Postagens populares

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de junho de 2021

BRAZIL: DEMOCRACIA SILENCIADA

 DEMOCRATA X NAZISTA

Sérgio Antunes de Freitas

 

Vamos deixar de lado essa discussão sobre o nazismo ser de direita, centro ou esquerda.

Vamos atualizar o significado do termo, de acordo com o seu sentido social, comportamental, no contexto da cidadania.

O democrata é uma pessoa amante do debate, usando argumentos tirados de seus estudos, suas leituras, suas experiências de vida.

Em suas conversas, sempre busca o bem comum, no bojo da boa política, condenando os preconceitos, as desumanidades, as atitudes sem respaldo da ciência, o retrocesso da humanidade.

Quando é ofendido, vilipendiado, agredido, recorre às instituições civilizadas, como a polícia ou a justiça. Se essas também estiverem democratizadas, o processo redundará a seu favor ou não, mas o resultado será por ele respeitado.

Já o nazista quase não tem argumentos. Quando discute, apela para as mentiras, os palavrões, os sofismas, as piadas difamantes, as ofensas pessoais, mesmo estando o tema na esfera pública nacional ou internacional, assim fazendo de assuntos relevantes mera politiquice. E adora um golpe!

Se o adversário supera seus parcos conhecimentos ou contraria sua frágil e falsa ideologia, ele se sente ameaçado e apela para a violência. Para quem o contraria, sempre deseja a dor, a prisão, a tortura, a morte.

Ele é capaz de rogar pragas e desejar doenças, publicamente, tanto para democratas, como para pessoas inocentes e até crianças.

É aquele tipo desejoso por ter uma arma para enfrentar brigas de trânsito, desavenças entre vizinhos, discussões sobre futebol.

Sempre se proclama “pessoa do bem”, defensor da família, mas só da sua efetivamente. Esse mesmo espírito egoísta leva à queima de livros, destruição de obras de arte e registros históricos, em nome dos preconceitos.

É também chamado de fascista, devido a semelhanças e alinhamento histórico entre tais ideologias, surgidas após a primeira guerra mundial. Nada mais retrógrado!

Na verdade, é um anticristão na prática, mas se esconde na religião, tanto para satisfazer seu ego sujo, como para encontrar outros identificados com suas condutas ou, ainda, atingir seus objetivos eleitoreiros. É muito possível servirem suas orações apenas para pedir bens materiais ou o mal alheio.

A rigor, é um psicopata em maior ou menor grau, mantendo-se nesses trilhos, por falta de autocrítica, de conhecimento geral, de amor ao próximo.

Parece não haver ainda pesquisas a fim de se saber como surge esse modo de pensar e agir. Vem do berço, do DNA de ancestrais, da ignorância, de traumas infantis ou adolescentes?

Pior é quando nazistas consumados ou potenciais são cooptados por outro mais poderoso e passam a segui-lo, como se fosse um messias, formando assim um exército de zumbis falantes. Acabam entrando para a história, mas como escória humana.

Em resumo, o nazista é um troglodita, condicionado como animais de laboratório e vivendo, em tempos modernos, entre cidadãos verdadeiros e sintonizados com o terceiro milênio.

  

Sérgio Antunes de Freitas

‎Junho de ‎2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário