Postagens populares

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ENQUANTO HOUVER POESIA...

DE UM HOMEM PARA UMA ORQUÍDEA



Sérgio Antunes de Freitas
Se fossem mulheres, as rosas teriam inveja das orquídeas.
Talvez as chamassem de santinhas-do-pau-oco, falsas, dissimuladas, fingidas.
As orquídeas também teriam inveja das rosas e as chamariam de metidas, amostradas, presunçosas. Ou patricinhas, como dizem as atuais adolescentes menos vaidosas.
Coisa impossível na vida é harmonizar concorrentes tão uterinas!
As rosas são realmente mais desinibidas; parecem espanholas vestidas de vermelho, dançando ritmos rasqueados, com suas castanholas mágicas. Nem por isso são fáceis!
As orquídeas são resguardadas, aparentemente mais difíceis. Nem por isso são intangíveis. Parecem gregas, com roupas brancas, em danças comedidas, compassadas, olímpicas.
O homem observador de uma orquídea sem flor – se não conhece da matéria – despreza aquela folha verde, comum, desinteressante.
O homem da idade do lobo, que sabe ser a flor da orquídea complicada, age, então, com a paciência de um pesquisador de preciosidades. Busca o segredo da vida, tal qual um mateiro solitário, auscultando aquilo que poucos percebem.
Vandas, Áureas, Constâncias, Lélias são orquídeas que se mimetizam nas matas, nas mentes, nos corações e, dificilmente, se entregam a aventureiros.
Precisam de muita atenção para ser levadas a uma casa diferente da sua.
Mas vamos evitar a tentação de se comparar flor e mulher.
Fiquemos, apenas, com os olhos na orquídea.
Todo dia, devemos dedicar-lhe um mínimo de atenção. Desconfiada, pouco retorna. É lenta intencionalmente. Sua velocidade é diferente.
Mas, se somos persistentes e nos devotamos em cuidados a ela e a seus acessórios - xaxim, vaso e arames, aos poucos, elas ficam mais à vontade. De repente, parece que o verde de sua folha fica mais vivo, liso, sem manchas. Tudo indica, ela se sente segura, confiante, descontraída, em casa mesmo.
Matreira, não se entrega! Parece querer desafio, querer jogar com a gente.
Folgada, começa a impor o seu capricho.
Devemos, então, continuar devotando o mesmo carinho ao seu mundo, até quando, em uma madrugada calorenta, percebermos que suas folhas estão mais suculentas.
Alguns dias depois, ela mostra uma parte extremamente carnosa, com uma sugestão de abertura diferente das folhas.
Pouco a pouco, vai se abrindo pouco mais, até mostrar partes curvas, virgas, como lábios prontos para os beijos.
Em outra madrugada de calor, essas partes arqueadas e suaves mostram-se orvalhadas, ensejando a vontade de serem tocadas por dedos amáveis e precisos.
Chega o momento maior: totalmente aberta, mostrando recônditos, apresenta seu formato escultural.
Suas entranhas ficam expostas e os despreparados pensam que o momento é eterno ou, pelo menos, comum.
É apenas uma chance que elas dão aos aventureiros!
É a chance única de conhecer o segredo mais celestial que pode existir - o ponto de equilíbrio entre cores, formas e volumes, perfeitamente compensados.
O local onde se encontra torna-se um templo, augusto e silencioso. Não se ouve nem mesmo passos perdidos lá fora.
Nesse tempo, o homem sábio também sente a vontade involuntária de se transformar, de abrir as asas, de controlar a velocidade, o ímpeto, por um lado, a inércia, por outro, como um pequeno, mas vigoroso beija-flor.


 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

BRASIL: VEJA ISTO É A EDUCAÇÃO E O TRABALHO DOS PROFESSORES!

COM A PALAVRA A PROFESSORA!
Vanessa Storrer
www.google.com.br/images. EU APOIO OS PROFESSORES!
RESPOSTA À REVISTA VEJA
Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”.

É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS  razões que  geram este panorama desalentador.

                                  www.google.com.br/images
Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas  para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.

www.google.com.br/images.  Professores mineiros em greve há  um mês, num estado em que o governador anestesia, ops, anastasia, propala na mídia o seu orgulho de ser professor e de ter mãe professora e ser de família de professores. http://www.f*/#.com.educação/políticoscanalhas.br

Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que  pais de famílias oriundas da pobreza  trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos  em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.

www.google.com.br/images.  Esta não é uma foto-montagem, qualquer semelhança com o estado da maioria das escolas públicas brasileiras na vida real pode não ser mera FICÇÃO!

www.google.com.br/images/  PROFESSORES E ALUNOS SEMPRE! JAMAIS ALUNOS X PROFESSORES X PAISXSOCIEDADE CIVIL! E O ESTADO ASSISTINDO TUDO CALADO OU PIOR FOMENTANDO UMA GUERRA PARA EXIMIR-SE DE SUA CULPA!
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”.


Estímulos de quê?  De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos,  há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria.
Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos,  de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”,  elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.
Há de se pensar, então, que  são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que  esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
                                                                 
www.gooogle.com.br/images.
Professor de Educação Física Kassio Vinícius Castro Gomes, de 39 anos,  assassinado com uma facada, no corredor do campus do Instituto Metodista Izabela Hendrix -- um dos centros universitários mais tradicionais de Belo Horizonte. O estudante Amilton Loyola Caires, de 23 anos o assassinou a facadas por ter tirado uma nota baixa.
 
Temos notícias, dia-a-dia,  até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é  porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros.  Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade!  E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!

www.google.com.br/images.  QUEM SE BENEFICIA COM A GUERRA NAS ESCOLAS?
Passou da hora de todos abrirem os olhos  e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores  até agora  não responderam a todas as acusações de serem despreparados e  “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.

www.google.com.br/images. O ESTADO NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA GREVES? É GRAVE!
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
Vamos fazer uma corrente via internet, repasse a todos os seus! Grata.
Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais". Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.
Vanessa Storrer - professora da rede Municipal de Curitiba!




 

sábado, 2 de julho de 2011

BRASIL: PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO E MAU USO DO DINHEIRO PÚBLICO EM MINAS GERAIS


O CHOQUE DA GESTÃO EM MINAS GERAIS! Primeira parte

EM MINAS FOI APLICADO DESDE O GOVERNO DE AÉCIO NEVES- anos 2002-2010  o Choque de Gestão [de primeira e segunda geração]!
"Lançado em 2003 pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o programa Choque de Gestão se tornou a principal referência em administração pública no Brasil."

www.google.com.br/images. _ "NÃO NOS INTERESSA O QUE O POVO FALA. O POVO NÃO PENSA, APENAS FALA MUITA BOBAGEM. O POVO É A CARNIÇA QUE ME ALIMENTA". senador esquerdista Urubu do PDC(partido da ditadura corrupta) em "Bagatela" de Ricardo Vieira.

A META: FAZER MAIS COM MENOS. O povo mineiro começou a sonhar com competência, honra, respeito, responsabilidade com o dinheiro e obras públicas, diminuição do altíssimo grau de corrupção e outras bagatelas! Palavras de ordem invadiram a mídia oficial e paga: compromisso social e ambiental, responsabilidade fiscal, sinergia, sustentabilidade, gestão estratégica, planejamento estratégico, qualidade total, avaliação de desempenho e o escambal...Uma  enorme "farsa" em vários capítulos.

 "_CAROS ANIMAIS QUE VIVEM ÀS CUSTAS DO POVO, TENHO UMPROJETO MARAVILHOSO PARA ARRANCAR MAIS DINHEIRO PÚBLICO. TRATA-SE DA CONSTRUÇÃO..." senador Vaga-lume PSV(partido dos sem vergonha) em Bagatela de Ricardo Vieira.

DUPLICAÇÃO DA AVENIDA ANTÔNIO CARLOS. BELO HORIZONTE. Início da obra 2004; término a-gos-to de...desadministradores mineiros com apoio federal!
PRIMEIRA ETAPA DUPLICADA E TOTALMENTE DESTRUIDA! VISTA VIA SATÉLITE COM AJUDA PRECIOSA DO GOOGLE MAPS!
Fonte: imagens do google maps de 2009 fotografadas do meu computador.

NADA FICOU DE PÉ! NEM A TRINCHEIRA, NEM O ASFALTO, NEM AS BOLOTAS DE CONCRETO QUE DIZIAM SER ARTE (VISTA DA LUA), NEM A ARTE QUE ERA PARECIDA COM O "PEMBA" (LÚCIFER,  EXORCIZADO POR VEREADORES PASTORES), NEM AS BELAS E FRONDOSAS ÁRVORES DO PAMPULHA MALL, NEM AS ÁRVORES NÃO TÃO FRONDOSAS (JOVENS E DE OUTRAS ESPÉCIES), NEM UMA GRAMINHA, NADICA DE NADA SOBROU DESTA PARTE DUPLICADA DA AVENIDA ANTÔNIO CARLOS! É DE CAIR O QUEIXO COM TANTA RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO FISCAL, AMBIENTAL,  A  ABJETA FALÁCIA DO "FAZER MAIS COM MENOS"!

 "_ VENENOSOS, CARÍSSIMOS, TENHO UM PROJETO ESPETACULAR PARA FERRAR O POVO MAIS UMA VEZ, ARRANCANDO-LHE UMA SOMA PECUNIÁRIA CONSIDERÁVEL" deputado Escorpião em Bagatela de Ricardo Vieira.


"MINAS PODE MAIS":  DESTRUIÇÃO DE QUASE TODA PRIMEIRA ETAPA  DUPLICADA. INÍCIO MARÇO 2011.
11 MILHÕES DE REAIS GASTOS COM MUIIIIITA RESPONSABILIDADE FISCAL. QUEM SAIU PERDENDO, QUEM LEVOU NAS CUECAS, MEIAS, MALAS, BOLSOS E BOLSAS?

A DESCULPA: HOUVE FALHA NO PROJETO ORIGINAL!
ENTÃO....
QUEM VAI PAGAR PELO ERRO? A CONSTRUTORA PRINCIPAL, AS TERCEIRIZADAS, O ET DE VARGINHA?//
O QUE CORRE À BOCA MIÚDA NA CIDADE E  EM TODOS OS CARTAZES, [QUE ALIÁS SÃO DE PLÁSTICO E POLITICAMENTE CORRETOS E DENTRO DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL  E SUSTENTABILIDADE VERDE] - LEIA-SE INCOMPETÊNCIA E FALÁCIA- DOS DESADMINISTRADORES DE BELÔ E MINAS GERAIS:  A GANÂNCIA PARA ABOCANHAR OS BILHÕES DO PAC COPA 2014 FIZERAM ESTA CANALHA DESTRUIR 11 MILHÕES GASTOS NA DUPLICAÇÃO DA ETAPA DUPLICADA EM NOME DE DUPLICAR A AV. PEDRO I!


DEZENAS DE  OUTDOORS - MAIS DE 40 UNIDADES - FEITOS ECOLOGICAMENTE EM PLÁSTICO, DENTRO DA MAIOR RESPONSABILIDADE FISCAL COM O DINHEIRO PÚBLICO E ESPALHADOS NA AVENIDA ANTÔNIO CARLOS, NA PEDRO I E NA REGIÃO PRÓXIMA INFORMAM UMA OBRA DA PREFEITURA COM APOIO ESTADUAL E FEDERAL DE... DUPLICAÇÃO DA PEDRO I!

 _ "O QUE O POVO PENSA?" deputado Dinossauro.
_ NADA...O POVO SÓ PENSA EM FUTEBOL E NOVELAS". senadora Largatixa.
_ NÃO SE PREOCUPEM COM O POVO. LEMBREM-SE DELE NA ÉPOCA DE CAMPANHA ELEITORAL". senador Jacu. Bagatela. Ricardo Vieira.


UAI? NUNCA FOI INFORMADO AOS BELO HORIZONTINOS QUE A ANTÔNIO CARLOS TINHA FALHA E SERIA DESTRUÍDA PARA CORRIGÍ-LA E/OU ADAPTÁ-LA. ALIÁS, NINGUÉM CORRIGE DESTRUINDO TUDO NEM ADAPTA ALGO A PARTIR DO ZERO! QUE HAVIA ALGO PODRE NO REINO ALTEROSAS E BELO HORIZONTE, MUITA GENTE DESCONFIAVA! AGORA A CERTEZA É ABSOLUTA!
Foto do jornal Estado de Minas: acesso a Pedro I, onde O GADO, ops, o POVO achava que a obra de duplicação da avenida Pedro I deveria ter ser iniciada!

EM MINAS FOI APLICADO DESDE O GOVERNO DE AÉCIO NEVES : Choque (GOLPE???) de Gestão

"Lançado em 2003 pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o programa Choque de Gestão se tornou a principal referência em administração pública no Brasil. O ponto de partida era uma ideia simples, inovadora e de grande impacto: gastar menos com o governo e mais com o cidadão. Ao mesmo tempo, reduzir o peso dos recursos destinados à máquina administrativa e ampliar os investimentos destinados a melhorar a qualidade de vida das pessoas em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente e geração de emprego e renda, entre  outras.
SEGUNDA ETAPA DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA ANTÔNIO CARLOS: 150 MILHÕES DE REAIS!
"UMA BAGATELA, UM VALOR INSIGNIFICANTE. NÃO VALE A PENA TRAZER À TONA OS VALORES". deputado Dinossauro. Partido Conforme o Vento em Bagatela.


"Com o passar dos anos, o Choque de Gestão de Aécio Neves derrubou a crença de que o Estado está condenado a ser sinônimo de ineficiência e desperdício". SEGUNDA ETAPA DA ANTÔNIO CARLOS: se uma imagem vale mais que mil palavras, olhe e veja quanta EFICÊNCIA E ZELO COM O DINHEIRO PÚBLICO. A obra inaugurada a toque de caixa em março de 2010, INACABADA, desmoronou com a primeira chuva! OS GRADIS SÃO UM LIXO E NEM A TINTA QUE SE PINTA O ASFALTO PRESTA!

_" NÃO É UMA BOSTA, MAS UMA PRIVADA CHEIA DE BOSTAS". senador Parasita. Partido da ditadura corrupta.

"_ O POVO NÃO SE IMPORTA COM ESSAS NEGOCIATAS. MESMO QUE OS JORNALISTAS NOTICIEM ALGUMA COISA, O POVO LOGO ESQUECE.(...)NÓS OS POLÍTICOS SOMOS GRATOS POR ISSO" vice-presidente Tartaruga do PCV (partido dos conforme o vento) em Bagatela. Ricardo Vieira.


COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, CONSCIÊNCIA VERDE-DÓLARES


CENTENAS DE ÁRVORES CORTADAS E AINDA PREGAM QUE PARA CADA CRIANÇA QUE NASÇA EM BEOZONTE SE PLANTE UMA ÁRVORE????   

"Gastar menos com o governo e mais com o cidadão"


 VEJAMOS A REALIDADE: TODOS OS FATOS SERÃO NUMERADOS POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA E ATENÇÃO DADA PELO ESTADO E PREFEITURA AO POVO MINEIRO E ÀQUELES QUE ACOLHERAM MINAS GERAIS NO CORAÇÃO E AQUI VIVEM.
 CHOQUE DE GESTÃO: FAZENDO MAIS COM MENOS!

1º. SAÚDE.  Saúde é o que interessa...o povo!

TURISMO DE AMBULÂNCIAS: esta praça ficou conhecida como a praça das ambulâncias que trazem doentes de todas as partes de Minas Gerais para tratamento na capital Belô, Beagá, Berizonte. As pessoas ficam ali espalhadas pelos jardins curtindo toda a atenção e respeito que é dado a saúde dos mineiros! NÃO HÁ BANCOS, UMA CASA PARA ABRIGÁ-LOS ENQUANTO AGUARDAM EXAMES, CONSULTAS, INTERNAÇÕES, ETC. COMEM MUITAS VEZES A PRÓPRIA MATULA OU COMPRAM DOS AMBULANTES. POUCOS SABEM DA EXISTÊNCIA DO RESTAURANTE POPULAR DO OUTRO LADO DA PRAÇA! NÃO LHES OFERECEM BANHEIROS, ORIENTAÇÃO, NINGUÉM OS ACOLHE, PARA ELES É...NADA!

NOS HOSPITAIS E PRONTO-SOCORROS A REALIDADE TAMBÉM É CHOCANTE! É O GOVERNO FAZENDO MAIS COM MENOS!

1º. EDUCAÇÃO: professor é a profissão mais importante do mundo...pode saber que é discurso eleitoreiro!
GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMPLETA UM MÊS!  NÃO HÁ INFORMAÇÃO SOBRE O MOVIMENTO NA MÍDIA, MAS SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER! DETALHE: O GOVERNADOR ANASTASIA, VICE DE AÉCIO NEVES POR 2 MANDATOS, SE "GAMBA" DE SER FESSOR E DE FAMÍLIA DE FESSORES E LÓGICO É FÃ DE TIRIRICA PRESIDENTE DA COMISSÃO QUE DECIDIRÁ OS RUMOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL! GREVES EM MINAS DURAM UNS 3 A 4 MESES! E O SALÁRIO...F*@.CUMCIDADÃO!

1º. SEGURANÇA: VIOLÊNCIA NA CAPITAL E NO ESTADO DE MINAS É NOTÍCIA...SUPER A 0,25 CENTAVOS O TABLOIDINHO MAIS VENDIDO NAS GERAIS! A TINTA VERMELHA É DO SANGUE DE CIDADÃOS E ESPECIALMENTE CIDADÃS. VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES EM MINAS É ES-CAN-DA-LO-SA-MEN-TE BANALIZADA!
POLÍCIA CIVIL E MILITAR EM GREVE AVISAM:



1º. MORADIA. "eu dormi (durmo) na praça pensando nela(uma vida digna)"


PELAS PRAÇAS, JARDINS, RUAS, VIADUTOS....QUANTOS SÃO? QUEM SÃO?  DE ONDE VIERAM? DEUS DÁ O FRIO, MAS E O COBERTOR????

1º.  CONTENTAMENTO: FALA CIDADÃO!



MINAS É O "PAÍS DAS MARAVILHAS"?


BELO HORIZONTE: COMPROMISSO SOCIAL ECOLOGICAMENTE CORRETO!
CENTENAS DE CIDADÃOS RETIRAM SUA SOBREVIVÊNCIA E DE SUAS FAMÍLIAS TRANSPORTANDO NO LOMBO 500-800 TONELADAS DE LIXO!


E AGORA? QUEM PODERÁ NOS DEFENDER? UMA CPI?

_ "Senador Vaga-Lume, se vossa Excelência propuser a formação de uma Cambada de Panacas e Idiotas[CPI], certas atitudes de vossa Excelência virão ao conhecimento público. Esse fato prejudicará sua reeleição". Senador Camaleão do Partido Conforme o Vento em Bagtela*. Ricardo Vieira.

* Bagatela. Ricardo de Paula  Vieira. Belo Horizonte: Literato,2011.

domingo, 26 de junho de 2011

POBREZA DÁ CÂNCER?

POBREZA DÁ CÂNCER?

Marina da Silva




Pobreza dá câncer? Hâ?? Esta foi a reação que tive ao ler o título de um “post” [não dá para chamar de artigo, informativo] de Gilberto Dimenstein-Folha.com.20/06/11. Três parágrafos, uma dúzia de linhas, para um título tão “profundo”, inquietante, preocupante, e pior, filosófico, político, econômico, social, cultural e o escambal, numa era em que se tem a impressão de que câncer virou epidemia!

                               

www.google.com.br/images. Lula, José de Alencar e Dilma Roussef. Dilma e Alencar, como qualquer brasileiro ou pessoa anônima no planeta, lutaram bravamente contra o câncer. A diferença a destacar é a qualidade do tratamento dado a quem pode pagar e o tratamento desesperador para quem depende visceralmente do SUS, mais conhecido como Sistema Único de Sofrimento. Câncer não escolhe ricos, pobres, enfim, é uma doença muito comunista e F* com qualquer cidadão!




“Um relatório produzido pela Sociedade Americana do Câncer, recém-divulgado, informa que 60 mil mortes precoces apenas nos Estados Unidos seriam evitadas todos os anos se os mais pobres tivessem as mesmas possibilidades de acesso à saúde e informação que os mais ricos.”

Esta “leitura” do relatório deu a Dimenstein o título do post e escancanra para nós, que temos os norte-americanos como “modelo”, que existe pobreza nos Estados Unidos! Mas será que tal e qual a miséria, “pobreza é pobreza em qualquer canto”?  E “Quem foi que disse que miséria é só aqui”?

                                                       
www.google.com.br/imagens. Dados denunciam que pobres e miseráveis ultrapassam a 44 milhões de cidadãos nos Estados Unidos.

“Segundo esse relatório, 1 milhão de mortes foram evitadas de 1990 a 2007 pela redução de algum tipo de câncer. A maior queda ocorreu no câncer de pulmão --o que revela o esforço contra o tabagismo”.

Embora superficial e rápido [estou sendo boazinha, o jornalista é da poderosa Folha de São Paulo] e mesmo que Gilberto só fale da redução de câncer de pulmão como “esforço contra tabagismo”, o fato é que, inferindo a partir do post inteiro, percebe-se que há uma relação fundamental, uma conditio sine qua non entre INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO = DESCOBERTA PRECOCE DO TUMOR = DIMINUIÇÃO DA MORTALIDADE = AUMENTO DE SOBREVIDA COM QUALIDADE DE VIDA [entenda-se longe do miserê e pobreza].

A IGNORÂNCIA TEM UM CUSTO: “mulheres mais educadas fazem exames mais cedo” e homens se submetem mais a exames de próstata”.

Então...a pobreza dá câncer, pois aos pobres são “ofertados” os piores serviços de saúde, alimentação, moradia, segurança, transporte, saneamento básico, etc, etc e tal também e EDUCAÇÃO! E como manter o povo fisiologicamente vivendo na miséria e pobreza é uma geoestratégia mundial porque é muiiiiiiiiiiito lucrativo...dá-lhes câncer! Estudo comprova que pobreza gera riqueza: “Diz o estudo que “as quatro bilhões de pessoas que vivem na pobreza tem um poder de compra de 5 trilhões de dólares”! Pasmem! Os quatro bilhões de pobres que correspondem a 72% da população mundial é um mercado subestimado, “significativo e mal alimentado”! Quatro bilhões de pessoas, vivendo abaixo da linha da pobreza, isto é, tendo de sobreviver com 1,5 a 4 dólares por dia, podem enriquecer ainda mais os poucos ricos do mundo!”*

É óbio...que Dimenstein pisa feio na bola e acha o ponto G do câncer na unilateralidade [eu muiiito boa] da INFORMAÇÃO!

www.google.com.br/images "O líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), confirmou nesta sexta-feira (25) a indicação de Tiririca (SP) para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara.Após ser eleito com votação recorde de 1,3 milhão de votos, Tiririca teve que passar por um teste de alfabetização aplicado pela Justiça Eleitoral. "Ele é um palhaço de grande experiência, com certeza vai contribuir com projetos e com suas propostas na área cultural", completou o líder do PR.."Folha.com





“Quando se analisa, porém, os segmentos com menos educação, a queda da mortalidade foi muito menor. Não é um problema apenas de dinheiro, mas também de informação.” QUE CÂNCER...SEIRA! ”Daí se vê o custo da ignorância”: achar que pode se tratar um assunto seríssimo – há décadas que o câncer virou problema de saúde pública - com síntese e linguagem simplórias! Se aceitarmos o entendimento de Dimentein que “não é um problema apenas de dinheiro, mas também de informação” e sabendo que o Brasil tem uns 17 milhões de brasileiros vivendo na miséria e uns 40 milhões vivendo na linha entre a miséria/pobreza, podemos facilmente concluir que o culpado pelo câncer (uma doença complexa e multifatorial) não é a pobreza e sim o pobre sem educação! Cada indivíduo é o responsável pela própria educação - propala a mídia- e educação vem do berço! Diz o senso comum.


                                                             www.google.com.br/images

 O pobre não faz o “dever de casa”: usar o que o Estado brasileiro lhe oferece nas 5 regiões e nos 5560 municípios que compõem a Nação ou seja, isto é, veja: excelentes escolas nos diversos níveis [da creche à universidade], instalções e estruturas de primeiro mundo, informatizadas, com acervo rico nas bibliotecas-padrão BN (Biblioteca Nacional), profissionais preparados, atualizados, satisfeitos com o salário exorbitante, com assistência à saúde integral e turmas com 2 professores solidários (um dá aula outro lhe dá cobertura), 20 alunos dispostos, bem alimentados, enfim, de classe...C (calibre 22, 38, 44, Uzzi, semi-Uzzi, metralhadora, granada, AR-15)!












                       www.google.com.br/imagesEDUCAÇÃO NO BRASIL VIROU CASO DE POLÍCIA!  'não Mate Aula, Mate o Professor' Segundo Ferrari e Araújo (2005) esta mensagem, bastante atual, estava estampada na camiseta de um adolescente, numa feira livre de artesanato em Belo Horizonte-BH, no ano de 2002.
                                     
www.google.com.br/images. Veja no youtube o depoimento de Amanda
"Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública. Depoimento Resumindo o quadro da Educação no Brasil."




QUAL É A PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO ?
                                            
http://www.google.com.br/%20O jornal mais lido no país! Life style 1.99 ao preço de 0,25 centavos!

1º. Super Notícia – MG: 295.701 exemplares de circulação média diária
www.google.com.br/  Na foto os trabalhadores que fazem o pânico e lixo na TV. Destaque para Bola que chegou a tirar uma cópia das partes "pudendas", da sua cara vá lá na foto e veja a cara do pânico!

1º. Programa de maior audiência em todas as idades! Lidera a baixaria e o nível C ou 1.99, a opção C que a Globo anda querendo copiar!

VAMOS PARANDO AQUI, SENÃO O BLOG VAI ENTRAR PARA O TOP 10 DA BAIXARIA! RSRSRSRS.

E SE VC GOSTOU VÁ no   http://www.aatrocha.blospot.com/ E VOTE NESTE BLOG NO TOP 10, CATEGORIA SAÚDE.