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sábado, 23 de setembro de 2017

BRAZIL REDAÇÃO ENEM: SEM VALORIZAR PROFESSOR, COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO?

*Banco de redações UOL
Setembro. Tema
COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO, SEM VALORIZAR O PROFESSOR?


Marina da Silva

PUTZ! Intraduzível.
Foi a exclamação que soltei ao ler o tema do Banco de redações Uol-Setembro, para alunos que vão enfrentar o ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio! Cai na gargalhada! Sem noção, tosco, bizarro e estúpido! 
E esta vírgula? 
Como melhorar a educação? Todos os brasileiros, analfabetos inclusos, (Ex. Deputado federal Tiririca1), sabem a resposta de cor e salteado, por instinto, naturalmente! 
Mas então colocaram uma vírgula esdrúxula, quando a lógica, pede ali, um ponto de interrogação ou que ele, ?, fique aonde foi posicionado, no final das duas estruturas gramaticais.
Como coordenar, com uma vírgula, orações subordinadas historicamente nas "Raízes do Brasil"2 desde o descobrimento?
Quem criou tal tema é totalmente desprovido de inteligência, oportunista e mau caráter. Mas, esperto, muito esperto, admito.
www.google.com.br/images. Professora Catarinense(SC) Marcia Friggi, que, além de agredida  fisicamente na diretoria da escola, foi vítima de cyberataques, por defensores do deputado Jair Bolsonaro, como o pastor deputado federal Marcos Feliciano; cristão, casado e acusado de estupro. Cyberbullying em nome do ódio pregado pelo MBL e outros grupos defensores do bolsovômito, ops, bolsomito.



Aproveitando, claro, de mais um ato de violência contra professores, desta vez contra a professora Márcia Friggi e que viralizou nas redes sociais, emocionando o país, tanto pela imagem da professora quanto pelo desabafo, supostamente escrito por sua filha; e ainda pela onda ataques à Marcia, na cyberesfera, por sua postura À ESQUERDA política contra os bolsomínions3, apelido dado aos seguidores de Jair Bolsonaro, principalmente aos "gênios" do  MBL-Movimento Brasil Livre, recentemente na mídia por OBRIGAR o banco Santander interromper a exposição GLBT Exposição Queer Museu no Santander Cultural em Porto Alegre (RS).4

www.google.com.br/images. AMOR, TOLERÂNCIA, OPÇÃO PELOS POBRES E MENOS FAVORECIDOS NA SOCIEDADE SÃO ENSINAMENTOS DE JESUS, TOTALMENTE AVESSO, CONTRÁRIO A QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA EM PALAVRAS E/OU ATOS.


MBL, Vemprarua.com, Revoltados online e outros grupos5 são "agentes" mobilizadores de causas  e interesses escusos e contra a nação brasileira...SÓ JESUS E SEUS MUITOS BRAÇOS DE AMOR E TOLERÂNCIA NA CAUSA! Possuem baixíssima formação educacional, intelectual, cultural e pouco ou nada sabem sobre a História do Brasil e Mundial. Seus estudos são voltados contra Lula, PT, esquerda, comunismo! Negam que tenha havido ditadura no Brasil, conhecimento adquirido após contatos e doutrinamento com defensores do autoritarismo militar ou intervenção norte-americana no país. Escondem-se atrás do chamado "discurso politicamente incorreto", o mesmo do tática de Donald Trump, presidente americano: atacar imprensa, gritar, bater, xingar, vociferar, quebrar, explodir, espalhar fake news, mentiras; pregar vícios, cyberbullying e ódio contra Lula, petistas, contra a miscigenação, diversidade e multiculturalidade e multi-sexualidade do povo brasileiro!6

Resultado de imagem para fernando holiday partido
www.google.com.br/images. Fernando Holiday. MBL, antipetista, Lulafóbico, defende a direita conservadora. Tem dezenove anos de idade, é o mais jovem vereador de São Paulo pelo partido DEM (antigo PFL). Partido da direita ultra-conservadora e um dos que possui mais políticos investigados nos crimes de corrupção da operação Lava jato , depois do PP, PMDB, PR, PRB, PSDB. Defende a Escola sem Partido, leia-se, sem o PT E petismo, terceiro partido mais importante do país.  Holiday"(...) é investigado pelo MP por uso de caixa 2 em fraude eleitoral."



Como de boas intenções anda o inferno cheio...a vírgula cria um enigma para uma frase de fácil resposta. Resolvi testar uma garota que vai fazer o ENEM contando-lhe que escrevo artigos sobre os temas propostos pelo banco de redações UOL. Explico que são temas mensais e que saiu o tema de setembro 2017.
"Qual é o tema?"
"Como melhorar a educação -fiz a pausa da vírgula-, sem valorizar o professor?"
"Tem jeito? Tem como? Existe isto? Esta possibilidade?" Foi a saraivada de interpelações que recebi. Ela ficou alterada e indignada e com muita raiva continuou:
"Tá, vocês vão botar este pepino para os alunos do ENEM? Bonito!? Lindo!? A gente vai responder para o governo? O objetivo, é qual, desta palhaçada? Quer que eu saia agora e jogue uma bomba na escola?"
Achei fenomenal tanto a resposta como a indignação e com toda a "licença literária" que me possam permitir, concordo com ela: "Que porra é essa?"

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Vamos conhecer um pouco da Educação no Brasil onde os "Brasileiros tem péssima argumentação educativa", tema da redação ENEM Uol-agosto/2017 e moleques do MBL carregam bandeira da Escola sem Partido, ops, sem  PT, Lula ou defensores e professores e políticos e alunos petistas. 
Vamos aos dados do INEP- Instituto Nacional de  Estudos e Pesquisas Educacionais/ Mistério da Educação e Cultura  e da Fundação LEMANN: São 186,1 milhões escolas de Ensino Básico e 48.8 milhões de alunos matriculados; 15,3 milhões nos primeiros anos do Ensino Básico e 99, 96% no turno diurno, sendo 84,6% em escolas urbanas.   São 1.9 milhão de alunos no ensino profissionalizante e 3.233.739 milhões matriculados em creches. Há 2.2 milhões professores no Ensino Básico7.

BRASIL: CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2016
Print da página http://www.fundacaolemann.org.br/dia-da-educacao. J.P. Lemann é o Eike Batista que deu certo, com apoio e logística  e muita  informação e especulação financeira dos anos Oitenta e noventa, século XX, no Brasil do "vale tudo". É o bilionário número UM do Brasil e se apresenta como suíço-brasileiro. Sintomático...


"São 48,8 milhões de alunos na Educação Básica - sendo que 39,8 milhões estão matriculados na rede pública de ensino. Para atender todos os alunos, o Brasil tem 186 mil escolas e cerca de 2,2 milhões de docentes espalhados pelo país." (Lemann, 2017)

CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2016

Print da páginahttp://www.fundacaolemann.org.br/dia-da-educacao.

QUALIDADE E INFRAESTRUTURA.

"Qualidade e infraestrutura. Muitas escolas não têm a infraestrutura adequada para o aprendizado, o que é considerado pelos especialistas um dos fatores que contribuem para o desestímulo dos alunos.  "As regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas - muitas não possuem salas de leitura, bibliotecas ou acesso à internet. Isso dificulta o desenvolvimento e incentivo a tecnologias educacionais que poderiam ser grandes aliadas dos professores e alunos." (Lemann, 2017)

http://simaojacinto.blogspot.com.br/2013/06/
Apenas 0,6% das escolas brasileiras têm infraestrutura próxima da ideal para o ensino, isto é, têm biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, laboratório de ciências e dependências adequadas para atender a estudantes com necessidades básicas. (...) Já 44% das instituições de educação básica contam apenas com água encanadasanitário, energia elétrica, esgoto e cozinha em sua infraestruturaA pesquisa incluiu dados do Censo Escolar de 2011 de 194.932  escolas.
grifos do autor




OS ALUNOS ESTÃO NA ESCOLA
http://www.fundacaolemann.org.br/dia-da-educacao

"✓ Quase 600 mil crianças de 4 anos estão fora da escola. Aos 5 ou 6 anos, o número é 300 mil
✓ Mais de 99% da população de 6 a 13 anos estão na escola
✓ Cerca de 1,7 milhão de jovens de 14 a 17 anos estão fora da escola
✓ Segundo a Pesquisa Nacional Domiciliar realizada pelo IBGE em 2015, estudantes de baixa renda entram na escola mais tarde saem mais cedo. A partir dos 15 anos, muitos deixam a escola para ir trabalhar (26% entre os jovens de 15 a 17 anos empregados não estão estudando)
Nos últimos 12 anos a desigualdade de atendimento escolar caiu, porém a população negra e as comunidades de áreas rurais ainda estão mais distantes do ensino formal do que a população branca e urbana."(Lemann, 2017) grifo meu.



Acrescente aos dados  DO INEP que o Brasil possui cerca de 13.200 milhões de analfabetos na faixa de 15 anos ou mais, dados IBGE- Pnad/ 2014. 

OS ALUNOS ESTÃO NA ESCOLA?
http://inep.gov.br/

"Resultados – Os novos dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, respectivamente, evadiram da escola de acordo com o Censo Escolar entre os anos de 2014 e 2015. O 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, 7,7%, seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,8%. Considerando todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos nessa etapa de ensino.
A série histórica revela, em todas as etapas de ensino, uma queda progressiva na evasão escolar de 2007 a 2013, mas o comportamento se altera em 2014, quando as taxas aumentam. A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. O Pará tem a mais alta taxa de evasão em todas as etapas de ensino, chegando a 16% no ensino médio." (INEP, 2017) grifo meu
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.



  SALÁRIO DE PROFESSOR

Print da página https://g1.globo.com/educacao

Uau! Aumento super fenomenal! Quase atinge 2,5 salários mínimos por 40 horas semanais! Pena que dos 5.570 municípios brasileiros,  55% NÃO PAGAM  o piso nacional;  dos 26 Estados e o DF- Brasília,  apenas 14  pagam o máximo... que não atinge o piso mínimo nacional!

"Entre os municípios de todos os estados, incluindo o Distrito Federal, que enviaram os dados, 2.533 declararam que pagam um salário aos professores de pelo menos o valor do piso nacional. Isso representa 45% do total de 5.570 municípios brasileiros."9

Com um diagnóstico deste: COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO, SEM VALORIZAR O PROFESSOR?

Pare e respire e processe a informações antes de desvendarmos o tema uol-ENEM
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Sem valorizar o professor, como melhorar a educação? é a verdadeira questão que está por trás do tema UOL/ ENEM. Os alunos prestarão um super favor com suas ideias inovadoras ou não, para um "projeto de nação" ultra-neoliberal instaurado após destituição da presidenta Dilma, que congelou os gastos públicos por 20 anos. Primeira medida do governo Michel Temer-PMDB e aliados, PSDB, DEM, PR, PRB, PP ( e ainda 20 partidos e políticos envolvidos nos crimes da Lava jato, PT incluso) aprovando a Emenda Constitucional  PEC nº 241 (Câmara Federal) e PEC nº 55 (senado) em 13 de Dezembro de 2016.
Não existe nenhuma intenção de valorizar o professor que permanecerá trabalhando em condições materiais e de infra-estruturas precárias, salários indignos, desrespeitados por alunos e família, sem a mínima proteção à vida, ou ao assédio moral, bullying e cyberbullying oficiais e da mídia, alunos e famílias! MELHORAR E VALORIZAR  EDUCAÇÃO E PROFESSORES são ações que estão fora do horizonte político atual e de qualquer outro  se o atual governo permanecer controlando os três poderes, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIÁRIO, Ministério Público Federal incluso; com  todos os políticos corruptos e seus comparsas em cargos de primeiro ao último escalão. 
Se a melhoria da educação depender unicamente do VALOR DO SALÁRIO pago à categoria, não sairemos do lugar e ainda agravaremos o diagnóstico da educação no país até 2036.  A solução para a grave crise de banditismo que assola o Brasil não está na Educação nem no giz, quadro negro e mãos de professores!

"É inapropriado que um governo que não foi eleito proponha medidas tão radicais" Philip Alston, relator das Nações Unidas para Pobreza Extrema"

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O que melhoraria na Educação e na vida do povo brasileiro (classes médias também) que vive do trabalho o reles aumento de salário de professores? Acabaria com a corrupção no governo brasileiro? Acabaria ou diminuiria a violência geral e contra professores em particular? Claro que melhorar a educação no Brasil não depende unicamente do salário de professores nem o salário significa valorização  alguma se descolado da realidade brasileira de altíssima concentração de riquezas num grupo pequeno e um fosso abissal de desigualdade/disparidade econômica para o resto da população!

Mosaico a partir de www.google.com.br/revista Exame. Bilionários são uma dezena e milionários cerca de 4 dezenas, o restante da população, 207 milhões de pessoas vivem do trabalho e milhões passam perrengues para sobreviver.


Então COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO, SEM VALORIZAR O PROFESSOR? virou tema de redação UOL para o ENEM?  Por que é essencial não valorizar o professor? Que tipo de educação melhorada se quer para o Brasil século XXI sem valorizar professores? E que tipo de ESCOLA e PROFESSORES são necessários para manter a expropriação e exploração do povo? Quais os VALORES que o "tema" busca escamotear invertendo o valor da educação e do professor para os brasileiros e roubando o "capital intelectual" [ideias] vindas dos alunos que estão se preparando para o ENEM?


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Quanto vale um professor para o Brasil? 


Vale grandeza, reconhecimento, enaltecimento, apreciação, elogio, importância, valor e destaque mundial frente às grandes potências capitalistas que dividem o poder: Estados Unidos, China, Alemanha, Inglaterra, Japão, França, Rússia, citando as maiores potências de "primeiro mundo" que se esfolam nas disputas para controlar áreas  geoeconômicas, geopolíticas e geoestratégicas vitais ao imperialismo de cada uma e cada qual sobre o planeta. O Brasil é a potência da vez e de sempre pela sua vastidão de riquezas minerais, vegetais, animais, mão-de-obra, mercado consumidor e principalmente pelos vastíssimos campos de petróleo e gás natural descobertos na camada pré-sal, principais moedas geopolíticas nos planos de americanos, chineses, russos, etc!
Professores agregam valor, conhecimento, ciência e consciência, pensamento humano-sociológico-crítico-filosófico-científico ao povo brasileiro tratado como vira-lata, raça sub-humana, bando de macacos subdesenvolvidos; mostrando realmente qual é o valor da nossa gente, da nossa terra e a importância do país e da soberania nacional para não sermos vendido como reles escravos e colônia de exploração/expropriação aos "players" capitalistas nacionais e/ou estrangeiros como J. P. Lemann!
Quem quer mudar este quadro funesto da Educação e da visão negativa do povo sobre si mesmo? Os esquerdopatas, esquerdistas, partidos da esquerda, isto é, políticos ligados às ideias humanistas, igualitárias, de liberdade, socialistas, democrático-socialistas, comunistas, cujo maior destaque esteve ligado ao PCB, PC do B, PDT e PT, sendo este último,  quem durante 13 anos na presidência da República, teve como maior feito, atingir  e ELEVAR o moral do povo e fazê-lo ver seu potencial e orgulho de ser brasileiro, DE PERTENCER Á ESTA NAÇÃO. Embora com políticas  econômicas sociais frágeis  devidos às alianças e coligações com oligarquias conservadoras e poderosas e constantemente sabotadoras das políticas sociais e econômicas, principalmente a partir da eleição de Dilma Rousseff para segundo mandato.
O Petismo  e seu discurso populista não contrariou neoliberais nem banqueiros nem impediu privatizações e benesses para capitalistas nacionais e/ou estrangeiros. Seu maior erro histórico foi deixar o povo vira-lata  se sentir gente, cidadão, digno, criador e empreendedor! E isto foi imperdoável, uma verdadeira revolução: o grande enigma Lula/PT, nas palavras de Emir Sader.  
Manter o povo brasileiro fisiologicamente como gado reles, faminto material, educacional e espiritualmente, "procurando um doutor em algum lugar" e "um Brasil que come com talher de prata e outro que só come com a mãos" é a conditio sine qua non (essencial, necessária) para manter o status quo ricos X pobres; mansão X favelas; Eles X nós; Lula dos pobres X (?) dos ricos para 2018 e seculum seculorum (por todos os séculos), amem!



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Não valorizar os professores faz parte da geoestratégia e geopolítica econômica mundial desde o retorno neoliberal e da globalização dos mercados a partir do final  da God age nos finais  anos Sessenta nos países capitalistas do "primeiro mundo". Enquanto isso no Brasil a industrialização, além do "milagre econômico" do início dos anos Setenta, fez surgir uma classe média, o fortalecimento da classe dos professores, médicos  e profissionais da saúde, bancários, metalúrgicos, eletricitários, rodoviários, metroviários, portuários, construção civil, etc, e um "novo sindicalismo" de massa, combativo e também movimentos populares como o MST- movimentos dos Sem-Terra e ressurgimento, fortalecimento  e criação dos novos partidos de esquerda, entre eles o Partido dos Trabalhadores (1983).
Embora declarada "Década perdida", na verdade os anos Oitenta foram de grande efervescência política e cultural e econômica para alavancar os novos ricos ou ricos emergentes que fizeram fortunas com a hiperinflação de preços e juros e grande especulação na bolsa de valores que levaram à falência muitos empresários que entregaram seu patrimônio a preço de banana para os players, ou espalhadores de boatos que levaram à quebradeira geral de empresas, manipulando dados, um fenômeno mundial que virou filmes hollywoodianos como O lobo de Wall Street, estrelado por Leonardo di Caprio e recentemente A grande aposta (sobre a bolha imobiliária ou crise subprime em 2008- Estados Unidos e que se espraiou para a Europa em 2011); outro grande momento de altíssimas ganâncias!
1990 é o marco histórico da chegada do neoliberalismo no Brasil no jet-ski de Fernando Collor, que imediatamente abriu o mercado nacional ao estrangeiro e centrou fogo nas empresas estatais, no excesso de burocratização e nos funcionários públicos, um bando de marajás. As ordens neoliberais seguiram curso com FHC (1994-2002) atacando professores, médicos, aposentados (bndo de vagabundos) e privatizando empresas geoestratégicas, fase conhecida como A privataria tucana (PSDB) envolvida em muita  suspeita de corrupção e malversação do dinheiro público, lavagem de dinheiro e evasão do mesmo para paraísos fiscais.
 As armas usadas? Sub-investimentos em áreas chaves como saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, transporte público, habitação, arrocho salarial da classe média, rebaixamento da renda mínima e transferência de renda para os ricos através de benesses e isenções fiscais, empréstimos bancários a juros podres  e instituindo as PPP's- parceria público privadas, onde o Estado entra com o dinheiro via BNDS e os empresários com ideias, projetos. Vide case Eike Batista, o serial entrepreuner.

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Resultado de imagem para greve professores 2017
www.google.com.br/images. 2011. Minas Gerais. Uma greve de mais de 100 dias sem negociação! A educação e professores, intencionalmente desprezados pelo professor Antônio Anastasia, duas vezes vice-governador de Aécio Neves, duas vezes governador de MG, atual senador.

O TEMA PROPOSTO  Como melhorar a educação, sem valorizar o professor? é colocado para uma geração que pouco ou nada conhece da História e formação e evolução econômica-política-social-religiosa-cultural-folclórica do Brasil e da evolução da Educação no país que, até meados do século XX capengava! A geração Millenium nasceu na era globalizada, da  internet e com o espalhamento do computador pessoal competindo e derrubando o poder das TV's nos lares; era dos vídeos games, celulares, Google,  Orkut, Iphone, Smartphone, tablet, Twitter, blogs, Facebook, What's App, Instagran, RSS, etc, etc, etc. Um mundo ultra  high tech, acelerado, sem tempo para comer, brincar, conhecer gente de carne e osso e travar amizades; avesso a frequentar escolas antiquadas, caindo aos pedaços, desaparelhadas de novas tecnologias e de profissionais preparados para lidar com elas; em escolas que qualquer um pode ser professor solidário apenas com o quarto ano primário; sem banheiros, carteiras, bibliotecas, com professores e demais profissionais da educação desvalorizados, onde o "inssinú" é péssimo, pouco estimulante e criativo, usando linguagem caduca e alienígena para uma geração antenada, plugada 24H e mais do que nunca preocupada em ter uma grande ideia, criar startups inovadoras, ["uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza."], entregá-las a um bom preço, tornando-se milionário em pouco tempo e quiça um bilionário como Bill Gates, Steve Jobs ou Mark Zukerberg. O melhor da escola para esta geração são AS GREVES DE PROFESSORES POR SALÁRIO E MELHORES CONDIÇÕES E RELAÇÕES DE TRABALHO que veio se terceirizando através dos contratos de DESIGNAÇÃO ou temporários.

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Enquanto a reestruturação produtiva e privatizações iam causando desemprego em massa e enfraquecendo o sindicalismo dos setores primários, secundários, terciários, faltava quebrar o topete, à força do poder dos sindicatos e centrais sindicacais e associações ligadas à Saúde e Educação, dois ramos pertencentes ao serviço público. 
DESEMPODERAR OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO se deu a partir dos finais dos anos Setenta e principalmente nos anos Oitenta e Noventa de forma abjeta e execrável com amplo apoio dos militares e amparo da mídia, destaque para as Organizações Globo. DESVALORIZAR o trabalho e a importância dos profissionais da saúde e educação foi fácil, rápido e impiedoso transformando as classes em vilãs, fazendo uso das greves longas, jogando diariamente em toda a programação de rádio e televisão, a população contra médicos e professores ou acusando as reivindicações trabalhistas como jogo politico. As greves eram apresentadas como de interesse das esquerdas, principalmente ligados ao PT. A "pá de cal" sobre estas categorias veio com redução de concursos públicos, "terceirização" ou aumento de contratos temporários, também conhecidos como designações. O resultado está no Censo do Inep, desde 2007,ano que se instituiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. O resultado de tais políticas resultou na precarização geral da Educação no Brasil, que teve um breve respiro nas políticas do Lulismo/Petismo, mas caíram em desgraça com a destituição de Dilma Rousseff em 31-08-2015. A nova reforma da Educação incita o desprestígio de disciplinas que podem levar o aluno a pensar, criticar, a se posicionar contra o establishment, isto é: "a ordem ideológica,  econômica, política e legal que constitui a sociedade, o Estado; e a elite social que controla a riqueza produzida pelo povo, controla a economia, o poder político" e claro, o povo! Eis a "escola sem partido", traduzida na eliminação de petistas em todos os setores da escola: da cantina à administração; do corpo docente e discente; negando aos alunos o direito de pensar, criticar, se rebelar e revoltar com o roubo e aviltamento da nação. Forjando tarefeiros, obreiros, "soldadinhos conservadores", vigilantes contra ideologias que pregam o pluralismo e a multi-diversidade racial, cultural, religiosa,  sexual, partidária, a democracia, a liberdade, o importar-se com o próximo; negando fatos históricos como as ditaduras militares ocorridas no Brasil de Vargas (Golpe de 1937-1945) e a ditadura das "vacas fardadas" ou militares (golpe de 1964-1984); pregando a inferiorização dos negros, mestiços, mulheres  e louvando intervenção militar ou intervenção norte-americano em solo brasileiro, desprezando nossa Constituição Federal e soberania nacional!






Fontes:

1.BRASIL. CONGRESSO EM FOCO. Tiririca. Francisco Everaldo Oliveira Silva é um arremedo de palhaço, cantor, humorista, usado como "puxa-voto", isto é, votos de celebridades ou de desabafo como aconteceu com o macaco Tião em 1989. Seu lema em 2010. Pior do que está não fica, o abestado e analfabeto alcançou 1.300 milhão de votos. "Acusado por um promotor eleitoral de ter omitido a informação de que era analfabeto, Tiririca teve de fazer um teste para comprovar que sabia ler e escrever (condição obrigatória para alguém disputar um cargo eletivo no país). O caso só foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro do ano passado. Os ministros da corte máxima do Judiciário brasileiro concluíram que ele tem “rudimentares conhecimentos de escrita e leitura” e que cassar seu registro seria uma decisão discriminatória."http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/tiririca-encerra-mandato-com-100-de-presenca-mas-sem-subir-a-tribuna/

2. BRASIL. Sobre a formação histórica do Brasil, especialmente sobre miscigenação ver: HOLANDA, Sérgio Buarque de . Raízes do Brasil.pdf; FREYRE, Gilberto. Casa-grande e Senzala. http://www.usp.br/cje/anexos/freire_gilberto_casa_grande_senzala.pdf  e RIBEIRO, João Ubaldo, Viva o povo brasileiro .

3. Bolsomínios, apelido dado aos seguidores e defensores da plataforma política de Jair Bolsonaro, deputado federal homofóbico, racista, misógino, armamentista ( supostamente lobbista de bilionários de indústrias de armas) e anti-Constituição Federal 1988 ao pedir intervenção militar e pregar ditadura militar num país que optou pela democracia e Estado Democrático de Direito. Bolsomínios faz alusão aos mínions, personagem do filme Meu malvado favorito que adoram seguir o mal e padecem de inteligência.

4.  BRASIL. MBL x ARTISTAS E OBRAS GLBT.  Exposição cancelada pela imposição e cerceamento e ameças do grupo MBL ao banco Santander que cedeu e cancelou a Exposição Queer Museu no Santander Cultural em Porto Alegre (RS) "A mostra, com curadoria de Gaudêncio Fidelis, reunia 270 trabalhos de 85 artistas que abordavam a temática LGBT, questões de gênero e de diversidade sexual. As obras - que percorrem o período histórico de meados do século XX até os dias de hoje - são assinadas por grandes nomes como Adriana Varejão, Cândido Portinari, Fernando Baril, Hudinilson Jr., Lygia Clark, Leonilson e Yuri Firmesa." Sobre repercussão internacional ver https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/11/politica/1505164425_555164.html

5. PARA ENTENDER O MBL é preciso saber quem está por trás do grupo financiando e dando  o treinamento para atuação através do Students for Liberty e Atlas Network. Veja https://ocafezinho.com/2017/07/27/imprensa-internacional-revela-ligacoes-da-nova-direita-brasileira-com-os-irmaos-koch/ "Reportagem do Guardian publicada ontem, enfatiza que diversos membros do MBL, um dos principais agentes dessa nova direita, responsável pelas manifestações de rua em favor do golpe, foram treinados e financiados por organizações que recebem fundos dos irmãos Koch, proprietários de indústrias ligadas ao setor de petróleo e derivados."

6. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/INEP. Censo Escolar da educação Básica. 2016. Notas estátísticas. Brasília-DF/fevereito 2017;  Censo da educação no Brasil, disponíveis no site da Fundação Lemann. http://www.fundacaolemann.org.br/dia-da-educacao

7. BRASIL. Sobre esta pesquisa ver: https://educacao.uol.com.br/noticias/2013/06/04/menos-de-1-das-escolas-brasileiras-tem-infraestrutura-ideal.htm,  http://simaojacinto.blogspot.com.br/2013/06/Esse é o resultado de um estudo feito pelos pesquisadores Joaquim José Soares Neto, Girlene Ribeiro de Jesus e Camila Akemi Karino, da UnB (Universidade de Brasília), e Dalton Francisco de Andrade, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), intitulado "Uma escala para medir a infraestrutura escolar".

8. sobre o piso nacional salarial de professor ver https://g1.globo.com/educacao/noticia/piso-salarial-dos-professores-sera-de-r-229880-em-2017-afirma-ministro.ghtml,https://g1.globo.com/educacao/noticia/maioria-dos-municipios-nao-paga-o-piso-salarial-aos-professores-diz-mec.ghtml

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

BRASIL: FUCK MBL! WE ARE FREEDOM

HELLO FRIENDS FROM MARINA DA SILVA BLOG


I WANT TO EXTERNAL MY REJECTION
  TO THE MBL GROUP
FOR THE ATTEMPT TO PREVENT, CENSURING ART IN BRAZIL BY INTIMIDATING SANTANDER BANK AND THE ARTS CURATOR
THROUGH THE

Queer Museum Exhibition at Santander Cultural in Porto Alegre (RS)
www.google.com.br/images


MBL- GROUP OF IDIOTS ARE CONTRARY TO FREEDOM, ARE FAVORABLE TO ARMAMENTISM (LOBBISTS INDUSTRY ARMAMENTISTA USA), DEFEND LIBERTARIANISM, WITHOUT KNOWING WHAT IT MEANS.
www.google.com.br/images


A GANG of dilettantes, very low spiritual and intellectual and educational development that were made at the expense of the PASSE-FREE MOVEMENT and REVOLT OF THE BUS IN 2013.
www,google.com.br/images. MBL: THESE YOUNG PEOPLE ARE SO STUPID THAT
DO NOT REALIZE THAT YOU COULD HAVE CREATED A POLITICAL PARTY. IT'S TIME TO GO BACK TO SCHOOL!

In addition to opportunism, these fraudsters, profiteers, are at the service and receiving financial "help" from national and foreign businessmen (KOCH brothers, billionaires of the armaments industry), and from colonelist, right-wing and conservative parties that manipulate the MBL patridiot: corrupt politicians of

 PP, PMDB, PSDB, DEM, PR, PRB, all involved in crimes of corruption and misappropriation of public funds in the crimes of LAVA JATO.
www.google.com.br/images. MBL are said to be nonpartisan and receive an allowance from parties; denounced are now supra-party, the same as zero left. idiots, ops, agents of state, made to obey corrupt authorities.


They were used to mobilize the Coxinhas, defenders of the indefensible, in the coup that deposed the legitimate elected president, Dilma Rousseff.
www.google.com.br/images

Fallen in oblivion after 2015, the MBL troupe wants to appear boycotting an exhibition that began on August 15, because they are Christians, Marians, defenders of morals, good customs. kkkkKKK

SHOT IN THE FOOT! WE BRAZILIANS WE REPRESENT! WE ARE 207 MILLION PEOPLE FOR FREEDOM, EQUALITY, FRATERNITY, LOVE!
The BLOG www.marinasdasilva.blogspot.com.br SUPPORTS UNCONDITIONALLY The Queer Museum Exhibition at Santander Cultural in Porto Alegre (RS)

IRRESTRIAL SUPPORT TO FREE EXPRESSION! CENSORSHIP EVER AGAIN!

FUCK MBL!




terça-feira, 12 de setembro de 2017

BRASIL: FUCK MBL! NÓS SOMOS A LIBERDADE!

HELLO AMIGOS E AMIGAS DO BLOG MARINA DA SILVA


QUERO EXTERNAR MEU REPÚDIO AO GRUPELHO MBL POR TENTAR TOLHER, IMPEDIR, CENSURAR A ARTE NO BRASIL AO INTIMIDAR O BANCO SANTANDER E O CURADOR DE ARTES 
PELA 

Exposição Queer Museu no Santander Cultural em Porto Alegre (RS)
www.google.com.br/images


MBL-seja lá o que isto signifique, SÃO CONTRÁRIOS À LIBERDADE, PREGAM ARMAMENTISMO, DEFENDEM O LIBERTARIANISMO, SEM SEQUER SABER O QUE ISTO SIGNIFIQUE.
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Um grupo de rapazes diletantes, de baixíssimo desenvolvimento espiritual e intelectual e educacional que se fizeram às custas do MOVIMENTO PASSE-LIVRE e REVOLTA DO BUSÃO EM 2013.
www,google.com.br/images. MBL: SÃO TÃO ESTÚPIDOS QUE SEQUER PERCEBERAM QUE PODERIAM TER CRIADO UM PARTIDO POLÍTICO. ESTÁ NA HORA DE VOLTAR ÀS AULAS!

Além de oportunismo, estes moleques falsários, aproveitadores, estão à serviço e recebendo "ajuda" financeira de empresários nacionais e estrangeiros (irmãos KOCH,  bilionários da indústria armamentistas), e de partidos coronelistas, direitistas, conservadores, que manipulam os patridiotas MBL:

 PP, PMDB, PSDB, DEM, PR, PRB,  todos envolvidos em crimes de corrupção e desvio de verbas públicas nos crimes da LAVA JATO). 
www.google.com.br/images. MBL se dizem apartidários e recebem mesada de partidos; denunciados são agora suprapartidários, o mesmo que zero à esquerda.

Foram usados para mobilizar os Coxinhas, defensores do indefensável, no golpe de Estado que destituiu a legítima presidenta eleita, Dilma Rousseff. 

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Caídos no esquecimento após 2015, a trupe quer aparecer boicotando uma exposição que começou em 15 de agosto, por que são cristão, marianos, defensores da moral, bons costumes. kkkkKKK

TIRO NO PÉ! NÓS BRASILEIROS NOS REPRESENTAMOS! NÓS SOMOS 207 MILHÕES DE PESSOAS PELA LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE, AMOR!
O BLOG www.marinasdasilva.blogspot.com.br APOIA INCONDICIONALMENTE A Exposição Queer Museu no Santander Cultural em Porto Alegre (RS)

APOIO IRRESTRITO À LIVRE EXPRESSÃO! CENSURA NUNCA MAIS!

FUCK MBL!



domingo, 10 de setembro de 2017

BRAZIL REDAÇÃO ENEM: TEMA BULLYING

 13 RAZÕES PORQUE
www.google.com.br/images. Série Netflix sobre BULLYING nas escolas. tema universal:  Bullying com bullying se paga? Qual o mistério por trás das 13 razões que levaram Hanna Baker a cometer suicídio?

Marina da Silva



13 REASONS WY é o título de uma série Netflix (maio-2017) que aborda o tema bullying e que deu e dá o que falar nas redes sociais. Cometendo spoiler (estragando) e me desculpando...13 REASONS WY  é uma adaptação do livro de Jay Asher: Trirteen reasons wy, um drama evolvendo bullying entre estudantes adolescentes e se inicia com Clay Jensen (Dylan Minnete) recebendo uma caixa de sapatos com 13 fitas cassetes de Hannah Baker (Katherine Langford) a garota por quem Clay curtia uma paixão platônica e que se suicidou, aparentemente, sem nenhuma razão. Não conto mais nada!
Geralmente se associa bullying ao ambiente escolar e às crianças e adolescentes. Mas...
Assunto sério e complexo exige carinho, comprometimento e dedicação cientifico-filosófico e principalmente histórico-geográfica na busca para entender compreender e lidar com "bullying" em quaisquer relações humanas (econômica-política-social-religiosa-cultural-folclórica, etc, etc) sem cair no maniqueísmo bom-mau; bem-mal ou em apropriação chula de Maquiavel que, como outros pensadores clássicos, parte do princípio de que a natureza humana é sempre má.
Feitas as considerações iniciais necessárias voltemos ao tema: bullying deriva da palavra inglesa bully (valentão) e se refere à toda espécie de intimidação, isto é, atitudes e práticas violentas, físicas e/ou psicológicas que indivíduo(s), de qualquer sexo, raça, cor, crença, opção sexual, pratica(m)  rotineira e repetidamente contra outro(s) indivíduo(s) causando sofrimento mental e até auto-aniquilação, ressentimento e vingança.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Columbine. 1999. ESTADOS UNIDOS.
"Eric Harris (à esquerda) e Dylan Klebold (à direita) pegos pelas câmeras de segurança da escola na lanchonete, 11 minutos antes de seus suicídios.(...)mataram 12 alunos e um professor. Eles também feriram outras 21 pessoas, e mais outras três ficaram feridas enquanto tentavam fugir da escola. A dupla cometeu suicídio.(...)O incidente provocou debates sobre leis de controle de armas, gangues do ensino médio, subculturas e bullying."


Chatear, encher o saco, importunar, sacanear humilhar, exposição ao ridículo, ameaças e agressões verbais e/ou físicas, fofocas, detrações, mentiras, maledicências, perjúrio, difamação, prisão (em salas, banheiro, vestiário, etc), cárcere privado, revista (pessoa, materiais na escola, trabalho, casa, etc).

Uma pausa necessária...
Hodiernamente, mentir, sacanear, espalhar boatos deixou de ser vício e tornou-se discurso e prática daqueles que apoiam e se curvam e curtem a balela dos libertarianos1 e seu discurso politicamente incorreto que vai contra todos os pensamentos clássicos sobre formas de governo, estado,  e tudo o que é desejável e salutar como os princípios e valores morais que uma sociedade humana deve ter/cultivar/manter para evitar a corrupção e corrosão do governo, instabilidade social e política, enfim, sua ruína e desaparecimento. O culto e adoração ao ódio, aos vícios contra valores morais, éticos, crenças, cultura, folclore, diz Maquiavel, só é permitido para aqueles que querem controlar e dominar a riqueza, o mesmo que poder e só no momento da fundação ou instauração de um "novo poder", por exemplo, o atual culto do "charme da burguesia e o neoliberalismo em suas formas que vão do anarco-capitalismo ao libertarismo ou libertarianismo passando pelo híbrido capitalismo-comunista sanguinário! 
O exemplo mais atual de ódio e mentiras aconteceu na campanha eleitoral dos Estados Unidos 2016, quando, o partido republicano tradicional (ricos antigos), vendo o risco eminente da perpetuação dos democratas por mais dois mandatos com Hillary Clinton e exposição do que realmente é a República norte americana, permitiram a candidatura do bilionário "deplorável" (termo usado por Hillary) e o "marketing politiqueiro Trump"2 de baixíssimo nível; isto considerando os Estados Unidos, um país de primeiro mundo e a mais importante potência econômica e bélica do planeta, exemplo para muitos países, Brasil incluso! 
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www.google.com.br/images. Racista, misógino, xenofóbico, islamofóbico, homofóbico, grosso, estúpido, burro, deplorável, tosco, bizarro, são alguns dos adjetivos  usados para classificar Donald Trump e sua trupe/tropa. Os republicanos  se garantiram no poder e o planeta ri do atual presidente americano. Até os venezuelanos, ameaçados de invasão para entregar o país à América,  morrem de rir das palhaçadas de Trump. 



Voltando...
Na Língua Portuguesa a palavra que mais se aproxima do conceito simples de bullying é bulir: verbo transitivo direto, transitivo indireto 1(prep. com) mover (-se), agitar (-se) de leve; 2 (prep. em) pôr as mãos; tocar 3 (prep. com) fig aborrecer, incomodar, bulimento.3
No significado amplo podemos lançar mão de: discriminação, intolerância, assédio, crime de ódio.
No Brasil a palavra bullying tem história recente, principalmente após os ataques às escolas norte americanas, que se tornaram um fenômeno de preocupação pública e de intervenção do Estado, no final dos anos Noventa, século XX. A maioria da população brasileira não sabe de onde veio e o que significa a palavra. Muitos a associam com discriminação e intolerância e humilhação; grande parte da população "estudada", culta, diplomada, concorda com a banalização e naturalização do bullying e até reconhece que sofreu e/ou praticou bullying, sem saber que estava fazendo isto, e o restringe apenas ao ambiente escolar e à uma fase da vida: infância e adolescência.
http://hojeemdia.com.br/horizontes/alunos-são-vítimas-frequentes-do-bullying-mas-debate-é-incipiente-nas-escolas-. A VIDA E O VIVER A VIDA NÃO COMEÇA NA ESCOLA!


Colocar apelidos,  puxar cabelos, bater, destruir material escolar e vestuário de colegas, dar encontrões; empurrar de escadas, jogar dentro da piscina, dar boladas e chutes nos exercícios de educação física; espetar, chuchar (lápis, canetas, réguas, estojos, etc), unhar, beliscar, morder, cortar cabelos ou colocar cola ou substâncias nojentas nas pessoas e seus pertences; assustar com insetos e outros bichos (reais ou brinquedos), encurralar, encarcerar, atirar bolinhas e outros objetos; roubar materiais e celulares; escravizar, o mesmo que obrigar colegas a carregar material e fazer atividades escolares; cobrar pedágio para recreio, entrar e sair da escola; afanar a merenda, tomar o dinheiro; ameaçar em espalhar mentiras, fofocas para toda a escola e família. E ainda: levantar saias das meninas, tocar seios e nádegas, abaixar calças e até estuprar (ambos os sexos); usar soco inglês nas brigas, canivetes e facas e mesmo revólveres. É uma perseguição contínua e implacável que pode começar no ensino básico e perpetuar até a faculdade!


Bullying...dentro da escola. 07-12-2010. Belo Horizonte, Minas Gerais.


"Terça-feira, dia 7 de dezembro de 2010, ao passar pelo corredor do Instituto Metodista Izabela Hendrix, centro universitário tradicional de Belo Horizonte, o professor Kassio Vinicius Castro Gomes, 39 anos, casado e com dois filhos, foi covardemente surpreendido com duas facadas, uma no peito e outra no tórax, por um de seus alunos de Educação Física, sem haver condição de defesa. O autor do crime, Amilton Loyola, fugiu em seguida."
https://buritieduca.wordpress.com/tag/aluno-mata-professor-em-bh- 2010.


Bullying fora da escola....30 DE AGOSTO DE 2017.

 "Mulher estava dormindo e foi acordada pelos movimentos do homem, que estava se masturbando e ejaculou em seu pescoço. Passageiros se revoltaram e queriam bater no agressor, que foi detido pela polícia.https://www.brasil247.com/

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Foto Marina da Silva. Esta é a forma "animal" que cidadãos e cidadãs em Belo Horizonte suportam várias vezes ao dia usando o transporte público; concedido às empresas terceirizadas, contratos suspeitos de malversação do Erário e contratos longos que incentivam o descumprimento das normas e fiscalização da precariedade do serviço prestado, em BH, pela BHTRANS. Bulinar meninas, mulheres...ordem do dia! O mesmo vale para o metrô de BH.


30 DE AGOSTO DE 2017. "Justiça solta homem que ejaculou em passageira de ônibus.Juiz José Eugenio do Amaral Souza Neto entendeu que não houve estupro, nem violência ou grave ameaça contra a vítima"http://www.em.com.br



Brasil, continuando... 
A maioria das pessoas considera tais atitudes "normais", testes de aprendizagem para "viver a vida", ensinamentos salutares que crianças, pré-adolescentes e adolescentes devem passar; um rito de iniciação para viver em sociedade ci-vi-li-za-da! Quem não enfrentou ou agiu em algum momento "bulindo" com os outros que atire a primeira pedra!
E lá vai a primeira pedra filosofal (pedra mesmo, esqueça Harry Potter) para iniciar a discussão: bullying não acontece somente  no ambiente escolar e nem é exclusividade de crianças e adolescentes nestes ambientes. O bullying pode ocorrer em qualquer momento da vida do indivíduo: nas famílias, nas escolas, nas igrejas, nos clubes diversos, no TRABALHO, condomínios classe média alta ou baixa-renda; nas comunidades, ruas, bairros, cidades,  estados, países; nos eventos esportivo como futebol, Copa do Mundo, Olimpíadas; em festas, shows e...escolas!  
Os Estados Unidos faz bullying planetário: invadindo e destruindo economias no mundo; invadindo e tomando riquezas como no caso do petróleo do povo árabe, ora apoiando  grupos extremistas ora o governo estabelecido como aconteceu no Afeganistão, Paquistão, Iraque; ora atuando e derrubando economias de parceiros das Américas Central e do Sul e recentemente, fazendo bullying contra imigrantes muçulmanos e latinos; principalmente mexicanos, na campanha eleitoral 2016 de Trump,  o deplóravel libertário e extremamente bilionário. Até hoje pergunta-se aos governos Bushes: Onde estão as armas químicas?

Imagem relacionada
http://nehandaradio.com/2017/01/07/donald-trump-actually-started-planning-build-wall/  Um muro para barrar os mexicanos?

"Quando México envia pessoas para cá, ele não está enviando o que tem de melhor. Estão enviado pessoas cheias de problemas que os trazem junto para cá. Eles estão trazendo drogas. Eles estão trazendo crimes. Eles são estupradores. E alguns, eu admito, são boas pessoas." Donald Trump em discurso durante campanha eleitoral.



A complexidade do bullying acaba por ser esvaziada quando associada e restrita somente ao ambiente escolar e às crianças e adolescentes, sem nexo fora deste encarceramento. Então fica extremamente fácil fazer a defesa do bulluying lançando mão do "discurso politicamente incorreto libertariano" que prega que vale tudo. E realmente vale tudo: você pode fazer e falar o que quiser e der na telha, se você, o assediador, perseguidor, agressor, estuprador, assassino, for rico, milionário e bilionário e dominar o poder político! Para demais mortais, o bullying é crime! E, antes de chegarmos à legislação, voltemos ao significado.
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Observe que na Língua Inglesa bullying tem um significado complexo para abarcar um "fenômeno social" que, na mídia brasileira, restrito apenas ao ambiente escolar, é banalizado e naturalizado, perdoável, elevando os assediadores (crianças e adolescentes e adultos) de agressores à vítimas de perseguição! Bullying não tem idade, qualquer um pode se tornar um "bulinador"!


OPORTUNISTA, LOUCO OU ANTI-CRISTO?

www,google.com.br/images. Se o Legislativo, Executivo e principalmente o Judiciário não estivessem imersos em crimes de corrupção denunciados pela lava jato, este ser execrável, anti-cristo, estaria preso ou internado em hospício.



Jair Bolsonaro, deputado federal racista, homofóbico, misógino, contrário aos direitos humanos para pobres, pretos, favelados é tão deplorável quanto Donald Trump. A diferença entre eles é que Trump é super bilionário e Bolsonaro é reles político que se beneficia da impunidade e imunidade parlamentar, de um Congresso composto por mais de 60% de criminosos, corruptos, bandidos (dados da Transparência Internacional). É acusado de caixa-2 na campanha que o elegeu.

***

Segunda "pedrada filosofal" para quebrar e estilhaçar a defesa do indefensável  bullying é lançar mão do amparo legal e constitucional sobre a vida em sociedade, a organização do Estado, administração e sistemas judiciais de resolução de conflitos em todas as esferas das relações humanas. A Constituição brasileira [CF/1988], conhecida como a constituição cidadã, tem nos seus fundamentos basilares a dignidade da pessoa humana, um dos pequenos passos rumo à civilização, dentro de uma nação racista, escravagista, intolerante, "abençoada por Deus" e com "o povo mais feliz do mundo"!


www.google.com.br/images. Ataques nas redes sociais, o cyberbullying.

A banalização de violências contra pessoas de qualquer idade, grupos vulneráveis (negros, mestiços, miseráveis, pobres,  crianças, idosos, mulheres, gays, etc), demonstra apenas o quão arraigado está no imaginário popular os resquícios cruéis dos colonizadores europeus e séculos de escravidão, patriarcalismo e cultura machista, ou melhor, crimes em nome do machismo! Ferir, humilhar, denegrir, ataques de ódio, intolerância, discriminação ganharam uma força sem precedentes com o advento da internet e das redes sociais como: orkut, twitter, Facebook, What's Up (citando alguns exemplos), potencializando o bullying cibernético ou cyberbullying, mas permitindo a visibilidade do agressor e a possibilidade de punição dentro das leis. 

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Se você não conhece a Lei Máxima de seu país, CF/88, a Constituição Federal de 1988, está passando da hora de descobri-la e cumpri-la e zelar por ela; mesmo que - desde 2015 - estejamos vivendo um golpe de Estado e  graves vícios no Legislativo, Executivo e Judiciário; todos imiscuídos em crimes de corrupção e desvios do dinheiro público, investigados na quase paralítica Operação Lava jato, da Polícia Federal. Eis o principal trecho e fundamentos basilares da nossa CF/1988:


"Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."4 grifos meus


LEGISLAÇÃO DE COMBATE AO BULLYING.(idem)



Em 2015 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff a " LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015. Institui o programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)."
www.google.com.br/images. Presidenta Dilma Rousseff.: feia, gorda, sapatão, assaltante, guerrilheira, burra, grossa, mulher. A mídia e detratores políticos e Coxinhas  fizeram bullying com a presidenta eleita, impunemente, desde sua indicação para ser candidata à presidência pelo PT em 2010.


Dilma, eleita por dois mandatos consecutivos[2010-214 e 2014-2018],além de bullying diário na mídia global e redes sociais, teve o mandato usurpado em 31-08-2015, por políticos criminosos envolvidos no maior crime de corrupção de todos os tempos, investigados na Lava jato. Impeachment por pedaladas fiscais? Bullying? NÃO, GOLPE DE ESTADO!

PAUSA PARA RESPIRAR E...
***

Terceira pedrada filosófica, um enorme calhau: para desmistificar o bullying é preciso abandonar os achismos e o que nos diz a mídia brasileira e suas respostas prontas!
Para entender o bullying no Brasil é -condição necessária- estudar os aspectos históricos complexos de como ele acontece aqui no nosso país sem compará-lo, como faz a mídia, com o fenômeno vivido pelos habitantes dos Estados Unidos e outros países, porque cada um e cada qual  tem características próprias.
Para o Brasil é necessário compreender qual o papel histórico da nação dentro das Revoluções comercial e marítima que culmina com o "Descobrimento em 1500" pelos colonizadores portugueses, século XVI e com a escravidão dos negros africanos a partir de 1560 até 1888. O Brasil com sua imensidão territorial, suas inumeráveis riquezas vegetais, animais e principalmente minerais [pau-brasil, cana-de-açúcar, café, borracha, ouro, prata, diamantes, pedras preciosas, ferro, alumínio, petróleo e gás natural, citando algumas riquezas] foi, é, e será sempre espaço vital tanto para a "acumulação primitiva de capitais"5 para o nascente sistema capitalista como para seu desenvolvimento, ascensão, expansão e domínio do planeta nos séculos seguintes e atual!
 O navio negreiro

"Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje...cúmulo de maldade
Nem são livres pra...morrer...
Prende-os a mesma corrente
_Férrea, lúgubre serpente _
Nas rocas da escravidão.
E assim roubados à morte,
Dança lúgubre coorte
Ao som do açoite...Irrisão!..."6 Castro Alves


http://www.vitruvius.com.br. Pintura de Jean Baptiste Debret.


O modo como os colonizadores impõem sua cultura, crenças e forma de governo sobre os nativos e estrangeiros que para aqui vieram de livre e espontânea vontade, desterrados e/ou escravizados como os negros, imprimirá no coração e mente da jovem nação, o mito de subdesenvolvimento, submundo, país  inferior e de quinta categoria. Os negros africanos, desterrados, negociados como mercadoria, sempre foram tratados como bichos, inumanos, sem alma; um produto para ser consumido à exaustão, sodomizados cruelmente por brancos, mestiços e/ou outros negros senhores, como a mestiça Chica da Silva, "a Chica que manda"[1732-1796], que virou tema de livros, filmes e novelas.7


www.google.com.br/images.


"Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de "menino diabo.( ...) um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do  doce de côco ( eu tinha apenas seis anos.
(...)Prudêncio, um moleque de casa, era o meu  cavalo de todos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão e o fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, e ele obedecia _ algumas vezes gemendo, _ mas obedecia sem dizer uma palavra, ou, quando muito, um _ "ai, nhonhô!" _ ao que eu retorquia: _ Cala a boca, besta"!  (...) meu pai tinha-me em grande admiração; e se as vezes me repreendia, a vista de gente, fazia-o por simples formalidade; em particular dava-me beijos. Memórias póstumas de Brás Cubas 8



Sub-humano, povo  de caráter inferior, miscigenado, desvalorizado, uma nação de macacos e vira-latas, racista, descaradamente escravocrata, intolerante, desumana com negros, pobres, favelados, trabalhadores baixa-renda, nordestinos, hipócrita, eis o povo brasileiro, para a nata da elite abastada, ricos falidos, classe média mestiça de pele clara; cujos políticos tratam a coisa pública como patrimônio particular e cumprem seu papel geopolítico de prostração às potências estrangeiras, principalmente aos Estados Unidos, também conhecido como República Goldman Sachs!9
Uma nação de macacos! Eis a imagem petrificada no imaginário geral pelo folclore, costumes, propaganda e que influencia e imprime o caráter, psicologicamente forjado de que negros não são gente, não prestam para nada e "se não caga na entrada na saída é certeiro; e negro parado é suspeito e correndo é ladrão". Viva o povo brasileiro, preto, mestiço, miscigenado, usado e abusado pelas elites econômicas nacionais e/ou estrangeiras.
https://som13.com.br/."Leandro Roque de Oliveira (São Paulo, 17 de agosto de 1985), mais conhecido pelo seu nome artístico EMICIDA é um rapper, repórter e produtor musical brasileiro. É considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil nos últimos anos."

"O Brasil não tem educação para falar de racismo. Existe uma estrutura racista que independe da sua e da minha atitude. Uma pessoa não gostar de preto, tudo bem, o problema é dela. A treta é quando o policial, o juiz e o médico tem um esteriótipo  de pessoa com pele escura que pode prejudicar essa pessoa." EMICIDA


É o magistral Machado de Assis, um dos maiores autores da literatura clássica brasileira que nos expõe, com ironia e sarcasmo, o caráter da formação do povo brasileiro e porque achamos tão normal, natural, ingênuo até, cometer bullying:

"Outrossim, afeiçoei-me à contemplação da injustiça humana, inclinei-me a atenuá-la, a explicá-la, a classificá-la por partes, (...)O que importa é a expressão geral do meio doméstico, e essa aí fica indicada, _ vulgaridade de caracteres, amor das aparências rutilantes, do arruído, frouxidão da vontade, domínio do capricho, e o mais. Dessa terra e desse estrume é que nasceu esta flor."(Brás Cubas, idem)

RICOS X POBRES: SÉCULO XXI.


https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/08/. "O tenente-coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, de 46 anos, defende que um PM não se comporte em um bairro rico da mesma maneira que o faz em uma comunidade pobre, já que isto ‘poderia assustar’ o indivíduo rico."
24-08-2017. “É uma outra realidade. São pessoas diferentes que transitam por lá. A forma dele abordar tem que ser diferente. Se o policial for abordar uma pessoa na periferia da mesma forma que ele for abordar uma pessoa aqui nos Jardins [região nobre de São Paulo], ele vai ter dificuldade. Ele não vai ser respeitado”, afirmou em entrevista ao portal UOL."
***

 Se você não conhece a História de seu próprio país... corre um grande risco de escrever uma redação ENEM eivada de equívocos (estou sendo boazinha).
É da nossa História, da formação da nação e do povo brasileiro  [brancos, amarelos, vermelhos, pardos,   morenos em cinquenta tons de miscigenação e negros] que nos vem a naturalidade incutida pelos dominadores, donos das riquezas, as elites escravocratas e seus herdeiros; que se dão o direito de achar que humilhar, tratar o próximo como lixo, inferior, sub-humano e que a eles podemos tudo, inclusive matar, o que é totalmente aceitável!

" _ A que diabo de povinho você se refere? Para você, todo mundo é povinho, com exceção dos quatro ou cinco gatos pingados que você julga estarem a sua altura. Que povinho? Todos? Porque são todos,, realmente todos os brasileiros, a que você se refere com esse desprezo. Eu não quero dizer que seus benditos privilégios devam ser tomados, fiquem com eles, mas veja que para isso não é necessário escravizar o povo, mantê-lo na miséria, na ignorância e na doença. Não está vendo que não pode haver um pais decente, um país forte, como você diz, cujo povo seja de escravos, miseráveis,, doentes e famintos?" 10(Viva...p.555)

No século XX, a propaganda assumirá um papel primordial em forjar e expandir o mito do viralatismo do Brasil, ganhando força total com a televisão e suas novelas e shows de humor, fazendo o povo brasileiro humilde, pobre, vira-lata, rir de si mesmo. As organizações Globo terão papel relevante neste quesito enquadramento da população, estratificando e mantendo cada um no seu quadrado tanto nas novelas como em programas como Chico City ou Casseta & planeta.11

www.google.com.br/images. SOMOS TODOS BRASILEIROS! Boa leitura!

"Não temos armas que vençam a opressão e jamais teremos, embora devamos lutar sempre que a nossa sobrevivência e a nossa honra tenha de ser defendida. Mas a nossa arma há de ser a cabeça, a cabeça de cada um e de todos, que não pode ser dominada e tem de se afirmar-se. Nosso objetivo não é a igualdade, é mais a justiça, a liberdade, o orgulho, a dignidade, a boa convivência.(...) O povo não sabe de si, não tem consciência e tudo o que faz não é visto e só lhe ensinam desprezo por si mesmo, por sua fala, por sua aparência, pelo que come, pelo que veste, pelo que é." VIVA O POVO BRASILEIRO! SALVE JOÃO UBALDO!






Fontes:

1. LIBERTARIANISMO, NEOLIBERALISMO, LIBERALISMO ECONÔMICO. SUGIRO UM RETORNO AOS CLÁSSICOS PARA ENTENDER A BASE DO LIVRE MERCADO, CONCORRÊNCIA, COMPETIÇÃO, PROTECIONISMO, DESREGULAMENTAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO DO MERCADO. ECONOMISTAS, TEÓRICOS E PENSADORES E CRÍTICOS QUE SE DEBRUÇARAM SOBRE O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E SEU FUNDAMENTO BASILAR: LAISSEZ-FAIRE, LAISSEZ-PASSÉ:  ADAM SMITH, DAVID RICARDO, STUART MILL, JEAN-BAPTISTE SAY, KARL MARX, F. ENGELS, MILTON FRIEDMAN, FREDERICK HAYEC, KEYNES. É UM BOM COMEÇO PARA ATERRIZAR A PARTIR DO FINAL DA DÉCADA DE SESSENTA, SÉCULO XX, COM UM BOM APORTE PARA ENFRENTAR O CAPITALISMO FLEXÍVEL, COMO O DENOMINA DAVID HARVEY E O RETORNO AO NEOLIBERALISMO E LIBERTARIANISMO.

2. Get me Roger Stone. Netflix, 2017. Roger se auto-proclama o "Maquiavel" de todos os homens...que foram presidentes republicanos dos Estados Unidos e a peça fundamental no espalhamento do ódio e mentiras contra a candidata democrata Hillary Clinton levando assim Donald Trump à Casa Branca.


3. HOWAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa.


4. Conheça a CF/88. Visite o site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm;  
LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015.Lei de combate à intimidação sistemática (bullying). LEIA ABAIXO A LEI NA ÍNTEGRA.


5. MARX. Karl. Acumulação primitiva de capitais.

6. 
ALVES, Castro. Os escravos. Coletânea.

7.Sobre Chica da Silva.Ver https://www.ebiografia.com/chica_da_silva/;
https://www.youtube.com/watch?v=326IhxmCmCk filme Xica da Silva; https://pt.wikipedia.org/wiki/Xica_da_Silva_(filme).Xica da Silva "é um filme brasileiro, dirigido por Carlos Diegues, baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos em 1976, com Zezé Motta e Walmor Chagas nos papéis principais."

8.  ASSIS, Machado. Memórias póstumas de Brás Cubas. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1970.

9. República Goldman Sachs e capitalismo financeiro (especulação). Sobre o tema assistir filme A big short e documentário Capitalism: a love story de Michel Moore. 2017

10.UBALDO. João. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: editora Objetiva, 2011.

11. SOBRE CHICO CITY E CASSETA E PLANETA VER: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/humor/chico-city.


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LEI ANTI-BULLYING
LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015.




Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o  Fica instituído o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional.
§ 1o  No contexto e para os fins desta Lei, considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
§ 2o  O Programa instituído no caput poderá fundamentar as ações do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, bem como de outros órgãos, aos quais a matéria diz respeito.
Art. 2o  Caracteriza-se a intimidação sistemática (bullying) quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e, ainda:
I - ataques físicos;
II - insultos pessoais;
III - comentários sistemáticos e apelidos pejorativos;
IV - ameaças por quaisquer meios;
V - grafites depreciativos;
VI - expressões preconceituosas;
VII - isolamento social consciente e premeditado;
VIII - pilhérias.
Parágrafo único.  Há intimidação sistemática na rede mundial de computadores (cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.
Art. 3o  A intimidação sistemática (bullying) pode ser classificada, conforme as ações praticadas, como:
I - verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;
II - moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;
III - sexual: assediar, induzir e/ou abusar;
IV - social: ignorar, isolar e excluir;
V - psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;
VI - físico: socar, chutar, bater;
VII - material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;
VIII - virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.
Art. 4o  Constituem objetivos do Programa referido no caput do art. 1o:
I - prevenir e combater a prática da intimidação sistemática (bullying) em toda a sociedade;
II - capacitar docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
III - implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação;
IV - instituir práticas de conduta e orientação de pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores;
V - dar assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores;
VI - integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade, como forma de identificação e conscientização do problema e forma de preveni-lo e combatê-lo;
VII - promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito a terceiros, nos marcos de uma cultura de paz e tolerância mútua;
VIII - evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil;
IX - promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de intimidação sistemática (bullying), ou constrangimento físico e psicológico, cometidas por alunos, professores e outros profissionais integrantes de escola e de comunidade escolar.
Art. 5o  É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).
Art. 6o  Serão produzidos e publicados relatórios bimestrais das ocorrências de intimidação sistemática (bullying) nos Estados e Municípios para planejamento das ações.
Art. 7o  Os entes federados poderão firmar convênios e estabelecer parcerias para a implementação e a correta execução dos objetivos e diretrizes do Programa instituído por esta Lei.
Art. 8o  Esta Lei entra em vigor após decorridos 90 (noventa) dias da data de sua publicação oficial.
Brasília,  6  de novembro de 2015; 194o da Independência e 127o da República.

DILMA ROUSSEFF
Luiz Cláudio Costa
Nilma Lino Gomes