Postagens populares

Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

BRAZIL: [IN]SEGURANÇA ALIMENTAR Parte 1.

 (IN) Segurança Alimentar1*

 Parte 1

Mosaico a partir de www.google.com.br/images. O BRASIL DESTRÓI FLORESTAS, CERRADO E AMAZÔNIA PARA PRODUZIR SOJA E VENDER PARA CHINA E ESTADOS UNIDOS QUE LUTAM ENTRE SI PELA SOJA BRASILEIRA. OS DOIS PAÍSES LUCRAM E O POVO BRASILEIRO "LEVA FERRO", O MESMO QUE F*.  "E tanta gente vive sem ter o que comer..." Engenheiros do Hawai.


Ao pensar em necessidades, nos vem a cabeça, saneamento básico, água potável, e alimentação. Mas já paramos para pensar: e se algum dia, uma dessas três importantes necessidades nos faltarem? Essa é a dura realidade para a grande parte da população mundial. E ASSUNTO discutido na mídia 2005 com a campanha “Fome Zero”. Mas o que tem sido feito com os alimentos que o Brasil produz? O que acontece para que os alimentos não cheguem a todas as pessoas? O que é essa tal segurança alimentar?

Segurança alimentar, “é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos visando determinadas características, que tornem os alimentos adequados ao consumo. Essas regras são até certo ponto internacionalizadas, de modo que as relações entre os povos possam atender as necessidades comerciais e sanitárias.”2 Mas em conceito comum, segurança alimentar é o modo, é a garantia que os alimentos cheguem à população.

Foto Marina da Silva. Governo petista de Lula: crescimento econômico e retirada de cerca de 40 milhões de brasileiros da pobreza e miséria, programas sociais na área de saúde, educação, moradia, foram características do período.


O Brasil produz em média por ano 5 e 6 milhões de toneladas de trigo, o feijão tem produção anual oscilante em 2.6 toneladas, a produção de arroz no Brasil chega a 440 mil toneladas por ano, o milho tem como produção anual 50 toneladas. Os números são altos, e então nos perguntamos por que ainda existem pessoas que não tem alimentação?3 Para onde vão esses alimentos? Bem, o Brasil é um grande exportador agrícola, e até 2012 é estimado que 67% dos produtos agrícolas serão exportados, virando bicombustíveis, por exemplo, como é o caso do milho, os outros 33% são voltados para população, porém, devemos lembrar que o Brasil é um país muito desigual, os pobres não têm dinheiro para comprar os alimentos que são vendidos para o comércio interno  a um preço consideravelmente caro, estou sendo boazinha.

Mosaico a partir de www.google.com.br/images.
 COMO VENDER GADO VIVO PODE SER SUSTENTÁVEL DESTRUINDO EMPREGOS, INDÚSTRIAS, ALIMENTAÇÃO DO POVO, SEM FALAR NO ESTRAGO  NA FAUNA, FLORA, CONTAMINAÇÃO DO SOLO, REDE HIDROGRÁFICA, DESPOVOAMENTO, EMPOBRECIMENTO  E CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA EM GRANDES LATIFÚNDIOS? 4


Por isso, a segurança alimentar é totalmente falha não só no planeta como no Brasil, já que muitos  brasileiros, atualmente uns 52 milhões de pessoas não têm acesso ao alimento, e o dever das regras dessa segurança é exatamente isso. Fazer com  que a alimentação chegue a população  de renda mais baixa, aos pobres e população abaixo da linha de pobreza e devemos além disso, participar campanhas como Natal sem fome, "Fome Zero"; reivindicando ao Governo diminuição dos preços dos produtos, incentivos à produção familiar e não aos latifúndios de monocultura pecuária e agro-exportadores. 

www.google.com.br/images.  Governo do presidente Lula PT[2003-2009] foi caracterizado por investimentos em políticas sociais, renda básica, habitação, saneamento básico, educação com reconhecimento mundial por ter retirado cerca de 40 milhões de brasileiros da pobreza extrema e miséria. 5


*Texto escrito em 2005 e atualizado devido ao retrocesso do Brasil ao empobrecimento e miséria da população desde o golpe de estado contra a presidenta Dilma Rousseff reeleita para o termo 2015-2018.Dados de 2020 apontam que no governo Temer[2015-2018] e Bolsonaro [2019...] retrocedemos à cerca de 52 milhões de pessoas  à pobreza e miséria agravados pela pandemia COVID-19.

Fonte

1. Sobre soja ver https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/historia;  A História da soja. https://www.nutricaodesafras.com.br/historia-da-soja-no-brasil/ "O surpreendente crescimento que a cultura da soja teve nos últimos 47 anos, elevando-se a produtividade em cerca de 262 vezes, fez do Brasil hoje o segundo maior produtor de soja no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (por enquanto). As novas previsões para a safra 2019/20, já apontam o Brasil como maior produtor de soja no mundo, superando os EUA. Socialmente, o cultivo da soja despertou o interesse na colonização de regiões brasileiras antes inabitadas. Milhares de produtores de soja da região sul do Brasil migraram para o despovoado e desvalorizado Cerrado brasileiro, em busca de amplas terras com baixo custo, levando desenvolvimento e promovendo a implantação de uma nova cultura na região central do País.

2. Sobre segurança alimentar ver: 

3. Dados do início da primeira década do século XXI.

4.  Sobre a riqueza da indústria do couro ver: https://www.cicb.org.br/cicb

 5. Sobre o governo do PT- presidente Lula ver: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/governo-luis-inacio-lula-da-silva.htm; https://www.cartamaior.com.br/?/Blog/Blog-do-Emir/O-enigma-chamado-Lula/2/34423, filme LULA, O FILHO DO BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário