Postagens populares

Pesquisar este blog

domingo, 21 de junho de 2020

BRAZIL COVID-19: A DOR DA IMPOTÊNCIA

EU MODO  ESPERANÇA E SOBREVIVÊNCIA

www.google.com.br/images QUE DEUS CONFORTE OS FAMILIARES DOS QUE PERDERAM A VIDA NA PANDEMIA E CONFORTE TODOS NÓS BRASILEIROS.
Marina da Silva

Junho 2020
Noventa e dois dias de isolamento social. 
Sim, eu estou há 92 dias em isolamento social, decretado, no meu trabalho dia 18-03-2020 e cumprindo desde 19 de março.
Só teletrabalho, mas eu sou da área de saúde
A professora que ensina papais, mamães e até avós e babás a cuidar da saúde bucal  de crianças num programa de odontologia preventiva.
Sim, trabalho antes das doenças aparecerem: ensino saúde.
Um privilégio mexer com crianças, aprender com elas, numa odontologia privilegiada, de ponta, para poucos, neste país tão desigual, desdentado, onde mais de 60% da população necessita do programa "Brasil sorridente" do SUS.
Se não tivéssemos o Sistema Único de Saúde, a tragédia COVID-19 seria um abatedouro de vidas.
Um americano curado de Covid-19 expôs na internet a conta milionária de sua cura na potência Number One, os Estados Unidos, que não tem sistema público de saúde...
Mais de 120 mil pessoas mortas nos Estados Unidos; mais de 50 mil mortos no Brasil. Não é um número, não é um número fixo; são milhares de famílias destruídas pela dor. Comum entre duas nações tão desiguais, sem levar em consideração que, desde o golpe contra Dilma Rousseff, a pobreza e miséria voltaram e caminhamos rapidamente para a posição "colônia", quintal dos Estados Unidos. 
O que nos aproxima nesta desgraça mundial da pandemia Covid-19 é a aproximação de ações e discursos negacionistas de trump e bolsonaro, dois asnos, considerados geopoliticamente, dois erros políticos e geoestratégicos na balança do poder mundial. Enfraquecer o Brasil não é muito inteligente no enfrentamentos das demais potências imperialistas: China, Rússia, Europa, leia-se Alemanha, França, Reino Unido, citando as mais poderosas.
Aprende-se com o erro, diz o ditado. É extrema burrice achar que cometer os mesmos erros irá trazer resultados melhores ao Brasil ou aos Estados Unidos.
***
Ontem vi o Jornal Nacional. Precisava ouvir que não é "um número e marca para comemorar"; precisava das condolências, do "estamos de luto" por todos os familiares que perderam seus entes queridos; precisava de um imenso laço preto de luto e de lágrimas, mesmo que interpretadas, teatralizadas, e não foram.
É imensurável a dor de tanta perda...
É revoltante ver e ouvir o asno bolsonaro #presidentegenocida rindo da tragédia e ameaçando - uma família inteira metida com crimes e milicianos - jogar seus generais contra a democracia tendo sido eleito democraticamente por mais de 57 milhões de brasileiros raivosos, eleitores movidos à ódio, rancor, violência e instintos assassinos, defendendo extermínio de negros, favelados, indígenas, GLBTQIWYZ, nordestinos...
Como fiquei de pé até agora? Me pergunto todo dia. Como fico de pé? Fé.
E se digo que fiquei de pé, bem com tudo isto em algum momento...Estou mentindo descaradamente.
Caio e levanto e caio e levanto e caio e levanto, todos os dias que nem mais conto. Preciso ficar de pé e é só!
Rasguei o calendário em Março, todos os meses, na tentativa inútil de não contar dia, mês, mortes.
"É só uma gripezinha"
https://www.facebook.com/deputadorogeriocorreia/videos/1640671876090066/
https://eassim.net/apos-ataques-contra-enfermeiros-e-hospitais-ja-da-pra-prever-que-pandemia-ficara-muito-pior/ NENHUMA EMPATIA COM A DOR DO POVO BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE DOS NORDESTINOS, FAVELADOS, NEGROS, INDÍGENAS E OUTROS GRUPOS VULNERÁVEIS. #BOLSONAROASSASSINOGENOCIDA

Ouvir e ver as manifestações do #bolsoasnogenocida e sua família e milícia terrorista na internet espalhando fake news foram me corroendo dia-após-dia, desde março.
Criei estratégias defensivas porque sabia que eu não ia suportar:
Março-2020: ler livros, ver séries, filmes, documentários, escrever no blog, cantar, dançar, fazer ginástica todos os dias, seguir as recomendações da OMS e do ministro da saúde Mandetta. 
Assistir muita televisão: muitos programas de reforma, jornais, Facebook, grupos no What'sApp, Instagram...
Abril de 2020: minhas estratégias estavam indo para o buraco uma a uma. Medo, angústia, insônia, tristeza, choro, dor, melancolia misturados a raiva extrema do presidente asno sabotando e negando a pandemia. 
Aquele ser abjeto,desprezível, macilento dá-me enjoo e asco.
Sua pele gordurosa, seus cabelos ensebados, sua boca mexendo e chego a sentir seu hálito podre, cariado e fétido de abcessos cuspindo suas porcarias sobre apoiadores imbecis.
Sempre vem a minha cabeça a imagem daquela lagartixa doméstica, uma biba, com sua pele e pescoço asquerosos, molengas; uma biba velha e ventruda.
16-04-2020: Ministro da Saúde Mandetta é demitido. Assume Teich
15-05-2020: Teich é demitido. 
Toda a força-tarefa do ministério da Saúde foi desmontada e até os dados sobre mortes pela Covid-19 são "suspeitos".
Maio 2020: fui à lona!  Uma tristeza imensa e uma sensação de impotência me invadiu, ocupou todos os meus poros. Parei com tudo. Ginástica, música, dança, redes sociais, descuidei da alimentação.
Após a anulação das ações do Ministério da Saúde e denúncias de atrasos de construção dos hospitais de campanha e corrupção em vários estados fui ficando com medo.
Em Belo Horizonte, minha cidade, as pessoas desrespeitam acintosamente o isolamento, creio nunca ter atingido aqui, 50% de adesão por parte da população.
Minha filha passou a fazer supermercado e farmácia para mim. E passamos a fingir que não estamos preocupadas. É instinto de sobrevivência.
Comecei a assistir Drª. Sandra Lee na Discovery e acompanhá-la no Youtube. Espremeção de cravos, espinhas inflamadas, cistos e lipomas gigantes. A voz da médica e suas risadas, sua humanidade com o sofrimento de seus pacientes me ajudaram muito. Fiquei bem mórbida na verdade, vendo outros vídeos de cravos e assistindo ID- investigação Discovery: assassinatos, crimes hediondos, serial killers.
Sim, eu dou conta destes horrores. Não dou conta das mortes por sabotagem, corrupção e crimes do governo brasileiro. Afinal, na TV, tem prisão perpétua e a pena de morte em alguns dos 50 estados norte-americanos; no Canadá.
Dou conta disto, dou conta de Charles Manson, Unabomber e até filmes de terror. 
Não dou conta do maligno e satânico bolsonaro, seus filhos, seguidores e o grupo terrorista-fascista 300. Que botou terror soltando fogos de artifícios no Supremo Tribunal Federal; na tentativa de  ataque aos jornalistas da Globo
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/18/brasil-tem-1204-mortes-por-coronavirus-em-24-horas-mostra-consorcio-de-veiculos-de-imprensa-sao-47869-no-total.ghtml NÃO EXISTE MINISTRO DE SAÚDE? A PODEROSA GLOBO MONTA UM CONSORCIO DE VEÍCULOS DE IMPRENSA E TIRA DO GOVERNO O PODER DE FALSIFICAR OS DADOS. "GLOBO E VOCÊ TUDO A VER"



Saio para ver minha irmã:  desço de máscara, entro no carro, não tiro a máscara; chego lá , troco de roupa, lavo mãos e braços e faço o ritual inverso ao voltar para casa. A filha cuida dela como a minha cuida de mim.
Preciso reagir rápido. Não consigo.
Mais de dez mil mortos. Sinto que sou uma covarde e volto para as redes sociais, para as meninas do grupo de câncer que estão lá, lutando contra o câncer e vivendo o perigo COVID-19 e a debilidade do sistema de saúde, que já tinha graves problemas para atender pacientes de câncer e só piorou tudo, está se esgotando com a crise coronavírus.
Minha força, fé e esperança voltam com elas. Volto a reagir, mas restrinjo informações, apenas  Jornal Hoje da rede Globo, com a bela Maju.  Foco em seu rosto, voz, roupas.
Final de Maio voltei aos exercícios físicos escrevendo,  num papel, os dias em que fiz ginástica em casa. 
Junho
Reconstruindo diariamente minhas estratégias para não adoecer mentalmente: investindo na costura com ajuda dos tutoriais no Youtube; arrumo a casa mais de uma vez por semana; cuido das roupas; melhorei a alimentação com mais frutas. Não consigo comer carne, mas inclui ovos, salada, macarrão e arroz integral.
Comprei um cooktop elétrico e estou ensaiando voltar a cozinhar, mas não aconteceu ainda.
Não peço comida Delivery em casa; não pego Uber nem a pau. Vou ao banco ou supermercado bem perto da minha casa e desviando de quem está sem máscara acintosamente; gente burra me dá nos nervos.
Passei a escrever o que venho sentido com isto tudo no meu país aqui no blog: chamo "escritaterapia", uma estratégia que me ajudou em 2002-2003 a lidar com a depressão profunda durante o tratamento de um câncer de mama invasivo.
Depois de 10 mil mortos sinto que contamos de l0 em 10 mil pessoas mortas por dia. Procuro não pensar ocupando a cabeça com tudo.
Muita leitura, leio 7 livros no momento, dois em francês, um em inglês.  Digo a mim mesma: é estudo. Estou estudando, fazendo um longo curso e não tenho pressa em terminar.
Aproveito os programas, séries e documentários que venho assistindo para treinar "listen" em inglês e francês, melhorar a pronúncia, conhecer palavras novas. 
Minha fé: Padre Marcelo Rossi me ajuda com as orações; Mariana, minha sobrinha, me ajuda com conversação. Tagarelo muito com ela e rimos, aliás, ela ri muito das minhas trapalhadas, tipo cortar a mão abrindo um côco; queimar uma vasilha e o alho tentando fritar o trem no microondas.
Jogo muito buraco com minha irmã assistindo reformas de casas e crimes ID; Noventa dias para casar, Quilos mortais, Meu casamento cigano, Botched, casas exuberantes, casas perfeitas, casas luxuosas, casas estranhas e bizarras; reforma de jardins, enfim, qualquer coisa que encha minha cabeça e esvazie o coronavírus e ansiedade. 
Voltei um pouco ao Facebook, Instagram, Twitter... É tudo muito insano por causa do #bolsonaroassassinogenocida e #zemagenocida governador bolsonarista de Minas Gerais, que nos trata, aqui no meu estado, como gado, negando a pandemia, segurando testes COVID-19 até consegir a "imunização de rebanho.
Mas a tática deu merda! Muita merda quando o coronavírus explodiu para o interior de Minas Gerais. 
Tudo só não está pior graças ao prefeito de Belo Horizonte que tomou as medidas corretas, seguindo a OMS, fechando o comércio e serviços e não cedendo à pressão do governador, rei do comércio varejista e atacadista sabotando a quarentena, um asno clone de bolsoasno. 
Provavelmente Kalil será reeleito e será o próximo governador. E eu nunca apostei nada nele, um grosseirão, cartola de futebol. Faço mea culpa, mesmo sabendo que no fundo é só disputa politiqueira. Mas evitou uma desgraça maior. Que colha os frutos políticos!
***
bolsonaro está lutando e apanhando feio...Mas contra a rede Globo, um vírus muito mais poderoso do que o COVID-19 e que ganha força e ibope, não só pela crise COVID-19 como por ser a única FORÇA PODEROSA QUE SE IMPORTA (leia-se, aproveita da pandemia para destruir o #vírusbolsonaro e família) COM O POVO BRASILEIRO.
"Bonner dá sermão por 50 mil mortos por Covid-19: 'História vai registrar negligentes'..." - Leia mais em https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/historia-vai-registrar-negligentes-diz-bonner-sobre-omissao-com-mortos-da-covid-19-38212?cpid=txt
Ontem ultrapassamos 50 mil óbitos e a Globo tirou a barriga da miséria. Assisti o Jornal Nacional: precisava daquelas condolências, de ouvir que alguém se importa com o povo brasileiro, que se importa com todo o pessoal da saúde atacados ferozmente por bolsonaristas e bolsonaro. 
Chorei muito. 
É um luto infindável, diário, desesperançado. Mas ontem ouvir Bonner e Renata me fez muito bem a alma, ao meu coração, à minha esperança, à minha fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário