Postagens populares

Pesquisar este blog

sábado, 15 de abril de 2023

BRASIL. YOU, MEU ASSASSINO EM SÉRIE FAVORITO?

 YOU

Netflix: Para quem gosta da vida real: Conversando com um serial killer-O palhaço assassino. J. W. Gacy1

Marina da Silva

YOU ou em português VOCÊ  é uma série de ficção Netflix (duas últimas temporadas produzidas pela Netflix) sobre o serial killer, assassino em série, o psicopata Joe Goldberg, um gerente de livraria, leitor, reparador de livros, profundo conhecedor da literatura de Cervantes a Dan Brawn  e de Mary Shelley a Sthephanie Meyer. Um rapaz comum, magricela, pouco atraente para um mundo Tinder onde belos espécimes masculinos desfilam em fotos  provocantes corpos perfeitamente trabalhados pelo Snaptch (fotoshop) e mercadorias  caras, na maioria meros hologramas. 

YOU  é vendido como Thriller,  romance de suspense publicado em 2014 por Caroline Kepner e adaptado para TV sem grande sucesso no canal o  Showtime, repassado para Lifetime com mesmo problema e teve direitos vendidos para Netflix e estreou em setembro de 2018 nos  Estados Unidos e, com marketing pesado ganhou o mundo alcançando uns 40 milhões de  espectadores: emplacou. Aqui a série teve o efeito pandemia Covid-19 no Brasil  que matou cerca de 700 mil pessoas; deste total umas 300-400 mil vidas poderiam ter sido salvas se o presidente bozo, o genocida e ladrão e todos os militares que ocuparam o governo brasileiro de 2019-2022 não tivessem adotado a necropolítica negacionista da pandemia, sabotado quarentena, uso de máscaras, lockdown e distanciamento social: um verdadeiro assassinato em série de brasileiros.

PRIMEIRA TEMPORADA 

https://www.techtudo.com.br/listas/2023/02/you-8-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-a-serie-streaming.ghtml
"A livraria que aparece na série realmente existe e pode ser visitada por turistas em Nova York" — Foto: Divulgação/Netflix

Primeira temporada, dez episódios, duração  média entre 40-50 minutos. Assisti assim que foi lançada no Brasil em dezembro de 2018 e durante a pandemia Covid-19 (2020-2022), e me pareceu muito estranha a proposta de "romance" isto é, uma estória de amor entre a bela universitária Guinevere Beck (Elizabeth Lail) que estuda e sonha ser escritora e  Joe Goldberg (Penn Badgley), um rapaz chocho, magrelo, funcionário de uma livraria. Toda a trama começa quando o assassino destaca a vítima: YOU. Uma intensa vida interior começa na cabeça da personagem Joe e segue com sua análise da vítima da cabeça aos pés prevendo suas escolhas na livraria. Esta é uma característica que vai se apresentar por toda a primeira temporada, vida psicológica intensa de Joe Goldberg  que destrincha as pessoas para abordá-las, confrontá-las ou por mero exercício e exibe este seu poder analisando um cliente que queria comprar o último lançamento de Dan Brown e leva um clássico chato junto para não demonstrar superficialidade e gosto pouco apurado. O que de fato é uma estupidez. Eu li Dan Brown, gostei. E quem não? O rapaz faz algumas peripécias para comprar um livro de Dan Brawn e Guinevere Beck comenta:

"As pessoas são decepcionantes." 

E Joe rebate:

"As vezes surpreendem".

Para Beck tudo termina ali; ela compra o livro e se vai. Mas Joe a destacou: YOU. Então começa, literalmente, a caçada. O assassino vasculha a vida de Guinevere Beck nas redes sociais e passa a segui-la por todos os lugares, descobre sua  rotina. Ao mesmo tempo se justifica: faz isto porque "eles se apaixonaram a primeira vista e ela é uma DI- donzela indefesa que precisa da sua proteção." Joe é um assassino, stalker e voyer e eu uma spoiler. Se há uma possibilidade de romance este ocorre na cabeça de Joe e da autora do livro. Beck tem namorado, é apaixonada por ele e mesmo quando ele some, ela não corre para Joe e sim - para aplaca a dor  em encontros -o Tinder.

Vamos  avaliar fatos:

1. Locação: primeira temporada. Cidade de New York que se localiza no estado de New York.  NY tem cerca de 8.4 milhões de habitantes, dados de 2018, antes da pandemia Covid-19 que ceifou muitas vidas. Nova York é muito falada no Brasil, especialmente nos jornais de TV: Bolsa de NY, Wall Street, Mercado. Todos os dias e dia sim e outro também. Depois da Disneylândia é o segundo roteiro curtido por turistas brasileiros. Quase tudo ocorre no distrito de Manhattan: livraria, residências, escola, Central Parque; o sotão onde se grava  as cenas da "jaula" fica no distrito do Bronx.

2. Atores: gostei de todos principalmente os centrais Elizabeth Lail, Penn Badgley e do garoto Paco.

3. Enredo: roteiro a partir do livro You de Caroline Kepner. Mas... personagens foram adicionadas: Paco (Luca Padovan) mãe, tia, padastro. Quando li esta informação concordei com a adição. Acostumados com o fast life dos filmes estadunidenses onde tudo acontece em 24H, 48H, Velocidade Máxima, You é um contraste total: lento que chega a dar sono. Cenas longas como a perseguição de Joe a Beck na feira de livro em homenagem a Charles Dickens é "o ó do borogodó", super entediante. Estou sendo boazinha. Mas não desista, que a coisa vai melhorando; lá pelos episódios 5-6 a série engata a segunda, a terceira e vai indo assim até o décimo episódio. 

4. Figurino: ganha pela simplicidade e classe social de um gerente de livraria e uma estudante pobre nos Estados Unidos. Os ricos não são assim tão ricos como da série Blink Dubai, Blink Nova York. 

5. Abertura. TEM? Não espere uma música fenomenal ou terrificante. É sempre imagens de Nova York, quase sempre as mesmas e um YOU  banhado de tinta vermelha que parece TINTA. Incrível como Nova York, uma cidade de mais de 8 milhões de habitantes parece desabitada. Trânsito, tráfego de gente e automóveis é praticamente invisível. E a polícia? Não tem. Investigadores? Também não. Uma delegacia ou posto policial qualquer em NY? "Neris di pitibiriba". Mas, a série combina com a história de violência de Nova York que pode ser vista nos documentários Hip Hop evolution (2020), Fears City: NY x Máfia(2020) e Pretend It's a City (2021), todos excelentes e Netflix.

6. Iluminação. Neste primeiro episódio  a iluminação me encantou. As imagens sempre pegam o Amanhecer, Crepúsculo e Noite. A iluminação é levada a sério para dar aquele ar de romance que a autora quer passar e a direção entendeu perfeitamente. Amei. Nota 10.

7. TRILHA SONORA. Não tem na abertura, não tem uma trilha de terror e medo como nos filmes de Alfred Hitchcock: Psicose, Pássaros, Um corpo que cai. A trilha sonora é composta só com  os pensamentos de Joe, um tilintar na abertura da porta da livraria. Não há gritos de medo medonhos, terrificantes, de levantar os pelos do dedão do pé. Decepção total. O momento mais ou menos que que dá uma agitação ou ódio ao mendigo ocorreu  na cena do metrô, onde Beck bêbada e triste por perder o namorado cai no espaço dos trilhos. O mendigo e sua intervenção é quem salva a cena.

https://press.discovery.com/br/id/info/

8. Bola fora, super furada: NÃO HÁ POLÍCIA INVESTIGATIVA COMO NA VIDA REAL: ID - investigação Discovery. A autora ficou focada na "love story" e se esqueceu da polícia. E pior, contrariou a vida real onde  a média do Qi dos assassinos em série não é lá grandes coisas. São pessoas comuns, predadores, perversos3, podem até casar, ter filhos e amar, MAS NAMORAR A PRESA? Joe se gaba de ser inteligentíssimo e o resto da humanidade burra.  Há cenas esquisitas (era para ser hilárias?): Joe invade a casa e se esconde no chuveiro, a moça abre e  fecha o chuveiro, não escuta o barulho da água que cai no corpo de Joe e não percebe o vulto de um homem lá que todo mundo que assistiu viu o reflexo na cortina plástica do banheiro. Erro de continuísmo, falha da produção? Joe dançando no dia seguinte da escolha da vítima é deprimente. Era para ser o quê mesmo? Triller ou comédia?

https://br.tvlaint.com/2022/05/em-nova-faixa-de-programacao-true-crime.html TRUE CRIME Discovery 

9. Originalidade. Sorry, não há nada original na série YOU. Escrever livros sobre estórias de amor entre assassinos em série e vítimas e/ou não? Tem documentários e filmes e até programas para arrumar um crush como "Namoro atrás das grades"; há casos que envolvem a síndrome de Estolcomo; há pessoas que se apaixonam e se casam com assassinos perigosos "Vivendo com o inimigo",  casos reais ID-Discovery. Joe não ama as vítimas, ele brinca com elas sadicamente sabendo que vai matá-las. Até me lembrei de uma cena do Rei Leão I onde o rei manda o irmão Iscar parar de brincar com a comida, um ratinho desmilinguido. Joe escolhe a vítima, persegue, vigia, prende, tortura psicologicamente e mata. Dennis Rader, o famigerado BTK, era casado, pai de família, religioso, trabalhador e assassino crudelíssimo: amarrava, torturava e matava e fotografava. Também se achava inteligentíssimo e foi pego exatamente por esta vaidade 17 anos depois dos crimes.

https://soundcloud.com/user-308173519/btk-killer-dennis-rader

"(...)amarrar, torturar e matar. Que era exatamente o que Dennis Rader, um homem religioso, casado e com filhos, fazia com as suas vítimas. Ao todo foram 10 vítimas entre homens, mulheres e crianças; todos os crimes cometidos em um período de 17 anos, entre os anos de 1974 a 1991."4

10. Ainda no quesito originalidade intelectual: usar como metáfora "Dr. Jeckyll e Mr. Hide/O médico e o monstro" de Robert Louis Stevenson para justificar o assassino?  Usar Dom Quixote de  Miguel de Cervantes para justificar o amor cavalheiresco? Bah! A escolha mais inteligente seria Dostoievski em Crime e Castigo, mas Joe é só crimes. Se ficasse só com a vida real escabrosa dos assassinos em série estadunidenses já estava ótimo, pois Joe Godberg é só mais um psicopata, serial killer. Só na primeira temporada matou: Candace, Benji, Peach, Beck. 

11. Impossível  que a escritora não ter se preocupado com a investigação policial uma vez que mortes de ricaços como Benji e Peach  chamariam a atenção da polícia de Nova York  e do CSI NY.  Ao contrário da vida real em que há casos não resolvidos (Cold case) que anos depois e com novas tecnologias são desarquivados, desvendados e o criminoso é preso, na obra YOU não existe polícia e se existe  parece  que não assistem TV ou leem jornais, não tem acesso à era informacional e  redes sociais. Erro tosco, principiante da autora de YOU e da Netflix que deixou passar esta merda digrátis. Se você quiser seguir em frente com esta série VOCÊ saiba que você terá que aturar estas furadas de queijo suíço.

***

Ps.: Por que usei a frase "You, meu assassino em série favorito?" Freud explica e outros especialistas na área também. Gostar de séries, filmes, documentários sobre crimes, terror, sentir prazer em ter medo, ver coisas chocantes não tem nada de errado, doentio ou qualquer outra merda. Bora estudar para entender, pergunta no tio Google. Eu gosto, mas nem por isto posso ser classificada como potencial assassina em série. Vale para mim, vale para você buscar estudos sobre o tema. Aqui não é o local para esta discussão.




Fonte

1. CONVERSANDO COM ASSASSINO EM SÉRIE:  Jonhn Wayne Gacy.  Netflix . Série, 4 episódios https://www.netflix.com/watch/81416525?trackId=14277281&tctx=-97%2C-97%2C%2C%2C%2C%2C%2C%2C%2CVideo%3A81298614%2CdetailsPagePlayButton

2 Sobre YOU ver: https://mixdeseries.com.br/you-serie-ficou-tao-ruim-na-netflix-que-precisa-acabar/; https://www.techtudo.com.br/listas/2023/02/you-8-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-a-serie-streaming.ghtml; https://rollingstone.uol.com.br/media/stories/5-motivos-para-assistir-you-serie-da-netflix/ "A série estreou na Lifetime em 9 de setembro de 2018 nos Estados Unidos e transmitida internacionalmente pela Netflix em 26 de dezembro de 2018. A série atraiu um público limitado na Lifetime antes de se tornar mais popular e um sucesso crítico para a Netflix, com mais de 43 milhões de espectadores tendo transmitido a primeira temporada após sua estreia no serviço de streaming.[2][3] A Lifetime anunciou que You foi renovada para uma segunda temporada baseada no romance seguinte de Kepnes, Hidden Bodies, em 26 de julho de 2018, antes da estreia da série. Em dezembro de 2018, foi anunciado que a série mudaria para a Netflix como um título Original Netflix. A segunda temporada foi lançada exclusivamente na Netflix em 26 de dezembro de 2019.[4] Em janeiro de 2020, a série foi renovada para uma terceira temporada pela Netflix, que conta com Badgley e Pedretti reprisando seus papéis.[5][6][7] No dia 30 de agosto de 2021, foi confirmado que a terceira temporada iria estrear no dia 15 de outubro.[8] Ainda em outubro de 2021, antes da estreia da terceira temporada, a série foi renovada para uma quarta temporada.[9]A quarta temporada acabou sendo dividida em duas partes. O primeiro volume de episódios estreou em 9 de fevereiro de 2023, enquanto o segundo no dia 9 de março."https://pt.wikipedia.org/wiki/You_(s%C3%A9rie_de_televis%C3%A3o)

2. Cidade de Nova York http://www.guiageo-eua.com/nova-york.htm."Nova York, a cidade que nunca fecha e estações do ano bem definidas. É o principal centro cultural e econômico do Estado de Nova York. É a cidade de maior população dos EUA, com 8,4 milhões de habitantes (2018). É dividida em cinco regiões (boroughs): Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island."

3. https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2022/02/4987764-serie-documental-compara-historias-dos-5-serial-killers-mais-famosos-dos-eua.html; https://darkside.blog.br/btk-o-serial-killer-que-foi-capturado-por-conta-de-um-disquete/; 

4. https://darkside.blog.br/6-fatos-perturbadores-sobre-o-assassino-btk/

Um comentário: