediência. O homem também levou seus 50% de justiça divina: carregar o carma da masculinidade  machista de manter eternamente erguido, ereto, rígido o Bráulio, o orgulho de ser macho, também conhecido como pau, piroca, caralho, estrovenga!
E ambos "sobraram geral" com a tarefa de dominar um planeta nas unhas, dentes e tapas, pelados, nus e com as mãos no bolso!
Cada um e cada qual poderia ter ido para um lado ou qualquer parte daquele mundo, mundo vasto mundo, mas o nome dele era Adão e não Raimundo; e mesmo fosse não seria a solução.4
"Não tenho carro, não tenho teto e se ficar comigo é porque gosta"5, uma cantada fuleira irresistível e acompanhada do lepo-lepo e ambos treparam na árvore mais próxima que não funcionou muito bem como casa, pois não tinha teto, chão, paredes, pinico, nada. Como casa foi uma verdadeira desgraça!
A caverna foi a salvação! Além de bom teto, abrigo, piscina, havia fartura de alimentos, provisão divina de um rio subterrâneo facilitando a reprodução segura da espécie! Enquanto os machos iam à caça, pesca, coleta de alimentos e faziam guerras para proteger o grupo ou expandir as terras, as fêmeas limpavam a caverna, cozinhavam, coziam roupas e calçados, enfeites, armas e reproduziam! E nos intervalos, Eva e Adão descobriam as mil e uma utilidades da descoberta do fogo, domesticação de animais, invenção da agricultura, instrumentos de trabalho e de guerra!
A população local cresceu, triplicou e no empurra-empurra, irmão desconhece irmão e no racha uma turma #partiuAbel, outra #partiuCaim e muitas simplesmente #partiram. Adão e Eva continuaram procriando porque naquela época ainda não havia sido inventada a televisão!
Lá se vão milênios: era do gelo, pedra,  bronze,  ferro,  aço, ouro, inventando a siderurgia, metalurgia, ourivesaria, pirâmides, castelos, cidades, escova de dentes; e homens mulheres e  trabalhando juntos e misturados, reproduzindo-se, povoando cinco continentes e criando História com suas tecnologias e técnicas, ciências, crenças e filosofias!
Se  Adão e Eva foram expulsos do paraíso por dividir e comer uma maçã, seus descendentes  farão merda maior ao inventar A família,  a Propriedade privada e o Estado.6
O filho é meu, os instrumentos de trabalho e armas são meus, meus animais, minhas plantas, minha família, minha tribo, meu clã,  minha casa minha vida; disputavam as tribos e clãs entre si e então...fez-se a Política! Criaram o Estado, um mal necessário para justificar que a riqueza produzida socialmente por todos pertence a Um (monarquia), a uns poucos (oligarquia) e em tempos de revoltas, rebeliões, guerrilhas, turbulências fingir que a riqueza pertence a todos (democracia)! Barbaridade tchê! Cinco continentes e muita água de mares, rios, oceanos...Ocupar o planeta? Uma verdadeira Odisseia! Os homens são de Marte e as mulheres?  É pra lá que eu vou!7
Resultado de imagem para bom selvagem teoria
www.google.com.br/images.

Claro que era muitíssimo melhor quando as mulheres pertenciam  a todos os homens, dizia Jean Jacques Rosseau, saudoso dos tempos do "bom selvagem", aonde homens e mulheres misturados seguiam os ditames naturais da natureza hormonal de cada um e cada qual. Mas a família, a propriedade privada,  o estado, o patriarcalismo, judaísmo, islamismo, budismo, cristianismo, bramanismo, xamanismo, capitalismo, socialismo, comunismo  e um monte de "ismos", principalmente os religiosos, sacralizaram o casamento, o corpo feminino, interditando o gozo às mulheres fora do matrimônio, confinando as mulheres [principalmente as ricas, lindas, recatadas] ao lar doce lar! Valha-nos Deus de tanta mentira e hipocrisia  farisaica em sacrossanto nome...Tudo em nome do deus...dinheiro!
Assim como os homens, as mulheres sempre trabalharam! Só um abestado(a) acredita nas "mentiras que os homens contam"! Está na Bíblia e textos sagrados, está nos documentos históricos, está na História da humanidade! Chegamos ao século XX e às Grandes Guerras Mundiais e milhões de seres humanos mortos. Os soldados vão para as guerras e quem ocupa seus lugares nas fábricas e demais postos de trabalho? Mulheres! Quem terá papel primordial na reconstrução das cidades, por exemplo, Berlim, Londres nos pós-guerras? Mulheres foram a principal mão-de-obra nas duas grandes guerras mundiais, recrutadas para as fábricas e/ou lutar no front e  na reconstrução de cidades! E cuidando da casa, criação e educação dos filhos, lavando, passando, cozinhando multifacetadas e multi-exploradas!


Mosaico a partir de www.google.com.br/images. SIM! NÓS PODEMOS!  Respondem as mulheres no planeta quando o "ESTADO OU CAPITAL" demandam!





Se você acha que lugar de mulher é em casa, "esquetando o umbigo no fogão e esfriando no tanque de lavar roupas como pregam odiadores, misóginos, intolerantes, machistas...volte às aulas com professor,  mestre e doutor Google! Você está, pelo menos, um século desinformado!

"Contudo, a participação das mulheres nas guerras é lembrada por conta de sua presença maciça nos esforços de guerra, trabalhando em fábricas de armamentos e munição, e em posições que tradicionalmente seriam ocupadas pelos homens. A participação feminina teve grande importância nas duas grandes guerras mundiais – tanto por sua proporção quanto pela condição que a mulher vinha ganhando socialmente."8


E no Brasil a história da mulher é a mesma; sempre trabalhando ao lado dos homens quer indígenas ou negras africanas escravizadas, mestiças, mulatas, morenas, brancas! Brasileiras foram às guerras e perrengues da vida, Paraíba masculina mulher macho sim sinhô "Maria Quitéria foi a primeira mulher a servir oficialmente ao exército brasileiro na Guerra do Paraguai (1864-1870)" ídem

Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi a primeira brasileira a integrar uma unidade militar no País
http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2012/04/maria-quiteria



"Diz-se que o soldado Medeiros, que em 1822 juntou-se às tropas que combatiam os portugueses no movimento de Independência do Brasil, era muito hábil com as armas, disciplinado e audacioso. Se por essas características qualquer combatente já mereceria destaque, um detalhe o fazia ainda mais singular. O soldado Medeiros era na verdade uma mulher: Maria Quitéria de Jesus Medeiros, a primeira brasileira a integrar uma unidade militar no País" ibdem



  http://henriquemppfeb.blogspot.com.br/2011/04/enfermeiras-febianas-mulheres_01.html Enfermeiras do General Hospital Headquarter Building - Nápoles.                                 Da esquerda para direita: Mair, Soares, Edith, Carlota, Roselys e Isabel.





De onde vem a lenda, em pleno século XXI, de que lugar de mulher é em casa, linda, recatada e do lar? Mulher de cama, mesa e tanquinho, um prato feitinho para garfo e colher?
De Nárnia? Claro...que não! Vem de resquícios conservacionistas do velho patriarcalismo medieval; da moral e ética judaico-cristã, ortodoxos inclusos; vem dos "reformadores" da igreja católica apostólica romana capitaneada por John wycliff, Martinho Lutero e Calvino, citando grandes teólogos católicos que alavancaram a "Reforma" no último quartel do século XVI. Enraizado na literatura desde o Renascimento científico e no Século das Luzes, às mulheres foram negados os direitos de cidadania ou quaisquer outros!
Artur Shopenhauer9 (1788-1860), filósofo alemão, pensador idealista, conhecido pelo profundo pessimismo e sarcasmo, pela obra "O livre arbítrio" e pela sua concepção, entre outras, do feminino: "Mulheres são seres de cabelos compridos e ideias curtas".  Para o autor, "O caráter é invariável e, a ação dos motivos,  fatal(...)  porém antes de agir, devem eles passar através da inteligência, que é o medium dos motivos." Interessante é notar que mais à frente, ainda discorrendo sobre o caráter, Shopenhauer afirma que "o caráter é hereditário, mas somente pelo lado paterno, porque da mãe se herda, pelo contrário, a inteligência." Paradoxal! Grifo meu
Resultado de imagem para marcela temer linda recatada e do lar
www.google.com.br/images. Michele Temer, desfilando na mídia como primeira dama, enquanto o marido, Michel Temer, político corrupto, investigado e denunciado na operação Lava jato, protegido por Sérgio Moro,  tramava o golpe de estado que destituiu a presidenta Dilma Rousseff, eleita por mais de 54 milhões de votos!


Nos séculos XVIII e XIX, depois de duas revoluções tecnológicas que colocaram fim ao modelo de produção feudal e todos seus valores e pilares (rei, nobreza e clero e servidão), o "Romantismo" terá papel fundamental em "santificar e endeusar" a mulher.  Os românticos substituíram a mulher de carne e osso, trabalhadora, mãe, dona do lar, descarnando-a e a idealizando numa mulher invisível e impossível: sempre linda, bela, jovem, recatada e distante da vida real! Sem odores, suores, mênstruos!

Resultado de imagem para A precarização tem rosto de mulher
www.google.com.br/images. 


As feias que me perdoem, mas a beleza é fundamental para romances e poesias que não tem lugar para o ronco da barriga, pobreza, miséria, doenças; para trabalho feminino mal remunerado e fatigante; para as necessidades básicas de sobreviver a cada dia e reproduzir a espécie!
Inferiorizar as mulheres, torná-las seres de segunda classe teve função primordial desde a ascensão e expansão da produção capitalista e na exploração cruel atual do capitalismo flexível e globalizado onde a força de trabalho feminina não só se igualou a força de trabalho masculina como em vários países a superou. Mas tudo isto é tema para outro dia! 





Fontes:
1. Dura lex sede lex, expressão latina que significa "A lei é dura, mas é a lei".

2. Welfare state Ver file:///C:/Users/Amanda/Downloads/welfare-state.pdf. "O conceito de Welfare State ou Estado de Bem Estar Social é baseado em uma ideia de que o homem possui direitos indissociáveis a sua existência enquanto cidadão, estes direitos são direitos sociais. De acordo com esta concepção, todo o indivíduo tem o direito, desde seu nascimento, a um conjunto de bens e serviços que devem lhe devem ser oferecidos e garantidos de forma direta através do ESTADO, ou indiretamente, desde que o Estado exerça seu papel de regulamentar isso dentro da própria sociedade civil."

3. Sobraram, gíria popular adolescente que significa "levar a pior", penalizados.

4. ANDRADE, Carlos Drummond. 100 poemas. Poema de sete faces. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

5. Axé, música Lepo-lepo de Psirico.

6. ENGELS, Friederich. A Origem da família,  da propriedade privada e do Estado. https://professordiegodelpasso.files.wordpress.com/2016/05/engels-a-origem-da-familia-da-propriedade-privada.pdf

7. Comédia brasileira. Os Homens São de Marte E É Pra Lá Que Eu Vou Filme Completo ...
https://www.youtube.com/watch?v=N0ko-ikmv6s

8. Sobre o importante papel desempenhado por mulheres nas duas grandes guerras mundiais do SéculoXX ver http://pre.univesp.br/as-mulheres-na-guerra#.WZxjgD6GOM8
6. SHOPENHAUER, Artur. O livre arbítrio. São Paulo: editora Novo horizonte S/A.
http://www.fcc.org.br/bdmulheres/index.php?area=home

Nenhum comentário:

Postar um comentário