Postagens populares

Pesquisar este blog

domingo, 25 de novembro de 2012

BRAZIL: HOMENS E MULHERES...A GUERRA!

GUERRA DOS SEXOS NA TV...
Marina da Silva

www.google.com.br/images “Guerra dos Sexos foi uma telenovela brasileira, produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo, de junho de 1983 a janeiro de 1984,. Essa comédia rasgada tem como mote a disputa entre homens e mulheres. Cada grupo tentando provar ao outro sua superioridade. Tudo começa quando os primos Charlô e Otávio (que se tratam pelos apelidos jocosos de Cumbuca e Bimbo e tiveram um tumultuado namoro na adolescência) recebem como herança de seu tio Enrico a cadeia de lojas Charlô's e a mansão onde moram.”

Está no ar Guerra dos Sexos, uma novela dos anos 80,    século passado, que tratava de forma cômica, hilária, brincalhona a disputa: quem é o melhor? Homens ou Mulheres? Na primeira versão a novela foi um sucesso de audiência e o público se envolvia na pendenga do machismo, ainda vivo no Brasil século XXI, e da quantidade de neurônios diferenciando a superioridade dos homens sobre as mulheres! De volta ao ar global quase três décadas depois, a queda de braço entre homens e mulheres pelo certificado de maioral, a Guerra dos Sexos, recebeu um up-grade e esperava-se, uma reconfigurada condizente com o atual papel desempenhado pelas mulheres na sociedade hodierna! Assim como o mundo não é mais o mesmo desde os anos setenta, o papel social de mulheres e homens também mudou e muito!
                                 
www.google.com.br/imagesO diretor e o autor são os mesmos da trama original, mas a novela está completamente diferente. A nova versão de Guerra dos Sexos, que tem estreia prevista na Rede Globo para setembro, repete a dobradinha entre Jorge Fernando e Silvio de Abreu e promete divertir ainda mais o público. ”
O século XXI chegou com tudo “encurtando” o século passado com uma mega revolução tecno-científica e em franco processo de “feminização” do mundo do trabalho! As mulheres estão com tudo e toda prosa em todas as profissões! Elas estão descontroladas? Claro...que não é uma questão de histeria coletiva! O mundo do trabalho também mudou, simultaneamente, com as “novas” formas de acumulação: uso intensivo de automação, biotecnologia, robotização, fragmentação do processo produtivo e desterritorialização de  etapas da produção permitindo o uso e abuso da mão-de-obra masculina e principalmente feminina em qualquer parte do planeta, especialmente a parte asiática (leia-se China, Índia, Coréia, Tailândia, Hong Kong, Singapura, Indonésia, Vietnã, etc) em condições e relações  de trabalho cada vez mais precárias e mesmo escrava.
 Fotografia China Trabalho Manufactura Pessoas Chineses Producao Edward Burtynsky
www.google.com.br/images "O trabalho na China - fotografias de Edward Burtynsky"


Tudo mudou e mais do que nunca ganhou força e cristalizou no mundo real a velha querela
“quem pode mais, quem é superior, quem é o melhor? Homem ou mulher?

                                                
www.google.com.br/images Tony Ramos (Otávio) e Irene Ravache (Charlô). Muito chavão, muito pastelão e afff...Bah Sílvio de Abreu! Bah Jorge Fernando! (...)"a novela está completamente diferente"kkkkkkkkkkk CO-MÉ-DIA!

 Se ficarmos na superfície das transformações globais do capitalismo flexível, corre-se o risco de tratar um fenômeno complexo e profundo como piada, coméda 1.99, mera discussão de machismo X feminismo ou pior, insistir na querela neurociêntifica de “córtex cerebral”! As mulheres estão dominando o mundo, tomando os lugares dos homens, mas como ocorre a “dominação” feminina do mundo?
 www.google.com.br/images. Por que pagar R$1.500,00(média salário SP para homens brancos) se  com esse valor emprega-se duas mulheres por muito menos??MULHERES? BAH!

Desde o final da primeira década do século XXI, a mão-de-obra feminina não somente igualou como em alguns países ultrapassou a masculina. No Brasil desde 2010 as mulheres representam 50% da PEA- População Economicamente Ativa. São as mulheres no poder num mercado de competição acirradíssima, devido entre outras coisas, ao desemprego estrutural (reestruturação produtiva), o excedente de trabalhadores(as) ociosos e novas plantas industriais cada vez mais ultra automatizadas e menores e ANDA a expansão do setor comércio e serviços onde terceirização, baixos salários, jornadas extensas e outros abusos são marca registrada.
www.google.com.br/images. Intrépidas, corajosas, valentes, assim a mídia apresenta mulheres em situações de trabalho precárias, mal remuneradas e perigosas! 
www.google.com.br/images"As mulheres têm mais dificuldades de conquistar cargos gerenciais, segundo pesquisa realizada pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Gardenia Aguiar. O levantamento foi feito em uma grande instituição financeira brasileira, um ambiente tido como masculino.No local da pesquisa, das 30 gerências, apenas três eram ocupadas por mulheres. “É difícil para a mulher assumir, conquistar cargos de gerência na instituição por ser mulher”http://www2.uol.com.br



Mais preparadas, escolarizadas, as mulheres chegam com tudo e... São usadas para o rebaixamento geral da mão de obra masculina, leia-se rebaixamento salarial. Mesmo com a qualificação superior à maioria dos homens, cabem às mulheres os baixos salários e todas as pressões físicas, morais, psicológicas, o assédio sexual e de enfrentamento belicoso no mundo do trabalho. 


www.google.com.br/images: Tanto na ficção como na vida real para merecer altos cargos nas empresas públicas e/ou privadas para as mulheres será sempre GUERRA DOS SEXOS!


www.google.com.br/images. Mais do mesmo na novela e pior...desatualizado! Charlô aposta toda a fortuna que possui para provar que pode gerenciar melhor que Otávio. Tudo é firmado em cartório pelos advogados das partes e as mulheres tem 100 dias para não apenas mostrar competência como ainda gerar lucros de 10%" 21.11-12 SE É PARA COPIAR...CÓPIA MELHOR *ORRA! Frase do programa Covernation/MTV



O poder feminino sofre com a deturpação e ajuda intencional e corrosiva da mídia que só apresenta o aumento massivo da mão de obra feminina como um ato de declaração de guerra. Elas estão por cima, tomando os lugares dos homens em todas as profissões e adquirindo independência, principalmente econômica e sexual! Mulheres...Bah!
Então... é GUERRA DOS SEXOS? Claro... que NÃO! Homens e mulheres são vitimas da ganância capitalista! Para que gastar R$ 1,500,00, media de salário de SP, com um homem, se  se pode lucrar usando e abusando de mulheres por 622/900  reais?
No mundo real as mulheres são sub-representadas na política e nos altos cargos e salários das corporações capitalistas nos países de Primeiro Mundo, imagine então aqui no Brasil!
O trabalho de mulheres e crianças sempre foi usado, desde os primórdios do capitalismo para rebaixar a renda masculina, roubando assim a família!
Como homens e mulheres não percebem que são meros peões e cavalos nesse Xadrez do capitalismo? 
www.google.com.br/images. Quem não se lembra como a candidata a presidência Dilma rousseff era apresentada na campanha eleitoral?" Um sapatão" que iria esquentar a cadeira presidencial para a volta de Lula em 2014.


A mágica vem da “ilusão” criada pela manipulação bélica do sexismo, criando uma disputa que gera um aumento intolerável da violência e assassinatos de mulheres, aliás, uma cruel Guerra dos Sexos que encobre, com a ajuda da mídia, a ignominiosa estatística e incapacidade de proteção da justiça às mulheres!
 
www.google.com.br/images. Homens e mulheres, desde sempre, trabalham juntos e misturados!

 
 Essa "cortina de fumaça" esconde a realidade e não permite que, alienados, homens e mulheres descubram o processo de encobrimento da exploração de seu trabalho e na enganação maquiavélica de um e outro e de suas  famílias!
A mulher tem o perfil do trabalhado rhodierno: flexível, multifacetada, realiza múltiplos trabalhos em casa e na fábrica ganhando menos que os homens! É pouco ou você quer mais?



Quem é o mais inteligente, quem é mais esperto e tem mais neurônios não é a questão!
A questão é mais profunda e passa por formular as perguntas que querem a qualquer preço calar:
* Quem ganha mais os homens ou as mulheres? E por quê?
* Por que está se empregando mais mulheres na atualidade se está chovendo homens desempregados?
* Se as mulheres tem mais qualificação e estudo formal por que ganham menos que os homens que não possuem  formação?
* Por que o mundo é dos homens se homens e mulheres sempre trabalharam juntos desde os tempos das cavernas?
*Por que o trabalho assalariado ao dar independência financeira às mulheres as coloca vulneráveis a muitas violências?
* Por que mais do que nunca cresce assustadoramente o assassinato de mulheres e a violência doméstica no Brasil?
* Por que o governo não consegue proteger as mulheres e meninas brasileiras?
* O que mulheres e homens ganham e perdem na atual fase de acumulação flexível?
De onde vem o poder feminino? Mudanças vem com Revoluções e incitar a Guerra dos sexos ou tratar o assunto superficialmente apenas exarcebará o sexismo! Homens e mulheres estão sendo usados economicamente e manipulados espiritualmente.

 
www.google.com.br/images
 
Nos países de primeiro mundo as mulheres tem baixa representatividade política; ganham menos que os homens (15% menos nos países da União Européia antes da crise 2008/12), e a maioria dos altos cargos e salários são ocupados por homens! No Brasil a coisa piora e muiiiiiiiiiito, principalmente para homens e mulheres negros!

O véu da alienação sobre o trabalho de homem e mulheres deve cair, mas para isso, vige uma revolução masculina!Oiii?

"É preciso que nós homem continuemos- façamos uma revolução como as mulheres começando com a melhoria de nossa formação. Nós homens, sempre fomos os donos do mundo enquanto mulheres abriam espaços conquistavam direitos com a própria vida! Agora é a nossa vez de nós homens fazermos alguma coisa".

Essa frase foi transcrita da fala de um europeu, num programa da DW-TV sobre "O poder feminino" na atualidade.

Um comentário:

  1. Ótima análise, bem construída. Parabéns: você é mesmo uma pessoa engajada em todas as questões que permeiam nosso século XXI. Concordo, Marina querida: não avançamos muito na questão de gênero. E esse discurso de que os homens estão precisando rever seus valores e promover uma mudança no seu papel histórico já não é tão novo, mas penso que eles resistem muito, porque não querem perder os privilégios de que foram detentores durante tantos anos. Não é apenas uma questão hormonal: inquestionavelmente eles são mais fortes fisicamente, por causa da testosterona. Quanto a neurônios... não há diferença, mas eles esperneiam em favor da superioridade. Senão sobra o quê? Não fizeram qualquer construção... apenas 'concessões'... E a maioria das mulheres reforça esse comportamento no momento em que continua a dar o 'golpe da barriga' para conseguir sobreviver sem trabalhar, concorda? E transige, mantem uma relação desigual só para garantir uma situação confortável. Ou seja, em todas as classes sociais, não avançamos mesmo, continua a relação de poder. Há esperança? Não de hegemonia de um sobre o outro, mas de convivência harmoniosa, possível somente quando abandonarmos a disputa em favor de uma construção igualitária enquanto espécie humana. É isso. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir