Postagens populares

Pesquisar este blog

sábado, 12 de junho de 2021

BRAZIL: ESCOLA SEM PARTIDO

  ESCOLA SEM PARTIDO É... 1ª parte

Marina da Silva


O "assunto" na roda era o "Manifesto assinado por 460 alunos e ex-alunos" do tradicionalíssimo Colégio Loyola,1 Belo Horizonte, MG, Brasil contra pais "da direita" que impuseram ditatorialmente a ANULAÇÃO da prova de Língua Portuguesa ao Loyola por ter um texto de "esquerda" de Gregório Duvivier.
O Loyola acatou, ANULOU e segundo o Manifesto "enquadrou" o corpo docente da escola.
Nisto o colega, ouvindo do consultório, saiu e soltou de supetão:
"O que é escola sem partido? Alguém me explica?"
Alguém explicou:
"É a escola que tem todos os partidos e não só da esquerda."
"É da direita?" Perguntou.
À resposta afirmativa ele comemorou com risadas:
"A direita está certa!"
Intrometi:
"O Manifesto é dos filhos de "pais da direita" contra "pais da direita" e blá."
A réplica dele não me surpreendeu:
"Estes aí já estão perdidos."
Brinquei:
"Anarquistas graças a Deus."2
Ele não sabe o que é escola sem partido, a maioria dos brasileiros não sabem ou sequer ouviu falar em escola sem partido e eu, admito envergonhada, não sei quem é Gregório Duvivier?
"O Colégio Loyola em BH usou um texto meu numa prova e um grupo de pais de direita conseguiu cancelar a prova. Sinto muito pelos professores e alunos da escola. Dia 1 estou indo a BH, se quiserem encontrar para debater a crônica e a censura"https://www.otempo.com.br/diversao/colegio-loyola-de-bh-anula-prova-com-texto-de-gregorio-duvivier-1.2247478
Resultado de imagem para colegio loyola bh
www.google.com.br/images


Ninguém acreditou em mim, claro, eu sou "esquerda" eles "direita". Justifiquei:
"Depressão política, não vejo Tv's há séculos, aliás, sou século XXI, viciada em Netflix, Facebook, What'sapp, Flirck, Instagram, sou blogger e Google Local Guide." Melhor seria alegar perda de memória recente  ou demência.
"Quem é ele? Perguntei. Youtuber? Influenciador digital? Coach? Ator? Comediante? Até outro dia eu não sabia quem era Felipe Neto!"
"É "esquerdista"! "Um bosta!"
E segue o ódio das "pessoas de bem" enraizado, encrustado no mais profundo do cérebro pela mídia global desde a eleição de Lula, o metalúrgico, sindicalista, em 2003, à presidência do Brasil. O ódio é tão corrosivo que até o sotaque nordestino sumiu da televisão e com ele o pensamento decente, elegante, respeitoso, inteligente, crítico e foi instaurada a era "Lulafobia, anti-petismo que obscureceu as mentes mesmo com toda a riqueza da era informacional e suas possibilidades mil, para o conhecimento, enriquecimento espiritual, para o bem social ou mal.


GREGÓRIO DUVIVIER SEGUNDO A WIKIPÉDIA

Resultado de imagem para gregorio duvivier
www.google.com.br/images. Greg News

"Gregório Byington Duvivier é um ator, humorista, roteirista e escritor brasileiro. Ficou conhecido pelo seu trabalho no cinema e no teatro e, a partir de 2012, destacou-se como um dos criadores dos esquetes da série Porta dos Fundos, veiculada pelo YouTube."3

***
ESCOLA SEM PARTIDO: DIREITA VOLVER! ESQUERDA VOLVER!

Vivemos presos em "bolhas" (crenças religiosas, políticas, culturais, futebol, etc), um pesadelo cujo único paralelo que me vem à memória é o fenomenal clássico filme MATRIX4, onde o mundo é uma construção fictícia, virtual, hospedado numa mera plataforma digital onde os humanos estão presos em cápsulas e conectados a cabos de energia e são usados como baterias para o mundo virtual criado e dominado por computadores. Um mundo planejado tal qual em Admirável mundo novo de Aldous Huxley5, dividido em humanos criados e modificados e condicionados  geneticamente em classes (Alfas, Betas, Gamas, Ypsilons) e os demais são párias, gentalha selvagem. Os mundos entram em contato quando ocorre uma "disfunção ou imprevisto" inesperado. "Pane no sistema alguém me desconfigurou. Aonde estão meus olhos de robô?6 Eis o drama quando o indivíduo "desperta", quando escolhe, opta pela "pílula vermelha"  e se permite conhecer o mundo real e o virtual, o mundo idealizado e a realidade nua e crua, deixa de acreditar em sombras, mitos e escolhe a razão para construir a sociabilidade humana, a civilização.

Resultado de imagem para matrix a pílula

"É um momento determinante em todo o filme "Matrix" (falo do primeiro filme da trilogia, porque os outros dois são dispensáveis): Morpheus (Laurence Fishburn) encontra-se com Neo (Keanu Reaves) para lhe explicar que o mundo no qual vive não é o mundo real e verdadeiro. Os humanos são meros escravos de um poderoso sistema de computadores designado Matrix que controla a mente humana. Morpheus (não é em vão este nome, dado que é o Deus dos Sonhos na mitologia grega) dá a possibilidade a Neo de escolher entre tomar a pílula azul ou a vermelha. Tomando a azul, Neo voltará à sua ilusória e superficial vida; se optar pela pílula vermelha, conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real. Neo arrisca e opta pela pílula vermelha, conhecendo, finalmente, a complexa verdade por detrás do seu mundo de aparências."


Para entender, compreender, saber qualquer coisa sobre "escola sem partido" é necessário que você ESCOLHA: pílula AZUL e fique na sua bolha feliz para sempre ou a pílula VERMELHA e faça PERGUNTAS:  o que é escola sem partido? Quando e onde surgiu a escola sem partido? Por que? Quem criou? Como?
ESQUERDA, DIREITA:  O que é esquerda e direita, de onde surgiu isto, quando, como, por quem, por que, para que serve, a quem serve?
Se você escolher a pílula AZUL,  apenas brincando com a analogia Matrix, pare de ler aqui e seja feliz na sua bolha!
Se você escolher a pílula VERMELHA....SENTA QUE LÁ VEM AULA!


"A partir deste simples enunciado entre a dicotomia do mundo real e do mundo ilusório ou aparente, levantam-se muitas leituras filosóficas e religiosas. Estas pílulas representam, também, uma metáfora da condição humana: o homem que se resigna de forma dogmática e aceita passivamente tudo o que existe à sua volta ou o homem que deseja libertar-se e conhecer a verdade absoluta das coisas e o acesso ao conhecimento?
Esta dualidade de universos apresentado em "Matrix" vai busca inspiração a vários quadrantes: a história "Alice no País das Maravilhas", na qual Alice tem de escolher entre beber o líquido azul ou vermelho; a "Alegoria da Caverna" de Platão, em que se prova que os homens podem viver no mundo das sombras julgando que representam a realidade das coisas; e a teoria pós-moderna do ensaísta e filósofo francês Jean Beaudrillard, a qual estipula que vivemos num mundo de "Simulacros e Simulação". Os próprios irmãos Wachwoski, realizadores da trilogia "Matrix", confessaram a grande influência do filósofo francês na conceptualização do filme."




***
2ª parte

ESCOLA SEM PARTIDO, MAS ANTES...
ESQUERDA E DIREITA
Se você é seguidor de Jesus Cristo, então sabe que após a "Ressurreição", Jesus, o Deus-Filho "Está sentado à Direita de Deus-Pai, Todo Poderoso", eis o Ato de Fé ou Credo Católico Apostólico Romano. Jesus está à Direita e à Esquerda, suponho,  está Maria, Mãe de Jesus, a mulher Eleita para trazer ao mundo o Filho de Deus. Se você pensou que à Esquerda de Deus-Pai está satanás...Afff, inferno!
Direita e esquerda referem-se à posição de alguém, algo, qualquer coisa em relação a qualquer coisa, algo, alguém.
No país do futebol, um bom exemplo é dado pelos atletas que jogam nas laterais direita ou esquerda do gramado: ponta-esquerda, lateral direito são atletas que jogam nestas posições e claro são aqueles que tem habilidades com o pé direito ou esquerdo. Mas podem ter ambas habilidades direita e esquerda ao mesmo tempo.
Se procurarmos no dicionário de Língua Portuguesa7 acharemos os seguintes significados:
DIREITA: substantivo feminino; sinônimo destra (usa a mão direita para escrever); masculino direito; lado oposto ao esquerdo; contrário ou antônimo de esquerda; oposto de canhota (quem escreve com mão esquerda); na política são os parlamentares, políticos, associações, organizações, etc. que se pautam, seguem a tradição, conservadorismo. Opositores da esquerda e se sentam no parlamento à direita.

ESQUERDA: substantivo feminino; sinônimo canhoto; masculino esquerdo; lado oposto ao direito; contrário ou antônimo de direita; oposto de destra; e ainda significa sinistra, canhota (escreve com mão esquerda); na política são os parlamentares, políticos, associações, organizações, etc. que são progressistas, avançados, buscam o novo; são opositores da  direita, da  tradição, conservadorismo e se sentam à esquerda no parlamento. 

Na ideologia: esquerda é contrária ao capitalismo, mas não é a regra; são anarquistas, socialistas e/ou comunistas. 

Se você é canhoto é esquerda quando escreve, mas não significa que segue ou apoia a ideologia da esquerda (anarquismo, socialismo, comunismo), você pode ser direita. Se você é destro é direita quando escreve, mas politicamente pode ser da esquerda.
No Brasil esquerda e direita na política não significa muita coisa ou coisa alguma. Por exemplo, vejamos a notícia que veiculou 15-10-2019 sobre o ator pornô eleito deputado federal pela direita (PSL- partido Bolsonarista) Alexandre Frota: “Peço desculpas, mas a nossa direita é frouxa e a esquerda sabe agir, ontem eu havia condenado tudo isso mas hoje, diante do que o... -  https://www.otvfoco.com.br/alexandre-frota-faz-desabafo-elogia-esquerda-e-diz-que-vai-invadir-a-camera/
Então não se apavore! Se você escreve com a mão direita ou esquerda você é... destro ou canhoto! Não é direitopata ou esquerdopata; direitista ou esquerdista. Mas se você escreve com ambas as mãos, direita e esquerda...meu caro você é apenas ambidestro, é dotado de uma habilidade na escrita à esquerda ou à direita!
Qualquer cidadão ou cidadã suporta estes significados de direita e esquerda. O bicho pega, a coisa fica feia quando entramos no campo da política, partidos políticos, eleições para escolha de nossos representantes principalmente após o fim da ditadura militar (1964-1984) e transição democrática (1985-1989) período de domínio da direita conservadora e  anti-comunista.

Na política 

ESQUERDA                                                                               DIREITA
Progresso                                                                           Conservadorismo
Novo, inovação, criatividade                                    Velho, tradição, repetição
Coletividade                                                                       Individualismo
Fraternidade, solidariedade                                                Egoismo
Repartir a riqueza                                                               Concentrar riqueza
Socialismo                                                                          Capitalismo
Comunismo                                                                       Capitalismo
Controle da atividade econômica                                 Liberalismo econômico
Propriedade do Estado                                                Propriedade privada
Para todos ou muitos                                                           Para poucos ou alguns
Estado provedor                                                                   Estado Mínimo
Socialismo-capitalista                                                         Capitalismo-socialista
Comunismo-capitalista                                                   Capitalismo-comunista

Claro que neste "quadro" estou sendo reducionista, uso-o como ferramenta didática e muita ficção, isto porque por longos anos se acreditou que existia comunismo, mas o "socialismo  e comunismo real" ou que existiu na URSS - Ex-União das Repúblicas Socialistas Soviética e China, citando dois exemplos, era uma grande mentira que a revolução nos meios de comunicação (computadores pessoais, internet, redes sociais) jogou por terra. A realidade era terrorismo psicológico na disputa pelo poder mundial entre "russos e americanos", período conhecido como "Guerra fria" onde a ameaça da bomba atômica paralisou o planeta. O socialismo e comunismo científicos nunca foram colocado em prática tal qual imaginado por Karl Marx e Engels e nem poderia e isto porque onde houve tal tentativa de implantar o socialismo e comunismo Marx/Engels faltou uma das duas condições necessárias para tal revolução8: grande massa de  proletários pobres e miseráveis expropriados dos meios de produção e grande avanço tecnológico-científico e riqueza econômica. Advinha qual das duas condições  a URSS(1917- Lênin) e China (1949- Mao Zedong) não tinham?
O socialismo e comunismo real não passou e passa de uma terrível, cruel e sanguinária tirania ideológica sobre as massas; dominação e super exploração e expropriação do trabalho em formas precárias (estou sendo boazinha). E o mais grave: a despersonalização do indivíduo9, principalmente na China, o país mais populoso do mundo.


***

3ª parte

ANTES DO SOCIALISMO E COMUNISMO... um pouco de HISTÓRIA!



A conotação de oposição, contradição, contraposição econômica-política-social, direita e esquerda em relação a posição, a algo, alguém, alguma coisa se colocará primariamente a partir das Revoluções Marítima e Comercial, Renascimento científico e o nascimento do sistema capitalista de produção baseado no trabalho assalariado e o fim do feudalismo; com o surgimento, ascensão e controle e domínio das riquezas e poder político e do estado pela classe burguesa. Uma evolução que começa no século XV: era dos "descobrimentos" de novos mundos, do imperialismo europeu, destaque para Portugal e Espanha (os pioneiros), ingleses, franceses, holandeses. Um processo que levará às chamadas revoluções burguesas:

"São chamadas de Revoluções Burguesas os processos históricos protagonizados pela classe burguesa, ligada ao comércio e às finanças, e que foram fundamentais para que várias sociedades europeias superassem o sistema absolutista. Ao abandonar o feudalismo, os países europeus passavam a se estruturar como estados nacionais, governados por uma monarquia absolutista que detinha o controle sobre todas as suas fronteiras. No século XVII, porém, este sistema de monarquia centralizadora começava a entrar em colapso, especialmente a partir do desenvolvimento de uma nova classe, a burguesia, responsável pelas trocas monetárias. Os burgueses logo entraram em choque com o sistema absolutista e os seus maiores beneficiados, a nobreza em torno do soberano. São consideradas revoluções burguesas as revoluções inglesas do século XVII (Puritana e Gloriosa) e a Revolução Francesa de 1789."10


Até o século XVIII o monarca, a nobreza e  o clero são a "Direita" e burgueses (comerciantes, financistas, capitalistas) são a "Esquerda". E a posição de cada um e cada qual no "parlamento"  era relacionado com a disposição dos principais líderes de um e outro partido: partido da monarquia à direita, partido dos capitalistas ou burgueses à esquerda.
O partido da ESQUERDA tal como o conhecemos hodiernamente (socialistas, comunistas) começa com o Iluminismo e as denúncias, principalmente na literatura, das condições de vida, da super exploração e expropriação dos trabalhadores pelos capitalistas e também com os pensadores e idealizadores do Socialismo utópico, século XVIII: Robert Owen, Saint Simon, Charles Fourier.
As revoluções burguesas são marcos históricos da tomada do poder pela "Esquerda" ou  a consolidação da ideologia, ética, moral burguesa que usou o povo para derrubar a nobreza. No poder os burgueses são "Direita", aliam-se à aristocracia, compram títulos e matrimônios nobres, vivem como nobres de segunda classe jamais aceitos e os proletários ou povo se tornam os inimigos, a "Esquerda" pois reivindicam, lutam,  exigem melhores condições  e relações de  trabalho, locais salubres, jornada de trabalho reduzida, aumento de salários, enfim, REGULAÇÃO DO TRABALHO. O gérmen dos movimentos socialistas podem ser acompanhados na literatura: Jean Jacques Rousseau ou Émile Zola e no pensamento científico filosófico é de extrema valia A CRÍTICA E ATIVISMO POLÍTICO de Karl Marx e Friedrich Engels.
A burguesia era o novo, o progresso, a inovação política-científico-tecnológica-social-cultural ou "esquerda" contra séculos de ociosidade e poder da nobreza, clero, monarca ou a "direita" conservadora, velha, tradicional. Trabalho é uma palavra indigna para a nobreza que vive de renda das terras e do trabalho dos servos. Os burgueses no poder se voltam contra os proletários e buscam o "enobrecimento" a qualquer custo, comprando títulos ou arranjando matrimônio em famílias nobres falidas. Esta luta entre nobreza e burguesia com sede de nobreza é maravilhosamente descrita na obra de Honoré de Balzac, especialmente em  "Les rivalités", primeira parte. 11


***

4ª parte

DIREITOPATAS E ESQUERDOPATAS
ENTÃO...
Antes do Século XVIII afirmar que existiu socialismo é o mesmo que achar comunismo em Jesus Cristo, chamá- Lo de esquerdista, esquerdopata, uma enorme burrice que apenas demonstra o baixíssimo conhecimento da História Geral e do Cristianismo em particular.
Socialismo é uma palavra do "Século das Luzes" e da 1ª Revolução tecnológica  e comunismo é do século XIX, 2ª Revolução tecnológica e mais precisamente uma palavra cara à obra de Karl Marx e Engels "Manifesto comunista" ou Manifesto do partido comunista, 1848.
Direita, direitismo são ideologias que defendem o capitalismo e seus fundamentos basilares: propriedade privada, livre mercado econômico, individualismo. Rejeitam o Estado e qualquer tipo de intervenção ou regulação do mercado econômico pelo Estado. Principais teóricos do capitalismo ou economistas clássicos: Adam Smith, David Ricardo, John Stuart Mill, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus.
Esquerda, esquerdismo referem-se às ideologias que denunciam, criticam, teorizam e se posicionam contra o Capitalismo, contra a ideologia burguesa do "Laissez-faire" ou liberalismo econômico; denunciam a expropriação dos meios de produção dos trabalhadores e exploração da mão-de-obra pagando sempre o mínimo de salário para obter os maiores lucros ou mais-valia absoluta.
A "pílula vermelha" tem o poder de lhe mostrar o valor do conhecimento da História, aliás, valor inestimável, afirma Maquiavel, para guiar as ações daqueles que estão no poder, querem manter ou expandir poder,  querem entrar na roda dos poderosos. Isto porque a História traz bons e maus exemplos para serem IMITADOS: como perder ou manter, aumentar o poderio econômico, estratégico e geopolítico de uma monarquia ou república por um grande período de tempo.  Não é necessário ter nascido em Roma para saber o poder do império romano no mundo conhecido por cinco séculos! Nem ser garçom na "Santa Ceia" para acreditar que ela aconteceu...
Por isso é que, historicamente só podemos falar em direita e esquerda tal como falamos hoje, a partir do século XIX quando as contradições do sistema capitalista de produção de mercadorias se tornou insuportável para os trabalhadores e exigiram "soluções" para os conflitos, dicotomias, antagonismos entre a classe burguesa e o proletariado.
CURIOSIDADE:  Os Estados Unidos da América-EUA é considerado o país capitalista por excelência então, lógico, lá só existe DIREITA.
Claro que não! Na política os capitalistas norte-americanos se dividem em republicanos liberais, neoliberais, anarco-libertarianos ou "Direita" e republicanos liberais, neoliberais, anarco-libertarianos democratas ou "Esquerda". Na prática um e outro se diferenciam  muito pouco: o democrata, esquerdista Bill Clinton foi mai ultra-liberal no poder do que  o republicano direitista Ronald Reagan. Os conceitos esquerda e direita servem mais para terrorismo psicológico, manipulação do gado eleitoral, revezamento no poder de grandes capitalistas e produção de fakenews.

Voltando...
ESCOLA SEM PARTIDO12

Para entender ESCOLA SEM PARTIDO é necessário conhecer toda esta Historia do pensamento econômico desde o surgimento e consolidação do capitalismo. A escola sem partido tem partido: o Laissez-faire ou liberalismo econômico e na verdade tem data de nascimento, endereço, RG, CPF. Ela surge ainda durante a Segunda Guerra Mundial que pôs fim ao capitalismo de liberalismo econômico e deu início ao INTERVENCIONISMO DO ESTADO NA ECONOMIA tanto na URSS como nos EUA, as duas potências que dividiram o mundo em dois impérios: capitalismo (liderado pelos Estados Unidos), socialismo, comunismo ( liderados pela URSS).
 A "escola sem partido" foi fundada pelos economistas austríacos Ludwig Mises e F. Hayec  nos EUA com o nome de "Escola de Economia Austríaca ou Escola de Chicago" para lutar contra o intervencionismo instalado por F.D. Rooselvet com o "New deal":

"Devido à crise de 1929 que os Estados Unidos da América enfrentavam foi criado o New Deal (novo acordo), com o intuito de o estado intervir na economia, onde este era liberal, ou seja, os norte americanos viviam o chamado liberalismo econômico onde o estado não intervém nas atividades econômicas. Este foi o maior fator para o fim do capitalismo liberal."13

O liberalismo econômico, conhecido e louvado como a "Era de Ouro do liberalismo ou Laissez-faire"  a partir da década de 1860 [só ocorreu com investimentos pesados do ESTADO]  chega ao fim com o New deal de Roosevelt em  1933:

"O “novo acordo” foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), que foi inspirado nas idéias do economista John Keynes onde visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros para que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção." idem

A partir do fim da Segunda Guerra Guerra e mesmo durante esta a "Escola sem partido" estava sendo gestada e florescerá nos Estados Unidos: grandes, médios e pequenos empresários, políticos, jornalistas, romancistas, economistas (Mises e Hayeck) e seus alunos e seguidores passam as próximas décadas preparando a destruição do Estado e sua "ação, intervenção" no livre mercado econômico.14 Os primeiros frutos surgem  com a implantação inicial do neoliberalismo no Chile  em 1973 durante a ditadura Pinochet - o autoritarismo não inviabiliza a destruição do estado e suas instituições, na verdade acelera.
Em seguida vem a "onda neoliberal" com Margareth Tatcher (1979- Inglaterra), Ronald Reagan (1980- EUA), Helmut Khol (1983- Alemanha),  Fernando Collor (Brasil-1990). O neoliberalismo impôs privatizações de empresas estatais, reforma trabalhista (desregulação, flexibilização ou mesmo destruição de direitos trabalhistas sociais históricos conseguidos com muitas lutas, greves, mortes), reforma da previdência (aumento da idade de aposentaria e aumento da contribuição previdenciária), extinção de sindicatos, terceirização, sub-contratação, etc. 
Chegamos ao século XXI no apogeu e vitória do capitalismo "Laissez-faire" e da "escola sem partido" e com um novo império na disputa da balança do poder mundial: a China.


***
Finalizando...
Só é possível entender "a escola sem partido" a partir do século XX e com seus fundadores ou a Escola de economia austríaca e somente dentro da esfera econômica. O que você chama de "Escola sem partido" é na verdade uma luta inglória no campo da ética e da moral, algo voltado contra a "liberdade" do indivíduo, principalmente relacionado às escolhas sexuais, mas não só e camuflada na luta entre comunistas X capitalistas, uma mistureba que justifica o ultra-neoliberalismo atual ou anarco-libertarianismo a eleger pessoas abomináveis para governar nações com discursos de ódio, racismo, machismo, xenofobia, misoginia, feminicídio, corrupções várias camufladas no discurso "politicamente incorreto". São "lições abjetas de intolerância", cujo uso geoestratégico, geopolítico e geoeconômico tem como objetivo o controle imperial dos recursos energéticos, diga-se, controle de colônias como o Brasil, riquíssimo na principal energia que move o capitalismo desde as décadas finais do século XIX: o petróleo.
O golpe de Estado que sofreu a presidenta reeleita em 2014, Dilma Rousseff - fake impeachment por pedaladas"- não ocorreu porque Dilma era sapatão, feia, incompetente, mas porque as intenções do Brasil, na era Lulista, eram elevar a nação ao patamar de potência regional global e não permanecer mera colônia  de exploração norte-americana. O Brasil, uma das dez economias capitalistas do planeta, no governo da esquerda, era DIREITA: Lula conduzia o povo com a mão esquerda e governava com a direita, disse alguém certa vez! É a descoberta dos mega campos de petróleo e gás natural da camada pré-sal  e não a "ameaça comunista"que vai alterar a geoestratégia e geopolítica norte-americana para a América Latina. O império norte-americano começou a cavar sua sepultura quando fez a opção de desindustrializar o país e transferir a produção para diversas partes do planeta, primeiro para países capitalistas subdesenvolvidos como o Brasil e para China, o gigante asiático.15
Depois de esgotarmos o poder da "pílula vermelha Matrix" você ainda não sabe o que é mesmo "escola sem partido"? Os seus problemas não acabaram se estuda "estória tabajara casseta&planeta", Zorra total na Escolinha do professor Raimundo", isto porque nestas escolas "sem partido da rede Globo e congêneres", "escola sem partido" nada tem haver com conservadorismo, tradição, propriedade privada, lutar pelo Capitalismo até porque seria burrice: o capitalismo rebrilha, astro solitário no céu da economia mundial desde a "queda do muro de Berlim" em 1989 e derrocada total do "socialismo/comunismo real" ainda no século XX. 
Todo o discurso da DIREITA para as massas é mero controle e dominação do corpo social, da sociedade, do povo na esfera da moral e ética deformada, corrompida, distorcida e passa longe da esfera econômica e política. 
Um discurso preso ao ódio e não à tolerância; ao burrismo e não à inteligência, aos mitos e não a realidade da disputa de impérios por colônias ricas em matérias-primas e recursos energéticos como o Brasil e a Venezuela, apenas a título de ilustração. 
Patriotismo não pede intervenção estrangeira, democracia não pede intervenção militar; Fé em Jesus Cristo não pede armas, intolerância, violência;  pobreza não se soluciona com "lei de abate" dos pobres, pretos, favelados; racismo e homofobia se resolve com tolerância e não com extermínio de negros e gays; machismo é direito de matar cruelmente, estuprar, espancar bebês, meninas, adolescentes mulheres adultas, idosas dentro do sacrossanto lar. De nada.


















Fonte

1. GATTAI, Zélia. Anarquistas, graças a Deus.1979. Transformado em minissérie em 1984 pela rede Globo.

2. Sobre o ato de repúdio de alunos do Loyola  que viralizou nas redes sociais do Brasil ver: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/10/colegio-em-bh-anula-prova-com-texto-critico-de-duvivier-a-governo-bolsonaro.shtmlhttps://revistaforum.com.br/politica/apos-censura-a-texto-de-duvivier-alunos-de-escola-de-bh-escrevem-carta-de-apoio-ao-ator/https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/10/11/gregorio-duvivier-colegio-bh.htm; https://exame.abril.com.br/brasil/colegio-de-bh-anula-prova-por-causa-de-texto-de-duvivier-sobre-bolsonaro/https://www.otempo.com.br/diversao/colegio-loyola-de-bh-anula-prova-com-texto-de-gregorio-duvivier-1.2247478Trecho da nota de repúdio: “Algumas famílias da comunidade Loyola parecem ver na pluralidade uma ameaça à qualidade de ensino, tão prezada pela instituição, e aos valores pessoais dos alunos, aparentemente frágeis e manipuláveis", diz a nota de repúdio. "Esse tipo de pensamento, retrógrado e conservador, foi uma alavanca para o episódio que ocorreu no começo da semana”, prossegue o documento, que defende a liberdade dos professores e a pluralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário