Postagens populares

Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 15 de setembro de 2013

LIFE STYLE 1.99: ONDE ESTÁ VOCÊ?

LIFE STYLE $1.99: A SUBMISSÃO DA EUROZONA!
www.google.com.br/images “O brasileiro tem paixão pelo luxo” G. Lipovetsky
Esta frase  eterniza o pensamento do maior filósofo do carnaval brasileiro: Joãosinho Trinta que sempre defendeu o luxo, a ostentação, o glamour de uma festa feita pelos pobres, favelados de todo o Brasil:”Pobre gosta de luxo”!

Marina da Silva

Que a China maoísta seria uma das mais importantes potências do mundo, o mundo, capitalisticamente falando, sabia! Inclusive uma das principais preocupações geopolíticas após meados do século XX era estar se “Preparando para o século XXI”.
Quando Mao chegou ao poder seu objetivo eram saltos econômicos e a revolução cultural – leia-se: desenvolvimento capital da China sob o autoritarismo e voluntarismo ideológico comunista, o que ele conseguiu enquanto vivo e deixou testamentado para seu sucessor Deng Xiaping responsável pelo fenomenal crescimento econômico do país.

Esgotada a “Era do ouro” pós-segunda guerra mundial [recuperação econômica da Europa, Japão e ascensão dos tigres asiáticos e aumento da competição pelos mercados] a fórmula encontrada para combater a  queda da   taxa de lucros foi a reestruturação produtiva (uso intenso de tecnologias economizadoras de mão de obra através da robotização, mecanização com base na microeletrônica, revolução tecnológicas dos transportes e informatização,biotecnologias, etc) e a desterritorialização ou dispersão geográfica da produção para países com farta mão de obra barata e/ou escrava, matérias primas, sindicalismo fraco ou inexistente, isenções fiscais, doações e outras benesses oferecidas pelos hospedeiros asiáticos, principalmente China, Tigres e Índia.


O dragão chinês agradeceu, fortaleceu-se atendendo o chamado capitalista do primeiro mundo e se metamorfoseou criando o modo de produção do século: o comunismo-capitalista onde o autoritarismo e ditadura ideológica voluntária ou não, sustentam a farsa capitalista-comunista chinesa!
O mundo foi produzir na China e esta invadiu o planeta com produtos made in China originais e falsetas! A produção paralela não estava no acordo, mas tomou as nações de assalto. Um caso exemplar é a invasão chinesa no Brasil e América latina desde meados dos anos 90! Várias empresas foram a nocaute impossibilitadas de competir com os produtos chineses; algumas fecharam as portas; outras adotaram o life style 1.99; muitas sem nenhum pudor aderiram aos genéricos e à pirataria!

WWW.google.com.br/images. Falsificação, pirataria, genérico, falseta são sinônimos no planeta para produtos made in China! Tudo que é verdadeiro...é  falsificado!


O Brasil abriu portas, pernas e se prostrou de quatro ao 1.99 como forma de vencer eleições,  a inflação, o risco Brasil, os arrastões e revoltas populares! FHC (1994-2002) foi um governo facilitador do novo estilo de vida sub-investindo em saúde, educação, moradia, alimentação, transporte, saneamento básico,arrocho salarial, privatizações,demissões vonluntárias, etc, mas principalmente desmontando a rede de fiscalização das rodovias e o controle dos produtos chineses e imigrantes ilegais! De 1998 a 2002 houve uma explosão do comércio 1.99. Estava criado um novo estilo de vida: o life style 1.99, corrompido, falseta, de baixa qualidade material e humana, sem qualquer compromisso ou responsabilidade trabalhista, social, ambiental e o escambal!


Foto Marina da Silva. Belo Horizonte. MG.

A invasão no Brasil se deu em etapas rápidas, atropelando os camelôs, as falsetas paraguaias, os distribuidores nacionais tomando os camelódromos, feiras-shop, shoppings de luxo e atualmente ocupa legalmente hiper centros comerciais como o Brás em São Paulo e toda a área central de Belo Horizonte!
A promiscuidade dos capitalistas, destaque para o primeiro mundo, causou um estrago muito maior do que o ataque de 11 de setembro! Bin Laden expôs a debilidade do sistema de defesa norte americano, o made in China causou desemprego, pobreza, miséria, sofrimento, desespero, debilidade aos povos dos vários países que cederam a corrupção e destruição de sociedades invejadas e imitadas pela qualidade de vida de seus habitantes, pelo refinamento do gosto estético, moral, material e espiritual!


www.google.com.br/imageso número de pessoas pobres na União Europeia (UE) pode chegar a até 145 milhões em 2025. Nos cálculos da organização, em 2011 o número de pessoas pobres já somava 120 milhões nos 27 países da UE (antes do ingresso da Croácia nesse ano), total equivalente à população brasileira em quatro regiões (Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste). http://agenciabrasil.ebc.com.br

A partir dos anos 80 sai de campo os ideais iluministas de progresso humano e da construção de uma sociabilidade criada pelos homens e mulheres para os homens e mulheres!
Se em 2007 os brasileiros faziam natais 1.99, na Europa (zona do Euro) a população não via com bons olhos o aumento de produtos chineses piratas vendidos nas ruas e galerias comerciais ou nos mega feirões de importados nos Estados Unidos!




Enquanto no Brasil, legalizados no governo Lula (2005) os chineses dispensavam o artifício do uso de “testa de ferro” para ocupar os camelódromos e shoppings de camelôs, cidadãos de Veneza, Florença, Madri, Londres, Paris, Nápoles, Roma conviviam com a pirataria e produtos falsetas escancarada nas ruas, cada vez mais impotentes! Somente a grave crise de 2008 que acabou com a economia norte americana e arrasou várias nações na União Européia, o desemprego, empobrecimento de grande contingente de pessoas foi capaz de destruir o orgulho primeiro mundista e fazê-los cativos ao mundo 1.99!


Fotos Marina da Silva. Outubro/2007

Assim como fez no Brasil, o dragão penetrou na Europa pelas ruas, desta para o varejo e sistema atacadista dividindo a população em dois grupos: uma pequena parcela a quem são destinados produtos refinados, de alto luxo e a maioria da população o lixo falseta, genérico, pirata e o Life style 1.99!

Mosaico a partir de www.google.com.br/images


Inglaterra: um dia senhora do mundo, poder naval incomparável, hoje defende abertamente o 99P(pounds)! É a febre britânica do momento, a adesão ao mundo 1.99 no mundo da realeza!
Atolados na crise, endividados, empobrecidos norte americanos e europeus engolem o orgulho e lotam o comércio 99P (10 dólares nos EUA e a partir de 1.99 no Brasil). Hay que sobreviver a essa massificação e desumanização do ser humano!
A cada dia aumenta o fosso entre ricos e pobres e a classe média A vai as compras em estabelecimentos sem nenhuma classe!
Foto trabalho china
Essa fase capitalista flexível nos corrompeu e prostituiu e nos rebaixou materialmente e espiritualmente, tornando-nos involuntariamente colaboradores de um sistema que expropria, explora e mata trabalhadores em todo mundo, principalmente chineses e indianos!

Luxo, requinte, refinamento, classe só é acessível a uma parcela diminuta da população mundial; aos demais mortais resta engolir o orgulho e se sujeitar ao Life Style 1.99 ou 99P que taxa de esnobismo e ostentação tola o sonho de uma vida melhor, de luxo, de produtos de qualidade, de marca! Não é mais possível sonhar com o estilo  Plus ultra, the Best, classe A!


Mosaico a partir de www.google.com.br/images

O que mais enoja neste novo estilo de vida não é a pobreza e prostituição moral a que somos jogados, mas principalmente a corrupção e corrosão espiritual, a inversão de valores, ao deslumbramento com o pequeno, chulo, falseta, classe C! 
Os países subdesenvolvidos flertavam com a vida rica dos países de Primeiro mundo! Hoje o sonho acabou!
www.google.com.br/images. "Eh vida de gado, povo marcado, povo feliz". Salve Zé Ramalho

O mundo caminha a passos largos para a massificação, desumanização e perda dos ideais de progresso e construção de uma sociabilidade mais humana! Por detrás dos produtos made in china está a construção de um mundo tosco, pobre, onde os indivíduos são transformados em gado, em meros símios indiferenciados!”Admirável gado novo”!


www.google.com.br/images. Eu estou aqui e botando a boca no trombone!

Subdesenvolvimento, pobreza material, fraqueza moral e espiritual, corrupção dos valores humanos são a nova ordem mundial capitalista! Perda de perspectivas, desilusão, sobrevivência, futuro ausente. É possível...resistir!