Postagens populares

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2020

BRAZIL: COVID-19 E O PANDEMÔNIO ULTRA-LIBERAL. PARTE II



SÉCULO XXI: LIBERTARIANISMO, A ANARQUIA LIBERAL
Segunda parte
"O Partido de Wall Street controlou os Estados Unidos (...)independentemente de presidentes individuais terem ou não sido seus agentes por vontade própria. (...)Corrompeu legalmente o Congresso(...) domina muito do aparato estatal bem como do Judiciário em particular a Suprema Corte(...) em esferas tão diversas quanto eleitoral, trabalhista, ambiental e comercial." David Harvey.1


 DOCUMENTÁRIO: TRUMP: AN AMERICAN DREAM https://www.netflix.com/watch/80206601?trackId=13752289&tctx=0%2C1%2C66c247248ce1fc55715369dac7d50f9a298a7775%3Abd1f6dc33694e12aca318671eb8a7dea136e020e%2C%2C MAKE AMERICA GREAT AGAIN, LEMA DA ELEIÇÃO TRUMP 2016; MAKE UNIT KINGDON GREAT AGAIN BREXIT, GRITAVA NIGEL FARADE, BORIS JONHSON (INTERNADO COM COVID-19) E  "FAMÍLIA" OU PARTIDO DOS RICOS ou PARTIDO DE WALL STREET.


Marina da Silva

Desde os anos Oitenta o capital financeiro ultrapassou o capital investido na produção. Especulações (apostas manipuladas) nas bolsas de valores levam,  de tempos em tempos, cada vez mais curtos,  à quebra de empresas que são compradas em seguida ao preço de banana (grandes aquisições, joint-venture); aliadas as privatizações elevaram o monopólio e concentração de setores econômicos e mesmo ao monopólio da produção e comercialização mundial de alimentos. 
A farra com o dinheiro público ("desviado, por exemplo, em licitações superfaturadas", isenções fiscais, empréstimos a juros baixíssimos, etc) são reinvestidos em Wall Street, levados para "paraísos fiscais", escondidos empresas fictícias como Mossack Fonseca - no Panamá, onde "lavados"  retornam limpos como o dinheiro do narcotráfico e tráfico de armas.2


BRASIL: Operação Lava jato, Panamá Papers
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/A-operacao-Lava-Jato-perdeu-os-limites-e-saiu-dos-trilhos/4/35414 "Se havia alguma dúvida sobre o caráter politico da Lava Jato, a Operação Triple X desfaz qualquer dúvida,(...)A Lava Jato ganhou um poder excessivo. Com suas últimas investidas, a operação perdeu os limites e saiu dos trilhos. A ênfase com que os vazamentos voltaram segue o calendário político. Trata-se de reavivar o tema para entregar o caldeirão fervendo ao Congresso reaberto, preparando o clima para a última investida pró impeachment."


"Foi divulgada neste domingo uma investigação jornalística mundial sobre a Mossack Fonseca – empresa do Panamá que se dedica à abertura de offshores no exterior – que revela uma ampla listagem de políticos e outras personalidades públicas que mantêm seu dinheiro (de maneira ilegal ou lícita) em paraísos fiscais.(...)mais de 11 milhões de documentos de cerca de 200.000 offshores ligadas a pessoas de uns 200 países. Entre eles, está o Brasil, cujas investigações sobre o esquema de corrupção da Petrobras contribuíram com o vazamento de dados confidenciais da Mossack Fonseca – já que o escritório brasileiro da empresa foi alvo da 22a fase (Triplo X) da Operação Lava Jato."https://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/03/politica/1459714116_802121.html

Operação Lava jato: O que deveria ser o momento máximo anti-corrupção no Brasil descambou para o uso político para derrubar a presidenta Dilma Rousseff, destruir o PT- Partido dos Trabalhadores, acobertar políticos corruptos e prender e impedir Lula de disputar as eleições 2018. Fatos vindos a público com a VAZA JATO.3 Lula ficou preso quase 600 dias, ficou inelegível em 2018 e o mundo o tratou como "preso político". Até o momento que escrevo este texto não há nenhuma prova que incrimine Lula ou Dilma nos crimes investigados pela Lava jato. Mas...os interesses dos EUA em reafirmar seu controle sobre o Brasil usando infiltrados treinados pela CIA, FBI, NSA veio às claras. #Moroimparcial, #Morocorrupto.
A partir do momento em que sérgio moro assume a pasta de ministro da Justiça no governo bolsonaro, a máscara de honestidade e patriotismo caiu. Na verdade os Estados Unidos usou estes elementos da polícia federal e Ministério Público, ralé social, para o seu jogo geopolítico e geoeconômico de controle do mercado econômico e comércio mundial afetado pela entrada da China na OMC- Organização Mundial do Comércio e contra a invasão chinesa: produtos, empresas e capitais em todos os países do mundo, Estados Unidos inclusos.
www.google.com.br/images. O Brasil é país capital na disputa entre EUA E CHINA.

Guerra capital e o prêmio latino é o Brasil, quinto maior país do mundo, deitado em esplêndido berço de petróleo e gás natural na camada pré-sal, além de muitos recursos naturais, minerais, vegetais, agropecuários, mão-de-obra barata, mercado consumidor interno de 213 milhões de cidadãos, etc, etc e tal também. As empresas chinesas invadiram o Brasil com seus milhares de  bilhões  de dólares em investimentos.
atuação de sérgio moro e seus comandados na PF e MP  na Lava jato estava concatenada com um projeto geopolítico-econômico maior envolvendo os Estados Unidos e disputa mundial na balança de poder, barrando as intenções de dominação do mercado econômico mundial e especialmente Latino pela segunda potência capitalista, a China. moro é importante peão neste xadrez geoeconômico e geopolítico para os Estados Unidos, assim como bolsonaro, totalmente prostrado às ordens neoliberais norte-americanas. Em comum, ambos, moro e bolsonaro,  tem o baixo índice de inteligência. Um lê o que lhe é mandado, o outro não lê e fala suas próprias merdas.
****
www.google.com.br/images. mbl e bolsonaro. Em comum...o burrismo, anemia intelectual e USÁveis, ralé social.

A palavra que mais se ouvia no Brasil  a partir da reeleição de Dilma Rousseff: comunismo. Barrar os comunistas! "Nossa bandeira não será vermelha" foi o mote dos ataques à esquerda e ao PT, Lula, Dilma replicados diariamente pelas Organizações Globo, Bandeirantes, Record, SBT, Rede TV e replicadoras. Os jovens MBL tiveram papel importante contra o Brasil pactuando com EUA e sendo treinados por Think tanks norte-americanos como Instituto Liberty, Instituto Mises, Atlas Network, Fundação irmãos  Koch e cursinhos de burrismo ministrados pelo terraplanista olavo de carvalho, o guru de bolsonaro e filhos. A título de exemplo de adestramento estão os "meninos" do MBL- movimento brasil liberal, ops, livre. Movidos a ódio cego, tática política neoliberal para barrar movimentos como Indignados e "ocupas" do OCCUPY WALL STREET contra banqueiros e afins: os 99% importa, basta 1% ricos donos de tudo. 
No Movimento Burrismo Livre, ops, MBL  eles agiam como autômatos (muitos, meros oportunistas), marchando, gritando e seguindo o refrão: nossa bandeira não será jamais vermelha! Alguns chegaram às câmaras municipais e federal ajudando a extrema direita a desviar o foco das "revoltas do busão" no Brasil em 2013: um basta à corrupção e desmando dos capitalistas, começando pelo abuso nas tarifas de ônibus e metrôs e chegando ao alto grau de corrupção nas obras da Copa Fifa de Futebol em 2014 e Olimpíadas 2016 e altíssimo grau de corrupção endêmica dos políticos.
https://brazilcartoon.com/marcosvenicius/work/31156?language=pt_BR Cartunista J. Bosco. A luta anti-patriota do MBL, bolsonaristas e rebanho movido tanto pelo anti-petismo (classe média clássica coxinha) e por pastores evangélicos corruptos da bancada neo-evangélica do triunfalismo e prosperidade contrários ao evangelho de Jesus Cristo, mas usando tanto Deus-pai e Deus-filho para seus propósitos de exploração, expropriação, enriquecimento sobre os seguidores. Tudo em nome do deus dinheiro.


"O gigante acordou, Vamos tomar nosso país de volta, Vem pra rua", objetivos dos brasileiros que foram às ruas em junho de 2013 tinha o mesmo caráter dos movimentos "Occupy" de 2011 (nos Estados Unidos e Europa):

 "(...) são os corpos nas ruas e praças, não o balbucio de sentimentos no Twitter ou Facebook, que realmente importam.(...)"Nós, as pessoas, estamos determinadas a retomar nosso país dos poderes do dinheiro que atualmente o controlam.(...) os ricos , não vai mais governar sem oposição e hem herdar automaticamente a terra. Sua classe, a dos ricos, não está destinada a sempre vencer."(HARVEY,p.883-887)
Foto Marina da Silva. BH. MG. 16 de Junho de 2013. Éramos um só povo e uma só missão: acabar com a prostituição entre governo e/ou políticos empresários, banqueiros, especuladores financeiros corruptos que infestam todos os poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público) e um Brasil melhor para todos os brasileiros.
****


"O progresso é a realização de utopias." Oscar Wilde

Vários pensadores desde Adam Smith intuíram que em algum momento o mundo, um dia, poderia vir a ser dividido em: um país como "fábrica mundial" (China) e países satélites fornecedores de matéria-prima, a título de exemplo, um "celeiro mundial" (Brasil) manteriam o capitalismo produtivo vivo enquanto demais capitalistas iriam brincar de roleta russa com nações em Wall Street criando crises financeiras e enchendo as bolsas e concentrando ainda mais a riqueza nos 1% super hiper mega plus ricos. A crise Subprime ou bolha imobiliária já estava sendo preparada e praticada desde 2006. Explodiu em 2008 nos Estados Unidos e contaminou países da União Européia, mas não somente estes; a desgraça se alastrou pelo mundo inteiro.
Desespero, perdas, quebras de empresas, imóveis tomados dos compradores, desemprego altíssimo, pobreza, miséria e aumento exponencial do uso e do tráfico de drogas e armas. Eis o caldeirão das revoltas  muito inspirados nos movimentos da Primavera árabe.4
Foto Marina da Silva. Belo Horizonte, MG. Junho 2013. Revolta do busão. Jovens de todos os municípios mineiros engrossaram as manifestações na capital BH: Justiça social, Saúde, Educação, Segurança, terra, pão, moradia e fim da corrupção.

No começo do século XXI, após quatro décadas de dominação, o neoliberalismo começou a perder fôlego: desemprego, fome, miséria, empobrecimento de milhões de seres humanos no planeta. O esgotamento das práticas neoliberais, desobediência das regras do FMI/Banco Mundial, crises financeiras da década de Noventa destruindo economias, a título de exemplo, países do sudeste asiático, os "Tigres asiáticos", Japão, México, Argentina, Brasil, deixavam claro uma era pós-neoliberalismo...É possível "estabilidade" para jogatinas num mundo onde 4 bilhões de seres humanos estão na pobreza e miséria? A guinada à esquerda na América latina, principalmente com a chegada de Lula à presidência  em 2003, deixava claro que não! Obama eleito presidente da super potência USA foi a luz vermelha para os neoliberais que o planeta estava ficando "russo"!


Mosaico a partir de www.google.com.br/images.  "Quem roubou nossa coragem?" Renato Russo



A Primavera árabe e as manifestações de 2011 assustaram o Partido dos ricos que reinava soberbo:
"Após o colapso do comunismo em 1991, a ideia de Edmundo Burke de que, "em todas as sociedades compostas de diferentes classes, algumas devem estar necessariamente por cima" e de que "os apóstolos da igualdade apenas mudam e pervertem a ordem natural das coisas" converteu-se na sabedoria do senso comum da época."5 
"Os manifestantes do movimento Occupy Wall Street, que se instalaram no coração do distrito financeiro de Nova York, estão protestando contra um sistema de capital financeiro despótico: um vampiro infectado pela ganância que sobrevive chupando o sangue de quem não é rico".(idem)
Ao contrário dos "Antigos" neoliberais da Sociedade Mont Pelerin [Mises, Hayeck, Miltom Friedman, etc] que pregavam "dividir para dominar" e manter um "Estado Mínimo" desde os anos 1940 nos EUA, os ultra-liberais e anarco-libertarianos The Moviment6 , uma e a mesma coisa, pregam apocalipse,  "terra arrasada",  táticas da política republicana conservadora ou extrema direita norte-americana para destruir totalmente o "Estado"  e usando as armas da "esquerda" contra a esquerda e a famigerada Democracia:  vale tudo!7 

"O mercado transformou-se no novo Deus, preferível ao Estado.(...) como isso aconteceu? De fato, o Estado era necessário para fazer a transição. A intervenção estatal para consolidar o mercado e ajudar os ricos foi algo estupendo.(...) os cidadãos da América do Norte e da Europa confiaram em seus políticos e marcharam como sonâmbulos rumo ao desastre" (TARIk p.973-977)


2008: CRISE SUBPRIME, INDIGNADOS E OCCUPY WALL STREET
www.google.com.br/images. 2011. Manifestações inspiradas na "Primavera Árabe" serviram de exemplo para manifestações do "Indignados" na União Europa e simultaneamente nos Estados Unidos. Os governos salvaram os 1% ricos e deixaram 99% na mão. Raiva, rancor, fúria, ódio que serão estrategicamente capturados, canalizados e usados contra os 99% de reclamantes poucos anos depois. 


Uma guerra ao Estado usando super armas do ciberespaço: roubo, compra, manipulação de dados. Á frente de tudo, o bilionário e especulador financeiro Steve Bannon, dono da empresa Cambridge Analítica que desenvolveu uma perigosa arma de destruição que só deveria ser usada pelo Estado: um jogo  criminoso contra os Estados- nações, que, não apurados ainda, envolveu genocídio. Bannon e sua empresa estarão por trás dos chamados "experimentos" da Cambridge Analítica7 no movimento Brexit ( saída do Reino Unido da União Europeia), nas eleições de Donald Trump 2016 e Bolsonaro  2018 semeando ódio, anti-comunismo, anti-estatismo, xenofobia, racismo, machismo, homofobia e milhões de mentiras ou fake news sobre a candidata Hilary Clinton nos EUA (com ajuda do FBI e vazamentos de e-mails de Hilary) e terrorismo anti-comunista e mentiras contra Lula, Dilma, o candidato Fernando Haddad e sua vice Manuela.
Fatos verdadeiros que mesmo desmascarados durante o processo eleitoral não alterou as opiniões que já não sabem reconhecer o que é verdade ou mentira. O grande alvo de Steve Bannon e cia. era desde o principio influenciar e dividir a União Europeia nas eleições para o Parlamento Europeu de 2019. 
www.google.com.br/images

A tática do Partido dos ricos foi  capturar o rancor e raiva dos 99% da população a mercê das negociatas e jogatinas de especuladores financeiros. O Partido de Wall Street e a organização de direita extremista criada por um grupo de bilionários liderados por Steve Bannon e sua empresa Cambridge Analítica  começaram a usar todo este furor contra a população mundial: um a um, os movimentos contra a insanidade neoliberal foram dissipados violentamente pelas polícias locais e indivíduos de baixa formação política foram capturados e usados para incitar nacionalismos, nazismo, fascismo, homofobia, xenofobia, racismos, anti-comunismo e aplicar a geoestratégia política através de  táticas de incitamento de culpar o outro, os pobres, os trabalhadores imigrantes, o Estado, o comunismo por todo mal e corrupção que estava guiando o mundo financeiro. 
Nem os países do "primeiro mundo" ficaram à salvo da redenção e ascensão dos movimentos ultra-direita, extrema-direita, conservadores, autoritários, extremistas, nacionalistas, anti-globalistas agora guiados por um "escritório mundial do ódio", a Cambridge Analítica, tendo bilhões de dólares de  grandes corporações, especuladores financeiros, donos de fundos de capital e empresas de dados que poderiam  e foram usados para influenciar para o mal, o comportamento de milhões de seres humanos. À frente desta onda: Steve Bannon, Nigel Farade, Boris Jonhson, os irmãos Salvini (Itália)...toda a extrema direita europeia, incluso neo-nazistas na Alemanha.
"O uso do ódio como política"8 para salvar o ultra-liberalismo, a anarquia e solução final panfletada por Rothbart: militarização do Estado, destruição de todas as estruturas públicas e políticas públicas sociais, apropriação do Estado para fins únicos das ideias libertarianas dos 1% poderosos, radicalismo fundamentalista. Assim "ganha vida The moviment", a reação anarco-libertariana, um grupo privado de mega bilionários, regulando privilégios para os seletos, os escolhidos em todo o planeta. Na guerra de todos contra todos a direita conservadora anarco-libertariana é fortalecida pela revolução tecnológica, internet, redes sociais e robôs. 


2013: Brasil. Somos todos um só povo contra os corruptos
Foto Marina da Silva- Av. Antônio Carlos. Brasil. MG. BH. REVOLTA DO BUSÃO. JUNHO 2013. JUNTOS E MISTURADOS SOMOS UM SÓ POVO CONTRA A CORRUPÇÃO.
Destruir tudo, toda a estrutura administrativa do Estado para criar o novo Estado, o Estado ideal: a minarquia plutocrática militarizada.9 Ódio e exacerbação de nacionalismos, anti-globalização, xenofobia, misoginia, homofobia, racismos, violência e vícios. Tudo viria abaixo com gritos, berros, pauladas, tiros, matanças, genocídios; uma devastação total banhada em ódio e mentiras, maledicências, fake news. O Brasil fez parte do "experimento Steve Bannon e cia.", juntamente e precedido pelo Reino Unido no Brexit e a eleição de Donald Trump em 2016.


2015. Brasil. Somos NÓS X ELES
Mosaico a partir de www.google.com.br/images. Povo dividido: O ÓDIO COMO POLÍTICA PARA DERRUBAR PETISTAS DO GOVERNO E DESTRUIR O ESTADO-NAÇÃO E TODAS AS ESTRUTURAS E POLÍTICAS VOLTADAS PARA O POVO. No Brasil tem início em 1990 com a eleição de Collor, barrada pelo seu impeachment e retomada com toda força em 1994 com o tucano FHC, mais liberal que os próprios neoliberais.


Jovens MBL berravam e portavam cartazes nas manifestações "Fora Dilma": +Mises, -Marx  sem sequer saber quem era um e outro pensador.
Todas as tecnologias de manipulação de fatos, venda de dados pelo Facebook, espalhamento  rápido de fake news na internet por empresas como a Cambridge Analítica de Steve Bannon e milícias virtuais conservadoras foram usadas para este intuito: destruição da verdade, terra arrasada, descrença na ciência, moral, ética, religiosidade, fé, filosofias sociais e coletivistas, manipulação de eleitores raivosos, rancorosos com as jogatinas e crises forjadas em Wall Street, deturpação de verdade/virtude em mentira/vício. Um vale-tudo para salvar os conservadores e o Status quo laissez-faire, orgia financeira sem nenhuma regulação do mercado econômico por parte do Estado. 
A esquerda mundial já havia sucumbido e se deixado cooptar pelos bilhões de dólares dos neoliberais, incluso nos países considerados modelos de Estado de Bem-estar Social na Europa.
Dos ideais universais da Revolução Francesa só  a LIBERDADE interessa aos capitalistas das grandes corporações, especuladores de Wall Street. Igualdade e fraternidade são bandeiras socialistas, esquerdistas, comunistas, seguidores de Jesus Cristo, Madre Tereza de Calcutá...
O individuo é o rei, o ser mais importante, aquele que decide tudo. Só esqueceram de avisar para a população que a principal característica do INDIVÍDUO DONO DE SI QUE SE IMPÕE AO ESTADO É TER DINHEIRO, RIQUEZA.  
Só quem tem dinheiro, riqueza, TEM  poder de ser indivíduo. Se você não se enquadra nesta máxima conservadora liberal você é apenas  massa de manobra, gado eleitoral, agente de estado, enfim, ralé social. Ou parafraseando de Ludwig Mises, consumidor ralé, precariado (proletário século XXI) e tem que entender através do doutrinamento e adestramento voluntário ou não que na vida "Uns nascem para sofrer enquanto outros riem". Tim Maia

****
E tudo isto funcionou até... O VÍRUS COVID-19
www.google.com.br/images. Eis o COVID-19: Corona Vírus Disease, em Português, Coronavírus. 


UM VÍRUS, CORONAVÍRUS, CODINOME COVID-19 DAR UMA REVIRAVOLTA, GERANDO UM PANDEMÔNIO NO ULTRA-LIBERALISMO E NA COMPETIÇÃO CAPITALISTA PELO CONTROLE DO MERCADO ECONÔMICO MUNDIAL QUE TEM OJERIZA AO INTERVENCIONISMO ESTATAL E GASTOS SOCIAIS PARA SALVAR CONSUMIDORES RALÉS. SOMOS TODOS CONSUMIDORES, IGUAIS, MAIS ALGUNS MAIS IGUAIS QUE OUTROS.  
https://www.todoestudo.com.br/geografia/keynesianismo:  Nas farras, roubos, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro O ESTADO É O INIMIGO se interrompe um ciclo de concentração de RIQUEZA para poucos. "Salve o capitalismo para poucos!" NA FARRA E QUEBRADEIRA geral: crise subprime 2008 O ESTADO É O AMIGO QUE SOCORRE OS 1% RICOS.




(CONTINUA...)





Fonte

1. HARVEY, David et all. OCCUPY: movimentos de protestos que tomaram as ruas. Carta Maior e Boitempo Editorial. 2011

2. Sobre o tema crises financeiras assista aos filmes: O lobo de Wall Street; A Lavanderia; as séries documentais  Netflix: Dirty Money; Rotten, Broken, Trump: the american dream; The Big Short (filme sobre a crise 2008); FLINT TOWN, WHERE TO INVADE NEXT. 

3. Sobre a corrupção e uso político dentro da Lava jato ver: MENSAGENS SECRETAS DA LAVA JATO https://theintercept.com/series/mensagens-lava-jato/; TUDO SOBRE A VAZA JATO https://www.cartacapital.com.br/tag/vaza-jato/; VAZA JATO https://pt.org.br/tag/vaza-jato/


4.  Sobre o tema  avanço do uso e venda de drogas assistir:  DRUGS Inc. Documentário sobre a expansão das drogas nos EUA (History chanel) 

5. ALI, Tariq et all. O espírito da época in OCCUPY. Editora Boitempo, 2012.


6. BANNON, Steve. The Moviment. É uma organização de políticos e/ou bilionários conservadores,  da direita extremista, fundada em 2016 por Steve Bannon, um extremista que oferece "ajuda e suporte" a grupos de direita extremista nacionalista pelo mundo para tomar o poder e implantar a minarquia militarizada plutocrática.  Mais sobre The Moviment ver https://en.wikipedia.org/wiki/The_Movement_(populist_group)https://www.facebook.com/TheMovementItalia/?__tn__=HHH-R


7. Sobre a empresa CAMBRIDGE ANALÍTICA  ver documentario: THE GREAT HAKER, Netflix


8. GALLEGO, Esther solano (org.) O uso do ódio como política: A reinvenção das direitas no Brasil. Editora Boitempo. E.book


9.  ROTHBARD, Murray H. Anatomia do Estado.  São Paulo: 2018. LVM

Nenhum comentário:

Postar um comentário