Postagens populares

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

BRAZIL. CÂNCER DE MAMA: uma questão de peito

 CORPO ESTRANHO


Marina da Silva

Estranho como um corpo estranho

 no meu peito instalou um estranhamento

dentro e fora de mim.

Olho para mim

refletida no enorme espelho do chão ao teto

e do teto ao chão me interrogo

nas cicatrizes de antes, primeiro perrengue

cicatrizes de hoje

o mesmo perrengue vinte anos depois.

Cicatriz nova sobre velha cicatriz

entrelaçadas na mama direita.

Cicatriz discretíssima, vinte anos depois

escondendo um corpo estranho

colocado atrás do músculo peitoral

uma bolha de silicone esticando a mama

onde foram salvos a pele  e o bico do peito.

Um seio firme e estranho de pré-adolescente.

Não doem as novas cicatrizes 

nas mamas não sinto nada.

Dói a cicatriz das costas, músculo dorsal

Um grande "lampo", um bife foi retirado das costas

 e agora compõe uma mama novinha, livre

sem cicatrizes endurecidas, as doloridas fibroses,

sem as calcificações 

um grande imbróglio que tencionava 

 mama e braço e fazia tudo doer

Um cirurgião plástico retirou os entraves na mama direita

ajeitou minha mama, libertou meu braço

não sinto mais dor alongando-me

As costas doem, sinto o tecido repuxado 

Coça e dói.

Dor, doer

eu entendo e aceito.

Aceito cicatrizes, velhas e novas, entendo.

Mas estranho o corpo estranho que me torna estranha

Sobrancelha arqueada em frente ao espelho

Faço caras e bocas, danço de lá para cá

interrogativa.

Estou usando um sutiã sem enchimentos

Um reles e comum sutiã.

E olho estranha para este corpo agora um estranho

E sorrio: tenho peitos! No plural, peitos, peitos!

Espelho ó espelho

Vejo peitos onde antes só havia dor

tristeza, raiva, rancor, baixa autoestima. 

Eu via a dor.

Estranho  tocar meus peitos

são quentes os dois...os dois? 

Como assim? O médico fez uma obra de arte.

Ando reparando muito meus peitos

A pele quente em ambos

E meu mamilo esquerdo se salvou.

Posso varrer, tirar pó, lavar roupas, cozinhar

Posso levar minha bolsa sem atravessá-la ao corpo.

Andei carregando compras nos dois braços

mamas recentemente operadas.

Eu tenho peitos e estou me sentindo estranha

Preciso urgente comprar um maiô

Hã????????

Eu que nem lembrava de peitos,

Evitava nudez frente ao espelho

Me sinto uma estranha 

querendo comprar um maiô azul.

Outubro, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário