THE SOCIAL DILEMMA: EXISTE UM PROBLEMA.!?...;
6ª PARTE
Marina da Silva
www.google.com.br/images. 2011. Movimento Occupy Wall Street. O American Dream...acabou! 700 bilhões para salvar bancos, seguradoras e especuladores que roubaram o povo americano que perdeu tudo: saúde, educação, lares, empregos, famílias e a confiança em bancos, corretoras, seguradoras e nos políticos, meros empregados de Wall Street ou a seu serviço fortalecendo a "República Sachs".
CRISE IMOBILIÁRIA SUBPRIME: "Algo sinistro começou a acontecer nos Estados Unidos em 2006. A taxa de despejos em áreas de baixa renda de cidades antigas, como Cleveland e Detroit, repentinamente explodiu. Contudo, as autoridades e a mídia não deram atenção porque as pessoas afetadas eram de baixa renda, principalmente afro-americanos, imigrantes (hispânicos) ou mães solteiras. (...) Entre 1998 e 2006, antes de a crise imobiliária bater com seriedade, estima-se que perderam entre 71 bilhões e 93 bilhões de dólares em ativos ao se envolver com empréstimos conhecidos como subprime. (Harvey, D. O Enigma...: p.9-40)
EXISTE UM PROBLEMA. QUAL É O PROBLEMA? E A SOLUÇÃO?
"Não é que a tecnologia em si seja uma ameaça existencial. É a capacidade da tecnologia de trazer à tona o pior da sociedade e o pior da sociedade é uma ameaça existencial." Diz Tristan Harris e eu não discordo dele (totalmente) e não estou sozinha, aliás, estou bem acompanhada de Maquiavel37, Thomas Hobbes38, Noam Chomski39. Maquiavel não localiza o perigo de corrosão, dissolução, desestabilização e destruição de governos e nações e impérios no corpo social ou naqueles que querem apenas liberdade, mas sim naqueles que tem dinheiro e poder e querem aumentar, controlar, monopolizar, mandar e desmandar sobre o corpo político e corpo social, expandir o dinheiro e poder (controle total econômico, político, social, violência) ameaça que torna necessário, para o próprio bem das sociedades, entregar o cetro, dirá no século XVII Hobbes, à satanás, ou melhor ao Leviatã, alcunha para ESTADO.
Na atualidade ainda vale esta divisão de "HUMORES" de Maquiavel "os que querem o poder supremo e os que querem a liberdade de fazer o que bem quiser com suas posses e capital (a luta de conservadores, liberais, libertarianos, anarquistas e todos eles juntos e misturados) desde o New Deal de Roosevelt em 1933, quando o Estado americano tomou o controle da farra financista após a Crise de 1929.
O povo, atualmente quase oito bilhões de seres humanos, que só quer "ser feliz, andar tranquilamente na favela onde nasci e poder me orgulhar e ter a consciência que o pobre tem seu lugar"40 NÃO está incluso nos planos mirabolantes de dominação do mundo conhecido, galáxias, universo, planeta Marte. Elon Musk, o homem de Marte, nem classifica as bilhões de pessoas da Terra como seres humanos e espera que se consiga resolver este problemão que ele não levará para seu planeta vermelho41. E ele não está sozinho no pequeno grupo de super bilionários com a mesma intenção nazifascista de extermínio. Torcem para um super meteoro colidir com a Terra e exterminar a pobrália, esta gentalha dos infernos, literalmente "a solução final" de hitleristas e nazistas na primeira metade do século XX.
www.google.com.br/images. Lar das big tech e dos 50 homens brancos que nos viciam nas redes sociais e nos vendem como mercadorias (dados privados) e nos fazem comprar mercadorias.
Claro que Maquiavel é republicano assim como donald trump não o é e nunca foi, citando um exemplo. Quem, século XXI, quer controlar, comandar, expandir o poder econômico-geopolítico-geoestratégico, social e cultural e o mercado econômico livre no planeta e até em Marte são os "escolhidos" e detentores do capital, 1% dos ricos e dentre estes aqueles que controlam as gigantescas indústrias de tecnologia no mundo: Google, Amazon, Facebook, Microsoft, por exemplo. Por osmose subentende-se que o perigo, a ameaça existencial, aqueles que trazem "o pior da sociedade" segundo T. Harris, moram aí, no vale do silício, nos Estados Unidos da América.
E até Jack Ma, o chinês dono da gigante E-comerce Alibaba e ANT Group, está incluso, mas lá na China tem o super dragão vermelho regulador, o Estado, no seu encalço, já que Ma está desaparecido (pela segunda vez), por mais de dois meses.
O capitalismo que ficou cada vez mais "flexível, fluido, invisível, especulativo, financista"42 e transformou o planeta num big cassino onde a moeda da vez ninguém sabe ninguém viu se chama cripto-moeda, o Bitcoin43 e mais do que nunca tem seu lastro na FÉ (pensou em ouro?).
Por que? Se você aposta no invisível, acredita que o controle vem da mão invisível da quimera mercado livre (laissez-faire), seu lastro de confiança não é o blockchain e sim Deus. Apostar e alto em nada que faz lucros inacreditáveis, maravilhosos, não rastreáveis e efêmeros leva cada vez mais o que se pensa que é sólido se desmanchar no ar em nanossegundos.44
www.google.com.br/images. 1 bitcoin = US$41.000,00?
"Com alta de quase 300% em 2020, o Bitcoin (BTC) se consolidou como um dos melhores investimentos do ano. Após semanas de oscilação, a criptomoeda ultrapassou a barreira dos US$41 mil e agora testa novas barreiras. Com a crise da Covid-19 e desvalorização da maior parte das moedas correntes, muitos investidores foram atraídos a investir. Apesar de não ser a primeira vez que o preço do Bitcoin sobe exponencialmente, especialistas estão otimistas com a continuidade do movimento de alta da moeda, que se consolida como uma das principais opções do mercado."45
Que capitalismo é este? Para onde caminha, ops, navega, à velocidade da luz, a humanidade hiper-conectada e sob vigilância através de dados privados jogados na internet, capturados em super plataformas de computadores e nas redes sociais? Capitalismo de vigilância? Mercado cibernético global? Quem diz o que é verdade, real, mentira? É possível conservar "verdades no mundo real" quando um único clique me joga numa bolha, tribo, forma laços virtuais com ciber-amigos "recomendados" com os quais "minhas verdades algoriticamente otimizadas" se identificam? Mentiras sinceras, verdades fluídas, relações sociais de trabalho corrompidas, vidas que não forjam laços nem nós, todos apertando o botão do foda-se, aprendendo com cretinos oportunistas como ser politicamente incorreto, aceitar e espalhar fakenews, cultuar "mitos" E APOSTAR em tudo?
https://www.facebook.com/engra2019/?ref=page_internal
O povo, os simples mortais permanecem nas funções de mão-de-obra seja ela manual e/ou intelectual desregulada e numa exploração de mais-valia absoluta absurda, sendo peões no xadrez da balança de poder mundial e para balizar democracias frágeis, fakes através de votos cada vez mais comandados por manipulação de dados, bombardeados com propagandas e tratados como compradores de mercadoria e ao mesmo tempo mercadorias vendáveis, por exemplo, como o fez a empresa SCL Group- Cambridge Analytica que fraudou o Brexit, as eleições americanas de 2016 nos Estados Unidos elegendo donald trump, as eleições no brasil elegendo bolsonaro com ajuda de nativos detentores do poder econômico e da mídia.46
https://farescamurcafurtado.wordpress.com/2019/03/15/r-o-a-09-dez-argumentos-para-voce-deletar-agora-suas-redes-sociais-resenhista-tiago-sousa/
CONECTAR-SE OU NÃO SE CONECTAR A INTERNET, AS REDES SOCIAIS, não é uma questão shakeasperiana e nem dilema social e sim, uma questão e dilema de PODER geopolítico, geoestratégico, geoeconômico, controle da balança comercial, recursos energéticos, tecnologias de ponta, ESPAÇOS GEOGRÁFICOS VITAIS, etc! Sim, há um problema, uma ameaça fenomenal... à potência Number One, Estados Unidos. O problema na verdade é a LIBERDADE DE USO DE DADOS PRIVADOS PARA TODOS E QUALQUER UM E NÃO APENAS PARA OS NORTE-AMERICANOS É ASSUSTADORAMENTE AMEAÇADOR PARA A SUPER POTÊNCIA, PIOR QUE O ATAQUE DO 11 DE SETEMBRO DE 2001; O ATAQUE WALL STREET SUBPRIME EM 200847 OU ATAQUES NUCLEARES. O uso de dados dos norte-americanos para dividir a nação e fraudar as eleições a favor de donald trump foi pior que duas bombas atômicas jogadas sobre o Japão. Idem
O documentário THE SOCIAL DILEMMA escamoteia, faz uma cortina de fumaça, colocam "os gênios" do Vale do Silício como defensores dos cidadãos e cidadãs norte-americanos, criam uma imensa, mas frágil, paisagem de terror, mas no fundo Tristam Harris e outros são conservadores, pedem "pelamordedeus" que o ESTADO CRESÇA O CONTROLE E REGULAÇÃO das Big tech usando o "perigo social" para as famílias norte-americanas.
Clamar por ética, moral, bons costumes, bons usos, preocupação com a sociedade civil, com a humanidade é balela, mentira pura, pano de fundo e cortina de fumaça para dar sinal positivo para o INTERVENCIONISMO ESTATAL, o que faz tremer, nas sepulturas, os esqueletos de Ludwig Mises, Friedrich Hayek, Leonard Read e sua "gang libertariana", o evangelizador Murray Rotbhard, Milton Freedman e do Senhor Conservador Barry Goldwater48 e tantos outros como os anarco-libertarianos, neoliberais democratas e Estado-mínimo e o bando aloprado de Steve Bannon, Nigel Farade e demais fundadores aliados à ultra-direitistas, nazifascistas, minarquistas do THE MOVIMENT49.
Para os mortais, inclusos "resto" do mundo além dos Estados Unidos, super-computadores do outro lado da tela apontando para nossos cérebros nos persuadindo a mudar nosso comportamento e escolhas em tudo, principalmente escolha de governantes e nos viciando nas redes sociais através de publicidades, recomendações, emojis, fazendas de curtir, disparos de fakenews é pura cortina de fumaça, um besteirol no documentário escondendo a principal preocupação e a demanda real: CONTROLE E MAIOR REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO das empresas monopolistas de alta tecnologia pelo inimigo, o Leviatã, enfim, o ESTADO.
www.google.com.br/images. O que Ronald Reagan fez contra a população norte-americana? Está documentado. 50
A ÚNICA preocupação, o dilema social, na verdade "OUR [USA] DILEMMA SOCIAL" é o pasmo norte-americano com a apropriação do descontentamento e desconfiança nos políticos e Wall Street (desde o grande roubo da população na crise "Subprime 2008 que se espraiou para Europa 2011 e resto do mundo)51 e que com ajuda da internet e redes sociais possibilitou a manipulação e persuasão política do eleitorado usando o ódio, raiva, rancor e a polarização da sociedade fortalecendo o polo conservador, ultra-neoliberal, ultra-direitista autoritário, fascista, nazista, racista, misógino, homofóbico, xenofóbico, enfim, como diz Tristan, fez vir à tona a sociedade com seus piores vícios nos "experimentos políticos" praticados pela Cambrigde Analytica e o grupo The Moviment capitaneado por Steve Bannon.
www.google.com.br/images
OS DADOS PRIVADOS DOS USUÁRIOS SÃO A COMMODITY DE MAIOR VALOR DE MERCADO ATUAL, mas não são as únicas, lembra Harvey, temos o mercado das drogas, armas, tráfico humano, as apostas do capital financista e a cultura fortalecida a partir dos anos Oitenta" o poder do Estado deve proteger as instituições financeiras a todo custo", too big to fail. (, Harvey, O Enigna... cap. 1, 2011)
Sim, falar que os dados privados são a commodity mais importante na atualidade é uma afirmação tautológica, principalmente pela venda/roubo de dados Facebook para fins eleitorais e dar fim à democracia. O Google e o Facebook, dois titãs, as duas gigantes do ramo se matam para ganhar, não somente nossa atenção como nosso tempo, afirma Tim Kendall, o monetizador do Facebook, criam testes, insinuam-se na nossa cabeça para retirar/inundar/moldar nossos gostos, prazeres, sentimentos, desgostos, etc enquanto nos afogam com anúncios e propagandas de mercadorias, que pode ser de um político da esquerda candidato nas eleições, um vibrador com cinco velocidades, um show do Caetano Veloso; uma clínica de cirurgia estética para eu ficar com a minha cara fotoshopada (doença conhecida como dismorfia Snapcht) ou hotel, hospital, clínica veterinária e plano funerário para meu sobrinho amado, um cão Pinscher, Miki. Esta exposição acima é super simplista, diria Jaron Lanier, que dá a entender que os usuários das redes sociais são otários, imbecis e marionetes e a única forma de proteção possível é deletar as redes sociais.
O que estas big corporações tecnológicas querem e oferecem é moldar e mudar comportamentos para forjar, criar uma sociedade de “zumbis” autômatos. Diz ele: “A mudança gradual, leve, imperceptível do nosso comportamento e percepção é que é o produto. E este é o único produto possível.”
No século XXI vimos os norte-americanos “mudando de forma PERCEPTÍVEL e rápida” seu comportamento político-social eleitoral manipulados pela empresa SLC Group-Cambridge Analytica desde o último quartel dos anos Noventa52, um serviço sujo do chefe de campanha dos republicanos Steve Bannon fraudando as eleições de 2016 nos Estados Unidos, com o retorno do autoritarismo fascista, o embrutecimento da população, a divisão da sociedade em grupos beligerantes, o uso de violência, fakenews e burrismo nos experimentos de mudança de comportamento eleitoral para vários políticos nazifascistas nos Estados Unidos e no mundo.
E agora quem poderá nos defender? Acredite se quiser, mas os CINQUENTA DO VALE DO SILÍCIO e até os criminosos e fraudadores das eleições em várias partes do mundo trabalhando com os "experimentos" em eleições da Cambridge Analytica querem alguma CONTROLE, REGULAÇÃO E INTERVENÇÃO DO...ESTADO!
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/29/tecnologia/1543505016_151963.html. Mark Zukerberg depõe no Parlamento Europeu, no Parlamento Estados Unidos.
"O único valor do Google e Facebook é o fato que eles possuem, mantêm e usam os dados pessoais de pessoas do mundo inteiro. Então eu acho que a melhor maneira de seguir em frente é AS PESSOAS SEREM DONAS DOS SEUS DADOS." Brittany Kaiser em depoimento no Parlamento Britânico e Congresso americano em The Great Hacker.
Não penso que isto vai acontecer, mas não é proibido sonhar! A China sonha com o controle absoluto num momento de capitalismo fluido, flexível, de vigilância potencializada pela internet e redes sociais, de ataques e contra-ataques e espionagem cibernética, pela inundação de satélites de espionagem, um trabalho oferecido por Elon Musk a qualquer nação e grandes corporações que paguem à SpaceX ou outra corporação aeroespacial.
****
FINALMENTE...
FINAL DE 2019, 2020, 2021
O Universo conspira ao favor de quem o solicita, então cuidado com o que deseja....
Os 50 tons de gênios queriam o AUMENTO do poder do Estado, CONTROLE, REGULAÇÃO sobre a farra das Big Tech na Internet e redes sociais. E foram atendidos quando no fim de 2019, a China deu alerta de vírus.
https://saude.ig.com.br/coronavirus/2021-01-14/china-registra-primeira-morte-por-covid-19-em-oito-meses.html. Pandemia global Covid-19, um vírus mutante que ceifou só no Brasil, até este momento que escrevo, mais de 208.000 mil vidas.
Covid-19, uma mutação mortal que se espraiou pelo mundo vitimando milhões de seres humanos, fortalecendo o papel do Estado nas ações e políticas públicas voltadas para salvar populações do extermínio ou no mínimo sua redução. Um vírus altamente ameaçador, que ceifa vidas de gregos, troianos, europeus, asiáticos, africanos e americanos, inclusas América central e México, toda a América do Sul, Austrália e Neozelândia.
O mundo parou em 2020, lockdown, para descobrir uma vacina de emergência. A vacina surgiu; vários laboratórios, vários países começaram o plano de vacinação em massa em Dezembro de 2020, menos o Brasil e acreditem, os Estados Unidos, a superpotência number One, cujo presidente é um asno, donald trump. O coronavírus derrubou trump que adotou o negacionismo da pandemia, culpou a China, boicotou a vacina chinesa coronavac e o pior, não aceitou a derrota para Joe Biden e capitaneou a INVASÃO DO CAPITÓLIO dia 06 de Dezembro de 2021, um ato terrorista impensável, mas punível.
trump sofre novo impeachment e não poderá mais se candidatar a cargos políticos após julgamento; aliados pulam fora do Titanic trump; empresas retiram apoio monetário para suas sandices desde 2016; o partido republicano estuda meter o pé na bunda dele que foi banido, chutado, expulso pelo mau e mal uso das redes sociais para jogar o povo americano contra si mesmo, embrutecê-los, emburrecê-los e dividi-los com discursos negacionistas toscos, falsos, irracionais e sociopatas.
Será o fim do sonho da ultra-direita? Dos libertarianos? Dos conservadores liberais radicais? Dos anarcho-libertários? Do século de Mises?
E o povo norte-americano, como está? RINDO A TOA.
https://youtu.be/hjLJnbK_RK8; https://youtu.be/hjLJnbK_RK8
Ps.: Que Deus abençoe o Brasil com o mesmo destino; que Mark Zukerberg dono do Facebook e outros donos de redes sociais interditem, expulsem bolsonaro, bolsonaristas fanáticos, milícias de ultra-direitista militar e o governo das vacas fardadas das REDES SOCIAIS. AMÉM!
Fonte
37. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe; DISCURSOS. A ÚLTIMA DÉCADA DE TITO LÍVIO
38. HOBBES, T. LEVIATÃ
39. CHOMSKI, NOAM. RÉQUIEM TO AMÉRICA DREAM. Documentário sobre o livro de mesmo nome https://fb.watch/2_JZ0O5AY-/
40. Trecho da canção Eu só quero ser feliz dos rappers Cidinho e Doca.
41. VANCE, Ashlee. ELON MUSSK. Como o CEO bilionário da Space S e da Tesla está moldando nosso futuro. E-ISBN 978-85-8057-830-0. 2017; Sobre Elon Musk E A "COLONIZAÇÃO DE MARTE VER: MARS (MARTE) https://www.netflix.com/watch/80144355?trackId=13752289&tctx=0%2C0%2Cf80415550031b65b8ac76226cc60d4dd6fd488bc%3A62f86ab1293dfaa39465733aa18c454bbac48c71%2Cf80415550031b65b8ac76226cc60d4dd6fd488bc%3A62f86ab1293dfaa39465733aa18c454bbac48c71%2Cunknown%2C; A GERAÇÃO MARTE ( THE MARS GENERATION NETFLIX documentário. https://www.netflix.com/watch/80117263?trackId=13752289&tctx=0%2C8%2Cf80415550031b65b8ac76226cc60d4dd6fd488bc%3A62f86ab1293dfaa39465733aa18c454bbac48c71%2Cf80415550031b65b8ac76226cc60d4dd6fd488bc%3A62f86ab1293dfaa39465733aa18c454bbac48c71%2Cunknown%2C
42. HARVEY, David. O ENIGMA DO CAPITAL e as crises do capitalismo. São Paulo, SP: Boitempo, 2011; A condição pós-moderna. São Paulo, Editora Loyola, 1992.
43. BANKING ON BITCOIN . Documentário 2017. https://youtu.be/Tj75XXDe62s
44. Uma paráfrase de "Tudo o que é sólido se desmancha no ar" do autor...Pesquise tio Google.
45. Sobre o assunto ver: https://www.jornalcontabil.com.br/bitcoin-moeda-chega-a-us41-mil-e-mira-valorizacao-em-2021/#:~:text=Com%20alta%20de%20quase%20300,e%20agora%20testa%20novas%20barreiras.; https://www.metropoles.com/mundo/economia-int/bitcoin-quebra-barreira-dos-us-41-mil-e-mira-valorizacao-em-2021
46. Ver documentário THE GREAT HACK citado acima.
47. Sobre o roubo mundial promovido pelos especuladores (banqueiros, corretores, fundos especulativos, seguradoras, etc) ver: INSIDE JOB https://www.netflix.com/watch/70139555?trackId=14170032&tctx=2%2C1%2Cc594a8b5-11bf-4d80-b976-d2408e5f3910-128757531%2C1c0866a3-6ef1-4072-a245-0c364e177593_396395X6XX1610558837760%2C1c0866a3-6ef1-4072-a245-0c364e177593_ROOT%2C; SAVING CAPITALISM https://www.netflix.com/watch/80127558?trackId=13752289&tctx=0%2C0%2Caf134f7a0a44aa9211c8fade716604b777f367cd%3A613aa10cab19372e1625adbeb641fb4052a31269%2Caf134f7a0a44aa9211c8fade716604b777f367cd%3A613aa10cab19372e1625adbeb641fb4052a31269%2Cunknown%2C; THE CHINA HU$TLE https://www.netflix.com/watch/80221646?trackId=13752289&tctx=0%2C0%2C30d6292e7cc30a31026e578ec89532a1b0b3c4e4%3Ab6d35fb193a1a13218225343c7355845d2188646%2C30d6292e7cc30a31026e578ec89532a1b0b3c4e4%3Ab6d35fb193a1a13218225343c7355845d2188646%2Cunknown%2C
48. DOHERTY, Brian. RADICALS FOR CAPITALISM: a freewheeling history of the modern american libertarian moviment.
49.THE MOVIMENT ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Movimento; https://www.nytimes.com/2019/05/24/world/europe/steve-bannon-european-elections-paris.html https://www.facebook.com/TheMovementItalia/; https://www.geopolitica.ru/en/article/movement-gravedigger-globalism-or-mission-american-steve-bannon-europe
50. Sobre o político Reagan, a era reaganomic, a desregulação do mercado de trabalho, desindustrialização, as ações geopolíticas e geoestratégicas na década de Oitenta na América Central ver: SCARFACE (FILME); CRACK: COCAÍNA, CORRUPÇÃO, CONSPIRAÇÃO. Documentário. https://www.netflix.com/watch/80988518?trackId=13752289&tctx=0%2C1%2C26e7d9c4e25c9b83bebfdc985d4672a5eb244cc8%3Afcdb43eb7a5d8776d6df2710fe842d732629054f%2C26e7d9c4e25c9b83bebfdc985d4672a5eb244cc8%3Afcdb43eb7a5d8776d6df2710fe842d732629054f%2Cunknown%2C; Hip Hop Evolucion https://www.netflix.com/watch/80141782?trackId=13752289&tctx=0%2C0%2Cd621433645be1ed55e892fa7fc4a256fe0ba62c6%3Ac21c4315436d626718e4ed709bc0e882d5660b6c%2Cd621433645be1ed55e892fa7fc4a256fe0ba62c6%3Ac21c4315436d626718e4ed709bc0e882d5660b6c%2Cunknown%2C
51. HARVEY, David. O ENIGMA DO CAPITAL e as crises do capitalismo. São Paulo, SP: Boitempo, 2011; Saving capitalism, documentáriohttps://www.netflix.com/watch/80127558?trackId=13752289&tctx=0%2C7%2Cd20e8aca15e2fe81f879bad135d33f2e0d070038%3Aaec61378664bf2a274145edc3aa5ffc613f71123%2Cd20e8aca15e2fe81f879bad135d33f2e0d070038%3Aaec61378664bf2a274145edc3aa5ffc613f71123%2Cunknown%2C de Robert Reich; The China Hu$tle documentário Netflix
52. Sobre o assunto: assista THE GREAT HACK; THE SOCIAL DILEMMA E DEMOCRACIA EM VERTIGEM (Doc. sobre o golpe de estado no Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário