Postagens populares

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2020

BRAZIL: COVID-19 E ISOLAMENTO SOCIAL

EU, COMIGO...
Marina da Silva

Esta é a parte do isolamento que me arrasa
Eu que quase nunca tive um tempo à sós comigo mesma.
Não dou conta de meditação nem yoga, nem pensar sobre mim sem analista.
Não consigo ficar parada, deitada, dormindo
Vivendo acelerada principalmente depois de um câncer de mama em 2002.
Como assim meditar? Pensar em mim comigo sozinha no apartamento.
Não consigo nem com psicoterapia, nunca dei conta de mim, aliás, nunca dei por mim até a porra do câncer.
Sobrevivi, mas não virei super heroína, sou mais uma marmota ambulante
Ocupando a cabeça vinte e quatro horas por dia, vivendo aceleradamente, não como Airton Senna, brincando com a sorte, mas como o alemão  Michael Schumacher, espreitando o perigo na próxima esquina.
Então minhas estrategias para não adoecer física e mentalmente passa longe
de eu, ma, me, mi, comigo.
Cabeça vazia é oficina do diabo, já diz o velho ditado.
No primeiro mês da quarentena, março 2020, batalhei nos exercícios físicos, criar uma rotina de limpeza do cafofinho, lavar, passar e morrendo de medo de delivery, resolvi encarar a cozinha sem fogão, sem panelas e preocupadíssima com desastres e o risco de linfedema.
Quebrei quase todos os copos, restam-me dois, destruí plásticos no microondas e freezer esquecendo as leis da Física: dilatação de corpos, temperatura, ondas, microondas e tudo para fugir da inércia. Ao fim de abril estava esgotada e me perguntava por que minhas estratégias estavam falhando?
Cantar, dançar, fazer atividades com o som no volume máximo, ler muito, escrever, ver filmes e séries sem parar, aprender a costurar no Youtube; é, estou indo bem em linhas tortas.
Por que as atividades não me acalmavam e sim, me jogavam na tristeza, angústia, insônia e desolamento?
Atinei que era o excesso de informações sobre o progresso da pandemia no Brasil e precisamente as atitudes de sabotagem do governo asno eleito.
Por que trazer mais caos à uma situação caótica grave das mortes por coronavírus? Virei um pêndulo, lá e cá, caindo e levantando, caindo, levantado...
Fui parando de fazer as coisas, alimentando mal, ficando cada vez mais angustiada, ansiosa, revoltada com a demissão do ministro da saúde. Por que este governo quer matar o povo brasileiro, principalmente os negros, pobres, moradores das milhares de favelas, aglomerados, conjuntos habitacionais brasileiros?
Por que seguir tudo ao contrário que a OMS- Organização Mundial de saúde preconiza.
Não consegui racionalizar a crise política, o toma-lá-da-cá entre o Congresso e o bolsonaro, nem queria. Eu só queria agilidade, socorro rápido aos Estados brasileiros, aos mais de duzentos milhões de brasileiros.
Caí, levantei, caí, levantei, parei de ver as notícias na televisão e computador para lidar com a agonia e sensação de impotência ao ver a sabotagem federal na briga com governadores, nas atitudes assassinas do bolsonaro desafiando o próprio decreto de isolamento e distanciamento social, saindo com comitivas, fazendo manifestações estúpidas, resistindo ao uso da máscara, copiando ou recebendo ordens do governo de donald trump, o bolsonaro dos Estados Unidos.
***
O STF- Supremo Tribunal Federal interferiu e fez valer a Constituição Federal de 1988 dando parecer às ações dos Estados e prefeituras. Março se foi, Abril se foi e a curva de crescimento da contaminação e mortos subia vertiginosamente. E que triste ver as pessoas buscando por socorro e morrendo sem tratamento.
E Maio chegou, e Maio já vai embora e estamos caminhando, se Deus não tiver piedade e ajudar na cura com a descoberta CIENTÍFICA de uma vacina a mais perdas de vidas, dor sofrimento.
Uma pessoa morta por Covid-19 importa e mais de 25 mil brasileiros mortos não são uma porra de estatística, não somos números, somos gente, temos sangue correndo nas veias, sentimentos humanos. 
Quantos de nós morrerão? Ouço as projeções de mais de 100 mil, meio milhão, mais de um milhão. É um abatedouro humano, genocídio de brasileiros sem guerra, sem lutas civis, sem disputas pelo tráfico de drogas, sem o abate de militares que ultrapassam 50-60 mil brasileiros  por ano.
Sim, voltei a chorar; procuro filmes e séries bem tristes para chorar escondido a dor de tantas mortes pelo mundo e principalmente pelo meu amado povo. Choro neste momento e digo a mim mesma: não caia, não desista, não perca a esperança, a vacina vai chegar.
Eu faço o mínimo e o mais importante: fico em casa, uso máscara se preciso sair, saio pouco. 
Medo, confesso que tenho medo por minha família, meus amigos e suas famílias, por pessoas que não conheço pelo mundo e me sinto humana por sentir a dor, por chorar, por rezar do meu jeito torto pedindo a Deus a vacina, que Deus ilumine os cientistas. Peço rapidez, que Deus acelere sabendo que o tempo é de Deus, e que a ganância e individualismo dos bilionários e grandes corporações mundiais, os liberais decidirão tudo, tempo e hora da cura. Mais de cem mil norte-americanos mortos num país de "primeiro mundo"?
Então peço a Deus paciência, muita paciência e vou anotando no bloquinho as tarefas  a fazer para não endoidecer.
***
Só vejo a situação no final de semana, mas no Facebook lá estão elas, as discussões. Se ligo o computador tem as notícias logo de cara no canto da tela ou na tela do MSN que nem sei porque agora é minha principal tela.
Semana passada dei uma piorada nos ânimos, na angústia e ansiedade, no apertamento de dentes durante o dia, no sentimento de desolamento e impotência. Cortei um dedo e a mão esquerda abrindo um côco seco e a mão ficou dolorida e dormente. A faquinha assassina atingiu um nervo com certeza.
Eu estava sabendo que sérgio moro, ministro do bolsonaro (um corrupto, um juiz que não só interferiu como  ajudou a destruir a frágil democracia brasileira no golpe de Estado contra a presidente Dilma Rousseff, prisão de Lula por 585 dias sem provas, blindagem de corruptos dos maiores partidos políticos- PMDB, PSDB, PP, DEM, PR, etc) e que tem fortes laços com o FBI e age contra o Brasil, estado soberano e ajudou eleger bolsonaro) saíra do governo atirando contra a máfia bolsonaro, sua família e milícias. Mas se um e outro tem o mesmo DNA norte-americano e criminoso, o que ele poderia dizer sem estar envolvido, enlameado de corrupção dos pés à cabeça?
***
A REUNIÃO MINISTERIAL
Divulgação do vídeo da reunião de bolsonaro com seus ministros dia 22-03-2020 onde o assunto tratado não era A CRISE DA PANDEMIA CORONAVÍRUS NO BRASIL E O PAPEL SOCIAL DO ESTADO PARA CONTÊ-LA OU MINIMIZAR MORTES E CRISE ECONÔMICO-SOCIAL.
Assisti a noite com as legendas especiais da rede Globo...
O que foi aquilo? Reunião de criminosos, corruptos fatiando o Brasil, deixando claro que a crise COVID-19 era excelente momento para assaltar as terras indígenas, legalizar invasores, tocar terror em governadores e prefeitos, interferir na PF- Polícia Federal para impedir processos contra bolsonaro, familiares e amigos, prender ministros do STF- Supremo Tribunal Eleitoral e atacar o Congresso, vender o Banco do Brasil... 
Caí de novo.
***
Ontem foi o aniversário de minha filha e não a vi. Ela trabalha, é professora e estuda. Usei o Facebook e Insta para parabenizá-la. Era madrugada e eu rezava por ela, entregava sua vida à proteção de Maria, Jesus, São Jorge, São Judas Tadeu, Santa Terezinha de Jesus, a Deus. Fique ouvindo a serenata que me fez no dia das mães até tarde, dormi sem a placa de bruxismo e acordei com a cabeça doendo, mas cheia de fé e esperança na reabertura da minha cidade, na condução de tudo pelo prefeito atual em que eu nunca botei fé, mas em ano de eleição, faz tudo o que pode para garantir a reeleição na prefeiturança ou quiçá, ganhe uma governança do estado de Minas.
***
EU SIGO NO ISOLAMENTO SOCIAL. TÔ EM CASA ATÉ 14 DE JUNHO QUANDO VOLTO A TRABALHAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário