Postagens populares

Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BRAZIL: RUMOREJANDO COM JOSÉ(JUCA) ZOKNER.





PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I
Rico ouve a sirena; pobre participa dela.
Constatação II
E como lucubrava a gatona: “Existem mais de 1.700 tipos de sapos conhecidos no mundo. Assim, fica muito difícil descobrir qual deles é o que deve ser beijado para virar príncipe”.
Constatação III (Trovinha para ser declamada em determinados lugares, principalmente naqueles que não são considerados de má fama).
Quem preserva
A castidade
Em certo momento
Arrisca ficar na reserva,
Com tal estoicidade,
E tirar zero em comportamento.
Constatação IV
Deu certa vez na mídia: “Quase 400 mil pessoas já haviam se inscrito para disputar as 1.200 vagas de gari no Rio um mês antes do encerramento do prazo estipulado o que representou cerca de 321 candidatos por vaga”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando gostaria de saber se a presidente da República e os seus ministros tomam conhecimento de fatos desse jaez. Quem souber se eles tomam conhecimento, ou não, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação V
Deu na mídia: “2005 marcou o começo da exibição de programas de televisão em telefones móveis, como os celulares. Em 2010, segundo os institutos de pesquisas, cerca de 120 milhões de pessoas estariam assistindo TV em aparelhos do gênero”. Coitados!
Constatação VI
Deu na mídia: "A sociedade não pode ser tão castigada como está sendo em benefício só dos banqueiros. Os banqueiros têm de dar um paradeiro em seus altos lucros, oriundos das taxas de juros escorchantes”, disse, certa vez, o então presidente da Câmara Severino Cavalcanti”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas, ainda que dando razão a S. Excia., Rumorejando acha que o salário dos senhores deputados e senadores também já poderia aproveitar o embalo e ser reduzido, concomitantemente, ao salário mínimo que, eternamente minimizado, poderia deixar de ser reprimido.
Constatação VII
E como lucubrava o obcecado: “Já tenho, no meu vastíssimo currículo, mulheres conquistadas em quatro continentes. Só me falta a Oceania. Mas, um dia, eu chego lá. Ah, se não chego...”
Constatação VIII (De dúvidas cruciais).
Este assim chamado escriba, que não entende de política, tem grandes dúvidas, consequentemente, cruciais: Quando o Poder Executivo manda para o Poder Legislativo um projeto de alto interesse da Nação, tipo as reformas, por exemplo, a Oposição rejeita, não querendo aprovar para não colocar azeitona na empada do Governo, mesmo que seja de alto interesse para o país? Aí, não há governabilidade? Não se denuncia tal fato à Nação? Ou o Governo terá que negociar com a Oposição ou, eventualmente, com seus aliados que porventura não seguem os acordos? Quem souber a resposta, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação IX
E já que falamos no assunto, essa história de mensalão para ter governabilidade, não sei porque, mas me lembra a declaração do assassino: “Eu matei, seu juiz, porque eu a amava”.
Constatação X (E já que falamos no assunto na “Constatação VI”)
Levantar
O bumbum
Da cadeira
Para baixar
Os juros
Seria
Uma nova maneira,
Incomum,
De faturar
Algum
Sem entrar
Numa fria
E sem deixar
Os pobres banqueiros
Casmurros,
Cabreiros
Chateados,
Amuados,
Desacorçoados.
Coitados!
Constatação XI (De uma trovinha para ser declamada preferencialmente com a presença de altas autoridades, ligadas aos governos municipais, estaduais e federais).
Foi um mal-entendido
A gente imaginar
Que a coisa ia melhorar
E que o povo não ia ficar
Completamente fo, digo, falido.
Constatação XII
Deu na mídia: “Governo inglês decidiu: Camilla será princesa”. Taí mais uma notícia que também foi de transcendental importância para o futuro da Humanidade.
Constatação XIII
Não se pode confundir alergia com alegria, até porque quem tem problemas de alergia, evidentemente, não vive com alegria. Principalmente a alergia provocada pela presença da sogra, às vezes do sogro, do cobrador, do som do vizinho tocado a ene decibéis, do namorado da filha, da visita inoportuna, do mordedor de empréstimos e avais, do comportamento dos governantes, do salário dos deputados e assim por diante.
Constatação XIV (para ser declamado, se for o caso).
Tive um baita pesadelo,
No sábado retrasado,
Que havia perdido o meu cabelo
E a sogra estava ao meu lado.
Constatação XV
Deu na mídia, mais precisamente no site da Globo: “Lady Gaga usa look provocante e exibe espinhas no bumbum”. Ao contrário de outras notícias, divulgadas por Rumorejando, taí uma notícia importante para o futuro da Humanidade. Vige!
Constatação XVI
Não se pode confundir bedelho com pentelho, ainda que quem vive metendo o bedelho onde não é chamado é um pentelho de primeiríssima categoria. A recíproca não é necessariamente verdadeira. Afinal, há “n” maneiras de pentelhar, afora metendo o bedelho onde não é chamado.
Constatação XVII
Face a profusão de notícias que tem aparecido na imprensa, nos últimos tempos, chega-se a conclusão que a corrupção está virando também um fenômeno físico, uma vez que ela é como água que se espalha nos vasos comunicantes... Segundo a voz geral, com essas atuais denúncias todas, elas são coincidentes com o que vai a outros vasos: os sanitários... (Perdão, leitores).
Constatação XVIII
Quem professa uma religião não deveria afirmar que só a sua é a verdadeira, a escorreita, a correta e respeitar, não atacar, vilipendiar a dos outros. Tenho dito!
Constatação XIX
Com esse desempenho do meu Paraná que arrisca estar entre os G4 e até de ser o seu campeãoser e quiçá, depois, se subir para o Brasileirão, do dito e cujo. Daí, da Libertadores e do Mundo. Mas por outro lado (qual lado?) se for rebaixado para a terceirona divisão do Campeonato Brasileiro ficará mais uma vez evidenciado, nas hipóteses acima o que todo mundo está cansado de saber: que o futebol é efetivamente uma caixinha de surpresas...
Constatação XX
E como dizia o obcecado: “Na hora do bem-bom eu já encontrei tanta mulher explosiva, tão explosiva, mas tão explosiva que eu achava que estava próximo de um vulcão gritante”. (Próximo?).
Constatação XXI
E já que falamos no assunto, depois da gente ver o meu Paraná estar entre os quatro primeiros na tabela do Brasileirão B nos vem novamente à cabeça a frase de David Bem Gurion: “Quem não acredita em milagres não é realista”...
Constatação XXII
Político rico é idealista; político pobre é ingênuo (Político pobre?).
Constatação XXIII
Atualmente o décimo sétimo cardeal arcebispo de São Paulo é Dom Odilo Pedro Scherer. Quando era Dom Cláudio Hummes a mídia certa vez noticiou : “O cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, admitiu que a Igreja está perplexa com as denúncias que provocaram, a época, uma crise no governo Lula. Ela tinha muita esperança neste governo". Esta notícia me ensejou a contar a história que segue, que me foi narrada por um amigo.
Uma argentina, sua conhecida, que tinha paixão pelo Brasil, particularmente pelo Rio de Janeiro e mais especificamente por Copacabana onde costumava se hospedar em casa de amigos. Sempre quando podia e as condições financeiras permitiam, ela vinha passar suas férias no Brasil. Um dia seus anfitriões, por instâncias dela, a levaram para Salvador, onde ficaram todos hospedados numa casa na qual a anfitriã era excelente cozinheira da comida local. Para o jantar, a dona da casa perguntou se ela queria comer um bife com fritas ou a típica comida baiana que ela prepararia. A argentina respondeu: “Em Roma como los romanos; em Bahia, como los baianos”. Aí, lhe foi explicado que a comida baiana leva um tempero forte, mais especificamente a pimenta do reino. “No importa. Quiero como los baianos”. Na hora do jantar todos notaram que a argentina, a cada garfada, tomava um pouco de água, demonstrando sua dificuldade em engolir a comida fortemente condimentada. A dona da casa, quando viu que lágrimas escorriam pelos olhos da argentina, falou: “Não precisa comer mais a nossa comida. Vou pra cozinha e preparo um bife com uma saladinha sem tempero”. A argentina agradeceu, dizendo que ela terminaria de comer o seu prato. No dia seguinte, a anfitriã perguntou: “Quer almoçar outro prato baiano?” E a argentina como se tivesse dizendo o título de um tango: “No, gracias. La pimienta nada más que una ilusion”...
Constatação XXIV
Deu na mídia: “BRASÍLIA – “A votação secreta nas sessões de cassação de colegas malfeitores faz aflorar, entre os parlamentares, o sentimento de compadrio, de corporativismo, de amizade e, também, de dó”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ao tentar justificar o resultado da votação que livrou Natan Donadon (sem partido) da perda de mandato na última quarta-feira. Ele cumpre pena de mais de 13 anos de reclusão em um presídio de Brasília por desviar dinheiro da Assembleia Legislativa de Rondônia, seu Estado. No dia em que foi "absolvido" pelos colegas deputados, ele fez um discurso na tribuna no qual reclamou das condições e da comida da cadeia. Donadon acabou afastado do cargo e deu lugar ao suplente depois de uma manobra regimental comandada por Alves”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas a votação foi secreta. Claro os covardes deputados não quiseram mostrar a cara. Os deputados continuam demostrando que estão as tintas com o que pensam deles e menos ainda com o movimento das ruas.
Constatação XXV
A turma estava jogando conversa fora na Boca Maldita, cá em Curitiba, quando um dos componentes, um gorducho, contou que estava consumindo a semente de chia, pois havia descoberto as suas propriedades e explicou: “Li no google que entre os principais componentes estão as fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e ômega-3 e que ajuda a emagrecer”. Aí alguém questionou se ele já estava emagrecendo e ele respondeu afirmativamente e, respondendo a outra pergunta disse que já havia emagrecido uma grama. Ninguém quis magoá-lo e todos contiveram o riso. Aí, o considerado filósofo pelos demais, proferiu do alto da sua sapiência: “Assim como diz o ditado popular de que de grão em grão a galinha enche o papo, no teu caso de grama em grama você esvazia a pança”. Coitado!
E-mail: josezokner@rimasprimas.com.br
Site: www.rimasprimas.com.br