Postagens populares

Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de abril de 2020

BRAZIL: CABEÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19

PANDEMÔNIO MENTAL

Marina da Silva

Março 2020
"Como assim?" Era a pergunta ainda bêbada e trôpega e mal formulada por minha cabeça cheia de confete, purpurina, serpentina e espumas carnavalescas.
"Que trem é este? Em que mundo estava? Em que mundo estou?"
Lembro de estar num gigantesco cordão de foliões em frente a igreja São José e baianas reverenciavam o santo nas escadarias numa prece ancestral de batuque, pedindo licença e passagem para a saída do trio elétrico.
Era carnaval e cidade estava inundada literalmente de gente e água. Uma chuva torrencial caia na concentração. Cantei, pulei, dancei, pipoquei atrás de blocos e mais blocos carnavalescos em meio a uma pandemia carnavalesca de gente, cores, fantasias, sambas, axés, rock, sertanejo, MPB e muita cerveja.
E era para tudo se acabar na "Quarta-feira de cinzas" dando início a Quaresma, para os cristãos, período em que Jesus se recolhe no deserto e sofre tentações do diabo enquanto se preparava para ser "o cordeiro de Deus imolado para pagar os nossos pecados".
Do meio do nada, então, a Quaresma virou Quarentena. Um recolhimento das pessoas em suas casas para evitar o espalhamento de um vírus letal, descoberto numa região da China e que se espalhava pelo mundo na velocidade da luz.
Lembro de ter pensado: "vaca louca, gripe do frango, gripe suína, que bicho é o culpado da vez?"
(...) em casos de doenças graves e com grande transmissibilidade, a quarentena ainda é adotada. Um exemplo recente é o da cidade chinesa de Wuhan, colocada em uma quarentena a fim de evitar que o SARS-CoV-2 (novo coronavírus) se espalhasse e que se aumentassem os casos da doença COVID-19.1
Liguei a televisão em busca de notícias. Havia uns 15 anos em que não assistia mais TV, na verdade, a rede Globo, por questões de posicionamentos políticos que aqui não vem ao caso...Demais redes, lixo só.
Agora quero a Globo todos os dias, 24 horas por dia devorando boletins, entrevistas, orientações sobre a pandemia COVID-19 ou Coronavírus.
Medo, ansiedade, angústia tomaram o lugar da alegria, dança, cervejas e pipoca atrás dos trios elétricos.
Muitas informações desencontradas, muitas fake news para variar, muitas memes e piadas: sou uma coroavírus em meio a opiniões divididas e teorias de conspiração.
"A culpa é do PT, a culpa é da Dilma, a culpa é dos comunistas, a culpa é da China, a culpa é do Donald Trump, que nada "é só uma gripezinha". A ciência entra em confronto com o burrismo medieval bizarro de bolsonaristas que seguem um asno pelas ruas aderindo ao negacionismo. 
Não importa se é guerra biológica entre potências, se é disputa de poder, se é controle do comércio e do mercado econômico mundial. A coisa está russa e a ordem é FIQUE EM CASA!
Aumento exponencial da angústia e medo me fazem voltar a usar a placa dental contra o bruxismo. Ando apertando, trincando os dentes de aflição a cada nova informação.
Todos os países ou estados ou cidades que adotaram a postura de deixar o vírus se espalhar dentro da população no intuito de criar anticorpos contra o coronavírus viram centenas de pessoas morrerem por dia: China, Itália, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Estados Unidos...
No Brasil, apesar do asno negacionista, medidas passam a ser tomadas por governadores e prefeitos que insistem que tudo é muito sério, declaram a "Quarentena" e pedem as pessoas que se recolham em seus lares, principalmente os grupos de riscos: idosos, diabéticos, grávidas, pessoas em tratamento de doenças crônicas, tratamento de câncer, etc, etc. Mas eu continuo trabalhando correndo duplo risco.
Não entro mais em busão e pior, mesmo  a Uber não me livra do perigo. Estou presa num pesadelo surrealista e o número de mortos não para de subir. vejo covas e caixões por todos os lados. No próximo boletim, juro que vou pirar de vez. 
A terapia foi interrompida e meu psiquiatra não atende mais, então dobro por conta e risco a dosagem de ansiolítico. Agora tenho queimação no estômago todos os dias e resolvi parar de trabalhar.

"O Brasil ultrapassou nesta segunda-feira (6), 20 dias após ser confirmada em São Paulo a primeira morte de um infectado pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), a marca de 500 mortes causadas pela Covid-19. Naquele dia, eram 301 casos da doença confirmados no país. Nesta segunda-feira, o total de casos já passava de 11,5 mil.O período foi marcado por medidas dos governos estaduais para evitar aglomerações e promover o distanciamento social."2

À ansiedade, angústia, agonia, medo, junta-se a culpa. Quero notícias de toda a família e abençoado What'sApp e chamadas de vídeo. Eu que tinha restrições às chamadas de vídeo...E tudo porque me pegam sempre com às calças na mão, literalmente, eu mesma comigo dentro de casa sempre muito à vontade e com pouca roupa. Trabalhei até 18 de Março e meu trabalho não pode ser realizado via tele-trabalho. Montei um esquema para não adoecer: ginástica, música, dança, ler muito, ver filmes, séries e ver o jornal na TV.  Mas a TV me deixa louca: não tem álcool gel, não tem máscaras descartáveis, não tem testes COVID-19 e as "pessoas de bem" bem egoisticamente correm aos supermercados, esvaziam as prateleiras, o mesmo nas farmácias e estocam tudo nas próprias casa. É guerra, vale tudo, salve-se quem tem dinheiro e fuck the rest! O preço da caixa de máscaras descartáveis subiu estratosfericamente e tem muita gente levando vantagem em tudo. Distanciamento social, isolamento social, bares, restaurantes, lojas, enfim, comércio e serviços fechados.
Só vou ao supermercado e farmácia e banco.
"Mamis, faz a lista e eu compro para você". Não funcionou. Minha filha cuida de mim e da tia, mãe-de-leite, e ainda tem o pai, o namorado...
Vou aprender a costurar! Pego lições no Youtube, aprendo a fazer máscaras, ajustar peças frouxas, transformar jeans em saia. Na escrita há um bloqueio total, não sai nada e já não estava saindo há um bom tempo, desde a eleição do bozoasno para presidente.
Abril 2020
A pandemia chegou aos Estados Unidos onde um asno bilionário foi eleito presidente, Trump, também negacionista da pandemia COVID-19 foi vencido pela realidade de corpos e mais corpos depositados numa ilha, vala comum. Dormiu de touca e acordou com a ascensão das vozes dos governadores confederados: Sou eu quem manda! Grita o bolsonaro norte-americano, mas é o coronavírus que dá a palavra final.
O único país que nega a pandemia é o Brasil; sim, o presidente asno e sua trupe bizarra nas ruas de Brasília, o Distrito Federal, provavelmente, muitos deles, gente paga, costume dos "coronéis" e a maioria ...
Afff. Agonia, um mês de isolamento social, e quarentena prorrogada. Aos poucos os supermercados se adaptam na minha cidade, mas não é a regra na nação. E como se faz isolamento, distanciamento social em favelas? Rocinha, Alagados, Paraisópolis, Favela da Maré, aglomerado Serra e Pedreira Prado Lopes... Mais de 1/4 da população voltou para a pobreza e miséria desde o golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff em 31-08-2016. Quase 50 milhões de trabalhadores "uberizados" na tele-entrega ou Delivery de empresas como a Rappi, IFood, UberEats, 99Foods e escambal. Como socorrer as favelas?
Já quebrei quatro copos, troco o dia pela noite, parei de malhar...uma agonia me invadiu. Parei de ver televisão. Quero música para relaxar. Cliquei na primeira oferta e...vontade de dar tiros. Oi? Preciso mesmo é de clássicos: Vivaldi, Bethoven, Mozart, Rossini, Chopin.
Live, lives, socorro! Quem aguenta dez horas de "live" dentro de casa de música sertaneja, e pior, de uma mesma dupla??? Não eu.
Preciso de notícias e olha lá o asno mais uma vez pedindo intervenção militar? Se os militares estão no poder, eleitos democraticamente...burrismo.
Registro: não consigo ouvir, ver #elenão sem vontade de vomitar muito. É uma decadência ambulante. Coloco um Réquiem de Mozart como pá de cal para "aquilo" que se diz presidente. Que nojo.
Pesadelos. Voltei a ter. Estava com minha irmã, dormi no colchão na sala; lá pelas duas da madrugada; com os gatos e cachorro querendo brincar. Seis horas da manhã e lá estão os bichanos miando por comida. Aproveito para tomar café e esqueço de tomar os medicamentos. Apaguei e veio o pesadelo e algo me atingiu no peito, fez um barulho, latidos e eu não consigo acordar, não consigo acordar...
"O que ela tem?" Ouço ao longe, as pernas estiradas e paralisadas pelo medo.
"É pesadelo..." Sinto um carinho nas pernas, na cabeça, volto a respirar, acordo zonza, enjoada.
"O que foi? Sonhou com o bolsonaro?" Gargalhadas.
Pesadelo: o coronavírus matando e os políticos, como sempre politicando, os empresários querendo compensações do governo pelo RISCO que escolheram livremente e libertarianamente? 
Se é para os pobres, o Estado é inimigo, tem que ser Mínimo e cerca de 40 milhões ou mais brasileiros terão direito ao coronaCard, seiscentos reais. Mas para salvar empresas, grandes corporações no mínimo 50 bilhões... As empresas áreas não tem fundo de reserva para pandemias?
"Chega filha!" Eu chamando minha atenção. "Levanta da porra desta cama e vá fazer ginástica ou liga para a sua terapeuta."
Sinto que vou desmoronar...
Semana passada Nova York desabou, tombou ao realismo de milhares de corpos, as mortes nos Estados Unidos ultrapassam as mortes na Europa, China...
E o meu país? E o meu Brasil? O bolsoasno derrubou o ministro da saúde, acabou com o ministério.
À deriva. Este sentimento em relação ao governo me invade e logo some. Os governadores e prefeitos assumem o protagonismo na crise Coronavírus.
Agora tenho sossego. Volto a fazer mais máscaras e o elástico acabou. Costurar diminue a ansiedade e medo voltando meu foco para o lado positivo do isolamento social: o planeta Terra voltou a respirar, menos poluição, menos gente e carros nas ruas...
Vou pedir comida delivery...mas ando resistente a esta comida ifood uberizada. Não confio na higiene. E como é triste ver os trabalhadores mais IMPORTANTES, depois do pessoal da saúde, assim explorados, expropriados pelas empresas como Rappi, Loggi, Uber, Ifood... Carros, motos, bicicletas.  Nenhum direito trabalhista e ninguém me convence que são empresários individuais "nem aqui nem na China!"
Tudo bem que a Justiça é cega, mas os juízes trabalhistas enxergam e veem muito bem que a desculpa das empresas Delivery é um acinte à inteligência dos magistrados: somos meras plataformas digitais que liga consumidores?
Faço um sanduíche natural. A noite janto macarrão ao azeite e alho feito no microondas.
Ainda tenho dois copos. Voltei a fazer exercícios físicos. Leio muito, vejo muito Youtube e Netflix. TV, só o jornal nacional... e a noite.
Preciso tomar sol. Mais de um mês sem sol e eu tenho osteoporose. 
"Vai passar", repito a mim mesma várias vezes ao dia. Rezo, mas parece que quanto mais rezo, mais o capeta do bozoasno mata minha esperança de um final menos sombrio.
Voltei a fazer lista de tarefas: pintar os cabelos, raspar pelos das pernas e axilas, voltar para escritaterapia, fazer máscaras, fazer exercícios todos os dias.
Eram listas assim que eu fazia durante o tratamento do câncer de mama e depressão profunda: acordar, sair da cama, tomar remédios, tomar café...
O que uma tinta nos cabelos não faz para a autoestima! Raspei pelos e fiz esta escritaterapia. Venci um câncer!
Fé em Deus, Força e Foco no isolamento social, usar máscaras, ficar dentro de casa, sair o mínimo e NADA DE DEIXAR O MEDO ME TOMAR! 



Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário