Postagens populares

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BRAZIL: O CÃO NOSSO DE CADA DIA...


 Bicho e Gente
www.google.com.br/images
                                                                                                                                                                                                                                    Zé Pí

            Homem e bichos, ao longo da história tentam viver em harmonia; uns aprendendo com os outros e às vezes até dá certo e, tão certo que se têm uns pelos outros os mesmos sentimentos.
São Francisco disse que é amor.  Mesmo!
Uns cantam para nós, outros nos encantam e outros nos amedrontam. Uns nos defendem e nos dão a própria vida.
Assim, homem, cachorro, cavalo, gato, boi, canário, galo, golfinho, camelo, pato, papagaio, baleia, ganso, urubu e até peixinhos  podem nos dar amor, carinho e companhia.
www.google.com.br/images
 Todos, ao nosso lado, até se transformam e, até feras viram mansidão e paz: Orca, serpente, tigresa; outros em amizade sincera: Elefante, chimpanzé, porco, boi, camundongo. Transporte, calor, alimento, laser e até remédios eles podem nos dar.
            Cachorro é especial. Filhotes de algumas raças trazem consigo a natureza em quatro patas, orelhas, focinho e rabo; e até um capetinha em forma de cachorro; corpo e alma, pura brincadeira, lambidas e travessura:
www.google.com.br/images
           
            - Tininha, vai, vai, pega a bolinha!
- O filho da puta desfiou minhas meias de seda.
- O Roque tem o capeta no couro.
- Êbaaaa! Ganhei uma caçoinha pu...pu...pul...da.
- Ô cacete, não morde o meu calcanhar.
- Faça-me o favor de comer aqui! Na sala, não!
- Tô de saco cheio, te mando para Coréia e lá você é churrasco, né?
- Ô mãe, tira ele de cima da minha cama.
- Me dá um cheirinho, vai Tetéia.
www.google.com.br/images
- Cê mordeu a Cacá, seu viado?
- Olha o brinquedinho que eu trouxe pra você!
- Trepar na minha almofada, nem pensar, seu tarado!
- Olha aqui Trovão, amanhã eu volto no primeiro avião, tá?
- Vó, tira ele daqui, pelo amor de Deus!
- Ô fofinha, tudo tem limite, né?
- Manhê, ele mijou na minha mochila, não vou à escola!
- A doutora disse que a Fina tem um zoológico de lombrigas na pança.
www.google.com.br/images
- Eu quero é um cachorrão... Iguar o Coroné do Simplício.
- O Tião foi atropelado ontem, cara!
- Dizem que o crânio deles é pequeno e o cérebro muito grande...E dói muito!
 
www.google.com.br/images
Se você viu um Beagle branco e marrom por aí, é da Leinha o nome dele é Jardel. Ligue para o número 2517; a dona dele tem quatro anos, não come e tem febre desde que ele saiu correndo atrás dos pombos do parque Guilherme Lage.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BRAZIL: SE DEUS É BRASILEIRO...por quê não?

O PAPA BRASILEIRO
Sérgio Antunes de Freitas
www.google.com.br/images

Sabe-se lá as razões políticas e eclesiais que levaram os cardeais a se decidirem por este desfecho. Só os historiadores descobrirão no futuro.
Certo é que a fumaça branca saiu da chaminé do Vaticano e o Cardeal protodiácono, da sacada da Basílica de São Pedro, anunciou: “Habemus Papam”.

Para a surpresa de todo o mundo, foi apresentado o Cardeal Evaristo Ferreira, nascido no Brasil, na cidade de Pichanatuba, filho de seu Jeremias e Dona Leó, como o novo Pontífice, passando a se chamar Raimundo Nonato I. Ele havia prestado serviços eclesiásticos na Paróòquia de Sant Ramon Nonat, em Barcelona, onde se tornou devoto do Santo que lhe deu a denominação.

De imediato, as redes brasileiras de televisão suspenderam toda a programação normal e passaram a informar os detalhes do tão sonhado acontecimento pelos católicos brasileiros.
Uma delas criou uma vinheta e a repetia de quarto em quarto de hora. Mostrava o novo sucessor de São Pedro chegando à varandinha da Basílica em câmera lenta e, quando era focado seu rosto, surgia o grito: Brasiiiiiil, seguido do Hino da Vitória. E o Papa acenava para a multidão!
As carolas se ajoelhavam à frente do aparelho de TV, se benzendo, sorrindo, tremendo, chorando e apertando os rosários contra o peito, demonstrando a fé incontida.
Poucas horas depois do anúncio, a cidade natal do escolhido estava repleta de repórteres.
Aproveitando a presença das emissoras, o repentista mais famoso da região, Tião Boca de Assovio, saiu para a rua com a sua viola enfeitada, prenunciando:
www.google.com.br/images

Pichanatuba está em festa;
Uma alegria enorme;
Três dias que ninguém dorme;
E a farra não se encerra;
Pois um filho desta terra
É papa urbi et orbi.

Os jornalistas corriam pela cidade, garimpando entrevistas. Um encontrou a primeira namorada do jovem Evaristinho, antes de sua decisão pelo celibato. Enquanto preparava a cena, o microfone ficou aberto e transmitiu a conversa de dois moleques:
- Se ela tivesse casado com ele, hoje ela seria a muié do Papa!
- Larga de ser burro, Josué. Padre e Papa não têm muié.
- Não? Então como é que eles faz fio?
Descobriram praticamente tudo sobre o passado do Santo Padre, doenças infantis, suas cores prediletas e suas comidas preferidas.
Isso quase causou um incidente diplomático internacional!
O Aeroporto Internazionale di Roma encaminhou um ofício ao Governo do Brasil, rogando que não fosse mais permitido o envio de comidas para o Papa. Eram caixas e mais caixas de farinha de puba, farinha de piranha, saputi, açaí, macaúba, seriguela, geleia de jaca mole, feijão de corda, feijão preto, pimenta de cheiro, salsichão, joelho de porco, doce de fio de ovos, jenipapo, pupunha, tudo bem acondicionado em caixas de papelão e sacos de supermercado.
Constava no documento que os cães farejadores de tóxicos, treinados pelos Carabinieri, se negavam a trabalhar em uma determinada ala, pois o local estava empesteado com um forte odor de jatobá. Só com máscaras, davam a entender os cachorros.
www.google.com.br/images
Outro problema foi uma tentativa das escolas de samba em transformar a Praça de São Pedro, por alguns dias, em sambódromo, antecedidas por manifestações culturais de sincretismo religioso, bumba-meu-boi, além de discursos dos Presidentes da Câmara e do Senado.
Quase levaram o Carmelengo ao suicídio!
Meses depois, passada a euforia, começaram a surgir outras histórias.
Em uma cidade do sudeste, havia um rapaz conhecido por Nagibinho, com o mau costume de pedir dinheiro emprestado e não pagar. Depois que colocou a imagem do Santo Padre na carteira, ele quitou todas as suas dívidas e não pediu mais nada pra ninguém.
Foi o primeiro milagre comprovado!
Após muitos outros, agora, era só esperar a morte do Sumo Pontífice, para as novas festas de beatificação e canonização.
E o Tião Boca de Assovio já preparava o seu repente, com a viola enfeitada de laços e fotos do Papa portando auréola:

Nosso beato Mundico,
Vai ser santo, eu acredito.
É puro merecimento!
É história que não tem fim.
Vai ser milagreiro assim
Lá na casa do jumento.

Sérgio Antunes de Freitas
15 de fevereiro de 2013

domingo, 24 de fevereiro de 2013

BRAZIL: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA


OBSOLESCÊNCIA... CORRUPÇÃO PROGRAMADA!
                                                                 
www.google.com.br/images. Onde está Wally?
Marina da Silva


Segundo o “pai dos burros”, o Aurélio, obsolescência é um “s.f. Estado do que se vai tornando obsoleto. / Desclassificação tecnológica do material industrial, provocada pelo aparecimento de material mais moderno, melhor adaptado. / Biologia. Fim de um processo fisiológico; redução gradativa e desaparecimento final.

E acrescento: na atual fase de acumulação capitalista flexível, obsoleto é qualquer coisa, incluso o ser humano, que está ultrapassado, fora de moda, caiu em desuso, foi suplantado ou substituído, por exemplo, pela robotização de fases e/ou mesmo de todo o processo de produção!

Hodiernamente, obsolescência programada é a cristalização da magistral frase de Karl Marx: “Tudo o que é sólido se desmancha no ar.”

www.google.com.br/images. Obsolescência programada é sinônimo de MADE IN CHINA!

“Obsolescência é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado.” Diz a Wikipédia.


www.google.com.br/images “O mundo era melhor quando aple e BlackBerry eram somente frutas”.

Durabilidade, concretude, rigidez, estabilidade, longo prazo, são substantivos que não combinam com o modo de produção capitalista e mais do que nunca não se aplicam à  sua lógica de existência e acumulação, que, para sobreviver necessita sempre de uma reprodução ampliada em escala geométrica não aceitando imposições ou entraves de qualquer espécie. Tal qual Prometeu, o Capitalismo padece visceralmente da queda inexorável da taxa de lucro, este sim, um substantivo mui caro e de valor inestimável para os seus “servidores” – parafraseando Marx - os capitalistas, meros empregados do Capital!
O sistema só sobrevive e gera riquezas rompendo, destruindo, apropriando-se, (re)criando, (re)adaptando barreiras e fronteiras físicas, sociais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e até mesmo psicológicas, éticas e morais! Laissez-faire, laissez-passer, o capital não suporta nenhuma “pedra no meio do caminho”!
E os raros momentos de “sentimento” de estabilidade relatados na História, são frutos do alto grau de desorganização, instabilidade, liberalidade e farra dos “players”, principalmente na esfera da especulação financeira onde o controle e regulação virtual da “mão invisível” é...inexistente!
O dinheiro é a mercadoria por excelência, pois é a base da troca de mercadorias, trabalho humano incluso. Dinheiro compra tudo! Mas onde está o valor do dinheiro? O que faz alguém entregar um carro ou uma caneta em troca de papel ou metal de pouco valor?

                       www.google.com.br/images: O deus capital, a única fé mundial!

Somente a Fé inabalável...no capitalismo e nada mais! E como o dinheiro é a única mercadoria de valor (no tempo/espaço), as demais mercadorias precisam constantemente se renovar, para garantir uma fatia do mercado mundial, estreitíssimo devido a altíssima competitividade! Praça única, o mundo que já foi dividido em blocos (capitalista X socialista/comunista), enfrenta disputas acirradíssimas para manter ou ampliar fatias do mercado desde finais dos anos 50. Quanto mais disputam entre si, mais as empresas nações se unem e se fundem em blocos econômicos para enfrentar, usar ou destruir a concorrência e os “sócios competidores”!

                                              www.google.com.br/images

Duas grandes guerras, o Crash da bolsa de Nova York em 1929, inúmeras disputas coloniais e territoriais em todos os continentes, o controle do ouro negro (que justificou duas cruentas guerras contra o Iraque), a implosão do “socialismo real”, a destruição do Estado de Bem-estar social, a metamorfose quimérica do comunismo-Capitalista, o ataque aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, a crise Subprime e o estouro da bolha financeira em 2008 com epicentro nos EUA, alastrando e arrasando várias economias europeias e até provocando uma “marolinha” no Brasil! Vivemos um século de crises!
Para vencer a inelasticidade do mercado, a ordem do dia todos os dias é: inovação, flexibilização, criatividade, rapidez, fluidez, renovação, risco,  mesmo que implique em recrudescimento de relações precárias de trabalho dos primórdios do capitalismo, de escravidão e uso abusivo da terceirização (no Brazil, conhecida como trabalho análogo a escravidão)!
Vale tudo! Desde criar algo novo e nunca se criou tanto - uma mega plus explosão tecnológica sem precedentes - como repaginar e dar um Up-grade no velho!

http://comunidadefb.com.br/26/04/2012"Primeiro atlas do trabalho escravo no Brasil".

Nunca a produção humana foi tão eficiente e rica; e nunca o uso e abuso de relações e condições sociais de trabalho precárias foi tão estimulada! Uma “prostituição” mundial está em curso, perceptível e rastreável desde os anos noventa do século XX, aceleradíssima nesta primeira década do século XXI a qual nomeio Life style 1.99 (com fundamentos sólidos a partir da China).Trabalho escravo, hiper terceirização, "quarterização" em todos os setores econômicos e na administração pública, relocalização e transferência de etapas e/ou todo o processo produtivo para países com escassa ou nenhuma proteção legal do trabalho. O mesmo sistema que produz riquezas objetivas impensáveis, o faz sob práticas abjetas que fomentam a escravidão, a desregulação das leis trabalhistas, a corrosão e destruição do caráter (ético, moral, espiritual) das sociedades humanas e provoca um empobrecimento de imensos contingentes populacionais, principalmente na Europa, América Latina e EUA!

www.google.com.br/images. Brazil, o paraíso da pirataria, terceirização, trabalho escravo, da classe média C, da falsificação, genérico, enfim,  o ícone  Life style 1.99! E o mundo quer COPIAR o Brazil?

A massificação da vida chula, mesquinha, o Life Style 1.99 pede passagem: laços sociais e de trabalho frágeis, fracos, corrompidos; a corrosão e prostituição do caráter da produção (flexibilização-horizontalização) espraia-se para todas as esferas da vida! Tudo o que é verdadeiro pode ser falsificado e pior, na impossibilidade de romper com a falsificação, pirataria, clonagem, os governos assumem e defendem esse estado de corrupção como medida protetiva e anti-crise! Vide o Brasil, que desde meados dos anos noventa, vem se abrindo e tornando um facilitador dos “genéricos”, “fake” pirata fortalecendo um mundo 1.99, classe C, de forma a garantir e proteger o mercado interno, capitalistas nativos/estrangeiros, ruralistas latifundiários,  bancos, etc e solucionar crises, incluso, crise “moral”(?) da classe política!
www.google.com.br/images. Procurado como bandido pela INTERPOL, Paulo Maluf, típico político brasileiro, sobe a tribuna em 2007 como deputado federal mais votado do país, e usando o golpe "defender os trabalhadores piratas do crime" deixa escapar que o comércio legal nos shoppings e lojas legais fazem uso do mesmo artifício, venda de piratas, para aguentar a competição! 

Como resistir a esta brutal depauperação da vida me pergunto, enquanto digito este artigo num computador que me avisa que meu software é pirata, minhas canetas, cadernos, computador, roupas, calçados, acessórios, bijuterias,  celular e outras bugigangas  enfim, quase tudo ao meu redor  foi e/ou é produzido pela exploração predatória, desrespeito a legislação trabalhista (onde exista), escravidão e mortes de seres humanos em todas as partes do planeta, Brazil incluso?
O relatório Pirataria no Brasil, que analisou o comportamento dos consumidores nos últimos cinco anos, anunciou que o número cresceu de 56,4 milhões de compradores de produtos pirata, calculado em 2006, para mais de 70 milhões atuais. “A pirataria é uma verdadeira epidemia que se expande por todo Brasil”, lamentou o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.” 30-11-2010 


www.google.com.br/images

Não apenas o futuro (progresso humano espiritual/material) não é mais como era antigamente como essa possibilidade se apresenta...ausente! Enquanto algums ainda perguntam se há luz no fim do túnel, eu me pergunto...há ainda a possibilidade “túnel” num país que trata a população como gado, distribui renda através de bolsas-esmola, transformou a escolha dos representantes para administrar o país num mero apertar botão de urna eletrônica e pior, acrescentando a biometria ou assinar/confirmar voto com o dedão de analfabeto, que mantêm o salário num mínimo de subsistência imoral, transformou o estado em empresa e obedece as leis de empreiteiros, banqueiros, bicheiros, ruralistas e congêneres, desemponderando a cidadania ao confiná-la  ao mero ato do voto?
 
www.google.com.br/images A cidadania no Brazil foi transformada no ato de apertar botão e colocar dedão para eleger corruptos! Para quem acredita  na  democracia representativa, ainda, É PRECISO tomar o voto de volta, o direito livre de escolha e revesar corrupto no poder parece não ser o melhor voto! Então...voto nulo!