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sábado, 8 de outubro de 2011

O BRAZIL QUE ELES QUEREM C!
www.google.com.br/images
Rádio Pirata RPM
Abordar navios mercantes
Invadir, pilhar, tomar o que é nosso
Pirataria nas ondas do rádio
Havia alguma coisa errada com o rei

Preparar a nossa invasão
E fazer justiça com as próprias mãos
Dinamitar um paiol de bobagens
E navegar o mar da tranquilidade
Toquem o meu coração
Façam a revolução
Que está no ar, nas ondas do rádio
No submundo repousa o repúdio
E deve despertar 


http://www.vagalume.com.br/rpm/radio-pirata.html#ixzz1aCvZ8100


Marina da Silva
O mundo mudou em 2001 após o ataque terrorista aos EUA em 11 de setembro e o século XXI que começou com a derrocada socialista/comunista nos anos 80 no leste europeu fincou pé definitivamente e pôs termo ao século XX   com a queda do muro de Berlin e unificação da Alemanha. O Brasil entrou na onda com Collor/FHC - 1990/2002: abertura econômica, planos de estabilização, controle da inflação e sub-valorização da moeda, privatizações, arrocho salarial geral (setores público, privado e aposentados), plano de demissão voluntária, hiper terceirização, altos níveis de desemprego, aumento estrastoférico do trabalho informal, ilegal, escravo entre “otras cositas”!
                                   www.google.com.br/images  Clique na imagem e veja a espantoso crescimento de riqueza dos que já eram bilionários em menos de uma década e infelizmente sob a falácia e governo do país Para Todos; país rico é país sem miséria, fazer mais com menos, responsabilidade social, fiscal e o escambal!

 Chegamos à primeira década do novo século potência econômica, forte crescimento do PIB - produto interno bruto, inflação sob controle, risco BBA± com diplominha J.P. Morgan e congêneres dando bolsa-esmola aos pobres e favorecendo ferozmente a hiper concentração de riquezas. Bilionários brotam do meio do nada da noite para o dia, já os miseráveis a cada milésimo de segundo!
                                                     www.google.com.br/images ATENÇÃO! Não estão inclusos no quadro os "não-pobres, quase-pobres e os miseráveis"!

Entre 1990/2010 houve um crescimento exponencial de favelas tanto horizontal (espalhamento geográfico) como vertical (predinhos). Com Lula no Planalto- 2003/10 – o país se estabilizou de vez, virou o bamba dos Bric’s, capitalisticamente falando, como 7ª potência econômica ao lado de Rússia, Índia, China! É neste contexto que ocorre o “fenômeno de verticalização”: poucos ricos no topo da pirâmide e aumento de pobres e miseráveis em favelas que crescem assustadora e perigosamente, barraco sobre barraco, em direção ao céu da nova classe média Brazil – Cde!
Fotos de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o estado que mais cresce economicamente neste Brazil potência. As duas cidades: formal e informal - oficialmente falando. Pergunta-se: uma e outra não são a mesma Belo Horizonte? Por que os gestores, técnicos, enfim os políticos dividem a cidade em formal e informal? Foto 1: visão do bairro Luxemburgo do Aglomerado Serra (E) e Morro do Papagaio (D); foto 2: rasgo do conjunto de favelas Cachoeirinha.

www.google.com.br/images  Lula e Dilma, os novos(?) pai e mãe dos pobres brasileiros pobres. Clientelistas, reforçam a imagem de país subdesenvolvido distribuindo bolsa-esmolas!


Vivemos o crescimento econômico sustentável: ecológico, político, econômico, social! O socialismo possível do Lulismo tem adesão maciça de todos os 29 partidos; uma unanimidade política abjeta e se sustenta e assenta no colaboracionismo/voluntarismo ideológico; na exploração e expropriação ignominiosa dos queridos brasileiros e brasileiras, com destaque para os trabalhadores das classes CDE!
Fonte: WWW.google.com.br/images “Dilma não tem gerado conflitos com a oposição. “Ela foi muito feliz ao convidar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para o almoço com Obama”. “Até a oposição tem dificuldades para criticá-la”. QUE OPOSIÇÃO?

A crise financeira mundial (2008) que eclodiu nos Estados Unidos e se espraiou para países da União Européia (ápice em 2010/11) no Brazil foi e é “uma marolinha” que permitiu e justificou enormes transferências de riquezas para...os ricos! O novo Brasil é assim, Robin Hood às avessas!
www.google.com.br/images. Seis anos do caso de corrupção congelado (PT está no poder), este corrupto suspeito vem a público dizer que o Mensalão PT nunca existiu? Os brasileiros acreditam tanto que dia 12 de outubro haverá marchas contra os corruptos, este aí incluso, em todo o país! Partido Piratas NELES!

O sonho Para Todos morreu ainda no primeiro mandato Lula com o Mensalão PT (agora conhecido como partido traidor, partido terminal e perda total de confiança em políticos) e a manutenção e apropriação do programa de governo de FHC e do discurso que quer incrustar na população de que - embora país riquíssimo, somos um país subdesenvolvido, pobre, ameaçado por inflações e crises financeiras mundiais e outras falácias.
A mídia compactua com esta fraude e a ratifica e reproduz no discurso C em sua programação diária. A rede Globo não é a única rede de TV que se presta a isso, mas é a PODEROSA! Jornais, novelas, programas de entretenimento usam e abusam da miséria, pobreza e agruras dos cidadãos para justificar a estatização da pobreza e manter um estado clientelista que não distribui riquezas, mas dá esmolas!

sábado, 1 de outubro de 2011

PAPAI, MÃMAE E AVESTRUZ



Sérgio Antunes de Freitas

Eu não sei se vou encontrar “papai, mamãe e avestruz, mas, se encontrar, não vou ficar surpreso!
Estou me referindo a essa moda de colocar um decalque na traseira do automóvel, identificando as características da família proprietária do sonho de consumo realizado. Esse mesmo, que está levando as cidades ao colapso.
O convencional da arte é um homem, uma mulher e dois ou três filhos. Alguns colocam os animais de estimação da família: peixes ou tartarugas em aquário, passarinhos em gaiolas, cachorros na coleira.
Eu não consigo entender como as pessoas gostam de encarcerar os animais mais inocentes, retirando suas liberdades, furtando suas naturezas, ceifando a integridade de suas vidas.
E ainda dizem fazer isso por que adoram os bichinhos. Adoram? Isso, para mim, é odiar.
Engraçado é que, raramente, eles dão preferência à fauna brasileira. Sempre são animais exóticos: cães, gatos, bois, cavalos. E, depois, dizem que são ecológicos!
Bem que poderiam criar ariranhas, antas, tatus, catetos, nhambus, tamanduás. Pelo menos, seriam mais nacionalistas.
Pensando bem, melhor não dar a idéia!
Voltando à “decalquemania”, eu já vi uns grupos familiares interessantes, como: hominho, mulherzinha e uma coisa gorda que não deu para identificar. Deve ser a sogra que mora junto!
Triste, eu fiquei, quando notei um menininho e uma meninha sozinhos. Coitadinhos! Devem ser órfãos.
Na linha do combate à homofobia, vi hominho, hominho e filhinho. E também mulherzinha, mulherzinha e filhinho. Nos dias de hoje, tudo normal. Anormal, hoje, por enquanto, é ver hominho, computador e a prole.
Vi também o conjunto hominho, mulherzinha e jegue. Mas um jegue com cara de muito abelhudo. Só pode ser o cunhado!
Outro, muito interessante, foi o de um provável criador de gado, talvez recém casado, pois, na rabeira de uma caminhonete, dessas parecidas com um rabecão, havia o desenho da cabeça de um boi muito chifrudo, de sua raça preferida (nelore, guzerá, gir, sei lá!), e, logo depois, um casal sem filhos. A leitura, ao contrário, poderia ser: hominho, mulherzinha e ricardão!
Os excessos também chamam a atenção. Uma família, além de uns quatro cães, mostrava três pares de gêmeos, assim: papai, os quatro cachorros, menininho e menininho iguais, menininha e menininha iguais, menininho e menininho iguais de novo, mamãe com um neném de colo.
Pombas! Vende o corcel II e faz uma laqueadura ou uma vasectomia!
Um também aguçou a minha curiosidade, pois apresentava hominho, mulherzinha, baleia, chave de fenda, grampeador, escudo de um time de futebol desconhecido, bailarina, chapéu... a fila quase dava a volta no carro todo.
Acho que matei a charada, quando vi o motorista. Era um velhinho simpático, com cara de feliz. Por certo, fez o gosto do neto, que, por sua vez, havia feito ele comprar todos os tipos de decalques vendidos na loja. Curti demais essa minha dedução.
Alguns acham que essa moda é perigosa, diante da violência urbana, pois, segundo eles, o ladrão fica informado das características da família.
Há dias, um amigo, advogado criminal, defendeu essa tese, no boteco, com todo aquele palavrório jurídico, como se estivesse no tribunal.
Foi aí que eu disse a ele: - Pois é! O gatuno vê você chegando, de carro importado, zero quilômetro, com um relógio caríssimo no pulso, uma pulseira de ouro 18 quilates, terno de marca, sapato de cromo, pasta de couro com segredo na fechadura, entrando em um edifício com as indefectíveis fachadas de vidro, anti-ecológicas e inadequadas para o nosso clima, mas que demonstram soberba, onde, na porta do seu escritório, há uma placa com seu nome e outras características pessoais, mas pensa assim: “eu não vou assaltar o doutor, por que não sei se ele tem um cachorrinho ou gatinho. É mais garantido, para mim, ir atrás daquele pessoal do chevette, pois sei que tem papai, mamãe, cinco menininhos, oito menininhas, sete vira-latas e uma maritaca”.

Sérgio Antunes de Freitas
25 de setembro de 2011
 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESPANHA: O FIM DAS TOURADAS!

TOURADAS: O CÚMULO DA SACANAGEM COM O BICHO!
Marina da Silva



Primavera nos trópicos e início de lastimável inverno... para os espanhóis, que estupefatos assistiram, impotentes, agora em setembro de 2011, o fim do mais famoso esporte nacional: as touradas! Mais que um esporte, as touradas são a marca da Espanha assim como o futebol e o carnaval são a cara do Brasil. As touradas estão incrustadas, séculos a fio, na pele, na alma e na cultura espanhola. Embora muitos vejam na tourada um mero e cruel esporte onde um indefeso animal é sacrificado para o deleite sádico de  uma minoria, a verdade é que o esporte traz toda uma simbologia mágica de luta, engenho, coragem, força e superioridade dos desbravadores  rojos! Ninguém fica imune e impassível diante da beleza e grandiosidade da Fúria e fulgor espanhol representada no combate entre o homem e o touro!  Mas enfim, é fim das touradas!


E então...choro eu, chora você, choram os espanhóis amantes deste esporte, a destruição de uma cultura secular! Mas inconsolavelmente chora o touro, condenado agora à morte insignificante e desonrosa num reles matadouro! Uma paulada na cabeça, uma degola com foice, machado, serrinha elétrica, um martelo no “quengo”. Antes o bicho era tudo, agora um zero à esquerda; acabar com as touradas é...o cúmulo da sacanagem com o bicho!

www.google.com.br/images. A forma humana e digna de abater um touro ou vaca ou bezerro no Brazil! 

Ninguém consultou o touro, ninguém lembrou de perguntar ao animal o que significava para ele a tourada! Apenas roubaram-lhe o direito de morrer com dignidade, honra, glória e por que não, glamour!

Ah se lhe tivessem dado a opção entre o matadouro espúrio e a morte gloriosa na Fenomenal plaza del toro sob aplausos e luxo e oleeeeeeê touro! A morte sua ou do adversário, o toureiro, é isso mesmo, quantos homens o touro derrubou, mutilou, matou para o deleite dos seus companheiros touros e toda raça taurina e por que não, de humanos, homens e mulheres que assistem o perigo para ambos, cheiram e sentem o gosto da morte na arena escondendo a alegria do desfecho em máscaras de horror!
                              www.google.com.br/imagens. Um tourinho recheado...DELÍCIA!

Vermelho, o sangue humano ou do bovino, muitas vezes pouco importou para aqueles que se vangloriam de lutar pelo direito do bicho traçando uma bistequinha, um filé mignon, um boi inteiro no rolete! Hipócritas, defendem o direito de viver do touro até destrinchá-lo à mesa enquanto assistem impassíveis mortes e assassinatos ignominiosos de seres humanos dia após dia, não apenas nas guerras “santas ou frias” ou de fome várias, mas na banalidade em que se tornou a violência urbana nos nossos dias!  “E agora José”? Lamenta o touro e o poeta. Resta ao touro contentar-se com tal desfecho?


Abalado e pasmo com tanta impostura e cinismo dos adversários, o touro entregou de vez o pescoço, ops, a cabeça para o abatedouro totalmente descrente na raça humana: acabaram com sua chance de desforra, de dar um troco bem dado no toureiro e nos humanos, meros carnívoros que ecológica e politicamente corretos comem soja... em bifes para satisfazer a própria intolerância e tonteria, enganando a si mesmos! Que a luta era justa, ah isso era! Jamais um touro ventilou a hipótese de usar atos torpes contra qualquer homem – o esporte é tipicamente masculino – dentro ou fora da arena, antes, durante ou depois da luta! Também não será ele, o touro, que capitalisticamente irá bancar apostas contra os humanos nos duelos de  boxe,  luta livre, briga de rua!

http://www.lavanguardia.com/cultura/20110926/54221299944/la-ultima-corrida-en-la-monumental.html "O vermelho tá na vida, tá no sangue do guerreiro.Vermelho é o coração bate no meu peito. Vermelho é raça. vermelho é tradição. Vermelho é a cor do sol. Vermelho é a cor do Amor. Vermelho é o coração do meu boi." Boi Garantido. Festa do Boi. Amazonas. Brazil.

A verdade verdadeira é que o bicho foi substituído por outro: a casa (real ou virtual) é fenomenal, esta aberta todos os dias, 24 horas, façam suas apostas, quem leva o prêmio: Minotauro ou minitouro?
                                  www.google.com.br/images.  "Vale tudo, vale, vale, vale tudo", Nogueira, o Minotauro! Olé! 






domingo, 25 de setembro de 2011

QUANTO DE MENTIRA E FALÁCIA DE POLÍTICOS SUSPEITOS(?) O CIDADÃO CONSEGUE ATURAR NA ERA DAS REDES SOCIAS!

BRAZIL. PROGRAMA ACELERADO DE CORRUPÇÃO...PAC!

MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE.
INCOMPETÊNCIA, PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO, MÁ VERSAÇÃO E MAU USO DO DINHEIRO PÚBLICO!

CLIQUE NA FOTO PARA VER AMPLIADO COMO BELO HORIZONTE ( PREFEITO E VEREADORES) GASTAM OS BILHÕES DO PAC ENDEREÇADO A MINAS GERAIS!

TODOS ESTES OUT-DOORS GIGANTESCOS, CONFECCIONADOS ECOLOGICAMENTE EM PLÁSTICO ESTÃO NA AVENIDA ANTÔNIO CARLOS QUE TEVE DUPLICAÇÃO INICIADA EM 2004 SENDO ENTREGUE A ÚLTIMA ETAPA À POPULAÇÃO EM MARÇO DE 2010 CAINDO AOS PEDAÇOS E JÁ ESTÁ SENDO DESTRUÍDA! TODA ESSA PROPAGANDA SE ESTICADA DARIA CERTAMENTE OS QUASE 4KM DA AVENIDA!


www.google.com.br/images FARINHA DO MESMO SACO, TODOS PREGAM A RESPONSABILIDADE FISCAL, SOCIAL, AMBIENTAL, COMBATE A CORRUPÇÃO, FAZER MAIS COM MENOS, FAZER MELHOR E OUTRAS FALÁCIAS! MAS..."Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão!" já cantava Bezerra da Silva. Salve Bezerra!

AQUI IMPERA O LEGAL: GASTAR DINHEIRO PÚBLICO E ARROTAR RESPONSABILIDADE FISCAL! AÉCIO, ANASTASIA, PIMENTEL, LACERDA, DEPUTADOS, VEREADORES, SECRETÁRIOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, SEMPRE ESTIVERAM LADO A LADO! AÉCIO, PIMENTEL E LACERDA FORAM CITADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO EM 2008 POR SUSPEITA DE MAU USO DO DINHEIRO PÚBLICO.

ESTA É A PRIMEIRA ETAPA DE DUPLICAÇÃO QUE ESTÁ SENDO DESTRUIDA, PARTE DELA POR ERRO DA CONSTRUTURA -ANDRADE GUTIERREZ/BARBOSA MELO (TRINCHEIRA) PARTE PARA IMPLANTAÇÃO DO BRT! OS POLÍTICOS MEDÍOCRES DE HOJE SÃO JK AO AVESSO: FAZEM OBRA DE 5 ANOS EM 50 FAZENDO PÓ DO DINHEIRO PÚBLICO!

O TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL INFORMA NO ÚLTIMO RELATÓRIO QUE CERCA DE 70 BILHÕES SÃO DESVIADOS PELOS POLÍTICOS NO BRASIL A CADA ANO!
AVENIDA ANTÔNIO CARLOS SENDO DESTRUÍDA DESDE O TSUNAMI NO JAPÃO! 11 MILHÕES DESVIADOS, SAIRAM PELO (LEIA-SE PARA) O LADRÃO!


E TOME PROPAGANDA! SÃO QUASE  80 A 100 OUT-DOORS! E NEM PRECISA IR LONGE PARA DESCOBRIR A PPP ENTRE O ESTADO E O EMPRESÁRIO DESTA MÍDIA OFICIAL! QUANTO CUSTA AOS COFRES PÚBLICOS TANTOS OUT-DOORS?

ESTES OUT-DOORS ESTÃO NA AVENIDA ANTÔNIO CARLOS E NOS VIADUTOS PRÓXIMOS A RODOVIÁRIA.


ESTES ESTÃO NA AVENIDA PEDRO I QUE TAMBÉM PASSARÁ POR DUPLICAÇÃO AO CUSTO DE 173 MILHÕES DE REAIS E  NA ANTÔNIO CARLOS COM ABRAÃO CARAM!
PAC MOBILIDADE EM MG/BH É MOVIMENTAR O DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA IRRESPONSÁVEL! ENQUANTO ISSO: PROFESSORES ESTÃO A MAIS DE 100 DIAS DE GREVE, ALUNOS SEM AULAS, HOSPITAIS LOTADOS, PACIENTES JOGADOS EM MACAS E ATÉ NO CHÃO, MULHERES PARINDO EM HOSPITAIS CAINDO AOS PEDAÇOS E BEBÊS MORRENDO DE PARTO DEZ...HUMANIZADO!

QUANTO DE MENTIRA E FALÁCIA DE POLÍTICOS SUSPEITOS(?) O CIDADÃO CONSEGUE ATURAR NA ERA DAS REDES SOCIAS! TOLERÂNCIA ZERO AOS CORRUPTOS!
O LEMA NO BRAZIL E MINAS GERAIS É A FALÁCIA DO FAZER MAIS COM MENOS! TRADUZINDO FAZER MAIS DESVIO DO DINHEIRO PÚBLICO COM MENOS OBRA E MENOSPREZO AOS CIDADÃOS!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

BRAZIL. MINAS GERAIS: MEDIOCRIDADE E MEDIOCRACIA!


22/09/2011 - 07h02

A escola serve para alguma coisa?

Hélio Schwartsman

Todo ano é a mesma coisa. O Ministério da Educação divulga os resultados do Enem por escola, os jornais montam os rankings de melhores e piores e diretores de colégios se lançam num recorrente bate-boca em que um acusa os truquezinhos utilizados pelo outro para inflar as notas médias e todos se queixam dos critérios utilizados para estabelecer a pontuação.
São questões legítimas, mas que às vezes me dão a impressão de passar ao largo do ponto central do debate. Pelo menos desde os anos 60, sociólogos, economistas e estatísticos tentam determinar o que chamam de "efeitos da escola". Numa tradução rude, tentam responder se a escola serve para alguma coisa --e a resposta tem sido mais negativa do que positiva.
Quem começou tudo foi o sociólogo James Samuel Coleman (1926-1995), que, a pedido do governo dos EUA, analisou dados de centenas de milhares de estudantes e professores e publicou em 1966 um relatório de mais de 700 páginas que mudaria para sempre o paradigma dos estudos educacionais. No que provavelmente é o maior achado do ªColeman Reportº, o autor mostrou que a extração familiar e a condição socioeconômica do estudante eram fatores muito mais importantes para explicar seu sucesso (ou fracasso) do que variáveis mais específicas como a qualidade dos professores, o gasto médio por aluno etc.
O trabalho de Coleman também revelou que jovens negros pobres se beneficiavam de estudar em instituições com garotos brancos de classe média, no que foi a justificativa pedagógica para a política de dessegregação racial das escolas americanas no final dos anos 60, mas essa é outra história.
De lá para cá, inúmeras pesquisas confirmaram o enorme peso das variáveis família e status socioeconômico, a ponto de alguns estudiosos chegarem muito perto de afirmar que matricular seu filho nas melhores escolas é irrelevante.
Um exemplar fresquinho dessa linha é o artigo "The Elite Illusion: Achievement Effects at Boston and New York Exam Schools" (a ilusão da elite: efeitos do êxito em escolas técnicas de Boston e Nova York), publicado em julho, no qual Atila Abdulkadiroglu (Duke University), Joshua Angrist e Parag Pathak (MIT) avaliaram o ambiente em torno de seis escolas públicas de elite em Nova York e Boston, as "exam schools". Elas são, se quisermos, o equivalente das nossas escolas técnicas. Trata-se de instituições públicas (gratuitas), mas que podem aplicar testes de seleção e ficar apenas com os melhores candidatos. Pais preocupados são capazes de matar para conseguir vagas para seus filhos numa delas. Alunos dessas escolas se saem bem melhor que a média dos estudantes em todas as avaliações a que são submetidos.
O trio de pesquisadores, porém, mostrou que é muito provável que o nível de excelência dessas instituições não passe de uma ilusão cognitiva, daquelas que nossos cérebros são afoitos por cair. Para prová-lo, eles se valeram de um quase-experimento natural. Saíram em busca dos alunos que por muito pouco não conseguiram entrar numa dessas ªexam schoolsº e tiveram de contentar-se em colégios normais. Depois, viram como esses estudantes foram no SAT (o Enem norte-americano) e constataram que não houve diferença na performance desse grupo e no dos que obtiveram um lugar nessas instituições de elite.
A conclusão fica um pouco menos contra-intuitiva se a colocarmos nos seguintes termos: alunos brilhantes se saem bem nas provas não importando muito qual escola tenham frequentado. Em alguma medida esses achados valem também para o nosso Enem. Colégios que reúnem um público de elite acabam ficando com a fama de competentes. Só que, como sabemos desde Coleman, esse efeito se deve em grande parte ao fato de eles conseguirem juntar alunos bem nutridos e com pais donos de gordas contas bancárias. Um modo eficaz de melhorar o desempenho no Enem é elevar o valor da mensalidade.
Se a essa altura você, endividado leitor, já está pensando no que vai fazer com o dinheiro que economizará depois que transferir seu filho da cara escola privada para a pública, valem alguns alertas hermenêuticos. Essas conclusões só valem para alunos excepcionais. Se o seu rebento estiver na faixa mediana ou abaixo dela, ele provavelmente se beneficiará de estudar com alunos mais preparados. Foi o que o próprio Coleman concluiu em relação aos negros nos anos 60. Além disso, é sempre bom lembrar que a escola não é apenas ensino. Quando você escolhe qual colégio ele fará, já está de alguma forma selecionando quais serão os seus amigos (que exercem grande influência e não apenas educacional) e qual a rede de relacionamentos da que ele fará parte (outro ponto importante quando se analisa o sucesso profissional). Antes, porém, de concluir que as escolas estão mais para clubes do que para instituições de ensino, proponho-me a mexer num vespeiro ainda mais perigoso que é o da genética comportamental.
Como não conseguimos vislumbrar uma relação causal direta entre dinheiro e bom desempenho em provas (não se imagina que os alunos subornem os examinadores), precisamos buscar explicações verossímeis em outro lugar. Uma corrente de pesquisadores afirma que a resposta está pelo menos parcialmente nos genes. A inteligência, ou a esperteza ou o talento para os negócios e para acertar questões em testes estão correlacionados e são em alguma medida hereditários.
Afirmações desse gênero são receita infalível para uma boa polêmica. Mas quem tiver paciência para olhar as evidências invariavelmente leva um susto. Por evidências aqui refiro-me aos estudos com gêmeos idênticos (que partilham 100% do material genético e muito do ambiente) e com crianças adotadas (que partilham com irmãos de criação algo do ambiente e nada do material genético). Aplicando um pouco de estatística a essas bases de dados, que, no caso de países nórdicos, começaram a ser coletadas no final do século 19, é possível eleger uma característica qualquer e calcular o efeito que têm sobre ela a natureza (genes), o ambiente compartilhado (criação) e o ambiente não compartilhado (uma nuvem de mistério que inclui as forças do acaso, mas que ninguém sabe direito como interpretar).
Diferentemente do que sugeriria o senso comum, que atribui grande valor a noções como criação e ensino, a natureza vence com folga o ambiente compartilhado na maioria das características que os pais desejam para seus filhos. (É importante observar que esses trabalhos foram todos feitos em países ricos; suas conclusões provavelmente valem para a classe média alta do Brasil, mas decerto não para o conjunto da população). O peso dessas evidências é tanto que mesmo um autor tido como campeão do antideterminismo, sir Michael Rutter (na polêmica da educação ele sustentou que a escola tem, sim, efeitos) reconhece sua importância. Em "Genes and Behavior: Nature-Nurture Interplay Explained" (genes e comportamento: a relação entre natureza e criação explicada), sir Michael escreve a propósito dos estudos com gêmeos e adotados: "Qualquer crítico desapaixonado terá de concluir que a evidência em favor de uma importante influência genética sobre diferenças individuais é inegável".
É claro que também há provocadores como Brian Caplan, autor de "Selfish Reasons to have More Kids" (razões egoístas para ter mais filhos), que sustenta que pais exercem muito pouca influência sobre o futuro dos filhos e que, por isso, em vez de ficar martirizando-se com cuidados e preocupações desnecessários, é melhor relaxar e ªaproveitar a jornadaº. (Escrevi há alguns meses uma resenha de "Selfish" para a edição impressa da Folha). Desde que seu rebento não seja submetido a maus-tratos na primeira infância nem passe por privações de padrão africano, ele provavelmente atingirá todo seu potencial genético.
Caplan vasculha os estudos com gêmeos e adotados para concluir que criação não influencia a inteligência, a felicidade nem o sucesso profissional dos filhos, assim como não determina longevidade, altura, peso e nem a saúde bucal. Para não dizer que nós, pais, não precisamos fazer nada, os números mostram que podemos ter um pequeno efeito sobre o consumo de tabaco, álcool e drogas.
É claro que o autor está aqui considerando apenas o longo prazo. É mais provável que seu filho tire "A" em matemática se você obrigá-lo a estudar do que se deixá-lo brincar no computador. Mas, se olharmos para os efeitos duradouros, para além do ano letivo e do vestibular, o peso da criação fica bem menor.
Como diz Caplan, virou lugar-comum comparar crianças a barro, que os pais precisam moldar com a educação. Uma imagem mais adequada seria plástico. Ele se dobra quando o pressionamos, mas logo volta à posição original.
A julgar por Rutter e outros autores mais parcimoniosos, há um quê de exagero no retrato pintado por Caplan --em especial quando sugere que é inútil mandar as crianças escovar os dentes--, mas ele não está muito longe da verdade quando afirma que nós nos preocupamos demais e tentamos manipular em nosso favor variáveis que muito provavelmente não passam de ilusões, como os rankings do Enem e o valor de um currículo extenso.
Hélio Schwartsman
Hélio Schwartsman, 44, é articulista da Folha. Bacharel em Filosofia, publicou "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão" em 2001. Escreve para a Folha.com às quintas-feiras.

domingo, 18 de setembro de 2011

MINAS GERAIS: Nem Cristo aguentaria ser professor!

Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje...

O SERMÃO DA MONTANHA
versão especial para educadores*



Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os  homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
_ Em verdade. Em verdade eu vos digo:

Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que tem fome e sede  de justiça porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...
Pedro interrompeu:
_ Mestre vamos ter que saber isto de cor?

 André perguntou:

- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:

- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:

- Vai cair na prova?

João levantou a mão:

- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:

- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:

- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:

- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:

- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:

- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:

- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?
- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém!

E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me esquecestes..."

                                                             www.google.com.br/images.

* autor desconhecido. Recebido via e-mail e publicado por Marina da Silva.


MAIS DE CEM DIAS DE GREVE NA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS!
SR. GOVERNADOR ANASTASIA: ACORDO JÁ! PISO NACIONAL É LEI! CHEGA DE AUTORITARISMO, INCOMPETÊNCIA E... TAMBÉM!

sábado, 17 de setembro de 2011

UM BANHO DE MOÇA


                                         www.google.com.br/imagesO banho de Edgar Degas.


Não existia morena mais bela,
Nem requebro mais erotista,
Mais formosa do que ela,
Nem as capas de revista.

Olhos, cílios, nariz,
Primoroso era o seu rosto,
Até leve cicatriz
Parecia feita a gosto.

Então, me veio a tormenta,
Jumenta, não sei de onde:
- Se é bonito o que apresenta,
Imagina o que se esconde!

Jurei, em momento de ócio,
Embora não faça sentido:
- Eu faço qualquer negócio,
Quero ver o proibido.

Planejei os movimentos,
Analisei circunstâncias.
Medi todos comprimentos,
Alturas, tempos, distâncias.

Perdi um dia de roça,
Fiquei lá o tempo inteiro,
No forro da casa da moça,
Bem no alto do chuveiro.

No maldito esconderijo,
Fui cruelmente picado,
Pulga, fincão, percevejo
E um prego enferrujado.

Carapanã, maruim,
Mosquito-palha e pium.
Perverso mesmo, pra mim,
Igual muriçoca, nenhum.

Naquele dia sangrento,
Não sei qual foi a razão,
Eu feito de alimento
E só quem banhou foi o irmão!

                           www.google.com.br/images. Mulher depois do banho. Edgar Degas.


Sérgio Antunes de Freitas