SLURIA
Marina da Silva
Era uma vez...
Um planeta muito distante habitado pelo povo galinha. Ela arregalou os olhinhos brilhantes e ficou esperando a estorinha. A menina adorava galinhas e passara o final de semana alimentando, brincando, pegando ovos e correndo atrás das galinhas no galinheiro da casa da avó.
"Era um planeta igual ao do Pequeno Príncipe?
"Não, era maior e tinha muitas galinhas."
"E pintinhos?"
"Sim. Muitos pintinhos e de todos os tamanhos e cores, amarelinhos, pretinhos, marronzinhos, cinza, manchadinhos de duas cores. E tinha franguinhos e franguinhas também. Sabe as galinhas da vovó Sônia? Era tudo igualzinho no planeta das galinhas: galinhas pretinhas, branquinhas, marronzinhas, cinzas, cheias de manchinhas, pintadinhas, galinhas de pescoço pelado, cheias de pintinhas, galinha da angola e tinha aquelas galinhas com penteados, botinhas de penas nos pés, e tinha os galos topetudos, com cristas vermelhinhas, penas azuladas, brilhantes."
A vovó Sônia adorava criar galinhas, tinha muitas, um galinheiro cheio e vendia ovos na vizinhança. Seu amor pelas galinhas e galos e pintinhos lhe rendia belas estórias e sonhos. "Você acredita..." E lá vinha uma estória de galinha e ouvíamos atentas enquanto ela trocava a água e deixava a neta jogar milho para os bichinhos.
"Eu sonhei que eu estava voltando da missa lá no centro da cidade e de repente dei de frente com duas das minhas galinhas - e mostrou as bichinhas - elas desciam a rua em direção a praça da cidade, de braços dados, usando lindos vestidinhos, bolsinhas coloridas, óculos escuros, colar de pérolas, bem maquiadas e nos pés tinham botinhas. Elas vinham felizes, sorridentes e cacarejando rumo a pracinha."
E a estória para fazer a menina dormir nasceu do sonho da vovó Sônia. O planeta se chamava Sluria. Era o planeta das galinhas e até a sua geografia era do mundo galináceo; tinha o formato de um ovo frito: a gema amarelinha ficava no centro e era rodeado por uma linda clara branquinha.
"E onde as galinhas moravam?"
"Em todo planeta Sluria."
"Quem morava na parte branca?"
"As galinhas trabalhadoras e também os seus pintinhos, os frangos e franguinhas e os galos."
"E quem morava no amarelo?
"As galinhas ricas e seus pintinhos, os frangos e franguinhas e os galos. Na gema do ovo só moravam os ricos, os que tinham muito dinheiro. E eles tinham tudo do bom e do melhor. Escolas, hospitais, supermercados, casas chiques, prédios com piscinas, shoppings, zoológico, parques de diversão..."
"Tinha carrinho tromba-tromba?"
"Tinha. E também roda gigante e muitos brinquedos diferentes."
"Tinha desenho animado?"
"Sim. Tinha até o Pikachu. Tinha parque igual ao do Beto Carreiro com dinossauros, leões, ursos, cavalos, príncipes, princesas, passeio de trenzinho de verdade."
"Tinha o Mickey?"
"Tinha."
"Tinha Tom e Jerry?" E o Pernalonga? E o Pica-pau?
"Tinha. Tinha. Tinha."
"Tinha Dragon ball Z?"
"Tinha tudo que você pensar e muita comida deliciosa, Coca-cola, Mc lanche feliz."
O sono parecia estar chegando. Mas aí ela se lembrou:
"E as outras galinhas?"
"Quais galinhas?"
"As galinhas trabalhadoras!"
"Ah! Na parte branca onde moravam as galinhas trabalhadoras não tinha muita coisa não, tinham que trabalhar para as galinhas ricas lá na gema amarela o tempo todo."
"Uai? E os pintinhos?"
"Alguns iam para a creche, outros para escolinhas, outros vendiam balas na rua para ajudar os pais a pagarem as contas."
A estas alturas o assunto planeta das galinhas se misturou com a greve na universidade, greve na saúde, greve no judiciário, greve dos ônibus... O sono chegava, mas o assunto das galinhas trabalhadoras estava rendendo e virando uma revolução.
"As galinhas ricas não ajudavam as galinhas trabalhadoras?"
"Não."
"Por quê?"
"Porque lá na gema as galinhas ricas tinham medo de dar qualquer pouquinho para as galinhas trabalhadoras e aí elas ficariam pobres e então não davam bola para as pobrezinhas."
"E ninguém ajudava?"
"Sim. As galinhas trabalhadoras eram mais inteligentes e estavam elaborando um plano para acabar com o sofrimento no planeta. O plano era todos os trabalhadores, galinhas, galos, frangos e frangas e até pintinhos pararem de trabalhar. Fazer uma greve geral que é deixar tudo fechado, parado e não deixar nada funcionar e fazer manifestações nas ruas, e cantar e gritar e apanhar da polícia, mas não desistir até o salário aumentar..." A menina dormiu, a mãe dormiu e a estória do planeta das galinhas acabou. Tempos depois uma chamada para um filme da Disney chamou a atenção da menina: A fuga das galinhas!
"Corre mãe! Vem ver, é sua estória!"
Assistimos juntas uma, duas, diversas vezes o desenho A fuga das galinhas. E até hoje, adulta, todas as vezes que passa na TV A fuga das galinhas ela fala:
"Lembra mãe? É sua estorinha."
Sempre encantadoras suas crônicas, me transportam imediatamente a minha infância <3
ResponderExcluirGreat job, best job.
ResponderExcluir