DOIS PEITOS
Marina da Silva
Sim leitorix amiguix, eu estava feliz com peitos e só quem passa o perrengue câncer de mama e perde a mama e ficou sem a mama vai me entender. Em 2002 minha mama direita foi reconstruída na mesma cirurgia, mastectomia radical, mas não ficou aquela Coca-Cola toda e a Coca já não era assim uma Brastemp e, aliás, as mercadorias agora ganhavam um selo R$1,99 made in China.1 O problema à época foi fazer reconstrução antes da radioterapia o que me deixou defeitos colaterais na pele da nova mama (nenhuma tentativa de reconstrução de mamilo, cirúrgica ou simples tatuagem, logrou sucesso); as cicatrizes deram grandes fibroses que tencionavam meu braço D e limitavam muito minhas atividades e ainda tinha dor e o risco de linfedema (inchaço no lado onde foi feito o esvaziamento axilar). Juntando tudo, isto me impedia a felicidade e piorou a depressão. Mas a situação de mulheres que não tinham dinheiro para pagar a reconstrução das mamas me fazia aceitar tudo que vinha, até a dor, como lucro. Todo mundo, ao saber do câncer me afirmava que ganhei na loteria e eu nem jogo ssapora, menos ainda loteria de câncer!
A reconstrução obrigatória, gratuita no SUS e planos e seguros de saúde só se tornou lei no final do primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff: Lei nº 12.802 de 2013.
"No último sábado, dia 24 de abril, a Lei da Reconstrução Mamária, que prevê o direito a cirurgia reparadora após a retirada total ou parcial da mama devido ao tratamento de câncer, completou oito anos de vigência. A Lei nº 12.802, de 2013, declara que a paciente tem direito a realizar o procedimento através do Sistema Único de Saúde (SUS) imediatamente após a retirada da mama com câncer, na mesma cirurgia, se houver condições clínicas, ou assim que a paciente apresentar os requisitos necessários. Mas, ao fazer aniversário, a lei também sofreu com o impacto da pandemia da Covid-19. "2
Um golpe de estado através de um falso impeachment perpetrado por grupos conservadores extrema-direita (políticos e/ou A Elite do atraso, seus lacaios na mídia oficial da direita e militares) derrubaram a presidenta Dilma Rousseff por "pedaladas" fiscais3 e mudou a História do Brasil que regrediu todas as conquistas sociais, direitos trabalhistas e previdenciários e eteceteras; interrompeu gastos na Saúde, Educação, moradia, saneamento básico e o escambal e tudo ficou pior com a pandemia Covid-194, que interrompeu cirurgias, prejudicou tratamento de câncer e ceifou, oficialmente cerca de 700 mil vidas na pandemia. Cientistas alertam que devido ao fato de estar no poder, bolsonaro e militares desqualificados e suas necropolíticas, os dados sobre mortes por Covid-19 podem ser piores do que nos foi relatado nos últimos quatro anos e eu espero que "A VERDADE NOS LIBERTARÁ" assim como fazer o L nos libertou desta canalha no poder. Quer saber desta HISTÓRIA recente no Brasil? Pesquise CPIPANDEMIA- SENADO
"Podem matar as flores, mas não podem impedir a chegada da primavera", discursa Lula, o atual presidente do Brasil, em seus comícios na campanha eleitoral de 2022. A primavera chegou, eu fiz o L e Lula ganhou as eleições e eu ganhei dois peitos!
***
Continuando...
Só queria viajar e curtir a minha primeira viagem pós-pandemia e "gastar" minha felicidade na Bahia. Comprei um maiô azul, fechado, estilo natação - não sei nadar - só para esconder um pouco as cicatrizes do sol, destino Salvador. Tudo organizado por minha filha. Então comecei o tratamento com o Anastrozol/cinco anos em Outubro e em Novembro, mês da viagem, começaram os sintomas ou como os nomeio: os defeitos colaterais da medicação.
Não fiz mala, não fiz nada
Fadiga, calor, dor
Anastrozol
Estranho a fadiga, além do corpo estranhamente
Estranho
Esta fadiga infernal desacelerando meu modus operandi
Viver acelerada, ocupando todos os segundos do dia como se "não houvesse amanhã".
Prefiro a dor, entendo dor, aceito a dor, tenho alta tolerância a dor.
Fadiga me deprimiu, deprime
E quão deprimente pode ser uma pessoa em pleno Pelourinho
Séculos de História do meu país aos meus pés, olhos, alma
Todo aquele esplendor e riqueza do patrimônio histórico mundial aos meu alcance
Ofuscando meus olhos, preenchendo todo meu ser
E a fadiga é do Anastrozol
Pesada, importuna, pé-no-saco
Uma cura com fadiga e dor
Um remédio que cura com fadiga e dor? Brincou minha irmã Tituca.
Mas ainda tem o calor diurno, noturno, excessivo
Insuportável
Que me destrói física, psicológica e moralmente
E me deixa na cama, no sofá, prostrada
Tenho vontade de chorar e não tenho forças para isto, então durmo.
Num passeio pelos becos, ruas, vielas da belíssima capital baiana
Deparo com placas artesanais com os dizeres:
ACEITO, RECEBO, AGRADEÇO
Ó paí,ó meu pai Ogum!
Sou filha de Ogum
Descobri no quilombo da ilha de Boipeba na Bahia.
Neste quadro anastrozólico surreal, olho a pintura e desolada
Revolta! Quero o beco do "Não aceito esta porra"!
Quero a ladeira do "Chutar o pau da barraca!"
Quero "O muro das lamentações e choro!"
Quero a terapia: palavrãoterapia!
Ontem fui a uma de roda de samba
"Faz o quadradinho aí"
Jessica samba, meninas dançam, eu e minha filha dançamos.
No dia seguinte fadiga e cama, amanhã não sei.
Respeito a dor, odeio a fadiga.
Vem vontade de chorar copiosamente, desconsoladamente enquanto espero a moqueca baiana.
Preciso de um passe, preciso de meus anjos da guarda, preciso de Iemanjá, rainha do mar.
Vou a festa de Iemanjá conhecer um terreiro de Candomblé.
Meu pensamento lacrimoso é interrompido:
"O que você está pensando aí mãe?"
Preciso escrever.
Ontem tomei banho de chuva, tomei cachaça "temperada", tomei cerveja
Hoje tomo vergonha na cara
E escrevo para me curar.
Oxalá, Xangô, meu pai Ogum
Salvador, meu bom Jesus, venha a mim e me salva.
Salvador, 19-11-2022
Referências
1. As primeiras importações de produtos chineses para o Brasil, voltados para trabalhadores baixa-renda, eram de baixa qualidade (estou sendo boazinha). O Brasil já não produzia nada, desindustrializou-se na era FHC, anos de neoliberalismo selvagem (privataria tucana) e desprezo ao brasileiros vira-latas sem classe alguma e aposentados e servidores públicos principalmente da administração público (Executivo) da Saúde, Educação, Saneamento básico, fiscalização, etc., pelo príncipe tucano FHC. Explode a entrada de produtos made in China, migrantes asiáticos, mafias asiáticas e lojas 1,99 apelidadas pelos brasileiros de lojinha Xilinlingui, o mesmo que porcarias.
2. Sobre a lei da reconstrução de mama ver: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/lei-da-reconstrucao-mamaria-completa-8-anos-e-sofre-com-pandemia/14487/7/
3. Sobre o GOLPE que depôs a presidenta Dilma Rousseff: Depois de 6 anos, ministro do STF admite: Dilma foi vítima de golpe https://www.cut.org.br/noticias/depois-de-seis-anos-ministro-do-stf-admite-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estad-116e; documentário https://www.youtube.com/live/KMzwm5xqxks?feature=share; TEMER ADMITE EM ENTREVISTA QUE FOI GOLPE CONTRA A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF https://youtu.be/41FGRLV0j-o; 13 livros para entender o GOLPE contra Dilma Rousseff https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/5-anos-do-golpe-de-2016/71140/13-livros-para-entender-o-golpe-de-2016-e-o-que-aconteceu-com-o-brasil-nos-ultimos-5-anos ver documentário Netflix: DEMOCRACIA EM TRANSE https://www.netflix.com/watch/80190535?; entrevista Jessé de Souza sobre o GOLPE https://fb.watch/iDdjwzQDT1/
4. Sobre o tema ver: CPI DA PANDEMIA, no Senado brasileiro e transmitido ao vivo pela Casa:https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441 11- 01 a 11-03-2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário