Postagens populares

Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

BRASIL: AMOR A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA!

RUMOREJANDO
http://rimasprimas.blogspot.com JOSÉ ZOKNER[JUCA ]

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I
-“O senhor tem certeza que quer se divorciar da sua mulher, depois desses anos todos de vida em comum ?”
-“Absoluta, senhor juiz. As minhas idiossincrasias se tornaram iguais às dela. E isso, para mim, é totalmente intolerável”.
-“Ah bom, quero dizer, ah ruim, quer dizer”...
Constatação II
Deu na mídia: “Um doador anônimo deixou cerca de US$ 200 mil (R$ 312 mil) em um depósito de roupas usadas em frente a uma loja de caridade mantida pela Cruz Vermelha na municipalidade de Tornved, na Dinamarca”. A polícia dinamarquesa pediu para que ele se identifique para determinar se o acumulo desse dinheiro, durante 40 anos, não foi criminoso. Dúvida crucial de Rumorejando: Se o fato tivesse ocorrido na Suíça, para citar apenas este país, será que alguém se incomodaria com essas, digamos, frivolidades da origem do dinheiro? Quem souber a resposta, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação III
Tá certo que a pílula libertou a mulher, mas, nem por isso, havia necessidade de escravizar o homem...
Constatação IV
E como elucubrava o caçador de rimas: “A final da Copa América entre Paraguai X Uruguai enseja uma rima desde que se ponha ‘guai’ em evidência, senão vejamos guai(Para x Uru). Como guai pode ser considerado igual a 1, já que ambos os times disputaram o 1º. Lugar, daí fica Para x Uru, que rima com Fla x Flu. Elementar minha gente...” Apenas, para o caçador, é claro...
Constatação V
Esse comportamento da Anatel,
Está nos deixando com sensações
De quem já assistiu o mesmo papel
Em outras tristes ocasiões...
Constatação VI
Essa história de que a possibilidade de um rico entrar no reino dos céus é mais improvável do que um camelo passar por uma agulha deve ter sido inventada por um rico para enrolar os pobres. Para mim – data vênia, como diriam nossos juristas – soa, mais ou menos, como a história da Maria Antonieta dizendo que se o povo não tinha pão que comesse brioche...
Constatação VII
Não se pode confundir
trocou farpa com tocou harpa, até porque as brigas recentes por cargos dos partidos aliados com o Governo não pegam bem, dentre outras barbaridades, para nós que pagamos impostos. Aliás, conforme Rumorejando já teve a oportunidade de ressaltar, às vezes, essa é a nossa sorte. Já pensaram se certos adversários e/ou aliados, políticos ou não, resolvessem ficar todos do mesmo lado o que seria de nós, pobres mortais ?...
Constatação VIII

Não se pode confundir
curso com corso até porque o corso Napoleão Bonaparte teve o seu curso de batalhas encerradas em Waterloo.
Constatação IX

Não se pode confundir
confusão com contusão, até porque por causa de uma contusão no colega que joga no time adversário, os dois times armaram a maior confusão em campo.
Constatação X

A Austrália venceu, no futebol, Tonga pele placar de 22 X 0, pelas eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2002. Pelo jeito, em Tonga só joga tongo...
Constatação XI
Disse o convencido para a roda de amigos e amigas:
-“Vocês vão me perdoar, mas eu tenho que ir embora para a alegria deles e tristeza delas”.
Disse uma delas:
-“Nada disso. Para alegria geral”...
Constatação XII (De conselhos úteis)
Deu na mídia: “O primeiro turista espacial, o milionário americano Dennis Tito, disse que dormiu muito a bordo da nave Soyuz que o levou à Estação Espacial Internacional (ISS). 'As duas noites que passei a bordo da Soyuz foram as melhores da minha vida', afirmou Tito”.
Taí, minha gente, quem sofria de insônia, era só pagar a bagatela de 20 milhões de dólares como o Sr. Dennis Tito fez para dar uma volta a bordo da nave Soyuz, que está encerrando suas viagens por instâncias da Nasa, que o levou à Estação Espacial Internacional (ISS) – não confundir com o imposto municipal ISS, o Imposto Sobre Serviços – para uma boa soneca.
Constatação XIII (Passível de mal entendido).
-“Eu sempre disse que nabo, cenoura, beterraba, rabanete com rabo, com o talo, que vendem na feira livre, é sinal de que está fresquinho”.
-“É. Rabo é uma coisa muito boa”.
Constatação XIV
Deu na mídia, já há algum tempo: “Ronald Biggs, o assaltante inglês, que desde 1970 viveu foragido no Rio de Janeiro, depois de fugir de uma penitenciária de Londres retornou para a Inglaterra. Ele havia declarado que queria acertar contas com a Justiça do seu país”. O que ele não confessou é que ele estava preocupado com o elevado aumento de assaltos em nosso país.
Constatação XV
Deu na mídia: "Eu herdei uma herança bendita no que se refere à educação. A herança do governo do presidente Lula", disse Dilma, reconhecendo que houve avanços no setor de educação antes dessa fase, como lembraram alguns dos homenageados presentes, mas ressaltando que foi a partir de 2003 que se deu a valorização do ensino público e que se passou a lutar por um processo mais sofisticado de educação. Dúvida crucial: Será que a senhora presidente da República não ficou vermelha ao proferir tal disparate? Quem souber, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação XVI
Com essa coerção dos políticos ditos aliados, em troca de cargos no governo eternamente com juras, antes das eleições, que nada se irá reivindicar, a presidente(a) da República até poderá vir a ter a dispensa da Oposição. É algo parecido com o dito: “Deus me livre dos amigos que dos inimigos eu me livro sozinho”...
Constatação XVII
Em Curitiba, há alguns anos atrás, nós tínhamos o veranico de abril em pleno outono. Depois o veranico se transladou com armas e bagagens para o mês de maio. Em seguida, junho, já no inverno. Ultimamente, em julho. Se continuar nesse diapasão, logo, logo teremos o veranico do verão que, vem muito frio. Quem sobreviver, a todo esse clima estapafúrdio, verá.
Constatação XVIII (De outra dúvida crucial).
Quantos Exércitos da Salvação, cujo slogan era: “Fazei a panela dos pobres ferver”, seriam necessários para atender a atual demanda nos dias de hoje com o crescimento da discrepância entre ricos e pobres. Quem souber, por favor, também comentários no blog. Obrigado.
Constatação XIX
Rico norteia sua vida num upa; pobre, aos trancos e barrancos.
Constatação XX
Constante, em matemática, segundo o dicionário Houaiss é definido como “que ou o que não depende de um conjunto especificado de variáveis (diz-se de quantidade)”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que em matemática ou na vida prática uma constante pode, com a evolução da tecnologia, da ciência, de novos descobrimentos deixar de ser o que se afirma que seja. Também que a solução de problemas da vida prática sempre terá mais de uma variável.
Constatação XXI
Não se pode confundir
banana com bacana, até porque, em festa de famosos não é bacana nem de bom talante, muito menos elegante servir banana. Salvo, se for flambada.
Constatação XXII

O Ministério de Saúde informa que alarme disparando em casa sem alguém que desligue é prejudicial à saúde dos vizinhos. Principalmente em época de férias...
Constatação XXIII
Rico viaja em época de férias; pobre, fica consertando, pintando a casa que o senhorio se nega a fazer.
Constatação XXIV (Quadrinha para ser recitada para nossos netos).
Recobrei minha memória
Da época da Independência
Afinal, ajudei a escrever tal história
Com a minha pessoal assistência.
Constatação XXV
Ela era uma meiguice só
A começar pelo seu olhar
No diminutivo, nem falar.
Somente “inho” para cá;
Ou “inha” para lá.
Casaram
Com o tempo, com o avanço da idade
O relacionamento virou pó
Não mais se beijavam,
Ou abraçavam
Na verdade, nem se tocavam
Nas brigas, seus olhos faiscavam
Acendeu-se entre eles um ódio
Recíproco, talvez? Ou unilateral?
Com toda a certeza bilateral.
Aí, aconteceu o seguinte episódio:
Encontraram outro casal
Infeliz como eles dois
Confidências e pouco tempo depois
Consertaram fazer troca de casais.
Hoje, vivem numa felicidade,
De quem recuperou a mocidade,
A alegria de viver
Como jamais.
Vá lá um entender,
Nessa vida, às vezes, mundana,
Tão material
Tão profana,
Tão anormal
A idiossincrasia humana...
Constatação XXVI (De uma dúvida crucial).
Se os americanos derem o calote será que o fato será seguido por todo o mundo e daí vai dar para zerar todas as contas, inclusive as nossas?
Constatação XXVII
Deu na mídia: “Brasil precisa de gente para bater pênalti, afirmou o ex-presidente Lula”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que o Brasil precisa também de gente que não bata em indefesos cidadãos nem bata carteira...

Um comentário:

  1. Fui lá no blog dele e virei seguidora. É um sujeito muito bem-humorado, difícil num país que não anda dando muitos motivos para rir. O brasileiro tem dessas coisas: ri de si mesmo. Bjs, bom fds pra você. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir